Quando troca o calibre da corda,é preciso afinar em E?

    Autor Mensagem
    ana_3325
    Membro Novato
    # jul/17


    Entao,eu toquei muito tempo com cordas 0.009 pois nao sabia qual era o calibre certo a usar numa guitar q ganhei,e eu sempre a usei afinada em E mas depois decidi trocar a afinação pra D mas ficou horrivel de tocar. Ontem eu comprei uma chave de tensor e um jogo 0.011,Mas a chave era infelizmente menor q a bala do tensor. entao decidi por a 0.011 mesmo e cruzar os dedos hehe... Apos colocar as novas cordas,nao arrisquei afinar em E e as afinei em D e a observei bem pra ver se ela nao iria virar uma canoa. Passou quase 24 horas e o braço está intacto totalmente reto. Posso confiar afinar em E ja que o braço ate agora está bom?

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ana_3325
    moça eu não recomendo, é melhor deixar a guitarra regulada pro calibre de corda que está usando
    ah e sempre é importante lembrar, mantenha uma afinação padrão pra tua guitarra com a regulagem correta, caso contrario está correndo o risco de avariar seu instrumento

    ejames
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Braço nenhum de guitarra construída direito vai ser danificado só por isso, então não precisa se preocupar. Porém, um tom é um alívio bem considerável na tensão, então se você afinar em E é provável que dê uma curvada sim. Melhor esperar até conseguir a chave do tensor, só ai depois você afina, fica de olho no braço e ajusta de acordo com a necessidade.

    ana_3325
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Eu nunca mais usei a afinacao E. Por isso mesmo imaginei q nao ia acontecer nada. O bom disso é q eu ja uso logo minha afinacao padrao (D) ate conseguir uma chave caso apareça alguma musica em E. Mas obrigada pelas respostas :)

    Ismah
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Eu afino em D com 011 e em E com 009. Optei por usar um capotraste para passar para Eb ou E.

    Não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso se habituar a nova disposição. Os dots confundem bastante no começo.

    Les Strato
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    ana_3325

    Se precisar tocar uma musica com afinação em E, basta colocar um capotraste na casa 2 da guitarra (contanto que ela esteja afinada em D).

    É uma solução simples, porém eficaz.

    Drinho
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Drinho
    · votar


    ana_3325

    Você ajustando o braço para que ele fique quase reto sempre (reto é impossivel pois a corda pegaria nos trastes), ou levemente empenado para frente (tem musicos que gostam) você pode usar qualquer calibre em qualquer afinação....

    a guitarra é concebida para funcionar e ela proporciona uma serie de ajustes para isto....

    Voce tendo correta certeza que o braço esta em curvatura correta esta tudo ok.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quando troca o calibre da corda,é preciso afinar em E?