Timbre Dolphin DGX-02

    Autor Mensagem
    williamzporto
    Veterano
    # mar/16


    Fala galera,

    Seguinte, comprei uma Dolphin DGX-02 recentemente. Uso ela com um Guitar Link e softwares Guitar Rig 4 e FL Studio com IR Pack do Metallica.

    A questão é a seguinte: Estou achando o timbre da guitarra MUITO mais fechado que o da minha antiga Shelter Nashville 300. Inclusive, nos presets com distorção, o som está bem diferente do que eu ouvia com a Shelter. Isso é normal? É normal que "só" a diferença de timbre dos captadores mude tanto assim a qualidade do som?

    Aproveitando o tópico, caso os captadores realmente sejam os culpados, colocar um set EMG 81 85 resolveria esse problema? Ou devo pensar em comprar uma outra interface USB?

    alexsatriani
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: alexsatriani
    · votar


    williamzporto
    Boa tarde.

    Deve ser normal sim. Digo isso porque tive uma experiência parecida no ano 2000 (nossa, quanto tempo). Tenho, desde aquela época, uma Jackson modelo PS4 a qual usava com um ampli vulcano GS200 e uma Zoom 2000. Neste período, fazia aulas de música e, na escola, havia um Peavy Strato bem bacana. Quando despluguei a Jackson e usei a Peavy, surpresa, sons completamente diferentes, menos saturados (óbvio) e mais estalados.
    Acho que não só os captadores são os culpados, já que são modelos completamente diferentes, as madeiras devem ser diferentes também. Enfim...

    williamzporto
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    O que realmente eu estranhei é que o som dessa guitarra está MUITO mais fechado, e parece que tem muito mais dificuldade pra ficar com a distorção que tinha antes.

    Como uso o FL Studio com o IR Pack do Metallica, antes quando usava o tom do And Justice For All, era só abrir e tocar, que o som era quase igual (claro, com um pouco de tolerância). Agora, quando abro o mesmo tom e toco, o som saí BEM diferente do que estava acostumado, parecendo mais fraco e fechado, quase como se o som do captador da ponte dessa guitarra (com o tom totalmente aberto e com o máximo de volume) fosse ainda mais grave e pesado do que usando o captador do braço da Shelter.

    Vou tentar comparar uma gravação antiga que fiz da Shelter com uma da Dolphin e postar aqui

    alexsatriani
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Desculpe a pergunta, mas algum luthier já verificou o funcionamento da guitarra em questão?

    williamzporto
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ainda não levei em nenhum Luthier. Não sou nem perto de um perito em guitarras como muito do pessoal aqui, mas acredito que a guitarra não esteja com nenhum problema.

    Fiz o upload das duas versões da parte distorcida da One, do Metallica. Ignorem os erros nas notas, é só pra mostrar o tom mesmo. Segue os links dos áudios:

    http://www.4shared.com/mp3/LoGAzhQAba/Dolphin_DGX-02-Final.html

    http://www.4shared.com/mp3/l9r_YtZGba/Shelter_Nashville_300-Final.html

    Como dá pra notar, o som da Nashville parecia muito mais potente, com uma distorção mais fiel ao tom original do Metallica, e mais aberto, escutando bem melhor do que a Dolphin, que parece muito mais fechada e... sintético... não sei como descrever.

    Isso não pode ser algum problema de sample rate do Guitar Link, né? Tive que colocar ele em 48KHz, e se não me engano, antigamente usava 44.1KHz com a Shelter. Pode ter a ver?

    alexsatriani
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Realmente os timbres são diferentes. Não quer dizer que o da Dolphin esteja ruim. Parece que você quer um ganho nos agudos e talvez um pouco nos médios também.
    Não sou a pessoa indicada para te ajudar, pois nunca usei softwares para tocar ou gravar. Quando tenho este tipo de problema, uso meu Equalizer GEQ-01 da Ladscape e consigo o timbre que quero, seja mais agudo ou mais grave.
    Mas não se preocupe, há uma galera boa nisso aqui no fórum que pode dar dicas.
    Um abraço.

    williamzporto
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Realmente os timbres são diferentes. Não quer dizer que o da Dolphin esteja ruim. Parece que você quer um ganho nos agudos e talvez um pouco nos médios também.
    Não sou a pessoa indicada para te ajudar, pois nunca usei softwares para tocar ou gravar. Quando tenho este tipo de problema, uso meu Equalizer GEQ-01 da Ladscape e consigo o timbre que quero, seja mais agudo ou mais grave.
    Mas não se preocupe, há uma galera boa nisso aqui no fórum que pode dar dicas.
    Um abraço.


    Opa, valeu pela ajuda.

    Já tentei usar o equalizador no Guitar Rig e no FL Studio, mas nos 2 casos, quando aumento os agudos e um pouco do médio, a distorção fica muito estranha, e a fidelidade dos tons em comparação com os originais do Metallica simplesmente desaparece, ficando beeem ruim.

    Será que um HH 777 resolveria o problema, ou compro um EMG 81 pra ponte (e depois um 60 pro braço) direto, pra tentar resolver DE VEZ esse problema?

    alexsatriani
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Olha eu, de novo.

    Mais uma vez vou opinar. Tente resolver o problema por outras vias. Teste outras músicas também e veja outros timbres, se ficam legais ou não. Às vezes, a melhora é tão ínfima que não vale a pena.
    De repente, você gasta essa grana destinada com os capis para outro equipamento.
    Nos últimos tempos, tenho trabalhado com o conceito de adequado. Tem que servir o som e o bolso também. kkkkk

    williamzporto
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Então, só pra postar um parecer aqui, dentre as várias coisas que fiz para testar, durante um teste com o som limpo, tentei naquelas de "ah, já tentei de tudo, mesmo se não fizer sentido, vou tentar mais isso", e baixei o volume no knob da guitarra, mantendo o tom no máximo. Resultado: O som melhorou consideravelmente, embora ainda esteja um pouco abafado pro meu gosto. O único contraponto é que, como toco no PC, o ruído agora ficou ainda maior do que já era, pq preciso aumentar a distorção no software, e nos tons limpos, o ruído aumenta consideravelmente pq aumento o input.

    É normal isso do som ficar menos abafado com o knob do volume em +ou- 70%? E quanto aos captadores dessa Dolphin DGX-02, alguém mais teve algum problema desse tipo? Vale comprar um outro captador, quem sabe até um EMG?

    marcioguita
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ola, botei um 777. na ponte de minha x11. melhorou mt

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Não entendo sua questão, guitarras diferentes, captação diferente, som diferente. Qual o erro?

    É normal isso do som ficar menos abafado com o knob do volume em +ou- 70%?
    Não deveria, pode ser problema no pot.

    williamzporto
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Não entendo sua questão, guitarras diferentes, captação diferente, som diferente. Qual o erro?

    Então, se é erro ou não é que estou tentando descobrir. O problema é que o som da Dolphin estava péssimo, seja pelo som extremamente abafado, seja pela distorção fraca. Daí a dúvida, se é "normal" ter um som tão ruim assim, ou poderia haver algum problema na captação.

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Na captação muito improvável. Talvez seja uma captação de saída mais baixa, eu passo isso na banda que trabalho:

    Gibson Joan Jett Signature Melody Maker -> saída alta
    Fender Modern Player Telecaster Plus -> saída baixa

    Isso gera um degrau de volume, ganho, e timbre enorme.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre Dolphin DGX-02