Modos Gregos

Autor Mensagem
Muneo
Veterano
# fev/04


Com certeza alguem ja deve ter perguntado isso mas to com duvida em relacao aos modos gregos. Achei em um site a seguinte descricao:
I Jônico Maior - majestoso, alegre, aberto
II Dórico Menor - choroso, "country"
III Frígio Menor - pesado, "dark", heavy-metal
IV Lídio Maior - doce, suave, uso geral
V Mixolídio Maior - levemente triste; a base do rock & blues
VI Eólico Menor - triste, "down", - escala menor natural
VI Lócrio Menor - som oriental

Ai vem minha pergunta: Qdo vou usar um dos modos (sei la, o V), eu fico improvisando em cima do acorde base?
Tipo ta tocando um G eu fico solando em G, ai muda pra F eu solo em F... é assim???

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


não. eh tipo assim: tem uma música com os seguintes acordes:

Am - C - Em - G - Bº - Dm - F - Am

então a música está no modo Eólico de C (A menor) então vc improvisa em C Eólico

Muneo
Veterano
# fev/04
· votar


Cara, num entendi...
Entao vc improvisa de acordo com o tom da musica???
Se a musica (seu exemplo) esta em Am, entao pq vc improvisa em C???

Lauro
Veterano
# fev/04
· votar


ah legal respondeu a minha duvida tb entao se eu tiver em uma base Dm - C - F - Gm
campo harmonico de Dm mas eu posso ta solando em eolico de A#(sexto gral de Dm).

e como eu iria fazer para tocar nessa base algo pesado tipo pesado, "dark", heavy-metal teria q usar a escala frigido mas eu teria q tocar o frigido em qual casa? em cima do F(terceiro gral de Dm)?????????????????

Kirk Malmsteen
Veterano
# fev/04
· votar


Muneo
pq C e Am têm as mesmas notas

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


Kirk Malmsteen

são escalas relativas

Muneo
Veterano
# fev/04
· votar


:P
Putz, Kirk Malmsteen é verdade... ...valeu!!!
Eita falta de raciocinio...
Valeu galera... ...tirou uma puta duvida pra mim...

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


Kirk Malmsteen

ow foi mal... pensei que vc estava perguntando...

crowley666
Veterano
# fev/04
· votar


dexa eu tenta explica melhor

Muneo
vc improvisa sobre A eólico, q na verdade eh a escala de C começando em A
se fosse um blues, vc solaria sobre G mixolidio, q eh a escala de C começando em G

Lauro
Os modos gregos são sobre a escala maior (nesse caso F)
então nesse caso, o modo frigio seria a escala de F/Dm começando em E.

Kirk Malmsteen
Veterano
# fev/04
· votar


Tripa Seca
ce tem icq ou msn?

Tripa Seca
Veterano
# fev/04
· votar


Kirk Malmsteen

212427455

Lauro
Veterano
# fev/04
· votar


ah vlw cara irou uma duvida muito grande q eu tinha valew crowley

Lauro
Veterano
# fev/04
· votar


entao so recapitulando se quiser solar algo country tenho q solar em dorico em cima do 2ºgral da escala maior ?

LeandroP
Moderador
# fev/04
· votar


Muneo

É isso mesmo. Você deve solar sobre o acorde e não achar o tom e sentar a madeira em um modo qualquer. Cada acorde têm a sua escala. Se sobre IV (acorde) você solar em Lídio, você estará destacando os intervalos que compões este modo, no caso do Lídio, a 4# aparece e soa bem.

Se você está tocando um G, você sola em G mesmo. Se este G for Iº, IVº, Vº não importa. O importante é o que você sente sobre o acorde como descreveu acima: tristeza, alegria, bluesy, etc...

Cada campo harmônico tem três acordes maiores (I, IV, V) e você aplica o que for mais conveniente no momento.

Ficar solando só no modo Eólio só porque ele é facinho de fazer não tá com nada. Uma hora enjoa!

yvo
Veterano
# fev/04
· votar


nao adianta querer usar certo modo a qualquer hora.. vc tem q avaliar a progressao e ver se certo modo se encaixa nessa progressao...

spy2k
Veterano
# fev/04
· votar


eh tipw..meu raciocínio eh o seguinte.. vc ta no acorde de G ... e quer uma conotação triste.. vc usa Em q eh o sexto grau.. ai então tem o próximo acorde.. vamos supor C .. e vc quer uma conotação pesada.. de leve.. vai ser o modo frígio de C ..q no caso seria Em menor de volta.. sei lá.. se eh assim

yvo
Veterano
# fev/04
· votar


spy2k

oh aki ta um exemplo:

uma progressao : G Am7 D7 Dm7.. esses tres primeiros acordes estao no campo harmonico de G.. entao vc pode usar a escala de G jonio pra esses tres.. agora, o Dm7 nao ta no CH de G.. entao vc tem q descobrir de onde ele veio.. como a progressao nao da nenhuma pista ele pode ter vindo de 3 CHs diferentes... vamos supor q ele veio de C.. entao ele eh segundo grau, ai vc pode usar D Dórico ( = C jonio_) nesse acorde.. ms qdo nao da pistas sobre de qual campo harmonico ele vem, fica a teu criterio decidir q modo usar.. ai vc pode pegar essa parada de vc kerer um som alegre, ou triste, ou pesado, etc...

Marcos_Dourados
Veterano
# fev/04
· votar


Qual o site que explica melhor isso?

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05 · Editado por: BlaCk LaBeL
· votar


Mandem as dúvidas ae! Aproveitem que cheguei agora da night e estou cm pouco sangue na corrente alcóolica! Hehehehehehe!

7543
Veterano
# fev/05
· votar


eu naum intendo nd dessa porra
euaheuah
tem como alguem manda um desenho do Eólico Menor
se é que tem como...

guitargod
Veterano
# fev/05
· votar


Os modos são apenas variações da escala maior. São as mesmas notas, as mesmas posições. Tudo depende de q nota vc começa e q nota vc termina, ou nas notas q vc resolve.

7543
Veterano
# fev/05
· votar


ah
tah clareando...
ehehhe

guitargod
Veterano
# fev/05
· votar


heheh, se tiver duvidas pede ae q eu ajudo

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# fev/05
· votar


uma coisa que não entendo, é q se os modos são derivados da escala começando em locais diferentes não da no mesmo eu ficar improvisando nas notas da escala começando de uma nota que não seja a primeira?

guitargod
Veterano
# fev/05
· votar


Mister_Fatal_huhha
voce pode sim começar por outras notas. Mas neste caso voce precisaria de outro fator que deixe o troço soar com o modo que vc quer.
Por exemplo (em C): se vc quer usar eólio (Am) mas quer resolver em outra nota que não seja o A, vc precisa ter o A na progressao.
assim ó: C - Am - F - G (normal)
C/A - Am - F/A - G/A (eólio)

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# fev/05
· votar


guitargod
valew aí mas confira se estou certo,
modos não são como escalas que tem que ficar decorando é só formas de ressaltar uma determinada nota da escala e caracterisar o som.
é isso?

guitargod
Veterano
# fev/05
· votar


Mister_Fatal_huhha
é isso ae. Um modo não é um "shape" diferente da escala maior. Pode ser tocado em qualquer região do braço. Basta resolver nas notas certas.

BlaCk LaBeL
Veterano
# fev/05
· votar


Modos são outras escalas derivadas a paritr da escala maior. A maneira como forem empregados é que vai dar a sonoridade específica.

Léo
Veterano
# jul/05
· votar


aew to com uma duvida se eu pega paranoid q os acordes sao E D e G

eu tenho q usa C eólio so pq tem essas notas na escala?

LeandroP
Moderador
# jul/05
· votar


Léo

C eólio ???

Por que C?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos