Algumas dúvidas de um aspirante a virtuose

    Autor Mensagem
    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12


    Olá pessoal, sou novo no fórum, como vão?

    Se não se importam, eu gostaria de tirar algumas dúvidas com relação a alguns assuntos com a galera mais experiente, numeradas a seguir. Sei que devo estar discutindo assuntos que já tem em outros tópicos, mas qualquer ajuda é válida. Por favor, gostaria que me corrigissem se eu falar alguma besteira (aprende-se com os erros).

    Adoro heavy metal em geral, sou fã de velocidade e virtuosismo (caras como Vai, Satriani, Gilbert, Malmsteen e afins) e pretendo chegar a um nível alto o bastante pra tirar as músicas desses caras. Toco até bem pra quem só toca a mais ou menos 2 anos, tiro alguns solos, riffs, frases... mas sinto que meu conhecimento técnico e teórico é pobre. Tomo aulas com um professor e praticamente nos limitamos a pegar músicas. De vez em quando ele me dá umas dicas de teoria, mas penso que não é o suficiente e recorro ao auto-didatismo, as dúvidas que eu tenho eu tiro com ele. Porém, eu me sinto perdido com relação a teoria e técnica, não sei por onde começar. Acredito que, sem uma sólida base teórica e técnica, dificilmente serei um bom improvisador, compositor ou solista.

    Tenho enorme vontade de aprender a habilidade desses caras, quero muito me tornar um monstro no instrumento, me dedico o possível do pouco tempo da qual disponho, minha rotina escolar é muito corrida e não acho que me dedico o suficiente. Adoro guitarra e música, mas não quero fazer da música minha carreira profissional (até porque heavy metal e fritação são pior do que underground nesse país), quero somente me divertir com o instrumento, e me divertir, pra mim, é poder curti- lo do jeito que vc quer. Quero ser capaz de tirar qualquer música de qualquer artista.

    Diante disso, ficam as perguntas: Vcs tem alguma indicação que possa ajudar no meu crescimento como instrumentista? Vcs tem alguma sugestão de algo que eu possa fazer pra administrar esse tempo e tirar o máximo proveito dele?. Estou perdido.

    Desculpem qualquer incomodo, qualquer ajuda seria bastante apreciada, apesar de esses assuntos provavelmente já estarem em outros tópicos. De qualquer modo, um forte abraço a todos.

    chiock
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: chiock
    · votar


    Tomo aulas com um professor e praticamente nos limitamos a pegar músicas.
    Cara sai dessa aula, tira música tu tira no CifraClub ou melhor, de ouvido.

    Acredito que, sem uma sólida base teórica e técnica, dificilmente serei um bom improvisador, compositor ou solista.
    Mais teórica do que técnica, mais técnica também é importante.

    Pra você administrar seu tempo tem um tópico do Mateus Starling dizendo como administrar seu tempo de estudo guitarrístico.
    Flw.

    g.wilhelms
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Mais teórica do que técnica, mais técnica também é importante. (2)

    carnisa1
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    putz cara, mas vai por mim, meu pai sabe quase tudo da parte teórica, mas ele é como um inciante na parte técnica.

    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    chiock

    Velho, com todo o respeito, não entendi o que vc quis dizer com "sai dessa aula", mas, pra ser sincero, eu pego algumas músicas pra formar um repertório não só pra tocar em apresentações que faço na escola (desculpe se estou sendo metido, mas, em comparação com um pessoal de lá, parece que eu sou o melhor guitarrista do lugar), mas tbm pra criar um repertório de riffs e solos pra improviso, que acho que muita gente considera importante, além de eu só pegar músicas que possam me acrescentar algo. Concordo com vc, eu posso pegar várias músicas sozinho (tenho nível o suficiente pra pegar hard rock, vc tem sugestões de músicas pra eu pegar só?), até tento, mas acho que se focar SOMENTE em teoria (acho) é meio monótono, é bom variar um pouco. Vou tentar conversar com ele (sou muito amigo dele. Ele é violonista, mas, quando tinha a minha idade, ele tocava e ainda toca muito guitarra) pra ver se eu consigo priorizar estudos teóricos e técnicos. De qualquer modo aprecio sua ajuda. Um abração.

    Acredito que conhecimento teórico e técnico de alto nível são fundamentais pra tirar as músicas desses homens. Se não me engano, deve ter um tópico que até fale disso, mas, em termos de conteúdos, existe alguma ordem de assuntos que siga uma sequência lógica, de iniciante a avançado, por exemplo? Gostaria de ouvir o que vcs acham melhor, para que eu possa seguir uma ordem de aprendizado.

    P.S.: Até tenho certas noções de alguns conteúdos, como escalas, modos gregos (metade da minha última aula foi sobre isso), intervalos etc... estou tentando aprender campo harmónico sozinho atualmente.

    chiock
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Eu disse isso é porque ele relatou que na aula dele ele se limite a pegar música e poucas vezes a teoria,pegar música pode ser importante, porém não tanto quanto aprender Campo Harmônico, Ler Partitura, Harmonização, Improvisação, etc.
    Músicas pra você aprender de Hard Rock: Mr. Big, Bon Jovi, etc.
    Flw.

    speedoflight96
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: speedoflight96
    · votar


    Ola fale para seu professor que voce quer aprender mais teoria ao inves de so musicas (so durante a aula treine sempre alguma musica que voce goste)
    no inicio peça teorias e exercicios dificeis so assim voce treina ate conseguir assim voce nao enjoa!e continue com suas aulas auto-didaticas pois so assim voce vai ver onde tem duvidas e vai pode esclarece-las!!!

    IMPORTANTE

    é importante um musico saber teoria mas nao adianta saber teoria se nao saber executa-la!!!

    Espero que ajude!!!

    DioDisciple
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    cara, você mesmo disse que na aula não aprende muita coisa, a não ser músicas... Então, procure um outro professor que consiga te aprofundar no instrumento.

    Acho que o primeiro passo é conhecer as escalas maiores, menores, pentatônicos, arpejos, modos gregos... Isso ai tá tudo interligado e um bom professor te passa isso ai sem muita dificuldade... Depois é aperfeiçoar isso ai com técnica, pegada, composição, improviso... Acho que é mais ou menos esse o caminho...

    DioDisciple
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    E cuidado cara... dominar o básico é fundamental. Sem isso, você não chega a lugar nenhum. Não ache que coisas como bend, vibrato, treinar e decorar modelos de escala seja besteira. Isso aí é o fundamental. Qualquer desses guitarristas que você citou ai domina MUITO essas coisas mais "básicas" e é justamente com elas que eles fazem miséria. Esse papo de "tenho nível suficiente pra pegar tal coisa" ou "sou o melhor guitarrista do pedaço" é complicado brother... as vezes você acha que tá tocando rápido, tocando legal, impressionando todo mundo e tal, mas é fundamental dominar coisas básicas do instrumento. Digo isso por experiência própria.

    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    chiock

    Cheguei até a mandar um e-mail pro próprio Paul Gilbert (tem no site dele o endereço eletrônico) e uma mensagem pro Rafael Bittencourt pelo Facebook perguntando sobre as mesmas coisas, pois acho que monstros como esses poderiam me dar respostas bastante esclarecedoras, mas acho difícil (se não impossível) receber uma resposta deles, então acho que perdi meu tempo ou fui até idiota (Paul Gilbert: Difícil, Rafael Bittencourt: Impossível).

    Não que esse professor se limite a pegar SOMENTE músicas, ele até chega a mostrar a teoria por trás delas quando eu pergunto (quase sempre) a ele. Ele é um ótimo professor e confio nele, acho que quem está fazendo errado sou eu, por não estar dando prioridade a isso. Mas, como eu disse, vou conversar com ele pra gente administrar o tempo das aulas se dedicando um pouco a cada coisa, mas prioritariamente a teoria. Cheguei até em deixar de ter aula com ele, mas acho que estaria sendo grosseiro, de deixar ele com a sensação de "eu falhei" (se é que vc me entende).

    Ano que vem estarei no Terceiro Ano do EM e quero fazer Medicina na USP (já sei o discurso: ESTUDE PRA CARALHO MENINO!!), não só pra ter uma boa formação profissional, mas também pra frequentar conservatórios de música, que, acredito, me darão o que preciso. Um luthier daqui me recomendo ter aulas no IG&T com Gustavo Guerra ou Mozart Mello, será que é uma boa idéia?

    Me desculpe se estou sendo chato, teimoso ou qualquer outra coisa, mas gradeço as opiniões mesmo assim. Um abração pra vc.

    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Desculpem o erro no final do terceiro parágrafo. Eu quis dizer "cheguei até a pensar em deixar de ter aula com ele..."

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Um luthier daqui me recomendo ter aulas no IG&T com Gustavo Guerra ou Mozart Mello, será que é uma boa idéia?
    boa idéia

    de qualquer maneira, seu professor te da as ferramentas...quem parafusa e desparafusa é vc..apenas certifique-se de q ele ta te dando chave de fenda pra desparafusar parafuso de fenda...pq se ele te der ferramenta errada nem q vc queira vai conseguir...ngm melhor do q vc pra fazer essa avaliação


    edit:
    ó uma musica q eu to tirano (re-tirando na verdade) é bark at the moon do ozzy...a base tem uma pegada bem legal e rapida

    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    DioDisciple

    Entendo e concordo com o que vc disse, mas não faço idéia do que seja o "básico". Desculpe minha ignorância, to malz mesmo.

    Relaxe, meu objetivo não é impressionar os outros ou inflar meu ego, só quero chamar a atenção de alquém que tenha a intenção de formar uma banda comigo ou simplesmente tocar coisas juntos.

    Agradeço os conselhos. Farei o possível para me dedicar. Um abração.

    pedromendonca
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    ALF is back

    Fiquei meio assim quando ele disse Gustavo Guerra, pois vi um bocado de gente aqui dizendo que ele é um (acho que é assim que se escreve) grandessísimo filho da puta, mas tenho as minhas dúvidas. Pra mim, mais importante do que o conhecimento teórico e técnico do professor, é a pessoa que ele é, se ele é gente fina etc... Gustavo Guerra é gente fina mesmo ou ele é mesmo um boçal?

    Agradeço seu conselho. Um abração.

    DioDisciple
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    pedromendonca

    então cara, o que chamei de "básico" é isso: intervalos, escalas maiores, menores, pentatônicas, arpejos, bend, vibrato, sweep, palhetada alternada... Dominando BEM essas coisas que são aparentemente simples, você chega longe.

    ALF is back
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    pedromendonca
    cara nao conheço ele pessoalmente mas nos vidinho dele do iu tubi ele parece ser gente boa...claro q isso nao é parametro pra tirar esse tipo de conclusão...a unica coisa q naocurto nele é q ele sweepa as palhetadas no subir/ descer escalas...mas ele explica bem...isso é muito importante

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dúvidas de um aspirante a virtuose