como funcionam os transmissores sem fio da guitarra

    Autor Mensagem
    Guscaster
    Membro Novato
    # jan/16


    eu queria comprar um transmissor sem fio para minha guitarra porque costumo andar enquanto toco ou correr e ja acabei pisando no cabo e é sempre muito ruim pois pode estragar o cabo e ate mesmo desplugar e acabar com o som. Vejo em shows como o angus young e outros tocam sem os cabos. Como funciona esses transmissores? sao bons? (ja usei a barra de pesquisa e nao encontrei oque queria)
    o link do angus tocando e nao tem o cabo

    https://www.youtube.com/watch?v=PUweV9a6QLE

    Ismah
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: Ismah
    · votar


    Vejo em shows como o angus young e outros tocam sem os cabos. Como funciona esses transmissores?

    O Angus em específico, é apontado a ser o primeiro a usar um sistema wireless. Foi desenvolvido pelo inventor Ken Schaeffer, e foi o primeiro vias de fato funcional. Batizaram o transmissor de Schaeffer-Vega Diversity System, ou SVDS para os chegados.

    Como quem faz por amor, trabalha mais que quem é pago para tal, o Schaeffer ainda era um perfeccionista... Assim achou solução para tudo que se tinha de problema na época...

    - duas transmissões simutaneas, para compensar perdas de sinal
    - um compander: compressão do sinal para melhorar a qualidade da transmissão (e a taxa S/N), e uma descompressão após a recepção para melhorar a dinâmica. O contra é que isso adiciona distorção ao sinal
    - uma taxa dinâmica de 70dB, e uma taca de N/S de 100dB, valores absurdos para a época
    - usou VHF porque é uma região de RF com menos poluição (isso, em 75~77, imagine hoje)

    Curiosamente, a SolloDallas, estudou o timbre do Angus, e na entrevista o cara diz algo surpreendente... "Liguei o transmissor/compressor, e wow... Eu tinha Back in black". Para mais... http://solodallas.com/the-schaffer-replica

    Como funciona? Como uma estação de rádio FM. Porém, uma estação FM transmite em média potência (na casa dos W - Watts), um transmissor desses opera em baixa potência (na casa dos mW - miliWatts).

    Bem hoje, a coisa de analógico é passado. Transmissores digitais, são muito mais eficientes (conservadores como eu discordam já que não tem som clássico), mas infelizmente o preço é deveras salgado.

    Existem os de um canal só, mas se alguma frequência der conflito, pode plugar o cabo. Existem os Line 6 Relay, que operam a 2.4GHz, mas eles tem mais tendência ainda a dar conflito, já que roteadores (WiFi é preciso, pela moda de fotografar a vida) operam nessa frequência (está mudando para 5.8GHz, mas ainda a passos lentos, pelo custo).

    Bem... Fiz uma pesquisa recente, e de menor custo, os mais eficientes são os Sennheiser da linha EW300. Mas ainda assim são caríssimos (faixa de 5~6mil Dilmas).

    Os AKG's se mostram bem eficientes, e tem um preço aceitável (faixa de 1~1,5mil). Estou muito tentado a conhecer os Staner, mas não encontro para teste.

    Fora isso, a chance de ter interferências é grande. O Line 6 realmente é bom, permite ficar no domínio digital se tive uma POD ou Helix, e a qualidade do áudio vs alcance, é enorme, mas é ineficiente para um ambiente urbano com poluição de sistemas WiFi*.

    * E quem disser que é digital, codifica em 256bits, não tem interferência, e blá blá blá, já pode ir tomar entre as nádegas. Porque mesmo sendo digital, a transmissão sofre intermodulação das freq "próximas".

    Acredito que com o advento da TV digital, a região de VHF vá ficar menos poluída. Também creio que isso tenderá a fazer os fabricantes voltarem a se aventurar nos sistemas de transmissor wireless analógicos, operando nessa banda.

    EDIT:

    Só para registro... Não foi o primeiro INVENTADO, já tinha-se o Fender TR105 em '61, mas o SVDS foi o primeiro completamente funcional.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Fender_TR_105
    http://www2.fender.com/experience/guitarchive/fender-outboard-effects- 1950s1980s/

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Guscaster

    Quanto você estaria disposto a gastar? Os sistemas bons que não caem e transmitem com qualidade sem ruído etc, costumam ser meio caros. Se for pegar algum mais simples recomendo nem pegar. Abs!

    inExperienced
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Ismah
    Boa aula. É possível fazer um equipamento destes em casa como fazemos os bons e velhos pedais?

    Eu tenho um AKG wms 40....
    Como está http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/291333/

    Funciona a pilha AA que dura umas 20 a 30 hrs. E me custou 570 Dilmas. Ele só tem um canal. A frequência é fixa. Mas já tenho liberdade. Quero pegar um si tema sem fio de retorno. E alguém tiver dicas, por favor me dê kkk

    Ismah
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Obrigado. Já gostava de rádio amadorismo, e foi um pulo...
    Realizo uma pesquisa profunda para compreender os problemas e soluções do monitor wireless que usamos na banda. E porque quero implementar sistema wireless/SF para instrumentos (as trocas são mais rápidas e simples).

    Fazer dá, tendo o mapa elétrico, ou conhecimento para projetar o seu próprio. O único que conheço que seria TALVEZ capaz de projetar isso, seria o ANDREPY4WB (u2b user) que concerta e faz manutenção de rádios amadores.

    Se pensar em módulos ele fica parecendo mais simples de fazer: compressor, unidade TX, unidade RX, expander (com as mesmas configurações do compressor), gate (para dar o squelsh no ruído) e output.

    Eu me sinto muito tentado a tentar fazer um valvulado, só pra fazer grau, mas falta tempo ($$$) kkk

    Tem também a questão da Annatel, não sei como fica a parada. Pra uso de PX e PY (rádio amador) eu fico limitado a uma faixa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como funcionam os transmissores sem fio da guitarra