10 Timbres difertentes em uma Strato?

    Autor Mensagem
    paulocesarsj
    Membro Novato
    # jul/16


    Pessoal eu sou bem curioso e esses dias descobri sobre as modificações no circuito da guitarra, para conseguir timbres diferentes que uma configuração normal não fornece, como por exemplo o blend pra ligar o cap do braço com o da ponte usando um knob de tone.

    Li que se ligarmos 2 singles em série você consegue simular um som de humbucker, li também sobre instar chaves no circuito para ativar e desativar determinadas configurações, sobre uso de componentes diferentes para mudar o timbre como potenciômetros, capacitadores e etc.

    Ai fiquei pesando:
    Em uma Strato com configurações padrão (3 SIngles, 1 Volume, 2 Tones e chave seletora de 5 posições), pode fornecer 10 opções de timbre se colocarmos uma chave on/off em todas as posições da chave seletora, tipo assim:

    Posição 1 como a chave em off
    Posição 1 com a chave em on

    Posição 2 como a chave em off
    Posição 2 com a chave em on

    Posição 3 como a chave em off
    Posição 3 com a chave em on

    Posição 4 como a chave em off
    Posição 4 com a chave em on

    Posição 5 como a chave em off
    Posição 5 com a chave em on

    Assim conseguiríamos 10 opções de timbres diferentes, procede?
    Exemplo:

    Esquema com 7 sons de singles e 3 de humbucker...

    Posição 1 chave off - Braço (som de Single)
    Posição 1 chave on - Braço+Meio em série (som de Humbucker)

    Posição 2 chave off - Braço+Meio (som de Single)
    Posição 2 chave on - Braço+Ponte (som de Single)

    Posição 3 chave off - Meio (som de Single)
    Posição 3 chave on - Ponte+Meio+Braço (som de Single)

    Posição 4 chave off - Ponte+Meio (som de Single)
    Posição 4 chave on - Ponte+Braço série (som de Humbucker)

    Posição 5 chave off - Ponte (som de Single)
    Posição 5 chave on - Ponte+Meio em série (som de Humbucker)

    Eu procurei mais não achei um esquema igual então, vocês que entendem mais que eu, será que isso é possível?
    Se sim como que ficaria o esquema dessas ligações?

    Delson
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Isso sem falar naqueles botõezinhos, o volume e o tone.

    ALF is back
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj
    Nao entendo mto dessas paradas, mas sei que o LeandroP fez umas mods na strato dele e podera ajudar!

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj
    Cara, eu fiz algo semelhante numa guitarra que eu montei. A diferença é que ela é HSH. Consegui 13 posições / timbres da seguinte forma:

    - switch de 5 posições
    - um mini-switch que faz o split dos humbuckers quando ativado
    - um pot push-pull que ativa o captador da ponte em todas posições.

    Em resumo: 5 posições em "modo humbucker", + 4 posições em "modo splitado", + 4 posições usando o captador da ponte sempre ligado (HH ligados sem split; HH ligados com split; HSH ligados sem split, HSH ligados com split).

    Porém digo que o lance de usar três captadores juntos não fez lá grande diferença... A configuração braço+ponte no entanto ficou até legalzinho, mas não achei imprescindível (talvez por isso pouquissimas guitarras venham com isso de fábrica).

    Minha "inspiração" foi a PRS 513 ("5 captadores, 13 sonoridades"). Apesar que no caso deles é um pouquinho diferente, mas por ser PRS deve ser deveras espetacular!

    6Strings
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Tenho dúvida (de verdade) se tantas opções assim têm utilidade prática no dia a dia.
    Tenho uma estrato H-S-S e para mim as 5 posições "padrão" são mais que sificiente para todos os sons que toco.

    boblau
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    marcelosz

    Eu tenho uma 513 que eu modifiquei.

    Na realidade ela não tem humbuckers, ela tem 5 singles independentes.
    Originalmente ela não tem posição onde funcionam captadores ponte e braço e nem os três juntos. É como uma strato com um switch de 5 posições e vc pode somente, com o switch de 3 posições, ligar mais um captador na ponte e no braço, e diminuir o ganho dos captadores da ponte e do braço.

    Eu fiz uma mod nela, autorizada pela PRS e instalei dois push-pull nos pots de volume e tonalidade.

    Com isso ela ficou com 31 combinações diferentes de timbres, sem tirar a originalidade dela. Ficou muito interessante. Tem timbres muito bonitos. O João Cassias, que me viu tocando com ela, definiu a guitarra como uma Stratosmith....

    Dá para usar todos? Acho que não, mas é muito bom saber que eles estão ali "guardados".

    paulocesarsj

    a guitarra de linha da Fender que tem algo parecido com a sua idéia e fica muito bom é a Custom Shop David Gilmour. Ela tem um switch que liga permanentemente o captador do braço. Com isso ela fica com 7 timbres, sem mexer muito com os timbres dos singles.

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16 · Editado por: marcelosz
    · votar


    boblau
    Com isso ela ficou com 31 combinações diferentes de timbres
    Wow!!!! Então ela virou uma PRS 531... Espetacular!

    Tem vídeo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    6Strings
    Tenho dúvida (de verdade) se tantas opções assim têm utilidade prática no dia a dia.
    Tenho uma estrato H-S-S e para mim as 5 posições "padrão" são mais que sificiente para todos os sons que toco

    Concordo plenamente...
    Ao vivo, o cara vai tocar ou vai operar botões?
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16
    · votar


    6Strings
    Mauricio Luiz Bertola

    "Tenho dúvida (de verdade) se tantas opções assim têm utilidade prática no dia a dia."

    Concordo plenamente (2).

    Minha guitarra de principal uso ao vivo, devido a versatilidade, era uma Fender Strato HSS, chave 5 posições.

    Principalmente por conta de pedais e efeitos, praticamente só usava Cap braço, Cap Ponte.

    Calime
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Já tive uma Ibanez Les Paul da década de 80 HHH que tinha 37 combinações diferentes dos caps, e eu só usava 4 no máx (já peguei assim. Infelizmente essa guitarra não está mais comigo, já passei pra frente a muito tempo atrás)

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj

    Eu tenho interesse em colocar o esquema do Jimmy Page na minha guitarra, apenas não o fiz ainda por uma questão de custo... Montar uma elétrica de qualidade fica muito caro aqui, enquanto eu posso comprar um kit pronto de qualidade nos USA pos 50 dólares... Vou aguardar um tempo e tentar comprar fora...

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Luis A.
    O esquema do Jimmy Page que você diz é aquele de usar o push pull?

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    marcelosz

    4 push-pulls com opções de split, fora de fase, e os dois hums em paralelo... mas no meu caso nao é strato...

    paulocesarsj
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Eu também concordo que muitos desses vários timbres não vão ser usados, mais sou a favor de testar e ver se te agrada, quem sabe algum desses timbres você não adota?

    Eu fiz um blend usando o tone pra ligar o cap do braço ou da ponte, ai consigo combinar braço+ponte, braço+ponte+meio, eu gostei bastante da braço mais ponte, com a chave na 5 posição na hora de fazer uma base uma giradinha no knob pro 5 ou 6 ja deixa um grave legal no som.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    paulocesarsj

    Cara, é muito trabalho, fios, soldas que podem dar errado, espaço apertado pra toda parafernalha de chaves, etc, que certamente você não vai usar. Eu entendo que você pode querer experimentar, e até aí não vejo mal nenhum nisso. No entanto, como disse o Mauricio Luiz Bertola: Ao vivo, o cara vai tocar ou vai operar botões?

    Hoje na minha strato eu tenho a seguinte configuração:

    H - S - H

    A chave de 5 posições trabalha normalmente, como segue:

    1 = ponte
    2 = ponte + meio
    3 = meio
    4 = braço + meio
    5 = braço.

    Tenho um potenciômetro de volume e tone global, ou seja, serve pra qualquer posição da chave (qualquer captador).

    O lugar aonde seria o outro potenciômetro de de tonalidade eu coloquei um potenciômetro que tem a função ligar/desligar. A ideia é quando eu giro o potenciômetro ele dá um clique e que ativa o cancelamento de uma bobina do humbucker da ponte. Só que ele faz isso de forma gradual, conforme eu giro o potenciômetro. Seria como se ele abaixasse o volume de uma das bobinas e no final, sem volume nenhum, o meu humbucker está totalmente splitado. É interessante este tipo de ligação, porque o meu humbucker pode funcionar com uma bobina e 1/2, uma bobina e 3/4, uma bobina e 1/4.

    No potenciômetro de tonalidade eu optei por um push-pull, onde ele ativa humbucker do braço, fazendo um blender.

    Com essa ligação eu posso combinar todos os meus captadores se eu quiser. Por exemplo, se eu posicionar a chave na posição 2, eu tenho o humbucker da ponte mais o single do meio, e ativando o push pull eu coloco também o humbucker do braço na jogada. E de quebra eu posso splitar (se quiser) o humbucker da ponte.

    Isso me dá menos opções de timbres, mas eu utilizo todas elas. A fiação é limpa, não dá tanto trabalho pra fazer. No fim das contas eu não mudei o aspecto físico da strato. Só alterei a eletrônica dela.

    Já fiz este tipo de experiência que você quer e não aguentei uma semana. O escudo parecia um painel de avião com 3 chaves on/off com coisas que eu não encontrei utilidade.

    Caso queira saber, o potenciômetro que tem o clique (liga/desliga) pode ter qualquer valor de resistência. Não precisa ser de 250k ou 500k. A ideia dele é justamente jogar para o aterramento uma das bobinas do humbucker, gradualmente (ou não, se eu girar até o fim de uma vez). Gosto dessa combinação somada com o single do meio (chave na posição #2).

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP
    Seria possível passar o esquema elétrico?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    sandroguiraldo

    Cara, eu não tenho o esquema pronto. Fiz de cabeça mesmo.

    Mas eu vou desenhar e postar ;)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP
    O grande Ritchie Blackmore, que dispensa maiores comentários, usa suas Stratos apenas com uma chave de 3 posições, e o capt do meio não funciona...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Pois é, ele simplificou as coisas aí. Se bem que, eu não abro mão do single do meio. Gosto do timbre. Se eu não estou enganado, nem o captador do meio tem instalado na guitarra dele. Tem apenas o recorte do single e nada mais.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP
    Exatamente.
    Na verdade estou me referindo a um cara que é um ícone da guitarra, um dos maiores, guitarrista e compositor; e é isso que interessa... Ele não precisa de montes de botões para fazer música boa...
    Abç

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Na boa, eu tenho 6 posições na minha LP (split/push-pull), o que com os tones independentes dá uma carrada de timbres diferentes, e acho demais: a maioria deles nunca usei.

    5 é mais que suficiente, na minha visão (é o que eu na prática uso na minha LP).

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Se bem que teve uma fase que ele utilizava captação midi. Não sei se ele ainda utiliza.

    Felipe Stathopoulos

    Cara, eu pensei em fazer isso na minha Les Paul, mas depois dispensei °,°
    As 3 opções são mais do que suficientes pra mim.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    "LeandroP"

    "Cara, eu pensei em fazer isso na minha Les Paul, mas depois dispensei °,°
    As 3 opções são mais do que suficientes pra mim."


    Então brother, quando comprei nem sabia pra que servia, mas vc sabe que acabei usando pra caramba os splits? Hoje não passo sem...

    O do humbucker do braço uso splitado pra simular o som clean de strato tipo a do Edgard Scandurra em "Núcleo Base". E os dois juntos (splitados) uso para simular violão acústico.

    Na hora do aperto ajuda pacaray...

    Mas de fato, acabo usando apenas 5 posições e, como não curto mexer nos tones dos caps (deixo tudo "aberto"), fico apenas com estas.

    Abç.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Felipe Stathopoulos

    É legal splitar o humbucker. Na strato eu costumo utilizar o split quando quero deixar a minha guitarra um pouco mais pra trás da banda, com uma levada mais ritmada. Se eu fizer isso com o humbucker fica muito na frente. Já com a Les Paul eu controlo isso legal no volume. A dinâmica toda nas duas guitarras é diferente pra mim. Ainda não tive o estímulo necessário pra fazer a mesma coisa na Les Paul. Provavelmente farei isso (push-pull) quando precisar de reparos nos potenciômetros (reparo = jogar fora e comprar um novo rsrsrs).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    LeandroP
    Ainda usa sim...
    Abç

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Pó de crê!
    https://youtu.be/ubm0i-0iwtU?t=3m2s

    LeandroP
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    sandroguiraldo

    Ainda tô te devendo o esquema elétrico.

    Veja o esquemático pra splitar um humbucker gradualmente através de um potenciômetro:

    http://cdo.seymourduncan.com/blog/wp-content/uploads/Spin-A-Split.gif

    EDIT: Note que os dois fios do humbucker que normalmente são soldados juntos estão ligados na entrada do potenciômetro, e da saída do potenciômetro vai direto pro aterramento. É isso que a chave liga/desliga ou um push-pull faz, só que não de uma forma gradual.

    Caike_bend
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Na minha fender, eu tinha o esquema que o David Gilmour usa. Eu conseguia ligar os 3 captadores de uma vez, e ponte + braço. Mas eu nunca usava, sempre ficava na ponte/braço, dai acabei tirando

    JJJ
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Esse esquema abaixo (blend do neck + pot TBX) que eu fiz é relativamente simples e dá um monte de opções (não contei, mas dá um monte... rs):



    paulocesarsj
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Bem interessante a discução, e é isso mesmo você acaba usando bem sempre as mesmas, to com +- um mês com o blend, braço+ponte e to usando bem a posição Braço+Ponte e as intermediarias 4(ponte/meio) e 2(Braço/meio), eu já usava bem as posições 4, 2 ai fiz o blend e acabei gostando. Essas pra mim esta bom, acredito que mais que isso não utilizaria

    O blend que eu fiz pra quem quiser o esquema:
    http://blog.santoangelo.com.br/tunando-sua-stratocaster-de-maneira-dif erente/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 10 Timbres difertentes em uma Strato?