Comparativo Groovin e Jackson

Autor Mensagem
henriqcap
Membro Novato
# jan/16


Eu criei este tópico para mostrar aos interessados a pequena diferença entre as duas guitarras.
Temos de um lado a Groovin Califórnia; uma guitarra de bom custo benefício, de marca inferior e de fácil acesso. Custando em média de R$500,00 à R$700,00.
Do outro lado temos a Grover Jackson Japan; uma guitarra supostamente cara!,
com marca superior. Custando usada em média de R$6,000,00 à R$9,000,00.
Bom. Eu e meu primo tocamos na mesma banda, eu tenho uma Groovin Califórnia e ele uma Grover Jackson Japan. Nossas guitarras são bem iguais só muda a marca e a cor, como ele compro a guitarra dele usada, ela venho com os captadores zoados dai como eu coloquei na minha Groovin capitadores EMG, ele também colocou na Jackson dele.
Nossas guitarras por serem tão parecidas resolvemos pintalas da mesma cor, então levamos elas a um luthier da Di Castelli's aqui de Curitiba, quando levamos la o luthier lixou a guitarra e disse que era a mesma madeira as duas, os mesmos trastes e potenciômetros, só mudava as tarraxas e a ponte. Como não acreditamos, fomos até o luthier, pegamos as guitarras do jeito que estavam e levamos para outro para confirmar a informação, e ele supostamente disse a mesma coisa!
Então voltamos para a Di Castelli's e decidimos deixa-las iguais, pegamos o dinheiro juntado da banda e colocamos ponte e tarraxas gotoh pretas e o deixamos pinta-las em vintage.
No headstock dela mandamos colocar o adesivo com a logotipo da banda.
Agora esperamos até o dia 16/02 para buscar as guitarras.
Estamos muito ansiosos.
Conseguimos fechar em 3.600 as duas guitarras. Como somos clientes velhos da Di Castelli's conseguimos a pintura das duas por R$600,00 e deu R$1,500,00 a ponte com as tarraxas fechando R$3,600.

Em casa eu fiquei pensando...
porque será que a Jackson adequou um valor absurdo desses para essa guitarra. ?
Não pode ser um absurdo desse o presso da guitarra só por ser japonesa.
A minha groovin é brasileira e é a mesma bosta.
Sem contar que o design das duas é IDÊNTICO, não muda nada!

Então gente eu vou dia 16 mandar as fotos aqui no tópico das duas guitarras juntas.
OBRIGADO!
Valew galeraaa!

Buja
Veterano
# jan/16
· votar


henriqcap
E isso ai! To ansioso pra ver tambem.

porque será que a Jackson adequou um valor absurdo desses para essa guitarra. ?

A resposta estava no headstock, que agora voces acabaram de mudar.
Pronto, ela já nao vale mais 9 mil. Quando a banda de voces estiverem tao famosas quanto o metallica por exemplo, a sua groovin vai valer 50 mil facil.

Preço não é determinado só pela empresa que vende. A maior parte do preço de mercado de um produto é determinada pelo proprio consumidor.

Se o Megadeth, ou o COB, por exemplo (inumeras outras), tivessem sido endorsados e tocados com Groovins, a groovin seria mais cara que a jackson. Isso é estudo de preço de mercado.

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


henriqcap

O EMG é um captador que injeta uma compressão e um nivel de sinal monstruoso em qualquer amplificador o que torna dificil para nao dizer quase impossivel a percepção de qualidade acustica no instrumento, você teria que segurar o amplificador, mas quando você segura o amplificador o som emagrece de pronto, precisa ter malandragem para lidar com essa situação, lhe garanto que sei o que estou falando, se os noiseless emg sa do sistema dg 20 ja sao violentos demais para domar imagine humbuckers emg.....

você percebe um instrumento sonoricamente superior quando busca sonoridades mais claras, tanto é que eu fico bastante admirado quando vejo um guitarrista de metal gastanto muito em um instrumento, na realidade o coitado nao sabe nem o que esta fazendo, mas enfim, cada um faz com seu dinheiro o que bem entende......

ele vai usar o quinto canal do amplificador, com captador emg, com o ganho no talo e se bobear vai empurrar com duas distorções e um compressor ainda.....

a jackson é uma marca de grande valor agregado que busca antes de qualquer questão sonora a alta performance do musico nos instrumentos, geralmente guitarristas de metal gostam de jackson, eu acho ela bem descolada, acho muito mais legal que a ibanez de olhar, um guitarrista virtuoso gosta desse tipo de guitarra....
enfim .... é um bom instrumento, como uma ibanez, uma fender ou seja lá o que for.....

isso é uma coisa, outra coisa é qualificar este tipo de instrumento como brutalmente superior por simplesmente ter maior valor agregado, instrumentos muito superiores não costumam sair de fabricas e não são concebidos para atender guitarrista de metal, tudo que você quer num bom instrumento é qualidade acustica e tudo o que não faz a menor diferença para se tocar metal é a qualidade acustica, voce precisa apenas de qualidade eletrica e qualidade eletrica por nem 500 reais hoje em dia voce resolve muito bem o problema.. doa a quem doer......

a jackson nao é guitarra para isso, não é a proposta dela......
nem a chinesa, nem a coreana, nem a japonesa nem tão pouco a americana que vem equipada com seymourduncan ou emg padrao....

O som mais pesado que eu toco é hard rock dos anos 80 (brincadeirinha de menina perto de metal moderno) e para tocar o hardrock dos anos 80 qualquer tranqueira com um captadorzinho melhor ja resolve meu problema e eu tiro som com a mesma qualidade que eu tiraria com um instrumento superior..... imagina metal extremo....

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


henriqcap
Pô cara... sei lá. Você falou no outro tópico que gastou mil reais em captador, né? Agora gastou mais 1800 com troca de ferragem e pintura (isso porque é cliente antigo). Então você botou R$ 2800 numa guitarra de 600 reais. Somando tudo, dá pra comprar uma Jackson San Dimas signature do Adrian Smith nova e levar troco pra casa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717072563-jackson-adrian-smith- sdx-maple-guitarra-strato-loja--_JM

Nunca toquei com essas Grover Jackson novas, que tem o GJ no headstock. Mas usei por muito tempo uma Jackson Dinky EX Professional. Nunca senti necessidade de mudar nada nela.

Imagino que tua guitarra deve ter ficado show. Mas também não sobrou muita coisa de original nela, né? Acho que essa é a grande diferença. Se eu pegasse uma Grover Jackson de 6000 provavelmente nem ia pensar em modificar ela.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar


Fiquei um pouco confuso, Jackson e grover jackson são duas marcas diferentes não? E como disse o drinho independente da marca se vc colocar emg ja muda totalmente a proposta da guitarra.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


bruno_novatorj

a jackson se chamava grover jackson e se nao me engano charvel jackson tambem, nao tenho ctz das epocas.... depois ficou so jackson

hoje ela pertence a fender, o grover jackson saiu fora e criou a marca dele que é gj alguma coisa... sao guitarras caras para os endinheirados.....

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


bruno_novatorj
Até onde eu sei, tem umas guitarras antigas com o "Grover Jackson" escrito no headstock (décda de 90). Tem tambem as Jackson normais, apenas escrito "Jackson", com a mesma fonte dessas Grover Jackson antigas. E mais recentemente o próprio Grover Jackson pulou fora da Jackson, vendeu a marca pra uma empresa japonesa, e hoje em dia faz as guitarras Grover Jackson com o "GJ2" no headstock. Essas GJ2 são todas americanas.

Acho que quando o henriqcap fala de Grover Jackson, ele está falando das japonesas antigas. Mas não sei de onde ele tirou que elas valem de 6000 a 9000 reais. Costumo ver por aí bem mais baratas que isso. Buscando no ML, só tem uma Grover Jackson nesse valor de 6000, mas o vendedor tem reputação ruim. Eu não compraria uma dessas japonesas antigas por mais de 4000, a menos que ela tivesse alguma particularidade muito especial.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


BrotherCrow

não....

hoje a jackson é da fender..... http://www2.fender.com/features/about/


a fender é a maior das mafias nesse setor, eles são donos de tudo....

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Drinho
hoje a jackson é da fender
Tem razão! Eu estava confundindo porque, antes de ser da Fender, a Jackson tinha sido comprada pela IMC, que é japonesa. A Fender comprou depois.

bezerrabru
Veterano
# jan/16
· votar


A única coisa que eu pensei, lendo tudo isto, é que o primo pode ter feito uma merda de ter apagado a marca do headstock, e o henriqcap fez um bom negócio de apagar.

Agora, como não entendo de metal e não sou chegado nestas guitarras, não consigo opinar, só estou acomapanhando porque os tópicos que vi o nomehenriqcap, em sua maioria, estavam relacionadas a polêmicas...

JJJ
Veterano
# jan/16
· votar


Só vou dizer uma coisa: eu não lixaria o logo da Jackson...:P

Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


henriqcap
Eu criei este tópico para mostrar aos interessados a pequena diferença entre as duas guitarras.

Claro, acrescento:

Fender e squier, independente da origem são tudo a mesma coisa;

Idem para Gibson e Epiphone, alias nesta aqui pode adicionar cort, vantage e qualquer outra copia de lespaul no balaio;

Music Man e OLP também são a mesma coisa;

Quem gasta 10000 numa PRS é maluco, só pegar uma SE ou uma CORT que são a mesma coisa.

Alias, junta tudo, se mandar pintar a tagima e colocar a mesma captação, ela também é a mesma coisa de tudo acima.

Hitman
Veterano
# jan/16
· votar


Soultunes
Claro, acrescento:

Fender e squier, independente da origem são tudo a mesma coisa;

Idem para Gibson e Epiphone, alias nesta aqui pode adicionar cort, vantage e qualquer outra copia de lespaul no balaio;

Music Man e OLP também são a mesma coisa;

Quem gasta 10000 numa PRS é maluco, só pegar uma SE ou uma CORT que são a mesma coisa.

Alias, junta tudo, se mandar pintar a tagima e colocar a mesma captação, ela também é a mesma coisa de tudo acima.

Desculpe, nao poderia discordar mais.
Ja vi muitas guitarras de preco baixo serem muito boas mas dizer que eh "tudo a mesma coisa" eh ir longe demais.
Precisaria testar bastante coisa diferente e assim as divergencias ficam claras.
Abracos!

6Strings
Membro Novato
# jan/16
· votar


Hitman

Eu achei que o Sultunes estava sendo irônico.....

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Hitman
Achei que o Soultunes estava sendo sarcástico.

Em todo caso, o ponto é: ele gastou quase o preço de uma Jackson pra tunar uma Groovin. Então, mesmo que ela realmente tivesse ficado tão boa quanto uma Jackson, qual é a vantagem?

renatocaster
Moderador
# jan/16
· votar


Somando tudo, dá pra comprar uma Jackson San Dimas signature do Adrian Smith nova e levar troco pra casa:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717072563-jackson-adrian-smith- sdx-maple-guitarra-strato-loja--_JM


Tá ligado que essa signature aí não é bem a signature do Adrian Smith, né? Fabricação indiana e corpo em basswood. Por isso este preço (salgadíssimo, diga-se de passagem).

Essa Jackson Signature aí está para a Jackson Signature USA assim como aquelas Ibanez JEM Jr estão para as JEM "de verdade".

Esta aqui que é "a signature" do Adrian:

http://www.jacksonguitars.com/guitars/san-dimas/models/adrian-smith-sa n-dimas-dk-ebony-fingerboard-snow-white/

Precinho camarada, 2800 dólares! hehehe!

Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


6Strings
BrotherCrow

;)

Hitman

Isso.

E olha que adorei guitarras baratas que já tive, excelentes instrumentos para usar e gastar sem dó. Mas não dá para comparar uma Jackson Japan com uma Groovin, ou uma OLP com uma Ernie Ball, é pedir demais.

renatocaster

Tenho um brother que esta com 3 ou 4 destas, pegou uma de cada acabamento. As brancas, uma dourada e uma com graficos feitos na custom shop.

PUTTTAAAA DUMA GUITARRA de um PUTAAAAA DE UM GUITARRISTA.

Adrian Smith é um dos grandes pra mim, gosto muito dele.

6Strings
Membro Novato
# jan/16
· votar


BrotherCrow

Em todo caso, o ponto é: ele gastou quase o preço de uma Jackson pra tunar uma Groovin. Então, mesmo que ela realmente tivesse ficado tão boa quanto uma Jackson, qual é a vantagem?

Exato!

(2)

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


renatocaster
Tá ligado que essa signature aí não é bem a signature do Adrian Smith, né? Fabricação indiana e corpo em basswood. Por isso este preço (salgadíssimo, diga-se de passagem).
Sim, sim... foi apenas para ilustrar, já que não deixa de ser uma Jackson. Se é pra pagar mais pelo headstock, o nome tá lá ;)
Segundo a Wikipedia, as que tem "Grover Jackson" no headstock são japonesas e feitas na mesma fábrica das Jackson Professional, que era a que eu tinha. Nada tão sensacional, mas era uma guitarra honestíssima. Pra quem gosta de shredding (não é o meu caso) é uma ótima escolha.

Soultunes
Membro
# jan/16
· votar


Pra quem gosta de shredding (não é o meu caso) é uma ótima escolha.

Até hoje tenho arrepios com a Soloist, ainda compro uma pra mim heheh

Essas Jackson Japas rivalizavam com a serie RG550 da Ibanez na decada de 90. É que a Ibanez caiu mais na graça do grande publico e o fato dos heroes da época começarem usar direto ajudou muito a criar esta imagem, tipo Paul Gilbert, Vai, Satriani entre outros.

Gosto muito de ambas, Jackson me lembra Megadeth, Stryper e mais um monte de banda animal que curto.

O propio Nuno Bettencourt usava Jackson antes de começar usar Washburn. Tive um show bootleg deles na ilha dos açores, ele manda o show todo com uma Jackson, só não dá para sacar qual ,mas devia ser americana, já que o show deve ser entre 86 a 89, não lembro ao certo.

Acho que a produção no japão começou de 89 pra frente, certo?

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar


Esse negocio de " È quase a mesma coisa" é muito deturpada, "ah pq eu peguei uma SX sst 57 e modifiquei e agora ta igual a fender strato". Na minha opinião a guitarra é boa quando vc comprar e usa. não precisa trocar nada. não adianta pegar uma groovin de 600, gastar 900 com captador, 300 com ponte, 150 com bloco e mais mão de obra pra ficar pouca coisa melhor que uma de 1.500.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


Soultunes
Até hoje tenho arrepios com a Soloist, ainda compro uma pra mim heheh
Certeza, esse tópico fez eu desencavar do HD umas fotos antigas de eu tocando a Jackson Dinky EX Professional, e bateu uma saudade... pena que essa guitarra tá com o meu irmão em SP agora.

bezerrabru
Veterano
# jan/16
· votar


O que eu acho engraçado é que tocar guitarra hoje em dia é uma competição pra ver quem tem um gear foda. Mas este lance de gear foda é muito mais subjetivo...

O lance não é ter uma Gibson Les Paul Gold Top 59, ou uma Fender Strat dos anos 50.... o lance é dizer que "minha Cort dá pau em muita Gibson"...

Pô, eu tenho uma golden de estimação, que eu coloquei uns caps Malagoli só pra tirar um som mais agradável pra mim e fiquei satisfeito, e inclusive já me perguntaram se eu gravei o CD da minha banda com Gibson... mas nem por isto eu vou dizer que ela dá pau em várias outras, só digo que eu gosto dela mesmo ela sendo vagabunda...

"AHHHH BRUNO, Mas vc gastou R$ 500,00 em uma guita que não vale nem isto..."

Sim, é verdade... Mas caso eu queira tirar os caps dela e colocar em outra guita, não perdi nada...

No fim, o que eu acho que mais importa é o gosto de quem está tocando, e este conceito é subjetivo, variando de pessoa pra pessoa.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


bezerrabru
Pô, eu tenho uma golden de estimação, que eu coloquei uns caps Malagoli só pra tirar um som mais agradável pra mim e fiquei satisfeito, e inclusive já me perguntaram se eu gravei o CD da minha banda com Gibson... mas nem por isto eu vou dizer que ela dá pau em várias outras, só digo que eu gosto dela mesmo ela sendo vagabunda...
Sim! Eu tô nessa também, tenho uma Epi Les Paul Special que tá comigo há mais de 10 anos. Todo mundo aqui no Forum fala que é um lixo, guitarra de compensado e tudo mais. Botei uns Malagoli nela porque os captadores cerâmicos não combinam com o meu estilo (apesar de serem até razoáveis). É uma guitarra que me traz alegria de tocar, e me inspira porque eu tenho uma história com ela. Nem por isso vou sair por aí dizendo que é tão boa quanto uma Gibson.

A real é que a gente precisa de muito pouca coisa pra fazer um som razoável. Guitarra cara é fetiche, se tu tem dinheiro pra isso vai fundo. Mas precisar, não precisa.

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar


Eu vivo uma relação de amor é ódio com a minha jackson.... quando peguei na loja foi amor a primeira vista, mas a minha obsessão por LP me fazia querer trocar ela em uma LP. agora que consegui uma lp, já retirei o anuncio de venda do olx. tinha vontade de pegar uma king V randy rhoads ou uma outra top da jackson.

BrotherCrow
Membro Novato
# jan/16
· votar


bruno_novatorj
Eu vivo uma relação de amor é ódio com a minha jackson.... quando peguei na loja foi amor a primeira vista, mas a minha obsessão por LP me fazia querer trocar ela em uma LP. agora que consegui uma lp, já retirei o anuncio de venda do olx. tinha vontade de pegar uma king V randy rhoads ou uma outra top da jackson.
Compra essa aqui hehe:
http://vintagejapanguitars.narod.ru/GroverLP.html

renatocaster
Moderador
# jan/16
· votar


Soultunes

Sei lá, entre Jackson e Ibanez, eu prefiro as Jackson. Considerando as séries "boas", pois nos modelos de entrada, os parâmetros se nivelam mais (por baixo, hehe!).

No geral elas tem uma proposta muito parecida, mas eu acho a Jackson mais guitarra. Se bem que eu dispenso qualquer Ibanez e Jackson pela Washburn N4, essa sim é a Superstrat da minha vida!

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


renatocaster
já toquei nessa do adrian smith....... alias, jackson em geral incluindo japonesa e americana até tive uma japonesa antigamente.....

acho legal e tal mas putz, muita conversa e muito dinheiro para pouca guitarra....

com 3k voce ja conversa sobre suhr, paul reed....

nesse ponto eu dou credito pra ibanez.....

eles são mais humildes na hora de vender.....
a jackson se acha a ultima tom anderson da cidade e não é bem assim não.....

bruno_novatorj
Membro Novato
# jan/16
· votar


BrotherCrow

bonita, mas LP pra mim tem que ser gibson!


Drinho

concordo com vc, por 3 mil eu ia nas mais tops, mesmo gostando muito da jackson. Mas com o valor que eu paguei na minha JS 12 que é uma versão de entrada não achei nada melhor mesmo em outro estilo. pq todas precisam trocar alguma coisa e nessa por enquanto não senti necessidade de trocar nada.(ta certo que já pensei em mudar mas por mero modismo)

de todos os reviews que vi dela na internet nenhum falavam mal dela, seja profissional ou amador.

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar


não adianta pegar uma groovin de 600, gastar 900 com captador, 300 com ponte, 150 com bloco e mais mão de obra pra ficar pouca coisa melhor que uma de 1.500.

mas perai..... voce está sugerindo um investimento um pouco imbecil demais com todo o respeito.....

ninguem em sã consciencia gastaria 900 reais com captador se não for com o intuito de modificar um instrumento carissimo por motivos muito nobres, conscientes e pessoais....

mais ainda... uma guitarra que de fabrica tenha um captador decente uma ponte decente e tarraxas decentes (porque sabemos que de madeira eles tao pouco se lixando pra gente) nao custaria menos que 5 mil reais numa loja e nem estas são as tops de produção, normalmente é um modelo japones, coreano ou mesmo um modelo de entrada americano que normalmente é patetico e extremamente caro....

se nao for usado, com alguem levando um bom preju você JAMAIS compraria barato uma guitarra de altissimo nivel que seja importada...

neste sentido investir inteligentemente num instrumento barato me parece um bom negócio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparativo Groovin e Jackson