Envelopamento Líquido na Guitarra

    Autor Mensagem
    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: sandroandrade


    Olá a todos, como não tem nenhum tópico específico sobre esse assunto aqui no Fórum, criei esse onde poderemos trocar ideias sobre aperfeiçoamentos dessa técnica.
    Andei conversando com várias pessoas que aplicam o Envelopamento Líquido em automóveis há um bom tempo e todos eles garantiram que o produto não estraga a pintura original dos carros e até protege. E se aplicar várias mãos do produto, a camada de tinta emborrachada fica bem grossa e resistente. E que estando dessa forma fica mais fácil de retirar depois quando a pessoa se cansar daquela cor, pois ela sai em pedaços inteiros bastando apenas puxar com as mãos sem ferramentas ou qualquer outro produto de remoção.
    É muito fácil a aplicação.
    Estou aproveitando a postagem do canal do Youtube "Direct Recording Guitar" e compartilhando aqui. Logo, logo tentarei na minha Tele.

    Texto do Canal:
    "Então amigos, resolvi experimentar o envelopamento líquido, é claro que isso não substitui uma boa pintura feita por um profissional, mas achei uma opção interessante se o cara quiser experimentar algumas cores antes de decidir pela pintura definitiva ou simplesmente dar uma cara nova à guitarra sem alterar sua cor original pois pode-se retirar o envelopamento quando quiser sem danificar a pintura. Primeiro testei o preto fosco por alguns meses, agora mudei pro grafite e estou gostando. Acho que em breve irei pintar definitivamente de grafite.
    Desculpem qualquer erro no procedimento pois não sou luthier. :) apenas um curioso.
    Isolei apenas as cavidades dos pivôs da ponte. Pintei tudo, inclusive as cavidades dos pickups e jack com o envelopamento líquido. Antes ela tinha blindagem normal mas agora, somente com essa tinta emborrachada, os ruídos diminuíram mais. Está muito pouco para pickups single.
    Quanto ao timbre, eu uso essa guitarra pra tudo há mais de 20 anos. Tenho muitas gravações com ela sem o envelopamento e agora com o envelopamento asseguro que não mudou nada no timbre.
    Abraços à todos!"



    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade

    Eu não posso ver o vídeo agora, mas pelo título já dá pra gente usar a imaginação. Eu suponho que este líquido seja o mesmo material da fita isolante líquida, deixando o acabamento com aspecto emborrachado. Mas acho que ele deve usar um compressor, porque pelo que conheço esse líquido é bem viscoso.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    É o que eu disse, mas o produto é em spray :)

    Legal, só que deve sair fácil, principalmente na parte de trás, onde entra em atrito com o corpo e nos pontos onde de fixação da correia. Não que seja um processo destrutivo na guitarra (acredito que seja de fácil remoção), mas não deve ser legal depois de tocar e ficar cheio de resto de borracha na cintura da calça rsrsrs

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    LeandroP
    Eu conheço fita isolante líquida. O envelopamento líquido é completamente diferente. É bem fino e só fica com aspecto de borracha depois que seca.
    Acabei de comprar uma lata spray de preto fosco (só encontrei essa cor) e já testei aqui no fundo da minha tele, já vi que vou gostar haha
    Vou desmontar a menina e pintar o corpo.

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: sandroandrade
    · votar


    mas não deve ser legal depois de tocar e ficar cheio de resto de borracha na cintura da calça rsrsrs

    Vamos ver, vou pintar a tele e essa semana ainda vejo o que acontece.
    A galera que pinta carro disse que não solta assim tão fácil. Somente com batidas ou se encostar em algum lugar e arranhar mas assim qualquer tinta solta até as convencionais.

    SkyHawk
    Membro
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    Assisti ao video e fiquei muito interssado. O JJJ vai ficar louco com isso !!!!

    Ficaram as seguintes perguntas:

    1. Vi que é usado em rodas de carro, o que indica que a resistência tem que ser no mínimo razoável. Então dá para confiar nisso ? Imagina o trabalhão de fazer uma e não durar nada.

    2. Como fica o acabamento final ? Acho bonito e funcional ?

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    O JJJ vai ficar louco com isso !!!

    O JJJ já falou sobre isso no tópico de pintura sem tinta e já fez.video sobre o assunto... rs

    brucesantos
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    O JJJ já falou sobre isso no tópico de pintura sem tinta e já fez.video sobre o assunto... rs

    Posso estar errado mas no tópico pintura sem tinta o único vídeo sobre esse assunto por lá o cara pintou um pedacinho de madeira. Ficou no achismo e falou mais do cheiro da tinta.
    Esse vídeo aqui desse post foi completo! Pintou o corpo da guitarra mesmo e opinou sobre o assunto. Vou dar uma procurada será que tem tinta cromada tipo Satriani assim em envelopamento líquido? hehe

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    Esse JJJ é um fanfarrão mesmo!!!

    Mas eu acho que ele fez mais dois vídeos sobre o caso.....

    SkyHawk
    Membro
    # jul/17
    · votar


    JJJ
    Kkkkkkkkkkkkkk !!!!! Muito boa !!!!

    Gosto muito do seus vídeos, também sou da turma do DIY.

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Galera, mandei um preto fosco na tele hehe
    usei duas latas ficou top hehe agora falta montar deixei 24 horas secando.
    pow... to surpreso com o resultado

    SkyHawk
    Membro
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    Fotos

    Nuno Gonçalves
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    Galera, mandei um preto fosco na tele hehe
    usei duas latas ficou top hehe agora falta montar deixei 24 horas secando.
    pow... to surpreso com o resultado


    Ibagens, ibagens, por favor!

    Que marca de tinta usou? Onde comprou e quanto pagou?

    Abraços!

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Fotos
    Que marca de tinta usou? Onde comprou e quanto pagou?

    pow galera, fui assaltado ontem e levaram meu cel, tinha fotos e vídeo pintando :( a marca da tinta é Multilaser foi 23,00 cada lata.
    O corpo tá show e hoje passando a mão dá pra sentir bem a textura de borracha e ficou bem rígida, dá pra ver que não solta assim tão fácil. Eu usei duas latas.
    Vou dar uns corre pra comprar outro cel, pelo menos um que dê pra tirar umas fotos legíveis. foda, ladrão tinha tudo que morrer saspoha...
    Vou montar a menina amanhã.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    Que pena! Aguardando imagens...

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    fui assaltado ontem e levaram meu cel

    Putz! Que merda! Logo terá outro ;)

    Depois nos fale da sua experiência ao tocar, se a tinta não se solta na correia e na barriga ;)

    makumbator
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    pow galera, fui assaltado ontem e levaram meu cel, tinha fotos e vídeo pintando :( a marca da tinta é Multilaser foi 23,00 cada lata.

    Que droga hein! Mas cadê os backups cara? Se me roubarem o celular agora eu não perco absolutamente nada. Tudo backup automático.

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    Tudo backup automático.
    Pow cara, tenho que aprender a fazer isso. Não faço ideia, perdi minha agenda toda.

    Galera, montei a guitarra, já fiz dois ensaios de três horas cada. E a pintura continua ok. Não soltou borracha na calça e não soltou onde a correia encosta. E a impressão é que a tinta tá ficando mais rígida com os dias, quero dizer, um pouco menos emborrachada. Mas ok eu acho que isso é bom pra aumentar a durabilidade.
    Ainda estou sem celular, comprei um pelo ML mas vai demorar uns dias pra chegar. Assim que der mando umas fotos pra cá.

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade

    Na experiência que fiz, vi que não solta fácil. O meu problema maior foi a aspereza. A sua ficou lisinha?

    brucesantos
    Membro Novato
    # jul/17 · Editado por: brucesantos
    · votar


    A minha ficou lisinha não. Ficou áspera mesmo como borracha. Acho que é um tipo de tinta provisória, pra usar um tempo e depois mandar outra cor por cima.
    Toquei dois shows esse final de semana e nada de descascar nos maiores pontos de atrito onde a correia encosta no corpo ou onde o braço da gente encosta... mas bati a guita no pedestal do microfone e arrancou um pouquinho na parte de trás. Mas já fechei o buraco com um restinho de tinta que deixei na lata já pensando nisso. rs
    Mas estou curtindo, vou trocar a cor da Sx strato direto. rsrs

    sandroandrade
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    pois é, aqui ficou lisa tb não! Mas é a característica dessa cobertura emborrachada mesmo. Aqui começou a soltar um pouco onde parafusa o straplock, tomara que não aumente

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    brucesantos
    sandroandrade

    Pois é... na descrição do meu vídeo "conclusivo" sobre o caso, coloquei o link de um outro vídeo onde o cara mostra como aplicar direito esse spray (que, como eu falo, é diferente de aplicar tinta comum), pra evitar essa aspereza.

    brucesantos
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    JJJ Eu não ligo para aspereza. Tá legal! É borracha mesmo!

    brucesantos
    Membro Novato
    # jul/17
    · votar


    "Conclusivo" mesmo só a morte. :/

    LeandroP
    Moderador
    # jul/17
    · votar


    sandroandrade
    Toquei dois shows esse final de semana e nada de descascar nos maiores pontos de atrito onde a correia encosta no corpo ou onde o braço da gente encosta...

    Valeu mesmo pelo feedback \m/

    Isso é muito legal. Não faria na minha guitarra... (agora).
    Mas é uma opção legal, relativamente fácil e não destrutiva. Espero que disponibilizem outras cores pra coisa ficar mais divertida. Abraço!

    JJJ
    Veterano
    # jul/17
    · votar


    brucesantos

    mas seria mais legal ficar lisinho, né?

    brucesantos
    Membro Novato
    # ago/17
    · votar


    mas ficou bom cara! eu gostei assim

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Envelopamento Líquido na Guitarra