Finalmente comprei minha Line 6 Helix!

    Autor Mensagem
    AndreLCA
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: AndreLCA


    Fala galera!

    Faz tempo que não apareço por aqui, mas a novidade é boa... Há dois meses comprei uma Line 6 Helix e tenho curtido muito.

    Antes eu estava usando uma POD HD 500x ligada em 4CM no Mesa Boogie Single Rectifier (Rect-o-Verb) 1x12 de 50 watts, e montei um novo setup que ficou assim:

    Guitarra -> Line 6 Helix -> Ev ZLX12P e só!

    Para quem não conhece o EV ZLXP, trata-se de um sistema de P.A. FRFR que é bastante usado lá fora com os esses modelers. Eu queria diminuir o peso e quantidade dos meus equipamentos, mas queria testar um versus o outro e ter uma ideia do que eu manteria e o que venderia.

    Eu gostei muito da Helix junto com o Mesa Boogie em 4CM... realmente deu um salto incomparável em relação à POD HD 500x.

    Comparando um versus o outro, eu achei que a Helix + EV ficaram com um som muito parecido com a Helix + Mesa. Acredito que 90% das pessoas não consiga perceber a diferença entre um e outro.

    Confesso que no começo foi um pouco complicado "domar" o som dela no EV em altos volumes por causa de algumas frequências que transbordavam (como os agudos excessivos ou graves excessivos). O que eu achei show na Helix é que ela tem uma opção chamada Global Settings em que vc pode cortar ou aumentar frequências e aplicar a todos os patches, ou vc pode usar o GLOBAL para todos, e ainda botar um EQ de 3, 5 ou 10 bandas para fazer a sintonia fina do seu som.

    Gravei dois vídeos apenas com ela até agora e gostaria de dividir com vocês os resultados que estou começando a conseguir.

    Tenham em mente que gravei Helix -> USB do PC, sem NENHUMA pós-produção, sem nenhuma compressão, limiter, nada. Só Helix com cabo USB no PC.

    Estou gostando muito até agora, em especial da dinâmica dela que não se compara com a POD. Quem tiver a oportunidade de ter uma, recomendo!

    Ah... esqueci de mencionar... no final acabei vendendo o Mesa Boogie...
    Saí de um equipamento que pesava no total 50kg (pedaleira + amp) e hoje pesa apenas 22kg! :-)

    Seguem os videos:



    e



    Buja
    Veterano
    # jun/17 · Editado por: Buja
    · votar


    Eu ja vi inumeros videos na net falando da helix e da irma mais light dela, helix lx.
    Ja vi comparando ela com uma axe, um kemper, e tal
    Ja vi comparando com set de pedais boutique.

    E sempre ela foi incrivelmente fiel, com timbre muito bom.

    Mas te juro cara, gostaria muito de entender uma coisa:
    Ela gosta modestos 10 mil dinheiros por aqui.
    E nunca vi ninguem dar um uso pra ela mais do que um overdrive, uma simulacao de ts, um chorus, uns delays.
    Coisa que se faz mole mole com uma hd 500, gt 100 ou até menos.

    Na sua opiniao, como possuidor da pedaleira, o que faz ela custar 10 mil?
    Nao sao as simulacoes, sao?


    so editando>
    Meu sonho é pegar uma roland gr55.
    Ela custa facil uns 4500. Até hoje.

    Mas ela é praticamente um sintetizador. Voce realmente muda, e muito mesmo o uso que da pra guitarra.
    O proposito dela nem é modular uma guitarra. Chorus, delays, drives. Nao.
    O negocio dela é sintetizar os timbres que o captador midi pega.
    Outro negocio. Muito diferente do que qualquer amplifi, hd 500, boss, zoom.

    Mas o que uma helix faz de absurdo, fora do contexto de uma pedaleira de 3 mil reais?

    AndreLCA
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: AndreLCA
    · votar


    Aqui no Brasil custa 10.000 dinheiros por causa do absurdo que são nossos impostos. Aí é papo pra mais de metro!

    Eu comprei lá fora e paguei 1.500 trumps, o que eu achei justo pelo que ela faz.

    Se você for comprar pedais bons + amp + uma boa interface de áudio para gravação, você gastará muito mais que isso, então eu acho que o que você realmente ganha com ela é o valor agregado. Além disso, lembre-se que ela funciona com baixo, com microfone (tem pré-amp de mic e phantom power).

    Um ótimo amp + caixa + mic + interface e pré-amp de mic, certamente sairá o preço dela ou mais caro aqui no BR, e a vantagem dela é que você não precisa tocar com volumes ensurdecedores para gravar. O fone de ouvido plugado e ela no USB do PC conseguem gravar com excelente qualidade. Para mim, veja, na minha humilde opinião, os timbres que se consegue com ela são tão bons quanto o que se consegue num ótimo amp, e ela não fica devendo nada nas gravações.

    Em relação aos reverbs, estes são praticamente iguais os da POD HD, pois usam o mesmo algoritmo, mas os demais efeitos estão realmente muito superiores.

    O que mais me impressionou é a dinâmica, resposta às palhetadas, resposta as knobs de tone e volume da guitarra que fazem muita diferença.

    As simulações são muito mais ricas e se vc colocar o amp real do lado, realmente vai ver que ela faz um ótimo trabalho. As diferenças são muito pequenas do que ela faz para o real, com a vantagem de vc ter uma gama enorme de amplificadores lá dentro.

    Em relação a outros efeitos, ela tem uma gama muito legal de wahs, whammys, os pitch shifters estão incrivelmente melhores. Eu fiz um patch com algo que eu chamo de "doubler" em que vc ouvindo tem a nítida sensação de que tem uma segunda guitarra tocando com vc, e é incrível, mesmo em acordes abertos.

    Mesmo estando há dois meses com ela, ainda não tive tempo de explorar tudo que ela oferece.

    A minha conclusão é que mesmo a 10.000,00 se pensar no valor agregado e na quantidade de equipamentos que ela "elimina", ainda vale a pena.
    Agora se vc puder ir para os EUA pegar, valeu demais!

    Se vc me perguntar se gosto mais de um valvulado e uma 4x12 ou Helix + EV FRFR, é claro que eu gosto mais do valvulado, pois estou acostumado com o "amp in the room", mas se ligar ela em um power solid state e em uma 4x12, vai por mim, não fica devendo NADA!

    Mais um ponto que eu acho sensacional dela é o seguinte:

    Tem saídas 1/4, XLR e Fones... Esses dias eu fui tocar com amigos num show pequeno aqui no RJ... Mandei o sinal via XLR para a mesa de som e monitorei o meu som pelo EV FRFR vindo do outro XLR, e ainda de quebra, se eu não quisesse levar o FRFR, eu levaria meu par de fones e conseguiria ouvir exatamente o que ouço no som da casa nos meus fones de ouvido...

    Em resumo, e respondendo sua pergunta chave:

    "...Na sua opiniao, como possuidor da pedaleira, o que faz ela custar 10 mil?..."

    O conjunto enorme de coisas que ela tem que descrevi acima, incluindo os dois processadores TigerSharc (um para simulações e outro para efeitos)...

    Como disse, ainda não explorei tudo o que ela tem, mas acho que os resultados já estão ficando legais (acho... se a galera gostar, é pq realmente tá ficando :-D )

    Juro que não recebo dinheiro da Line 6 pra falar tão bem assim... hahahahahah :-)

    pedropohren
    Membro Novato
    # jun/17 · Editado por: pedropohren
    · votar


    AndreLCA
    Juro que não recebo dinheiro da Line 6 pra falar tão bem assim... hahahahahah :-)

    E precisa receber? kkkkk

    Na real, nem falar precisa... Se tem uma coisa que aprendemos nos últimos quase 100 anos de música, é que em matéria de equipamento para guitarra, os britânicos são um povo abençoado :P

    pedropohren
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    Acabei de comprar uma POD HD400 (era a única que tinha na loja, e ainda com o preço de quando o dólar tava em 2,60 - oportunidades que não se perde), e tipo, é a minha primeira unidade de efeitos. Nunca tive nem pedais. O máximo que toquei, foram em alguns pedais de um estúdio onde fui gravar com a minha banda, e a pedaleira do meu primo (guitarrista da dita banda), uma ME 25. E só com a POD, o que eu já consegui fazer me deixou bem animado... :)

    Acho que só dá pra concluir com uma frase: Line 6 é Line 6.

    NeoRamza
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    Eu queria muito uma pedaleira dessa pra fazer uma coisa que eu nem sei se ela faz bem: Usar só o power do meu amp valvulado para faze-lo soar como outros valvulados. Será que dá? O quão convincente ficaria o som disso?

    Ismah
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    AndreLCA

    Parabéns pela compra, é um baita equipo! Vou marcar para ver com sossego outra hora!

    pedropohren

    Só se permita dizer essa frase depois da lua de mel, o encanto inicial é sempre muito bom!

    Ramsay
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    AndreLCA
    Caraca, como o David Coverdale tá velho!! e a voz dele tá bem abaixo do padrão que o tornou um dos melhores 5 vocalistas de rock do mundo.

    A sua execução de "Is this love" tá bem legal e com timbre próximo ao original gravado, mas, mesmo assim é um som que não dá para se saber ao certo se a Hélix é realmente boa ou não.

    No 2º vídeo o seu solo tá bem legal, mas, eu consigo som bem melhor com os patches que criei com a minha Boss GT-100.
    Em tempo, eu também tenho uma POD HD-500 e o som dela não chega nem perto da Boss GT-100.

    Por conta disso, eu criei uma espécie de ojeriza a qualquer coisa fabricada pela Line 6.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # jun/17
    · votar


    AndreLCA

    Parabéns brow.

    Putaaaa equipamento.

    AndreLCA
    Membro Novato
    # jun/17
    · votar


    NeoRamza

    Dá pra usar num power valvulado sim e o som é animal! Não tem erro!

    Ramsay
    tenho uma POD HD-500 e o som dela não chega nem perto da Boss GT-100.

    Juro pra vc que já tentei migrar da Line 6 pra Boss e não consigo. Já fui usuário de Boss e depois que saí para Line 6, não voltei mais...

    Sobre o som do solo, foi a primeira gravação que fiz com ela, com uma semana de uso... acho que deu pra tirar uma onda. Nem acho que a escolha de timbre que fiz para o solo foi a melhor, mas achei que ficou legal na mix, sem que eu tivesse que fazer nada além de simplesmente gravar.

    Como disse, ainda estou aprendendo e apesar da curva de aprendizado ser simples, existem muitos detalhes dela em cada um dos efeitos para ser explorado. Pra mim, vou passar anos mexendo nela e provavelmente não vou explorar 100% do que ela oferece.

    Abraço à todos e valeu pelos comentários!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Finalmente comprei minha Line 6 Helix!