Circuito Telecaster sem solda

    Autor Mensagem
    Galva5150
    Membro Novato
    # out/16


    Fala galera, tudo bem? Estou montando uma teleca e achei no ML um circuito de Tele pronto e montado com uma placa onde você só encaixa os fios, não tem solda. Link abaixo:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711833106-plate-chave-e-potncio metro-para-telecaster-_JM

    Achei bem legal, mas tenho uma dúvida: Essa placa não "suja" o circuito? Ou seja, como não é soldado direto no pot não pode interferir na qualidade do som? Alguma restrição a esse tipo de circuito?

    Meu primeiro tópico aqui como integrante do forum, então me deem um toque se a dúvida for tosca kkk

    Valeu!

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Galva5150
    amigo, tendo em vista que a gibson esta aderindo a esse tipo de ligação, a malagoli também dispõe de produtos pra essa ligação, acredito que se houver alteração no timbre, ela seja minima
    talvez a praticidade compense alguma diferença que a ligação causa no timbre
    claro que vai depender se voce é um cara que enjoa facil de captadores e troca sempre
    não é o meu caso, mas..

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Galva5150

    Cara, nao conheço esse sistema, mas quando a Gibson lançou o circuito em placa, muita gente reclamou...

    Acho q o problema está na dificuldade em fazer manutenção ou customizações usando esta placa....

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Luis A.
    mas o da gibson é bem fechado mesmo, você precisa comprar o captador que tem o plug que encaixa na placa deles (apple fazendo escola)
    já esse ai que o cara mandou o modelo e o da malagoli, qualquer captador pode ser usado

    Luis A.
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    The Man Who Sold The World

    Saquei, acho q o pessoal fica na duvida é quanto as possibilidade ou facilidade de se fazer ligações customizadas ou incomuns com esse sistema....

    JJJ
    Veterano
    # out/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Cara, bem pertinente o seu tópico.

    Eu montei uma guitarra com umas partes Gibson e fiquei com isso na cabeça quando liguei o switch e mais uns cabinhos numa forma "encaixada" (sem solda).

    Eu sou engenheiro eletricista, embora nunca tenha exercido a profissão. Mas com o (pouco) que lembro e com o que sei de orelhada, acredito que uma conexão soldada (se for BEM soldada!) deve ser mais confiável do que uma conexão de encaixe... Principalmente em se tratando de correntes tão pequenas como as que circulam numa guitarra! Com correntes pequenas, qualquer resistenciazinha, por menor que seja, pode acabar comprometendo o sinal.

    Pegue como exemplo o plug do cabo (afinal de contas, ele é encaixado). E dá defeito, de vez em quando, não dá? Mau contato e tal. Quantas vezes tive ruído com o encaixe do cabo no jack...

    Alguns dirão: "só dá defeito quando o cabo é ruim!" ou "o cabo você tira e bota toda hora, é diferente!"... OK, são argumentos. Mas eu ainda prefiro um componente BEM soldado... hehehe

    Mas tem um detalhe: essa dai não é só encaixada, né? Tem uns parafusos pra apertar... Acho que melhora um pouco a situação (mas ainda assim, prefiro a solda!).

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    JJJ
    Mas tem um detalhe: essa dai não é só encaixada, né? Tem uns parafusos pra apertar... Acho que melhora um pouco a situação (mas ainda assim, prefiro a solda!).

    Eu também prefiro a solda, embora já me disseram que o melhor contato elétrico que existe é o mecânico. Porém, como a corrente que circula é na escala de milivolts, qualquer falha ou resistência, por menor que seja, pode por tudo a perder.

    Galva5150
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Galva5150

    The Man Who Sold The World
    Saquei, acho q o pessoal fica na duvida é quanto as possibilidade ou facilidade de se fazer ligações customizadas ou incomuns com esse sistema....


    Cara, não tinha pensado também na dificuldade caso queira customizar, trocar o tipo de cap, etc. Acho que se for trocar Single por Single, por exemplo, não tem erro, mas se for colocar Humbucker aí já precisa trocar o pot e começa o problema, eu acho...

    Além de tudo isso, tem o preço né, se comprar separado sai mais barato. Enfim, vou pensar com mais calma... mas acho que vou optar pela boa e velha solda \m/

    thiago stteffen
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Uso esse tipo de conexão em equipamentos industriais e nunca tive problemas. Depende apenas de conectar direitinho, deixar tudo bem firme parafusado.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/16 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    JJJ

    Para não ficar preso a placa caso queira trocar os pots, trocar single por hum e tal, será que não daria pra usar alguns conectores usado em modelismo tipo padrão futaba ou até mesmo um plug mini banana/bullet também de modelismo? Tem uns bananinha de 3mm. Fica abaixo duas fotos do que estou falando:

    Conector bullet

    Conector Futaba

    JJJ
    Veterano
    # out/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    LeandroP

    É porque a solda em si pode oferecer alguma resistência (meio firula demais pro meu gosto, mas...). Claro que estamos falando de uma solda "boa". Solda fria ou vagabunda, é melhor prender com parafuso mesmo, sem dúvida!

    Mas, na verdade, eu prefiro solda+mecânico...
    Explico: sempre que possível, quando vou soldar alguma coisa, eu "prendo" o cabo mecanicamente e depois soldo. O melhor dos mundos (e ainda ajuda na hora de soldar, pra porra do cabo não ficar escapando do lugar... hehehe).

    Iversonfr

    Eu já fiz algo assim (deve ter um tópico meu perdido por aí sobre uma Strato que eu mudava o escudo - SSS. HSH, HH - e era tudo com conectores, pra não ter que ficar soldando e dessoldando).

    Galva5150
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Tava pensando aqui, acho que é preciso saber a qualidade dos outros componentes do kit também, porque uma solda boa num pot muito vagabundo não adiantar nada né...

    JJJ
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Galva5150

    E o pior: se o pot der defeito, pra trocar é muito mais complicado do que numa ligação tradicional...

    LeandroP
    Moderador
    # out/16
    · votar


    JJJ

    Eu também faço isso. Quando percebo que está firme, aí eu soldo.

    Galva5150
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Decidido, vou de solda mesmo. Old school \m/

    Valeu pela ajuda galera!

    Abs

    rafael_cpu
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Eu não manjo nada de eletrônica, mas gostei da facilidade do plug and play.

    JJJ
    E o pior: se o pot der defeito, pra trocar é muito mais complicado do que numa ligação tradicional...

    Realmente :(

    T+

    Ismah
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Meus 5 centavos:

    Encaixe é rápido para experimentos, se der pau (E PODE) por causa de transporte, na hora do pega pra capar, pode ser que não tenha ferramental para realizar o concerto. Aí...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Circuito Telecaster sem solda