Ajuda a tirar 1 solo

    Autor Mensagem
    AzrhaellJPA
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: AzrhaellJPA


    Pessoal alguem pode me ajudar nessa parte do taping? Começa aos 0:17 segundos





    Lelo Mig
    Membro
    # mar/16
    · votar


    AzrhaellJPA

    Não entendi. Que tipo de ajuda você quer? A Tablatura?

    AzrhaellJPA
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Isso, ou falar as notas que ele toca. Tentei no ouvido mas nao ficou 100%.

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: phelpsst
    · votar


    Amigo AzrhaellJPA é uma ótima banda, só confesso que não sou exatamente fã não, mas tenho um amigo que curti muito e me mostrou ela e curti muito a postura da banda e técnica e composição impressionante, pelo que vi nesse pequeno solo não tem coisa muito difícil não, só mesmo o último lick do solo, onde se executa bem rápido e finaliza, é a parte mais difícil que identifiquei, como tenho comentado em outros tópicos parecidos,é que não sei ainda o seu nível de conhecimento e domínio do instrumento, então me perdoe se eu falar algumas besteiras aqui, mas vou tentar ajudar sem saber primeiro em que nível você está mesmo, mas pela pergunta, posso supor que você é talvez iniciante ou no máximo intermediário, me desculpe se já falei besteira, mas vamos lá, primeiramente para você conseguir tirar esse solo mesmo de ouvido só teria eu acho 2 maneiras possíveis, 1ª- você poderia tirar todo o solo sem saber nada o que o cara fez para criar isso aí e tirar todas as notas com prescrição exata de um ouvido absoluto que é raríssimo de se encontrar nessa enorme população mundial. 2ª- Você teria, assim como eu, que saber pelo menos qual base está tocando em cada trecho do solo, é assim que eu costumo tirar solos de ouvido quando não encontro uma partitura de guitar pro na internet, que seria a opção mais fácil e rápida pois nessas partituras guitar pro além de serem a maioria gratuitas, contem informações até demais da música,normalmente quando a partitura é boa, tem todos os instrumentos que ocorrem na música inteira, e 3 modos de leitura da partitura de baixo, violão e guitarra:"Cifra, tablatura, e partitura mesmo com pauta e clave, etc. fora os outros instrumentos, quando a música é muito complicada eu sempre busco uma dessas partituras no site de buscas 911tabs e acho quase de tudo, mas voltando na questão de tirar de ouvido sem ter ouvido absoluto e sem ter uma partitura, então no mínimo você tem que arrumar uma cifra para ver que base está tocando na hora desse solo ou até mesmo arriscar tirar a base de ouvido mesmo, é porque há uma grande dúvida nos guitarristas iniciantes que sonham em tirar solos, e criar solos no futuro, mas não é o solo que manda na base e sim a base que manda no solo, ou o solo será sempre criado através da base, e nunca ao contrário, muita gente pensa que vai solar bem algum dia estudando mais teoria e técnica de solo, mais pode até solar alguma coisa aí, mas não vai sair bom não, o bom guitarrista solo, o cara que fritador de solos na guitarra, solos virtuosos, e tal, estudaram primeiro muita teoria e prática de base, depois partiram, somando um com o outro, para as técnicas e escalas de solo, então sem mas enrolação, se você sabe o acorde de um compasso específico em um momento deste solo, você também conhecendo é claro as escalas e modos, você meio que nem precisará ouvir muito não, tipo ficar ouvindo um lick aí para o vídeo e tenta fazer igual, e repete milhões de vezes o procedimento, e é muito chato isso, na verdade o que ocorrerá mesmo se você souber isso ai que citei base, escalas e modos, você sem ouvir, você meio que "adivinha" e com o tempo você começa a acertar rapidinho o que pelo número de possibilidades que existiriam para executar naquele momento deste solo em cima deste acorde que você estará fixo nele, então pesquise mais sobre isso, e tente praticar que funciona sim, guitarristas muito experientes me ensinaram assim e pratiquei e funciona comigo também, no começo desanima mesmo, mas com a prática você consegue.

    Wade
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    phelpsst

    Tu tem algo contra o ponto final e o enter?

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Ah sim, me desculpe, não prestei atenção na sua real dúvida, que seria o tapping, a explicação acima continua valendo para saber as notas desse tapping, e se o problema então depois de saber as notas seria executar corretamente, então é a velha dica de sempre dos maiores guitarristas, eu também ficava com muita raiva quando me mandavam fazer isso, demorei muito começar a praticar, e isso me prejudicou muito, a questão é que para execução correta e com qualidade de qualquer parte ou técnica de um solo principalmente os mais velozes , você tem que usar o metrônomo e colocar em um andamento bem lento, e ir executando com muita paciência e se esforçando para tirar o melhor som possível de cada uma das notas do solo, mas sempre começando bem devagar, e aumentando no metrônomo mais ou menos de 20 em 20 ou de 30 em 30 bpm a mais e repetindo processo sempre buscando a melhor performance e qualidade, som limpo. claro, audível, sem sujeira ou embolação de cordas que torna o solo irreconhecível, por isso que seguindo essa dica, com o tempo é claro, você vai melhorando tanto, que nem vai ter que começar de um bpm tão baixo, talvez já poderia começar de um nível intermediário que já poderia dar um bom resultado, isso partiu de uma descoberta científica que na maioria dos músicos de anos de experiência e grande acúmulo de teorias e centenas de escalas malucas que deixam guitarristas iniciantes em estado choque, eles começam depois de anos dessa prática que citei acima, tocar solos de 7 a 10 minutos sem parar com milhares de notas por segundo e uma partitura de 200 páginas só para o solo, de forma quase que totalmente automática, é o sistema autônomo do nosso cérebro que faz isso, ele só age assim se ele por si próprio se convencer que aquilo que você fica repetindo por horas a mesma coisa todos dias ele simplesmente entende sozinho que aquela atividade ou tarefa é de uma extrema importância para a sua sobrevivência, é um extinto, e aí ele tenta meio gravar isso com muita precisão, quando acontece isso, e você volta a tentar tocar aquele solo ou música de novo tentando pensar em cada parte antes de tocar, ele meio que não permite, e toma o controle dessa função para você na hora, e simplesmente você vai notar que você nem pensa em como é aquele solo ou o que deveria fazer ou tocar, etc, simplesmente você quer tocar aquele solo e sai tudo automático sem pensar quase nada, não tão perfeito assim, mas é por aí.

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    (risos) agora tentem ler todo o meu post sem parar do começo ao fim, duvido, kkkkkkkkk, brincadeira, peço desculpas pelo post estilo hip hop sei lá ou rap, acho que é assim que os caras cantam também, (risos).

    phelpsst
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Vocês juram que acreditam mesmo se eu disser que eu não sou nerd?
    Não vou tentar essa também que vocês não vão acreditar nisso...eu tento disfarçar mas não sei como as pessoas descobrem....(risos)

    makumbator
    Moderador
    # mar/16
    · votar


    phelpsst

    Pra facilitar a leitura edite os posts longos. Insira pontos e dê espaços entre os parágrafos. Ajuda MUITO!!! Do jeito que está fica um bloco de visualização indigesta.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda a tirar 1 solo