Quantas escalas existem?

Autor Mensagem
Luis A.
Membro Novato
# out/16
· votar


mateusstarling
LeandroP

Bacana msm no blues é sustentar um bend entre as duas terças, essa notinha "desafinada" é puro blues hehe!!!!

mateusstarling
Veterano
# out/16
· votar


Luis A. No caso :
G7 - escala C eolio
O C eólio vai ficar faltando a terça maior do G7, que é basicamente a nota mais importante do acorde, portante, a melhor opção seria pega esta nota Bb do C eolio e subir ela 1/2 tom, então vai virar Cm harmônica, que é exatamente o modo mixo b9, b13, muito explorado pelo Santana no rock.
É importante salientar, que a resolução no acorde maior, o uso primario é do mixolidio, o mixo b9,b13 que citei aponta para a resolução em um acorde menor. Saliento também que é uma regra que é muito quebrada exatamente para criar algum tipo de surpresa na resolução.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


mateusstarling
neste sentido fica bem claro para mim que é um efeito blues, fora do contexto de tensão #9

Seria uma questão de estilo, no caso?

A escala semi tom-tom é a escala diminuta tocada meio tom acima da tonica do dominante. Prefiro o nome dom-dim (dominante diminuta) pois fica claro que a aplicação dela é sobre um acorde dominante.
A escala alterada é uma enarmonia, pois literalmente ela é chamada super locria e aplicada sobre o acorde m7b5
Super locria = 1 b2 b3 b4 b5 b6 b7
A b3 vira #9, a b4 vira 3, a b5 vira #4 (ou #11)



Perfeito! Valeu, man!!!

Por ser aplicada num acorde m7b5 então eu poderia utilizar sobre o dominante, uma terça abaixo? Tipo um B (superlócrio) sobre o G7(9), certo?

mateusstarling
Veterano
# out/16
· votar


LeandroP No blues é b3, sobre um acorde dominante dentro de outros contexto seria um #9, a não ser que vc queira dar a intenção pentatonica (bluesy sound). Apenas meu ponto de vista.
Sobre o G7 com a tensão 9 vc teria que, a principio usar um dos modos que tenha tensão nove tal como o mixo, mixo b13 ou tons inteiros.
A super locria ou alterada é sempre a menor melodica meio tom acima da tonica do dominante, para o G7(alt) usar Ab menor melodica.
.
.
.
Fico feliz que o assunto tenha rendido com bons argumentos.
Obrigado a todos.

Luis A.
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis A.
· votar


mateusstarling

Sim!!! Vai faltar a terça!! É Cm harmônica!!! Obrigado!!! E no D# pode ser maior harmônica tmb, se nao me engano, tendo assim duas "terças" de sol....

Mas issó é apenas uma forma de olhar, q em algumas situações, para ajudar no raciocínio,... ate por uma questão de shapes..... eu adoto ....
Isso está mais para uma "cola" de estudante em prova, do q para entender as regras rsrsrsr

Eu q agradeço!!! Seus videos são muito muito bons!É um prazer trocar ideia com um cara do seu nível q tem disposição pra ajudar as pessoas.

mateusstarling
Veterano
# out/16
· votar


Luis A. Eu que agradeço. O cifraclub é uma plataforma que continua resistindo dentro do padrão Forum, que é muito bacana. Estou sempre por aqui, as vezes passos umas semanas sem entrar, mas quando posto algo fico ligado para ver se rola algum diálogo, nem sempre rola interesse, rs....
Hoje estarei viajando e ficando uns dias fora, então, vai ser difícil entrar aqui, mas logo estou na área novamente.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quantas escalas existem?