Precisamos falar sobre Mark Lettieri.

    Autor Mensagem
    EduJazz
    Veterano
    # set/17


    Buenas turma!

    Usei a busca, e (a não ser que eu não esteja mais sabendo usá-la), não há no fórum sequer menção a este que, pra mim, é um dos mais assustadores guitarristas da atualidade.

    Não é shred (embora tenha uma técnica daquelas), não é um guitarrista de jazz ou fusion tradicional... enfim, não sei bem definir. Só sei que é MUITO bom, vale o olhar da turma.

    É mais conhecido pelo seu trabalho com Snarky Puppy, banda de jams/jazz/fusion/coisas do demônio que também nunca vi ser falada por aqui.

    Enfim, um pequeno excerto do que ele faz, nesse cover dessa obra prima do Tears for Fears:



    E aqui uma entrevista que ele deu pro Tim Pierce e pro Pete Thorn, bem longa e muito interessante!



    Apreciem!

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    EduJazz

    Pelamor, hein? Que é isso?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17
    · votar


    EduJazz

    Olha, sem querer parecer pretensioso, é raro eu desconhecer algum artista/músico nem que seja superficialmente.

    Mas, confesso, nunca ouvi falar.

    Vou pesquisar melhor e volto para considerações... Obrigado por apresentar.

    MatheusMX
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Bacana!

    É o tipo de som que venho curtindo, numa vibe parecida com a do John Mayer ultimamente (no segundo video).
    Gostei dos timbres também.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # set/17
    · votar


    EduJazz

    Valeu pela dica. Não conhecia o cara e olha que acompanho o programa do Tim e do Pete, inclusive o Matheus Asato já passou por lá.

    ogner
    Veterano
    # set/17
    · votar


    EduJazz
    To ligado!! Conheço ele pelo Snarky, q é sensacional!! O trabalho dele solo tb é muito bacana!!! o/
    Ele faz muito review de equipo tb. Tem uns videos dele com amps Supro q sao muito bons!!

    JJJ
    Veterano
    # set/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    EduJazz

    Fiquei na dúvida de quem era o cara no vídeo... tem um monte de gente tocando cordas... hehehe

    Bom... vamos lá... Banda muito boa, todo mundo tocando bem pra caralho. Só isso já te leva a outro patamar. Não sei se vocês vão concordar comigo, mas eu sinto isso de forma inequívoca. Se estou tocando com feras, equipamento bom, local adequado (estúdio decente), etc, eu sou outro guitarrista, comparado a quando estou tocando num local com acústica de merda, equipo meia-boca e colegas de banda meio mais ou menos... O "ambiente" me influencia MUITO.

    Enfim... quanto ao som do "cara"... demorou a acontecer alguma coisa na música do primeiro vídeo, em termos de performance. A música já é boa naturalmente, os caras tocando muito bem, um som redondinho e tal. Mas, pra alçar o cara a "guitar hero" (linkando com o tópico do renatocaster...), desculpem, mas não vi nada de mais.

    Não achei ruim e não estou falando mal! Ao contrário, estava muito bom! Mas estava bom em conjunto. Tudo bom. Cozinha fantástica. Timbres lindos. Não achei que o cara da guitarra azul calcinha (que suponho ser "o cara" em questão) tenha feito nada de tão excepcional, em relação ao resto da banda. Particularmente, gostei mais do slide...

    Ah... e a guitarra do cara tem um headstock COM BICO!!! Sem condição... hauahuhauahuahauha

    EduJazz
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MMI

    Poise, o cara é um monstro. Tenho muuuita curiosidade nessa strat dele, Grosh... dizem que é uma máquina. Valor de máquina ela tem!

    Lelo Mig

    E olha que ele, hoje em dia, ta sendo até muito citado por aí... enfim, "ouva" e volte para debatermos!

    MatheusMX

    Muito bom né? Timbra que é uma maravilha. Tem uma carreira solo mais palatável que o Snarky (que também é FODA, mas em outra praia), acho muito legal.

    SteveRayMorse

    Tanto o canal do Tim Pierce quanto o do Pete Thorn são obrigatórios! Esse show então... todo mundo tinha que ver, né?

    ogner

    Pra vc que é autoridade no assunto: cara tem a manha do timbre de strato ou nada? Eu acho fabuloso.

    JJJ

    Grande Jota! To contigo nessa: o ambiente ideal me faz um músico muuuuito melhor! Timbre, time, música... quanto melhor os fatores, melhor eu toco!

    Sobre o Mark em si, o video que eu postei do Snarky Puppy foi mais pra mostrar o trabalho mais relevante dele (ganharam, até aqui, "só" 3 Grammy. Sei que não é parâmetro de qualidade, mas alguma coisa tem que querer dizer). Mas vale a pena falar um pouco sobre a banda: são três guitarristas, todos muito bons. Além do Mark, temos Chris McQueen e Bob Lanzetti. Vale a pena checá-los também.

    Embora no vídeo todos estejam tocando, o "normal" é eles revezarem (o Mark fala disso no video do Tim and Pete Guitar Show, esse último que eu postei). Você chegou a ver o outro video? Vou postar um outro cover aqui, achei essa uma versão também MUITO bacana (diferente da do Jeff Beck, mas sem descaracterizar):



    Se é o guitar hero, também tenho minhas dúvidas, mas sem dúvida é legal.

    Agora, sobre a strato com bico... também tenho uma certa náusea quando vejo... mas essas Grosh... como disse pro MMI, tenho MUITA curiosidade. Mas, por enquanto, não sei porque, vou esperar um pouco...

    ogner
    Veterano
    # set/17
    · votar


    EduJazz
    Total, ele tem um bom gosto absurdo timbra com personalidade respeitando o timbre das strats!

    Me refiro a esse respeito pq tenho pra mim q se consegue tirar o melhor de cada guitarra, o melhor mesmo, se vc respeitar o timbre natural " pessoal" hehe, q ela se propoe a timbrar! Claro q da pra tocar tudo com quakquer tipo de guitarra. Mas se vc quer o melhor a guitarra, é melhor respeita-la¡ hehe

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    EduJazz

    Vieram algumas Grosh para cá... Muito bem feitas.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    EduJazz

    Cara, voltei.

    Olha, ele toca bem, indiscutível, baita timbre estalado bonito de strat e tudo mais... mas, confesso, não fiquei de queixo caído não, nenhuma surpresa.

    Acho que tô meio chato.... (mas vou ouvir mais coisas dele).

    Obs: Uma coisa que tem me chamado a atenção, nada contra, mas é que estes "guitar heroes" atuais tem tudo cara de "menino rico que tira nota dez em física e atravessa velhinha no farol", né?

    Antigamente era tudo maloqueiro..........

    JJJ
    Veterano
    # set/17 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lelo Mig
    Obs: Uma coisa que tem me chamado a atenção, nada contra, mas é que estes "guitar heroes" atuais tem tudo cara de "menino rico que tira nota dez em física e atravessa velhinha no farol", né?
    Antigamente era tudo maloqueiro..........


    Putz... Viu as fotos que eu postei lá no tópico do renatocaster ou foi sincronicidade?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/17
    · votar


    JJJ

    Caraca! Tinha visto não! Fiquei até com medo agora....kkk.

    Somos, mais ou menos, da mesma geração, as mesmas influências... Em nosso tempo os vocalistas até tentavam um tapa no sex appeal, e olha lá, mas o resto da banda era tudo bagaceira.

    Ramsay
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Assisti aos vídeos e confesso que não sei o que vcs viram nesse cara!!
    Ele sola bem?? até que sola, mas, nada que se compare aos deuses da guitarra, tipo Satriani, Vai, Malmstein, Hendrix.

    ogner
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Ramsay
    Foda q se eu, quando moloque, tivesse guitar heros como esse do topico ao invez de malmistin, vai e satriani ( hendrix é outro nivel e nao entra nessa categoria ) eu seria bem mais musico e menos guitartista! Oq vai de encontro ao q eu gostatia de ser hoje. Hehe!

    Mas de fato, o cara nao é o Ó do borogodó, mas toca MUITO bem, e se conhecer mais dele, ouca o trio e as composicoes vai ver q ele é um exelente musico com otimas ideias, e de quebra tira uma sonzeria da guitarra! :)

    MMI
    Veterano
    # set/17 · Editado por: MMI
    · votar


    Ramsay

    Gozado... Já tive minha fase de gostar e até comprei CDs do Satriani, Vai e Malmsteen, só que nunca consegui colocá-los no Hall dos Deuses. Concordo plenamente com o ogner que sem eles seria bem mais musico e menos guitartista! Ele, eu e muita gente também. Hoje eu penso que se tem muita gente boa, como estes, que tocam muito mais que eu jamais tocaria, mas me assombro muito mais com Baden Powell, Menescal, Raphael Rabello, que nem sei se são deuses...

    Não fui muito atrás do que o cara faz e fez. Mas essa versão de Everybody Wants to Rule The World é bem legal, quem me dera ter feito isso ou assistido fazerem...

    eric bluesman
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Meses atrás entrei na net fazendo busca por coisas novas e Encontrei o Mark ... Toca de maneira particular com timbres fantásticos e uma linguagem muito bonita , toca pra música sem exageiros escolhendo notas que dão um.retoque especial no improviso.
    Na minha humilde opinião é um dos chamados músicos do mundo atual , essa coisa de guitar hero com cabelos ao vento não faz parte do mercado atual que busca músicos com versatilidade e menos individualismo , se vc segue essa onda com certeza trará melhores resultados no caso de ser um.profissional do ramo .

    ogner
    Veterano
    # set/17
    · votar


    MMI
    Ramsay

    Mas entendo plenamente a alcunha guitar heros dos caras. Um guitar hero tem um perfil tecnico, entre outros, diferente. Um guitarrista que joga pro time nunca vai ser guitar hero. Guitar Hero é sempre o atacante q o time joga em função.

    A critica que fiz foi sobre mim mesmo. Se eu voltasse no tempo faria muita coisa diferente sobre minha relaçao com a guitarra. Mas nao cuspo no prato que comi. Ter um Ibanez, usar pedaleira nos 90's, tirar malmsteen, Petruci, Satriani, trouxeram muita tecnica de palhetada/digitaçao e diversão. hehe!!

    EduJazz
    Veterano
    # set/17
    · votar


    ogner

    Concordo em gênero, número e "degrau" sobre o respeito à característica do instrumento. Eu toco de formas diferentes com cada guitarra (e olha que toco com strat, tele, LP e super strato).

    MMI

    Foda delas é o preço... algumas saem o dobro de, por exemplo, uma Nash. Será que justifica a diferença?

    Lelo Mig
    JJJ
    Ramsay

    Turma, entendo (e, até certo ponto, concordo) com a opinião de vocês. Todavia, acho importante deixar claro que não acho que o cara seja um "guitar hero" (do quilate dos já citados). Acho, sem dúvidas, que é um grande músico e, depois, um grande guitarrista. Mas também não acho que seja o salvador das seis cordas (se é que isso existe, existirá ou é necessário).

    Sigamos com mais som do cara, aqui sozinho:



    Nesse som fica claro o porque de ele ser uma das maiores influências do Mateus Asato.

    EduJazz
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Em tempo, criei outro tópico, sobre outro guitarrista, pegada totalmente diferente, mas que continua bem o assunto daqui.

    SteveRayMorse
    Veterano
    # set/17 · Editado por: SteveRayMorse
    · votar


    Atualmente, prefiro 10x ouvir um cara desse que Vai ou Malmsteen. O Satriani até que salva. Hoje prefiro muito mais timbre e pegada do que 1 zilhão de escalas.

    E se um cara desse não tem cacife de ser um guitar hero, muito menos um John Mayer #prontofalei

    ogner
    Veterano
    # set/17
    · votar


    SteveRayMorse

    Ta falando besteira!! JM pegou a Jennifer Aniston! Guitar Hero, po!! Hehe

    MMI
    Veterano
    # set/17
    · votar


    ogner

    Sim, mas é em relação a mim também. Kkkkkk

    EduJazz

    Apesar dele fazer coisas tradicionais, tem também coisas modernosas. Claro que depende do modelo e da peça em si. Mas de forma geral, se eu ganhasse um vale que pudesse escolher uma de graça, pegaria uma Nash.

    SteveRayMorse

    Exato. Fui num show do Malmsteen e foi torturante ficar até o fim, queria sair no meio - eu odiei e nunca repetirei a experiência. Mas já fui e curti shows do Satriani e Vai. Mas hoje não troco todos eles juntos por um show do John Pizzarelli, por exemplo - pirei completamente no som, pegada, timbre, carisma. Eu assisto de joelhos um cara desses. Mas é gosto, nem é o caso a comparação, é só minha opinião pessoal sem sentido nenhum. Kkkkkk

    SteveRayMorse
    Veterano
    # set/17 · Editado por: SteveRayMorse
    · votar


    ogner

    hauhauhauahuah...pdc...mas calma lá que quem tomou o pé na bunda foi ele hein...se tivesse sido o contrário dai o cara tinha zerado a vida "Peguei a Jennifer e enjoei!!" huahauhau

    MMI

    Pois é. Mas acho que é natural. Quando o cabra atinge uma certa maturidade com relação a música, ele sempre vai curtir muito mais o timbre e a música em si, do que algo que só encanta os olhos (e às vezes nem isso). Claro que vai ter cara que pira no timbre do Malmsteen e nas músicas mas, com certeza não é o meu caso rsrsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Precisamos falar sobre Mark Lettieri.