Gear para começar a tocar: uma alternativa

    Autor Mensagem
    Grimc
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Grimc


    Saudações advindas da Ordem da Grande Capivara

    Tio Grimc aqui decidiu voltar depois de anos de hiato em participações nesse glorioso fórum que frequento desde meus dias de piá. Dessa vez para dissertar um pouco sobre aquisição de equipamentos para começar a tocar em 2016.

    Desde os primórdios da história, quando se pergunta o que se precisa pra começar a tocar, a resposta sempre é "ah vei, uma guita e um ampli daora pa fazê um som sacow?". Sim, de fato, não tem erro: se você comprar uma guitarra e um ampli, principalmente hoje em dia que existem amplificadores acessíveis que já tem até uns efeitos para brincar, você vai poder começar seus estudos tranquilamente. Porém, eventualmente você vai se sentir inevitávelmente limitado por uma coisa: você não tem uma banda acompanhando você. Nessa hora existem alternativas: você pode ir atrás de uma banda, e aí seu pequeno amplificador de estudo pode não servir mais, mas a gente sempre se vira (tem ampli no estúdio de ensaio, tem ampli na casa de shows, whatever). Ou, se você for um cara tímido, socialmente ansioso, ou que não gosta de bares/shows/etc, você vai querer começar a brincar com gravações. Tocar em casa, quem sabe gravar uns vídeos pro youtube que são tão populares hoje em dia. Nessa situação, seu ampli de estudo também não vai servir, pois você não vai ter equipamento básico de gravação como uma interface de audio ou um microfone USB, por exemplo.

    Por conta disso, deixo aqui uma sugestão. Ao começar a tocar, talvez você ache interessante, ao invés de adquirir um amplificador, começar com uma guitarra um pouco mais legal, e adquirir uma interface de áudio. Elas não são muito caras, tem uns modelos de 300 temers, por aí. Além disso, um bom fone de ouvido, que com uns 200 reais ou menos você já consegue.

    Vantagens: Você vai poder baixar uma backing track, customizar seu som num Amplitube da vida e tocar por cima por horas. Vai poder gravar. Vai poder acompanhar suas video-aulas. Vai poder tocar às 3 da manhã sem incomodar os vizinhos. Tendo uma câmera legal e manjando de edição, vai poder gravar vídeos para o youtube (quando se sentir confiante o bastante para isso). Enfim, vai poder se divertir muito.

    Desvantagens: Se você realmente quiser tocar com outras pessoas, formar uma banda, etc, você vai querer ter algo como um amplificador ou uma pedaleira boa. Nesse caso seu setup de quarto pode te deixar na mão. Se você tem um laptop, talvez até role de levar para o local da apresentação e mandar pro PA, mas sinceramente, laptops não são nem de perto tão confiáveis quanto equipamento de som própriamente dito. Além disso, se você quer explicitamente incomodar os vizinhos, essa alternativa também não serve. Sei lá, tem gente que realmente compra guitarra pra isso, como já dizia o Pink Floyd: "You brought a guitar to punish your ma..."

    Era isso pessoal. Só quis deixar aí uma idéia pra quem tá começando que, talvez, você ache interessante começar como um guitarrista de quarto. Então, pense bem antes de investir seu dinheiro!

    Calime
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Grimc

    Eu acho que tbm uma alternativa mto interessante, dependendo do caso, é uma pedaleira que tenha simulações pra ligar em linha e tbm seja interface. Daí o kra pode se virar ao vivo com amps ou mesa(PA), ou usar em casa no pc, para gravar. A mais "acessível' (que eu me lembre) é a Zoom G5.

    Agora, se o kra tá restrito de grana mesmo, o lance é as plaquinhas (interfaces) da Behringer e um fone mais ou menos, já dá pra brincar muito.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Grimc
    Por conta disso, deixo aqui uma sugestão. Ao começar a tocar, talvez você ache interessante, ao invés de adquirir um amplificador, começar com uma guitarra um pouco mais legal, e adquirir uma interface de áudio. Elas não são muito caras, tem uns modelos de 300 temers, por aí. Além disso, um bom fone de ouvido, que com uns 200 reais ou menos você já consegue.


    Ou ainda com uma pedalerinha (algumas com ritmos de bateria e loop) de uns 200/300 + fone ... pluga a guitarra e estuda ...

    Calime
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Fernando de almeida

    Por isso a sugestão da Zoom G5: Saída em linha, interface, simulações e efeitos, bateria, loop, o pacote é completo! acho que nesse sentido, é o melhor caminho. Pena que qse dobrou de valor.

    Ismah
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Não sei caras... Creio que tenha quem ainda queira a mãe/esposa, e vizinhos reclamando e xingando por causa do barulho... Eu toco de fones, mas acho tão broxante isso.

    Calime
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Calime
    · votar


    Ismah

    Essas experiências são algo estritamente pessoais. Pra mim, sou feliz usando meus fones em casa em 90% das vezes, e "sapecando" um pouco o volume do amp qdo ensaio ou toco ao vivo (banda de metáu). O que sinto falta é de poder em casa, ter mais tempo pra testar mais variáveis no meu timbre, em maiores volumes no meu amps...120 watts é complicado de lidar em ksa(dura pouco tempo, moro em apto, vizinhos, esposa...blablabla), e no ensaio não posso testar tanto assim tbm. Meu sonho de consumo é morar numa casa espaçosa, com um quarto com banheiro um pouco separado da casa, pra aí sim fazer meus experimentos/gravações e tocar sem preocupação com nada relacionado a isso. Tenho dois amigos que conseguiram essa façanha(um deles é o outro guitar da minha banda, o outro é dono de um estúdio profissa), e eu babo nisso, MUITO mais que em novos equipos(amps, guitarrasm etc) por exemplo.

    GPONTESFM
    Membro
    # jul/16
    · votar


    Também acho que a prioridade tem que ser uma guitarra boa, macia, que segure a afinação, pra não desanimar o estudante. Meu primeiro instrumento foi um violão tonante com um braço que parecia ter umas 8 polegadas de largura. Ganhei quando tinha nove anos de idade e me fez achar que todo instrumento de corda era desconfortável como o tonante.
    Também concordo com o uso da interface e fone para estudo e pequenas gravações. Hoje eu estudo guitarra por hobby e como trabalho, estudo, tenho filhos pequenos, etc, só consigo estudar meu instrumento depois das nove da noite, então só com fone mesmo.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    É uma alternativa legal, que ha um bom tempo atras nem era imaginada, quando comecei por exemplo....
    Comigo se eu começasse hoje eu iria de amp, porque eu comprei tudo para entrar numa banda. Levar notebook pra apresentação eu desconsidero, vários lugares onde toquei o PA era um amp desses de anunciar promoção em açougue. Fora os riscos e imprevistos. Hoje se eu fosse tocar pegaria um drive e no máximo um chorus, dos mais baratos, pra caso aconteça alguma coisa não ter prejuízos.
    Imagino que quem estiver começando agora a tocar, vai primeiro se apresentar neste tipo de ambiente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gear para começar a tocar: uma alternativa