sobre pentatonica com acordes com 7, 4

    Autor Mensagem
    renatinhacosta
    Membro Novato
    # jul/17


    Olá pessoal,

    Estou aprendendo as pentatonicas e sei lá 2 shapes. (penta maior e menor)
    Com eles sei tocar bem em cima de acordes como C, D, E, F, G, A, B, Cm, Dm, Em, Fm, Gm, Am, Bm os sustenidos e bemóis disso.

    Exemplo: acorde de C faço a penta de C...

    minha dúvida é nos acordes com 7, exemplo C7, Bb7... posso tocar a penta maior nesses acordes? (e a menor de Cm no Cm7?) Acorde de C7, toco penta de C em cima, posso?

    E quanto aos acordes com 4, tipo Dsus4 posso tocar penta D?

    preciso aprender mais pentas? rs
    obrigada!

    Markrovit
    Veterano
    # jul/17 · Editado por: Markrovit
    · votar


    renatinhacosta
    No acorde de C7 voce tem que pensar que ele está sendo usado como dominante,ou seja, na harmonia da música ele é o quinto grau. Logo, o tom é Fá maior (pensando em uma música simples) então voce pode tocar a penta maior de Fá ou a penta menor de Ré.

    Isso pensando apenas em tom maior e menor, voce poderia no C7 pensar em Dó mixolídio mas ai são outros quinhentos.

    Aplique o mesmo pensamento para os outros exemplos, no caso de Cm7 você pode pensar que ele é o segundo grau, terceiro grau ou sexto grau do campo harmônico. Se for o segundo grau o tom é Bb então toque a penta menor de Sol ou a maior de Bb. E assim vai pros outros.

    Se voce tocar a penta menor de Dó em cima de Cm7 você estará dando uma intenção diferente pro solo no caso do dó ser o segundo grau (dórico), terceiro grau (frígio) e sexto grau (eólico).

    Acho que é isso, não sei se consegui ajudar ou se compliquei mais ainda kk

    Dica: Aprenda todos os formatos da pentatônica, são 5 no total, depois toque em cima de músicas que você sabe o tom. Ex: Música em Lá menor, você vai e usa a penta de lá menor.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a sobre pentatonica com acordes com 7, 4