Tensor Gibson ES-335

    Autor Mensagem
    Mc Fly
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Mc Fly


    Gostaria de uma explicação detalhada de como ajustar o tensor da minha Gibson ES-335, há uma porca na ponta do tensor, porém, soltando-a ou apertando-a, o tensor não sai da mesma posição. Há alguma técnica específica para fazer este ajuste? Obrigado.

    https://s27.postimg.org/elk6a855v/WP_20170103_001.jpg

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Mc Fly
    cara, tem uma técnica muito boa que é levar num luthier
    é uma guitarra que é meio cara pra tentar fuçar em casa, ainda por que se estragar o tensor dela e consequentemente o braço, não é uma guitarra que tu conseguiria trocar o braço de boa tipo uma stratocaster

    Mc Fly
    Veterano
    # jan/17 · Editado por: Mc Fly
    · votar


    Mc Fly
    cara, tem uma técnica muito boa que é levar num luthier
    é uma guitarra que é meio cara pra tentar fuçar em casa, ainda por que se estragar o tensor dela e consequentemente o braço, não é uma guitarra que tu conseguiria trocar o braço de boa tipo uma stratocaster


    Amigo, não se trata de "fuçar", costumo ajustar eu mesmo os meus instrumentos, porém, me deparei com este tipo de tensor o qual ainda não havia ajustado, se fosse para levar a um luthier eu não postaria a dúvida aqui, a sua resposta não me ajudou em nada.

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ja tive uma guitarra com esse tipo de tensor. Se não me engano, este é do tipo unidirecional, e só funciona apertando a porca.

    Delson
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Mc Fly
    soltando-a ou apertando-a, o tensor não sai da mesma posição.
    Se o tensor sair da posição, ferrou tudo.

    costumo ajustar eu mesmo os meus instrumentos, porém, me deparei com este tipo de tensor o qual ainda não havia ajustado
    Sua guitarra veio com uma chave de boca tipo cachimbo como essa:
    http://www.wdbiz.com/media/images/products/GP150.jpg
    Como você disse que ajusta seus instrumentos, use-a e faça como já é de seu costume, apertando o parafuso para ajustar o braço para trás e afrouxando o parafuso para ajustar o braço para frente, conforme a sua necessidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Mc Fly

    "Há alguma técnica específica para fazer este ajuste? Obrigado."

    Não! É aperta e afrouxa como em qualquer outro sistema.

    No entanto, é bem comum neste tipo de sistema o tensor e a porca "travar" na madeira e não puxar nem soltar a haste. Uma solução usada é retirar a porca e colocar uma arruela, e apertar novamente, ela funcionará como uma "base" e fará o conjunto se soltar.

    Mas, eu não faria em casa numa Gibson ES 335.

    Achei uma matéria "parecida" sobre o assunto, talvez ajude:

    http://www.stewmac.com/How-To/Online_Resources/Learn_About_Truss_Rod_I nstallation_and_Repair/A_sign_of_truss_rod_trouble_and_an_easy_solutio n_.html

    Mc Fly
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    soltando-a ou apertando-a, o tensor não sai da mesma posição.
    Se o tensor sair da posição, ferrou tudo.


    Delson, deixe me entender, por exemplo, quando ajusto um tensor do tipo encaixe "allen" em guitarras Fender, o tensor gira e há alteração na curvatura do braço, este tensor da Gibson não gira, se ele não gira como faço o ajuste, pois simplesmente apertando ou soltando a porca parece não alterar a curvatura do braço, ou tenho de apertar bem a porca para começar a girar?

    Delson
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Mc Fly
    este tensor da Gibson não gira
    Nas Gibson (pelo menos grande parte dos modelos, até onde eu sei)o tensor não gira, o que gira é a porca. Comece dando 1/4 de volta na chave (é importante usar a chave que veio coma guitarra). Espere uns 10 minutos e observe se houve mudança. Uma dica é fazer isso com as cordas já instaladas, e apertar a mizona na primeira e na última casa simultaneamente. Dessa forma a corda faz uma linha reta que será o seu guia nesse ajuste. Observe no meio da escala se tem um leve relief, ou seja, a corda não deve encostar totalmente na escala, ficando o meio da escala com uma pequena distância, coisa de 1mm apenas (talvez nem isso). Repita o procedimento apertando a mizinha nesses mesmos lugares. Siga seu ajuste conforme seu gosto, observando finalmente a altura da ponte para que a altura das cordas esteja do seu agrado.

    AGORA, se por acaso o tensor não responde, mesmo apertando muito, é sinal de treta maligna.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tensor Gibson ES-335