Autor |
Mensagem |
MarcoAPN Membro Novato |
# jun/16
Olá, pessoal. Procurei aqui no fórum, e nos tópicos que li não vi muita coisa relacionada com esse poblema: o chiado de acordo com a posição da guitarra pro AMP.
Tenho 4: Epiphone Standad Plus Top Pro (captação original) (Blindada) Epiphone Korina Explorer (Captação Seth Lover) (Blidnada) Jackson Demmelition King V (Captação EMG HZ) (Blindada) Dean Custom 750x (Captação original) (NÃO Blindada)
Com as duas epiphones, se eu ficar de lado pro AMP elas começam a chiar feito loucas, e o chiado diminui se eu usar a chave no meio (ligando os 2 captadores). De frente/costas pro AMP, tem uma posiçãozinha que o chiado ZERA. Se os 2 volumes estiverem NO MÁXIMO, o chiado até reduz (por mais estranho que pareça). Se sair do máximo, aumenta.
A Jackson já é o contrário, de frente/costas pro amp o chiado aparece (mas ainda sim muito pouco) e de lado o chiado some por completo.
A Dean nunca foi blindada pq nunca precisou, nunca chiou.
Ligando no mesmo set e em outros locais, o chiado é ZERO.
Agora vamos pra parte interessante do post: 1. Não é o set de pedais, pois ligando em outros amplificadores (mesma guitarra e mesmo set) o chiado não aparece.
2. Conclusão óbvia: é o AMP. Troquei o Fender Deluxe 112 pelo Vox AC30VR e continuou a mesma coisa, então não era o amp.
3. Próxima conclusão óbvia: rede elétrica. Porém, ligo tudo num módulo ISOLADOR ESTABILIZADO. E essa chiadeira só acontece na minha casa. Não sei se ajuda em alguma coisa, mas uso o amplificador em cima de um móvel, com mais de 1 metro de distância pro chão.
Lendo aqui no fórum, em algum lugar foi dito que poderia ser chave seletora, mas o luthier que levo disse que dificilmente seria. Alguém tem alguma noção do que pode ser e de como resolver?
|
The Man Who Sold The World Veterano |
# jun/16
· votar
MarcoAPN Próxima conclusão óbvia: rede elétrica. Porém, ligo tudo num módulo ISOLADOR ESTABILIZADO. E essa chiadeira só acontece na minha casa. se só acontece na sua casa, pode ser esse o problema, lembrando que, esse lance de estabilizador é complicado, geralmente eles mais atrapalham do que ajudam, tenta ligar direto na tomada tambem vale lembrar que se diminui um pouco o volume usando um potenciometro ruim, ele vai chiar pode ser mal contato em alguma solda/jack/cabo
|
MarcoAPN Membro Novato |
# jun/16 · Editado por: MarcoAPN
· votar
The Man Who Sold The World tenta ligar direto na tomada Não tem como... o amp é 110v e a energia da rede é 220v
pode ser mal contato em alguma solda/jack/cabo Também pensei isso, mas se eu virar meu corpo com a guitarra, tem uma posição que o chiado zero por completo. Pode ser potenciômetro isso também?
|
Felipe Stathopoulos Membro Novato |
# jun/16 · Editado por: Felipe Stathopoulos
· votar
MarcoAPN
Velho, eu tenho uma Epiphone Standard Plustop Pro com captação original sem blindagem, e já percebi que, com distorção (com o som limpo ou drive não tenho problemas), se eu ficar de frente e perto do ampli (Roland GX40 em casa e Peavey Bandit 112 no estúdio), em volume de ensaio, ela chia bagarai mesmo. E as redes, tanto a de casa quanto a do estúdio, são totalmente estabilizadas.
O chiado diminui à medida que eu saio de perto do ampli, saio da frente dele, ou diminuo o volume de saída do amplificador.
Como toco com uma Zoom G1XOn e uso o Noise Reduction da pedaleira, isso não é muito problema para mim, mas regulo o "treshold" quase sempre no limite extremo entre cortar as notas mais longas e cortar apenas o chiado nas pausas, pois normalmente toco com distorção muito pesada (e volumes da guitarra sempre "no talo").
Quando eu tocava com pedal de distorção (Boss Metal Core) o problema era beeeeem pior: eu tinha que ficar a um quilômetro do amplificador, reduzir bastante o ganho do pedal (comprometendo a distorção), e ainda assim ficar sapateando nas pausas (ou zerando o volume na guitarra), senão estourava tudo.
Cheguei até a levar o set pro meu professor: fizemos um teste lado a lado com a Gibson Studio (cap 496R/498T) dele, e deu a mesma chiadeira. De modo que concluí que o problema era a distorção que eu curto usar.
De qualquer maneira, acabei bolando um modo de montar meu set de forma que eu fique de frente para o ampli, mas meio deslocado de lado em relação aos falantes, para que o som deles não venha diretamente de frente aos captadores. Tem funcionado...
Com minha Shelter California (SSS, cap original, sem blindagem) o chiado é bem menor e eu posso diminuir bastante o treshold do ZNR (mas também ela dá muito menos som, hehe).
Abç e boa sorte.
PS: cara, em minha experiência em bandas de rock, aprendi que chiado faz parte da vida do guitarrista, e que o melhor jeito de guitarra não chiar é zerar o volume dela.
|