Da pra colocar mais casas em braço de guitarra?

    Autor Mensagem
    ronigtr
    Membro Novato
    # mai/16


    ola gente..tudo blz?? sou novo aqui no forum(na vdd faz anos q vejo) mas essa e a primeira pergunta q faço... tenho um braço antigo aki.. que de uma guitarra super-velha..mas da pra ver q a madeira e boa, porem ela so tem 21 frets... pretendo montar uma guitarra futuramente. Sera q e possivel colocar mais madeira e add mais casas??

    OBS: o headstock e muito grande e vai ser cortado, daria pra usar madeira dele mesmo??

    Buja
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    ronigtr
    Sera q e possivel colocar mais madeira e add mais casas??

    OBS: o headstock e muito grande e vai ser cortado, daria pra usar madeira dele mesmo??


    Colocar mais madeira no braço é praticamento impossivel. Vai ficar emendas, ponto fraco. Nao compensa mesmo.

    Alem disso, jogar a escala pra rente, ocupando um pouco do headstock, pode ser menos diicil. Mas tambem nao é procedimento simples. Teria que refazer outra escala, abaular de novo, recalcular posicao de todos os trastes, recolocar outros trastes, nivelar todos, e refazer um pedaço do head.

    Outra coisa. Como o braço é velho, tem que veriicar se ela nao esta torcido. braco torcido é lixo mesmo. Nao tem conserto. Braco muito velho, de guitarras antigas baratinhas, nao tinham tensor. Braco sem tensor, é perda de tempo. Se ja tiver empenado, só vai servir de cabo de enxada.

    Se tiver tensor, tem que ser se o tamanho da escala que voce quer vai ser atuado todo pelo tensor. Se nao for, tambem nao adianta. Vai trastejar uma hora ou outra.


    Resumo pra nao desanimar (desculpe se ja te desanimei): Compre um braço novo com a quantidade de trastes que deseja, e peça pra um luthier recalcular a posicao correta da ponte, senao a guitarra nao afina as oitavas direito.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ronigtr

    Amigo, as casas não são aleatórias, nem estéticas... são uma divisão matemática, estão na posição certa para a nota certa.

    Então, não é recomendável fazer uma divisão nova, numa escala existente. Você teria de aumenta-la (e vai ficar uma merda) porque além de ser bastante complicado e não recomendado dará muito mais trabalho e custo do que comprar uma escala/braço novo.

    Este tipo de aproveitamento, que aparentemente você quer fazer, é uma gambiarra totalmente desnecessária.

    ronigtr
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Entendido...kkkkk
    Ele tem tensor e ao meu ver parece estar em bom estadoestado...vcs já viram muitas guitarras de 21 trastes??
    Sla..n conheço nenhuma..kkkkkk
    Muito obrigado

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Buja
    Como o braço é velho, tem que veriicar se ela nao esta torcido. braco torcido é lixo mesmo. Nao tem conserto.

    Favor doar todos os que tiverem para mim, tenho várias enxadas precisando de cabo...! rsrs

    Zoeira a parte... Dependendo da torção, tem sim solução. Escala ou braço, ou ambos, re-plainados, "cozimento", pressão... Dá pra fazer muita coisa, funcionar é outra história. Meu luthier mostrou recentemente um trabalho onde realmente estava curvado o braço, cerca de 2 cm fora da posição, e com paciência e força (saco de areia) ele está quase no lugar de novo, coisa que dá pra tirar na retífica dos trastes, lixando o braço ou escala. Se vai ficar nessa posição é difícil saber. Ele acha que é um instrumento que deverá ser guardado contra a parede pelo resto de seus dias.

    Rafael Tune
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    vcs já viram muitas guitarras de 21 trastes?

    sim, muitas e é normal.
    uma escala com mais de 21 casas teria algum uso pratico?

    ronigtr
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Eh mais por costume..pois tenho uma strato Giannini
    Ela tem 22..e já toquei em guitarras de 24 trastes e talz..acho mais confortável de se chegar nas mais agudas..

    ronigtr
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Mas sera q da pra se aproveitar ele..pelo fato de ser velho??

    Filippo14
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    As stratos mais tradicionais tinham 21 casas. Tem gente ainda que alega que mais casas na guitarra fazem o captador mudar sua posicao em relacao as notas, alterando a sonoridade.

    Relaxa, mais casa que isso na grande maioria dos casos é besteira.

    JJJ
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: JJJ
    · votar


    Eu já fiz isso numa das primeiras guitarras que tive. Tinha espaço na escala... fui à velha Bandolim de Ouro, centro do Rio e o luthier de plantão (antigamente, as lojas mais tradicionais de música tinham um luthier "fixo") colocou o traste adicional na hora. Ficou show de bola e super baratinho. Ainda hoje tá lá, na boa!

    MAS... não é todo braço que permite espaço pra uma casa adicional (aliás são poucos os que permitem - essa guitarra em questão era uma Eko estranhíssima...).

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Teoricamente:

    1. Dá para arrancar a escala (fretboard) e substituir por uma que avance sobre o corpo;

    2. Dá para arrancar a escala e substituir por uma mais curta, mas, para isso, teria que mudar a posição da ponte;

    3. Dá para trocar o braço por um mais longo, o que também exigiria mudança na posição da ponte.

    O que as três alternativas têm em comum? A chance grande do resultado ficar uma bosta!

    Cup Noodles
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    isso nao vai dar certo jovi!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da pra colocar mais casas em braço de guitarra?