Aspirante a Guitarrista Confuso e de Meia-Idade

    Autor Mensagem
    neurocorpuz
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: neurocorpuz


    Ola camaradas, eu sou um iniciante na guitarra que há vinte anos atrás fez um ano e meio de violão, tendo tido uma guitarra Magnus e uma caixa Frahm da primeira linha da "chinelagem" nesse período. Parei por nenhum incentivo e zero de paciência e motivação, porém sempre meus olhos brilharam mais intenso e o coração bateu mais forte pelo instrumento e, agora, na casa dos quarenta anos estou retomando com uma vontade avassaladora. Porém, minhas pretensões são obter conhecimento do que estou fazendo no instrumento para me tornar um bom instrumentista. Não tenho condições financeiras fazer aulas com professor por enquanto, pois meu salário é para o meu sustento e os equipamento que comprei foram com a venda da minha coleção de LPs e CDs. Será que como autodidata consigo aprender e evoluir no instrumento e gostaria de seguir um cronograma e ter acesso aos conteúdos organizados para estudar e não ficar "atirando para tudo que é lado". Tenho por certo que quando tiver condições vou tomar aulas com um professor para aprimorar meu aprendizado. Para iniciar eu comprei um cubo Oneal OCG 200, cabos Santo Ângelo e uma Cort Viva Gold II (estava com uma Yamaha RGX 121Z que tamanho desgosto me deu que prefiro apagar da memória que essa guitarra foi minha). Não resisti e um mês depois comprei a pedaleira Element XP 90 da Digitech. A Cort Viva Gold II tem duas questões, uma que é a ponte Floyd-Rose, mas li sobre o assunto e assisti vídeos no you tube que me capacitaram bem para efetuar a troca de cordas com sucesso. A outra questão é que essa guitarra é da série coreana com o viva na 12 casa e eu comprei usada por 600,00 e tive que levar a um luthier (sujeito camarada e profissional competente com preço acessível que é meu vizinho e estou indicando para amigos e conhecidos seguidamente) para revisar pois foi preciso lixar os trastes, colocar blocos novos nos saddles (que o dono anterior fez serviço de porco e tinha colocado uns pedaços de metal recortado e até tinha palitos de dente e parafuso de janela dentro dela), colocar molas novas, desempenar e aliviar a tensão do braço, dar uma hidratada e tirar o zinabre da ponte e outras ferragens, bem como, ressoldar alguns fios na guitarra. Não aprecio muito essa questão de ficar trocando peças de guitarra e também busco ter um ou dois instrumentos bons para mim aprender e apreciar por um bom tempo. Será que é uma guitarra boa pra mim ficar uns bons anos e sem precisar estar fazendo upgrades. Ressalto que me identifiquei com a Cort não apenas por essa guitarra, mas para futuros instrumentos e entre as várias marcas e modelos de instrumentos que andei pesquisando, lendo e experimentando. Tenho em mente comprar uma guitarra Cort EVL X6 ou Cort Viva Custom como segundo instrumento e por contar com captação ativa EMG, bem como, pelo acessível valor de oferta num instrumento usado e bem cuidado que tenho visto por aí. Pergunto, a guitarra que eu tenho (dizem que o humbucker da ponte gera ruídos) e, talvez se adquirir esta outra, serão guitarras para não ficar fazendo muitos upgrades e que me suprirão por uns bons dez anos. Pedaleira e amplificador é um passo que virá com o tempo, pois acredito que estes já estão sendo bastante "areia para o meu caminhão". É isso aí e um abraço.

    boblau
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    neurocorpuz

    não achei vc muito confuso não... aliás vc já fez quase tudo.... falta estudar.

    Sem professor a coisa fica bem mais demorada. Sugiro que dê uma olhada no material do nosso colega De Ros daqui do forum. Ele é um cara legal, e pode te dar umas dicas aqui mesmo pelo fórum e o material dele é BBB. Um método com algum apoio, nem que seja à distância, reduz muito a distância para começar a sair alguma coisa. Vale muito a pena gastar um pouco de dinheiro para aprender pelo menos o básico com quem entende, depois vc compra a sua segunda guitarra....

    Quanto as suas guitarras atuais e futuras, só a sua pegada e gosto vão dizer se elas são o que vc realmente quer. Floyd e captadores ativos são características para um certo tipo de som. Claro que dá para tocar qualquer coisa, mas é uma questão de gosto. Eu particularmente não tenho e não teria nenhuma guitarra com nenhum dos dois.

    neurocorpuz
    Membro Novato
    # fev/16 · Editado por: neurocorpuz
    · votar


    Boblau
    Marcos De Ros é biscoito fino e eu não tinha pesquisado sobre o material dele, mas isso é uma dica valiosa em todos os sentidos. Pode ser que ponte flutuante seja um incômodo e desnecessário para mim mesmo e aí vai ficar sobrando aquela ponte e eu podendo me virar bem com ponte fixa. A questão da captação ativa, acho que é melhor "não dar o passo maior que a perna" e sossegar essa vontade que é forte e que vem com tudo. Olha, sempre fui heavy metal em todas as vertentes e até me consideraram headbanger ao longo dos anos, mas eu não pretendo seguir essa linha não. Com a guitarra quero novos horizontes, podendo ser rock, blues, funk, mpb e progredindo do mínimo ao máximo. Dúvidas como memorizar acordes e dificuldade de ler progressões na tablatura estão me rondando e eu tentei o tal sistema CAGED. Porém andei lendo que limita o aprendiz futuramente ao campo dos cinco acordes. Eu posso estudar até três horas diárias e comecei com exercícios cromáticos depois de uma semana minha agilidade e noção de tempo deu uma guinada total e daí fui estudar essa apostila http://guitarraparainiciantes.com.br/download-do-manual/, mas eu acredito que cada assunto aqui deve ser subdividido, aprofundado e praticado com mais exercícios. É uma série de dúvidas que me aparece mesmo. Abraço.

    Iversonfr
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    neurocorpuz

    Eu também recomendo pelo menos uns 6 meses de aula pra aprender o básico, nem que seja pra fechar um pacote pra 1 semestre. Tem coisas de posicionamento da mão esquerda, palhetada, etc que só um professor te vendo pessoalmente tocando pra corrigir. Aprender depois de já ter viciado errado é muito mais difícil. Além do baita impulso que vc conseguiria do basicão de teoria. Acho sem dúvidas que vale o investimento, ainda mais vc que parece que quer aprender pra valer agora, não comece errado achando que video de YouTube resolve.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Aspirante a Guitarrista Confuso e de Meia-Idade