Autor |
Mensagem |
RodrigoMad Membro Novato |
# fev/16
Pessoal, tranquilo?
Procurando pelo fórum e também pela rede, percebi que a maioria do pessoal que se interessa por estudar harmonia (funcional, modal...) e improviso estuda os livros do Almir Chediak (Harmonia e improvisação 1 e 2) e a clássica aula de 3 horas do Mozart Mello (e também aquela apostila que circula). No youtube, encontrei uma videoaula do Pollaco sobre aplicações de escala muito bem comentada, que ainda não tive a oportunidade de digerir. Além deste material, também encontrei umas apostilas disponibilizadas gratuitamente pelo maestro de Brasília Alan Gomes, intituladas Harmonia 1 e Harmonia 2. Soube ainda do vasto material do MI (musicians institute), alguns publicados em português e encontráveis no estante virtual, mas pode ser em inglês também.
Entrei em contato com o Pollaco, que tenho a impressão de ser um professor fenomenal, e ele me recomendou dois livros dele: "Harmonia" e "Método de Escalas para Improvisação - com 1 h de backing track para estudo de improvisação". (mais informações aqui: http://pollacooliva.strikingly.com/#aulas) ---------------------------------------------------------------------- ----------
As minhas dúvidas são a seguinte:
1 - Alguém aqui conhece e recomenda esses livros do Pollaco? Custam R$ 100,00 já com o frete e tenho a impressão de serem promissores, devido o currículo dele.
2 - Por este material disponível na rede, por onde seguir? O meu objetivo é entender os gêneros mais conhecidos e saber trabalhar com eles. Não necessariamente coisas muito sofisticadas como Jazz, por hora, mas as músicas e gêneros mais populares.
Eu treino técnicas isoladas com eventuais aplicações sobre backing tracks e algum repertório (metal, hardrock, pop, etc), mas quase nunca sei o que estou fazendo. Decorei todos os shapes em CAGED e em 3 notas por corda. Consigo fazer alterações nos mesmos para alterar um ou outro intervalo com facilidade. O mesmo acontece com as pentatônicas. Consigo repensar tudo para outro tom. Mas eu não sei usar tudo isso. Não sei fazer análise harmônica/melódica. Não sei o nome das coisas. Quero muito aprender tudo isso. Eu vejo o Kiko Loureiro, por exemplo, falando do assunto, e pra tudo ele diz o nome de um modo, nomeia uma escala, relaciona a um acorde, a uma progressão. Quero adquirir este tipo de conhecimento.
Enfim, alguém aí acha que pode me ajudar a tomar um rumo nisso tudo???
Muito obrigado!
|
Soultunes Membro |
# fev/16
· votar
Rodrigo, fui aluno do Pollaco há alguns anos atrás (acho que muitos anos atrás ehehe).
O material dele é muito bem escrito e organizado, é uma excelente fonte de estudo, recomendo.
O Pollaco estudou bastante, fez bacharelado em violão, e estudou também com um monte de gente boa depois da graduacao, inclusive na América.
|
Soultunes Membro |
# fev/16
· votar
Mas eu não sei usar tudo isso. Não sei fazer análise harmônica/melódica. Não sei o nome das coisas. Quero muito aprender tudo isso.
Sobre isto em especial, para mim só funciona com algum bom professor me ajudando.
Nunca consigo ter as sacadas sozinhos, ou demoro muito para tê-las.
Atualmente faço aulas com dois professores aqui em São Paulo, o que encurta de caminho para saber o que e como usar é um absurdo de atalhos que vou ganhando com o acompanhamento deles.
|
# fev/16 · Editado por: RodrigoMad
· votar
Soultunes Que massa que você conhece o Pollaco! Será que ir de cabeça no material dele é um caminho interessante? Ou talvez engolir o Chediak a seco seja melhor?
Realmente, eu precisava da orientação de um bom professor. O problema é que com os professores com que tenho conversado na minha região eu não sinto que eles estudaram neste nível, de saber exatamente do que estão falando, como o pessoal do Souza Lima e similares... Até encontrei um cara, referência na região, mas eu não tenho grana o suficiente para manter aulas com ele.... A minha ideia era chegar o mais longe possível através de métodos + internet e depois retificar o conhecimento com esse mestre. Mas é muito complicado organizar as coisas na era da informação, encontrar o caminho das pedras sozinho...
|
Soultunes Membro |
# fev/16
· votar
Rodrigo,
Acredito que qualquer método que você escolher, destes professores, será valido.
Minha unica sugestão seria você escolher um método e dar uma mergulhada nele, não coloca mais de um livro sobre o mesmo assunto na mesa, acho que pode confundir na minha opinião, pelo menos comigo ocorreu/ocorre isto.
Os livros do Chediak e do Ian Guest são obras bastante completas, vejo eles como um manual, uma biblioteca sobre o assunto, onde mesmo um musico experiente pode usa-los como fonte de consulta.
Não posso opinar com 100% de certeza sobre estes livros que você viu do Pollaco, quando fiz as aulas presenciais, elas eram pautadas por umas apostilas dele, que acredito serem base dos livros, mas o livro completo mesmo nunca peguei em mãos, vou até compra-los para deixar como material de estudo por aqui.
Fiz apenas a de campo harmonico maior e precisei parar com as aulas, então não pude ver as demais, mas acredito que seguiriam na mesma linha.
Uma diferença que talvez você sinta também, o Chediak é um violonista e você vera que a didatica e a forma de condução dos livros dele são voltados ao violão, mais uma vez, entenda isto como uma percepção minha, outros estudantes podem ter outra percepção, até pq os livros de harmonia e improvisação geralmente são indicados para varios instrumentos, como os do Chediak o são.
No caso das aulas com o Pollaco, fui até lá para aprender guitarra, então logicamente que senti a evolução do método e dos exercicios voltados para meu instrumento.
Outra percepção e certamente por ter estado com ele, é que foi bastante claro o método dele e evolução dos assuntos de forma gradual, no caso dos livros do Chediak e Ian Guest, como são muito recheados de textos e exemplos, estudar sozinho vai demandar de você uma paciencia e organização adicionais.
Se me permite uma sugestão, adquira o método do Pollaco, estude pagina a pagina e use e abuse das backing tracks para os treinos.
Estudar escalas, harmonia e improvisação é igual estudar matematica para mim, leio o livro, entendo a formula e logica, mas se não sentar e fazer trocentos exercicios acabo não assimilando a matéria.
Para o estudo que você esta disposto, penso que é o mesmo mecanismo, você compra o livro, começa ler e até entende o que esta lá, mas se não exercitar um montão, tocando junto com os playbacks ou com outros musicos, vai ser dificil assimilar de verdade.
|
# fev/16
· votar
Soultunes, realmente, diante de tanto material é melhor dominar um de cada vez. De fato, essas playbacks do Pollaco devem ser muito boas para assimilar o conteúdo. Vou de cabeça no método dele.
Muito obrigado por compartilhar a sua visão do problema, realmente me ajudou!
Abraço!
|