Autor |
Mensagem |
NeoRamza Veterano |
# set/17 · Editado por: NeoRamza
Seguindo a mesma ideia dos tópicos de Tele,Strato, Les Paul e até mesmo de 7 Cordas, resolvi criar este tópico aqui para quem é fã de Super-Stratos. Pensei em usar o Tópico dos Strateiros mas o pessoal lá é muito conservador. É mais fácil falar de Les Paul do que de Super-Strato por lá kkkk.
Pensei nesse tópico como uma troca de ideias gerais a respeito de Super-Stratos. Preferência, impressões, questões técnicas, comparações, troca de experências e etc... Desde clássicas até modernas.
Pelo o que vejo não existe bem um consenso de onde está o limiar que separa uma strato de uma Super-Strato. Alguns vão dizer que simplesmente colocar um humbucker numa strato não faz dela super, outros já acham que sim. Não sei, mas talvez nem convém discutir isso aqui, se você pessoalmente acha que uma guitarra é superstrato traz pro papo.
Então já começo essa conversa perguntado para vocês: qual a sua Super-Strato ideal, quais seriam as características? O que vocês gostam e o que não gostam nelas?
|
JJJ Veterano
|
# set/17
· votar
Bom, não sei se convém discutir, mas, pra mim, "super-strato" tem que ter floyd, 24 casas e HSH...
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# set/17
· votar
Cara, Stratocaster é aquela que o Leo Fender inventou, SSS, ponte tremolo, braço parafusado, etc... Mudou algo, deixou de ser Stratocaster. No maaaaximo estourando, um mini HB na ponte! Dito isso...
Eu sou amante das superstrato, som definido e cordas firmes por causa da escala comprida, captação humbucker pra socar ganho nessa merda, boa ergonomia, bom peso, etc... Só não gosto das pontes tremolo ou Floyd rose, por este motivo peguei uma Shecter com ponte tune o matic. Eu gostava mais do braço da minha Ibanez, e por isso tenho como objetivo de menor prioridade ter outra Ibanez de ponte fixa no futuro.
O single do meio na me faz tanta falta porque ultimamente tenho tocado pouco clean, prefiro ter uma Stratocaster clássica à parte do que ter um single a mais na minha guita shredder troo djent from hell que raramente uso no clean. É melhor ter mais de um especialista que manja do que ter uma "guitarra pato", que sabe nadar, voar e caminhar mas não é o melhor em nada hehehe que fofura de linguagem paia kkkkk
Enfim, deixo aqui meus amores platônicos, as superstrato que eu gostaria de ter:
skervesen
washburn parallaxe
schecter hellraiser
|
JJJ Veterano
|
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar
acabaramosnicks Stratocaster é aquela que o Leo Fender inventou, SSS, ponte tremolo, braço parafusado, etc... Mudou algo, deixou de ser Stratocaster.
Concordo plenamente. Qualquer coisa entre o que eu citei e o que você falou é um "híbrido"... rs
A Schecter Hellraiser é uma coisa muito linda (mas pra mim não é super strato nem a pau... kkkk).
|
alexsatriani Membro Novato |
# set/17 · Editado por: alexsatriani
· votar
Tenho uma Strato e uma Super, nos moldes que o JJJ descreveu, e vejo vantagens e desvantagens em ambas. A Strato é mais macia, mas tem apenas 21 trastes. Enquanto a Super-strato tem 24 trates, todavia para fazer bends é mais dura, talvez seja pelo floyd e o braço mais longo. Talvez eu esteja equivocado quando penso que uma se diferencia da outra pela ponte floyd não simplesmente um humbucker.
|
acabaramosnicks Membro Novato |
# set/17
· votar
alexsatriani Até onde eu sei, a dimensão da escala de uma Stratocaster é igual à de uma superstrato (salvo algumas exceções como as music-man), então tem outras coisas aí atrapalhando teu bend. Pode ser o Floyd rose, pode ser altura de corda, pode ser a pegada do braço que faz vc mudar a posição da mão e postura, pode ser o raio de curvatura da escala... JJJ Se não é superstrato, é o que? Agora deu um nó na cabeça... Ponte TOM, HH, braço parafusado, 1vol 2 tones, tampo em maple côncavo, escala 25.5... e agora, José? Kkkkk
|
renatocaster Moderador
|
# set/17
· votar
Pô, tão dando exemplos aí de guitarras que já seriam uma derivação das superstrats. Falou superstrat comigo, vem logo à cabeça as Ibanez RG, Jackson Soloist, Charvel San Dimas, Washburn N4, Kramer Baretta, ESP George Lynch, Peavey Wolfgang (atual EVH), Music Man Silhouette...
Essas pra mim são as mais "clássicas". Agora tem uns modelos muito bacanas da Schecter, Suhr, Mayones...
Inclsuive um tempo atrás, estava de olho nessa Schecter Sun Valley. Os modelos Banshee Elite também são bem legais.
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
Pois é, por isso falei que é complicado dizer o que é super-strato. Mas já que estamos falando de opinião, pra mim super-strato é qualquer guitarra feita pensando em performance e conforto em oposto à tradição. É por isso que pra mim uma PRS Custom 24 é uma super-strato apesar de parecer mais uma super-les-paul.
|
Iversonfr Veterano |
# set/17
· votar
JJJ pra mim, "super-strato" tem que ter floyd, 24 casas e HSH...
Meu pensamento é esse aí. Só captadores que eu seria mais flexível, HH e HSS também acho válidos.
Na verdade essencial pra mim é Floyd, superstrat sem Floyd e sem nenhum humbucker não tem sentido, o resto pode até variar a gosto do freguês.
|
renatocaster Moderador
|
# set/17 · Editado por: renatocaster
· votar
Para mim, basicamente, são esses principais aspectos que caracterizam uma Superstrat:
Construção/Hardware:
- Floyd Rose - Escala 24 casas (rosewood especialmente, hauhauha) - Braço (parafusado) com espessura fina - Corpo em basswood (ok, esse item acaba não fazendo muita diferença! #paz) - Shape do corpo similar a de uma strat, porém com modelagens mais "agressivas" - Captação HSH (especialmente), HH ou HSS
Design/Visual
- Headstock pontiagudo - Hardware preto - Cores espalhafatosas (rosa, verde fluorescente, pintura swirl...) - Marcação estilo "dente de tubarão" (eventualmente as bolinhas)
Exemplares mais comuns/conhecidos: Ibanez RG Series, Jackson Soloist, Kramer Baretta, Charvel (modelos variados), ESP (signatures George Lynch, outros modelos)
É isso aí! Quem discordar não é "superstratista", hehehehehe!
|
strinbergshredder Veterano
|
# set/17
· votar
Pra mim, a personificação, ou "guitarrificação" do conceito de superstrato, em conforme com tudo que o Renato falou acima, é isso:
http://attach.forum.ge/post-58-1292250992.jpg
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
NeoRamza É mais fácil falar de Les Paul do que de Super-Strato por lá kkkk.
E isso la deveria ter pena de morte tb. Masss né...o MMI vai dando um jeitinho de enfiar uma masterbuilt no meio do papo pra aliviar as lespauls dele hehehe.
Quanto ao conceito de strato e superstrato.
Pra mim, quando o desenho do shape do corpo mudou, mesmo que pouco, deixou de ser strato. A configuracao dos captadores tanto faz. Inclusive, já vi coisas meio forçadas (como humbucker no cover metalico no braco, p90 na ponte, ponte floyd) e ainda, com nó na garganta, consigo chamar de strato (strato com p90).
Mas tirou o escudo, fez as bordas ficarem mais pontudas, mudou o headstock demais, pronto, já nao é mais strato.
Tem uma guitarra que o povo chama de strato, mas acho extremamente forçado:
Giannini GGX-1HH. Ja tive, e de strato ela NAO TEM absolutamente nada. Nao tem timbre, nao tem pegada, nao tem nem visual direito.
Ja outras mais gritantes que ela ainda da pra chamar de strato: Como as Bad Water:
https://images.reverb.com/image/upload/s--nzonu51K--/a_exif,c_limit,e_ unsharp_mask:80,f_auto,fl_progressive,g_south,h_620,q_90,w_620/v146573 6896/d9vbhuavevr1uwyh1bsl.jpg
Muito delas nao tem nada de strato. O desenho muda, o headstock todo é diferente, os captadores nada a ver com uma strato classica, masss.....forçando um pouquinho, é mais strato que uma HH por exemplo.
|
NeoRamza Veterano |
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar
renatocaster
As MusicMan Majesty do Petrucci não passou em quase nada do seu crivo. A própria Jem7v (que considero uma das mais icônicas) só passa em 1 item em termo de visual. Todas signature do Satriani até 2010 não tinham 24 casas. Todas signature do Satriani e a nova Ibanez do Kiko tem braço mais gordinho, estilo Fender Strat dos anos 90 pra cá. As do Satriani ainda por cima tem raio 9.5".
Não dá pra falar que essas guitarras não são super-strat né. Você descreveu foi uma clássica RG550.
strinbergshredder Só faltou as cores aberrantes dos anos 80.
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
Buja Giannini GGX-1HH. Ja tive, e de strato ela NAO TEM absolutamente nada. Nao tem timbre, nao tem pegada, nao tem nem visual direito.
Poxa, mas aí também é uma guitarra que custa 400 reais nova. Aí seria querer demais.
Mas já que falou de timbre, pra mim a coisa mais difícil de encontrar em uma super-strat é um timbre maravilhoso. É fácil encontrar conforto, versatilidade, estabilidade e beleza. Mas quando se fala de timbre até se acha uns muito bons em guitarras mais caras, mas achar um timbre do caral**, espetacular, é muito mais difícil do que encontrar em modelos clássicos.
|
strinbergshredder Veterano
|
# set/17
· votar
NeoRamza strinbergshredder Só faltou as cores aberrantes dos anos 80.
Não seja por isso!
Amarelona - Pra mim é um sonho de consumo!
Rosadinha
Melancia
Petrucci
|
NeoRamza Veterano |
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar
strinbergshredder
Amarelona - Pra mim é um sonho de consumo!
Nem me fala, tem uma igualzinha a essa no ML há um bom tempo. Se eu fosse do Rio acho que já teria pego.
|
renatocaster Moderador
|
# set/17
· votar
NeoRamza
A própria Jem7v (que considero uma das mais icônicas) só passa em 1 item em termo de visual.
Mas a JEM é um modelo signature que obviamente possui elementos particulares em termos visuais em relação aos demais. Os itens visuais que descrevi são os "universais", "genéricos". Logicamente que vão variar entre um modelo ou outro.
Todas signature do Satriani e a nova Ibanez do Kiko tem braço mais gordinho, estilo Fender Strat dos anos 90 pra cá. As do Satriani ainda por cima tem raio 9.5".
Novamente, vc está pegando uma amostragem específica de modelos signatures. Modelos signatures possuem PARTICULARIDADES frente aos modelos normais, digamos. Eu até citei o exemplo da ESP George Lynch, mas neste caso, é uma guitarra que reune todas as características básicas de uma superstrat, ao meu ver.
Não dá pra falar que essas guitarras não são super-strat né.
São superstrats, mas por serem SIGNATURES, possuem aspectos específicos, particulares. Mas sim, são superstrats.
As MusicMan Majesty do Petrucci não passou em quase nada do seu crivo.
Porque pra mim essa guitarra está longe de ser uma superstrat...é um conceito/modelo de guitarra totalmente novo, não consigo associar minimamente nada dessa guitarra a um modelo superstrat. Minha opinião...
Você descreveu foi uma clássica RG550.
Descrevi Ibanez RG, S Series, Jacksons, Kramers, Charvels, etc...
|
Les Strato Veterano |
# set/17
· votar
Ibanez é sensacional em termos de conforto e tocabilidade, mesmo nas guitarras mais baratas, a minha grg 150 (com umas maldades) ficou parada depois que comprei a Les Paul, mas agora que fizeram esse tópico, vou me obrigar a bota-la em uso de novo.
Unica coisa que não sou muito fã das Ibanez em geral, é que o timbre delas me soa um tanto quanto ''neutro'' de mais, não costuma ter uma caracteristica especifica que se verifica em algumas outras guitarras, mas pra quem se acostuma não é problema.
Quanto a superstratos em geral, pra mim o santo graal delas está nas Stratos ''Hot Rodded'', pois seguem proximos a uma strato normal, porém com um som mais nervoso:
Meu sonho de consumo dentro dessa área
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
renatocaster sim, concordo que você descreveu os principais aspectos que caracterizam uma Superstrat, só não acho que é necessário ter tudo isso pra ser. Só de ter algumas dessas coisas, pra mim já é super-strato.
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
Na verdade, se levarmos em consideração ao pé da letra o nome super-strato, qualquer anabolizante que tune uma strato classica, já a caracterizaria uma super-strato.
Quer mais super-strato que essa Charvel que o Les Strato postou? (ps: essa guitarra branquinha é mais bonita).
O resto já meio dificil de chamar de super-strato. Deveria ter outro nome, como soloist da jackson, sei la.
Dizer que uma Ibanez GRG é uma super-strato é pegar pesado.
Vou comecar a chamar as PRS single cut e ESP ec-10 de Super-LesPaul, e os Gibseiros vao me lançar uma bomba de hidrogenio na cabeça.
|
-Saved Membro Novato |
# set/17
· votar
Les Strato
Seu nick ja te entrega gostar de stratos modificadas.
Eu particulamente nao curto super strato, mas sempre que vejo uma charvel eu acho bonita
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
Buja Nem precisa do Super. Muita gente considera PRS single cut e ESP ec-10 Les Pauls.
|
JulianoF. Membro Novato |
# set/17
· votar
NeoRamza para mim, superstrats são guitarras que são claramente inspiradas na strato, mas foram modificadas de acordo com as especificações da fábrica/músico.
Inclusive são meu tipo favorito de guitarra. Todas minhas 3 guitarras são super-strats, no momento. E não sinto falta de uma strato tradicional ou les paul. Já acho dificl o suficiente tocar com o conforto e performance extra da superstrato, imagina sem.
E no momento, minha gas platônica está na Kiesel Aries A6.
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
JulianoF.
Pra mim super-strato surgiu com a intenção de ser a ferramenta ideal para shreders. E no começo essas guitarras shreders eram stratocaster com elementos mais modernos, daí veio o nome super-strato. Por isso pra mim qualquer guitarra que tenha foco em performance para shreders é uma super-strato, mesmo que o projeto não seja baseado em uma stratocaster. O nome veio por causa das primeiras, mas não penso que por isso tem que ser um strato modificada. É por isso que pra mim a Music Man Majesty e a PRS Custom 24 Floyd são super-stratos.
|
renatocaster Moderador
|
# set/17
· votar
Buja
Na verdade, se levarmos em consideração ao pé da letra o nome super-strato, qualquer anabolizante que tune uma strato classica, já a caracterizaria uma super-strato.
Mas é basicamente isso. Superstrat é uma derivação da Strat, já está implícito. Vc vê pelo shape do corpo, que é basicamente o de uma strat tradicional. Alguns modelos inclusive tem o tradicional escudo, o conjunto de knobs é igual, o jack tipo "canoa", chave de 5 posições...
Só que ao longo do tempo, as fabricantes foram dando um ar mais "agressivo" a esses modelos, que ficaram muito relacionados ao rock pesado dos anos 80 (Hard Rock, Glam, Metal, etc...). Daí, passaram a incrementar um visual mais 'cheguei", chamativo. Cores berrantes, headstock pontiagudo, ferragens pretas, etc...
Claro que isso não é uma regra, não existe um parâmetro técnico que enquadre o que especificamente é um modelo Superstrat. Para mim as PRS se assemelham mais as Les Pauls, então eu nem considero. Les Paul também pode ter floyd rose e 24 casas, e nem por isso é uma Superstrat.
|
Les Strato Veterano |
# set/17 · Editado por: Les Strato
· votar
NeoRamza
É por isso que pra mim a Music Man Majesty e a PRS Custom 24 Floyd são super-stratos.
Como disse o nosso amigo renatocaster, as Custom 24 estão mais pra les pauls mesmo, só observar o estilo das curvas e posicionamento dos knobs. Além disso, se pegar o comprimento da escala da Custom 24 (25'') pode ver que ele fica mais próximo de uma Les Paul (24,75'') do que de uma stratocaster (25,5''). Somando-se a isso tem o fato de que quando lançaram a versão singlecut dessa PRS, a Gibson entrou com uma ação na justiça contra os mesmos, alegando que era uma imitação da Les Paul.
|
NeoRamza Veterano |
# set/17
· votar
Les Strato sim, concordo, eu mesmo chamei a PRS de super-les-paul antes mesmo do renatocaster falar isso, é só ler mais pra cima. PRA MIM, não é porque tem "strato" em super-strato que o modelo tem que obrigatoriamente ser uma strato modificada. PRA MIM super-strato é guitarra de alta performance, e o "strato" no nome é pelo valor histórico de como surgiu o conceito.
Mas a verdade é que não há regra, não é uma coisa exata, cada um tem uma opinião. Isso é mais uma questão semântica. Por isso mesmo quando criei o tópico sugeri que não se discutisse isso, e cá estou eu fazendo o que eu mesmo sugeri não fazer... Mas que tal a gente afrouxar as regras, parar de discutir se é ou não é, e discutir num âmbito geral guitarras modernosas como super-strats clássicas, PRSs, Suhrs, Music Mans e etc..?
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
super-strato é guitarra de alta performance
E as outras tb rsrsrs....
Mas tambem tanto faz....vamos afrouxar as regras e discutir num âmbito geral guitarras modernosas como super-strats clássicas, PRSs, Suhrs, Music Mans
Entao, das super-stratos, eu ja tive um punhado. Hoje em dia, nao é que nao gosto mais, mas meu gosto simplesmente mudou um pouco e gosto mais das telecas e strats (ultimamente principalmente as teles)
Mas tem umas super-stratos que acho simplesmente espetaculares, como as Diezels e as music-mans.
Sou nao apto pra tocar numa music man de verdade como ela merece ser tocada.
|
Buja Veterano |
# set/17
· votar
Façamos assim:
Postemos o melhor video/som de super-strato na opiniao de cada um. Vamos curtir o gosto geral delas, afinal, nao ha como discutir que atras de strato e les paul, quem manda no mundo é a danada da super-strato.
|
JulianoF. Membro Novato |
# set/17
· votar
|