Braço de várias espessuras em um só

    Autor Mensagem
    Fábio Santiago
    Veterano
    # set/17


    So uma breve desabafo sobre uma guitarra que ja peguei em negociação e me arrependi, quem tiver uma situação semelhante comente também.

    Sempre que frequentei Luthierias os profissionais sempre se bagavam dos instrumentos que fazem serem melhores do que os de linha de produção #fato


    1 guitarra Luthier C..ro, não vou divulgar o nome pra não difamar o cara. aparentemente pelas fotos bonita, peguei de 2 mão pelo ml sem testar era de outro estado, chegou em casa 1 surpresa, todos os trastes trastejavam, desalinhados, ok nada que uma retifica não resolva, 1 problema resolvido, hora de abaixar a ponte que estava a 4mm no traste 12, colei a ponte no corpo e o máximo que abaixou foi 3mm no traste 12 com o tensor regulado. ou seja o angulo corpo e braço não estava correto set neck.
    3 problema ao levar pra tocar um ensaio percebi que era quase impossível realizar solos nas casas 7 15 17 , ao chegar em casa e medir o braço com paquímetro na casa 1 era 20mm na 7 25mm na 15 27mm na 17 28mm , ou seja o braço não tinha uma espessura uniforme normalmente em set neck se mantem a mesma da 1 até a 15 pelo menos como a Gibson Studio, Esse braço ele ia engordando conforme chegava mais próximo da 12 que é o meio do braço. não dava pra manter a pegada ao solar em diferentes regiões.

    Ao levar no meu Luthier de confiança para arrumar tudo isso iria sair o preço de que paguei naquela guitarra :(

    Quem aqui ja viu algo parecido com isso?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17 · Editado por: Paul.Gilbert
    · votar


    Sem ver a guitarra...

    Me parece uma questão de nivelamento de trastes e ajuste do tensor(que ocasiona essa diferença de "níveis")

    Todas as guitarras variam a espessura do braço, geralmente começam com 20 e tantos milímetros e terminam com o dobro ou quase isso(variando de modelo para modelo).

    Não me parece nada anormal, baseado meramente no texto.

    Só um edit... Se estiver falando sobre a largura da escala... A escala é um trapézio, ela começa com 40 e poucos milímetros e termina as vezes com 50 ou mais(variando de modelo pra modelo). Isso também é normal...

    NeoRamza
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Certamente grande parte as melhores guitarra que já vi na vida eram guitarras de luthier. Porém posso dizer que a maioria das guitarras de luthier que eu já vi eram medianas ou ruins. Luthier tem de todo jeito, ruins, medianos, bons e excelentes. E geralmente (nem sempre) o preço acompanha a qualidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17
    · votar


    Fábio Santiago

    Cara o problema é que um "instrumento" qualquer marceneiro meia boca faz... Até eu ja fiz.

    Luthier é outra coisa... Na boa, se um instrumento sai da fabricação trastejando "todos os trastes" como vc descreve... um luthier é que não fez.

    De um luthier de verdade, não sai trastejando em lugar nenhum.

    Fábio Santiago
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Paul.Gilbert
    Me parece uma questão de nivelamento de trastes e ajuste do tensor(que ocasiona essa diferença de "níveis")

    Todas as guitarras variam a espessura do braço, geralmente começam com 20 e tantos milímetros e terminam com o dobro ou quase isso(variando de modelo para modelo).

    Não me parece nada anormal, baseado meramente no texto.


    Não brother pra fazer sentido isso que vc disse eu teria que ter medido nos trastes
    A medida foi removendo as cordas e medindo a escala e o braço nas regiões citadas

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Fábio Santiago

    Não dá pra postar umas fotos? Seria mais fácil visualizar...

    Falando em espessura de braço:

    Minha Ibanez tem 19mm na casa 1, 21-22mm +- na casa 12-13.

    Minha Fender tem 21mm na casa 1 e +- 23-24mm na casa 12-13.

    O que não seria normal é uma variação muito grotesca, que talvez seja o caso... Mas seria legal ver as fotos da aferição. De qualquer maneira se houve um erro de construção, provavelmente seja possível "aplainar" esse braço e deixar a transição mais suave.

    Se é uma Strato, Ela deveria obedecer +- essa variação da Fender.

    Sinto muito que sua negociação tenha saído pela culatra, infelizmente as vezes acontece.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de várias espessuras em um só