Guitarrista do Elvis, Scotty Moore faleceu

    Autor Mensagem
    vintagentleman
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: vintagentleman


    Pois é galera. 2016 segue como um ano dos mais fatídicos para o mundo da guitarra.

    Mestre Moore era um ícone do instrumento. Responsável por boa parte do sucesso do rei com seu feeling e bom gosto inconfundíveis. 29° guitarrista do ranking de todos os tempos da Rolling Stone, influenciou gente do quilate do Keith Richards e John Lennon.

    Scotty Moore

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/16 · Editado por: vintagentleman
    · votar




    vintagentleman
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Se fosse um grande fritador, o pessoal do fórum se importaria...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/16 · Editado por: BrotherCrow
    · votar


    Na verdade eu não tinha comentado ainda porque o FCC bugou, todos os posts estão aparecendo como dez/69, e o meu comentário não saiu. Se estivesse aparecendo dez/68, eu acharia que é uma referência ao Comeback Special, em homenagem póstuma ao Scotty hehe.

    Cara. Scotty Moore. É um dos caras que realmente me fizeram querer pegar uma guitarra. Vi pela primeira vez num VHS daquele pocket show acústico do Comeback Special. Me lembro do Elvis no centro de tudo... alguma coisa de percussão cagando com os arranjos... e umas passagens de guitarra muito legais. Muito tempo depois fui descobrir quem era. Absolutamente essencial, vai fazer muita falta.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    R.I.P
    Uma grande referência...

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Eu ouvia muito ele e chuck berry quando comecei a tocar uns 20 anos atras....

    Foi uma grande referencia pra mim....

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Bah.... Menos um dos nossos :'(

    JJJ
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    RIP

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    vintagentleman

    Elvis trabalhou, basicamente, com dois grandes guitarristas: Scotty Moore e James Burton.

    Já percebi em fóruns e sites sobre Elvis que mesmo entre os fãs a briga do guitarrista "favorito", entre os dois, é acirrada.

    Mas a escola de ambos é parecida e é a escola que Elvis curtia.

    Aquele "picking style" do Scooty Moore, oriundo do Country Alabama....era foda!

    descanse em paz!

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig

    Isso. O Burton tem um estilo mais bluesy, sendo o exemplo a Steamroller Blues...

    Essa galera é insubstituível. Expoentes de uma era magnífica da música.

    O Rock está morrendo mesmo. Literalmente...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    James Burton também era muito bom. Chegou a tocar com o "outro" Elvis (Costello) na época do King of America. Mas Scotty era insubstituível.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vintagentleman
    BrotherCrow

    Antes que a galera venha me crucificar (como de costume), quero deixar claro que o que vou dizer, abaixo, não é uma comparação, melhor ou pior, é apenas a descrição de uma outra época:

    Estes caras, Scotty Moore, James Burton e tantos outros desta época, possuíam uma guitarra querida, um ampli querido, alguma técnica e muitos sonhos.

    Os caras tocavam bem, tinham técnica, mas era diferente... ninguém estudava 12 hs por dia. Os caras tinham vida normal (de músico boêmio), tomavam uns porres, saiam com umas vagabas, arrumavam umas brigas e tocavam guitarra.

    Era uma época romântica... Pouco equipo, pouca falação e muita vivência a ser expressada no instrumento.

    “Todo mundo queria ser Elvis Presley. Eu queria ser Scotty Moore” - Keith Richards

    vintagentleman
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig

    Eles tinham horrores de criatividade, isso sim. Faziam tudo "no braço"...

    Excepcional música fluía sem grandes recursos materiais.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/16
    · votar


    Lelo Mig
    Cara, esse segmento do Comeback Special é um exemplo disso. Parecia mesmo um bando de amigos fazendo uma jam de churrasco. Ninguém tinha uma alça pra emprestar pro Elvis, a percussão era improvisada, nada de preocupação em tudo soar perfeito... os caras jogavam conversa fora no palco como se a plateia nem estivesse lá! Impensável pra hoje em dia.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/16
    · votar


    Ultima vez que Scooty tocou com Elvis, para o especial da NBC, revivendo parte da clássica formação da banda com DJ Fontana nas baquetas.



    vintagentleman
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Lelo Mig

    O timbre perfeito. Não teria havido Keith Richards e Brian Setzer sem Scotty Moore. Um baita legado guitarristico.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    George Harrison tmb fez bem o dever de casa...



    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16
    · votar


    Luis A.

    George Harrison... pensem num guitarrista subestimado??

    vintagentleman
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Outro subestimado...



    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Pô pessoal... George Harrison não é subestimado não! Claro que no contexto dos Beatles ele ficava meio apagado (mesmo assim aparecia bem mais que o Ringo e é o Beatle favorito de muita gente). Ele cantou e compôs várias músicas que aparecem em qualquer coletânea da banda (Something, Here Comes The Sun, While My Guitar Gently Weeps...). Aí foi o primeiro Beatle a dar certo em carreira solo. E quando ele morreu foi uma comoção mundial gigantesca.

    O Brian Setzer é outro. Pô, ele é o bandleader, os Stray Cats fizeram um sucesso considerável, o cara ganhou Grammy, apareceu na trilha sonora do Máskara. Carregou o rockabilly revival praticamente nas costas!

    Ambos apareceram nos Simpsons! Subestimados onde?

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    O artista Harrison teve fama com o público e tinha carisma.

    Mas, o guitarrista Harrison, quase nunca é citado, e quando citam em geral é prá falar mal.

    vintagentleman
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    BrotherCrow

    No BR ambos são muito subestimados. Até um tanto desconhecidos, o mesmo se pode dizer do Scotty Moore.
    Aqui guitarrista bão é só o Islachi...
    Tem esses de banda evangélica também, né?
    Esses são os caras...
    Falar dos meus preferidos é o mesmo que falar de aliens. Neil Young, Stephen Stills, Steve Rothery, Porl Thompson, Arlen Roth, Julian Coryell... tudo alien.

    Luis A.
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Lelo Mig

    Po cara, tmb nao penso q é assim... So vejo pessoas criticando bealtes quando nao conhecem bem o trabalho da anda, o contexto historico, o legado, etc... e geralmente quem critica sao músicos bastante limitados... quando ouvem "Revolurion 9" tomam um susto....

    O fato é q todos musicos da banda eram extremamente inovadores, e é muito mais difícil inovar do q ser bom tecnicamente. Mas eles tmb eram bons tecnicamente, e usavam a técnica na medida certa.

    Harrison, na minha opiniao tem o dom de encaixar o solo certo de acordo com oq a musica pede,e se vira muito bem em qualquer estilo.

    Por acaso ontem mais uma vez eu me surpreendi com ele, achei um video de 84 na australia onde Harrison toca com Deep Purple!!!! Esse encontro, eu nao sabia q havia ocorrido, ótima surpresa!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarrista do Elvis, Scotty Moore faleceu