Gibson Les Paul x ES 335

    Autor Mensagem
    bocabsb
    Veterano
    # abr/07


    Olá a todos! Dei uma pesquisada no fórum sobre a LP e a semi acustica prá encontrar algum tipo de comparação mas não encontrei, então decidi postar, ok!

    Durante mto tempo tive uma semi-acústica e sei o som aveludado que ela proporciona para estilos mais limpos como a bossa, o jazz... até ser roubado! :(

    Em meus tempos de "rock extreme" utilizei a SG e sei o peso e definição que os humbuckers proporcionam.

    No momento estou a procura de outra guitarra para suprir o clean com bastante definição e sustain, mas ao mesmo tempo que atenda algumas apresentações para rock. Não me venham falar de singles coil, pe-la-mor-de-Deus!

    A dúvida fica entre a LP ou a 335. Gibson, claro!

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    E aí? Algum experiente em sonoridade das duas prá me ajudar nessa?

    Atum Bluesman
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bocabsb
    mesmo tempo que atenda algumas apresentações para rock
    dependendo do rock iria de lespa.

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    [quote="atum bluesman"]
    dependendo do rock iria de lespa.
    [/quote]

    pois é! A LP navega em qualquer rock, já a 335... temos sempre q trabalhar timbres, posição de palco, altura e densidade da distorção, prá não dar microfonia.

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Em compensação, a 335 tem o som limpo demais... uma maravilha...
    Putz... a escolha tá difícil!!!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    les paul SEMPRE
    e convenhamos que uma guitarra sólida é muito mais versátil que uma semi acústica

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Eric lance abbott - les paul SEMPRE

    mas em termos de timbre, eu consigo alcançar a sonoridade da 335? Os graves, a suavidade...

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bocabsb

    Meu, então, acho complicado achar um meio-termo que dê 100%. Afinal de contas, se a LP fizesse tudo o que a ES-335 faz e mais um pouco, não haveria motivos para a ES-335 continuar existindo. Eu tenho uma Gibson LP, e acho o som limpo dela bem interessante. Por outro sinal, fiquei bastante tempo namorando uma semi-acústica para usar com som limpo ou com overdrive leve.

    Não cheguei a testar a Gibson ES-335, mas testei vários modelos, e a minha impressão geral tinha sido que não dava para tocar nada com muita distorção em semi-acústica. Até ver um cara com uma Gretsch tocando num parque, não sei que modelo era.

    No final, acabei chutando o balde e comprando uma Variax. Tem uma SIMULAÇÃO de ES-335, e é aquela coisa. Som limpo e com drive leve muito legal. Som distorcido meio incontrolável e sujo. Aí, graças à Variax eu achei *A* guitarra que tem o tal do meio-termo. Sonzão, seja limpo, seja distorcido. Não tem single-coils, mas tem mini-humbuckers. Ela se chama GRETSCH DUO JET. A guitarra é linda, foda e se eu fosse ricaço, estaria no meu quarto neste momento. Procure uma e teste, você vai ver o que é o som de uma "semi-semi-acústica", hehehe

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bog, então tu entende bem minha angústia, né! A gente quer todos os timbres, ou então o timbre que a gente mais usa pra fazer aquele som de qualidade, aí com tantas opções fica meio maluco.

    Não entendi seu último parágrafo, vc tá sugerindo a gretsch? ou é a variax?
    A gretsch é quase uma 335, meu!

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bocabsb

    Bom, a Variax foi a solução economicamente viável que eu achei para ter montes de tipos de timbres com baixo custo. A guitarra fodona mesmo é a Duo Jet. Ela é bem diferente da ES-335, ela não é uma semi-acústica tradicional, mas também não tem o corpo solído normal - é uma guitarra quase oca, mas é toda fechada.

    Eu não trocaria minha LP por nada, mas se eu pudesse escolher uma guitarra qualquer para acrescentar ao meu set, seria uma Duo Jet. Heheheh, é a vida. Aqui no fórum, tem gente que sonha um Ibanez, ESP e até History. Eu acho que a Duo Jet é "a" guitarra.

    Quanto à Variax... bom... é simulação. Eu comecei a usar há pouco tempo, uns 2 meses. Sei que muita gente se recusa a usar simulações, e como você está com $ para cogitar uma ES-335, minha indicação mesmo é: teste uma Duo Jet. Eu, que sempre sonhava em ter uma LP, consegui comprar com tanto custo, e depois descubro uma guitarra ainda melhor (e 2 vezes mais cara, hehehe).

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    Bog,

    De guitarra eu estou bem servido, véio. Nessa estrada de bailes, covers, estúdios e afins, troquei uma fender strato por uma washburn fat strat que é bem curinga mesmo, personalizada. Foi das primeiras, feitas pelo Groover Jackson. Faço tudo quanto é tipo de som nela, até de telecaster. Só me deixa a desejar nos graves pq infelizmente não tem humbucker grave. Nem quero. (mta gente me pergunta pq troquei a fender nela... a verdade é q a fender deixou a desejar em vários itens qdo foram testadas juntas)

    Mas o assunto aqui é LP ou 335, né. A Gretsch é da gibson, então imagino a sonoridade. Sem contar q a Gibson decidiu manter a construção da gretsch sem modificações. Realmente é uma puta guitarra. Mas não tenho tanto dindin assim não...rs

    vc ta falando dessa:
    http://images.music123.com/products/original/(Unassigned%20Brand)/duoj et.jpg
    ou dessa?
    http://images.music123.com/products/original/Gretsch/752666.jpg
    ou dessa?
    http://images.music123.com/products/extra/Gretsch/756389_Front.jpg

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bocabsb

    A Gretsch é da Fender, não da Gibson. A sonoridade é completamente diferente, tanto das Gibson quanto das Fenders tradicionais. Gretsch Duo Jet tem som de Gretsch Duo Jet. O custo de uma Duo Jet é bem mais baixo que o de uma ES-335.

    Se o assunto é apenas ES-335 ou LP, minha opinião já foi dada. Sou, fui, e continuo sendo LP. A minha custou 1/3 do preço de uma ES-335, e eu não trocaria ela por nada. Talvez por uma Duo Jet, hahaahahhaha

    Bog
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bocabsb

    Quanto aos modelos, eu só testei o "clássico", e mais barato de todos. Tem um modelo com ponte Bigsby, um modelo com 2 cutaways, e modelos com captadores single-coil. Nunca testei qualquer um desses, mas imagino que os com single-coils soem bem diferentes.

    bocabsb
    Veterano
    # abr/07
    · votar


    bog,


    Então, estava avaliando os preços da LP e da 335. A LP studio é quase $1000 mais barata que a 335 satin. Sem contar que os comentários sobre a studio são excelentes...

    ps. Foi mal a confusão entre a gibson e a fender, aê! Vlw.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gibson Les Paul x ES 335