Em busca dos strateiros vintages,,,

Autor Mensagem
Juliano P
Veterano
# jan/16


Quem aqui usa quase que "somente" stratocaster e principalmente sempre com captadores single coil?
Raramente vejo hoje em dia algum artista mais consagrado que use single coils "puros"...a maioria fez alguma modificação, algum tipo de cancelamento de hum...ou noiseless ou qualquer outra coisa...
EU sou apaixonado por single coil até com um certo grau de overdrive...

Se alguém aqui também ainda é viciado em single coils purinhos purinhos, como voces usam seus equipamentos? Ampli , pedal ...etc...
Como normlamente preferem usar e o que tocam?...

Eu não costumo gostar de single coils em cadeias de pedais, não sei se é falta de experiencia..mas o pouco que testei sempre achei que perde o contexto do negocio... Pedaleira entao...eu sei que hoje em dia as pedaleiras digitais melhoraram muito, mas nunca (todas que eu testei) nunca soaram bem com single coil...Já humbucker dá pra fritar em qualquer coisa..qualquer pedaleira se acha um som adequado..

Pra mim o som perfeito é: single coil + ampli valvulado
Pra mudar um pouco no máximo 3 pedais: 1 afinador, um overdrivre (tipo tube screamer, e um delay..e acabou!

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Eu acho que vc está equivocado. Bem equivocado.

Procure conhecer o Rafa Schuler.

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

eu sempre usei somente single coils nesta configuração que vc mencionou:

Guitarra -> overdrive -> pedal de ambiência (reverb ou delay) -> ampli valvulado.

Nunca consegui usar humbuckers. A falta de dinâmica e a compressão, além do som abafado não cabiam na minha cabeça.

Eu comprei há muitos anos uma pedaleira da ART chamada SGX2000 e tenho ela até hoje, gosto muito das ambiências que ela tem e de suas combinações. As distorções são horríveis, mesmo sendo valvulada. Como esta pedaleira é MIDI e encontrei o valvulado que mais achei correto, o Randall RM 100, que tem 3 prés modulares e intercambiáveis e também é MIDI e ainda tem um loop paralelo, não em série, tudo casou perfeitamente. O sinal da guitarra vai direto no ampli, o ampli já tem as distorções e canais limpos dispensando o overdrive e a ambiência vem mixada ao som cru da guitarra através da pedaleira em paralelo no loop.

Aí resolvi, no alto dos meus 49 anos, investir em guitarras mais sofisticadas e estou me desdobrando para conseguir tocar em uma banda depois de 30 anos parado com uma R9 e uma PRS 513 (essa tem 5 singles!!!!), mas tá muito difícil! Vou voltar já já para uma Strato e a minha velha e boa Ibanez Blazer 1982 com 3 singles quarter pound....

Drinho
Veterano
# jan/16 · Editado por: Drinho
· votar



Se alguém aqui também ainda é viciado em single coils purinhos purinhos, como voces usam seus equipamentos? Ampli , pedal ...etc...
Como normlamente preferem usar e o que tocam?...


com relação a guitarra meu amigo normalmente stratos pois sao as guitarras que mais me sinto melhor tocando....

enquanto todo mundo ve a strato como oh meu deus a strato... eu vejo a strato como uma plataforma da qual eu posso fazer tudo o que eu quiser e ainda fazer miséria porque eu me sinto bem nela, acho que isso me faz mais a cabeça numa strato do que seu som propriamente dito....

nesse sentido tenho uma strato de humbuckers atualmente na verdade tive que vender minhas outras guitarras para comprar ela e em breve devo estar encomendando mais uma tradicional de single e outra de humbucker com alavanca (floyd rose)

o meu som pessoal tá mais pro humbucker pois ele na minha opinião pode ser mais amplo que um single....

eu acho o single maravilhoso, mas apenas naquela aplicação especifica da qual ele é difundido, do contrario 10 em 10 vezes eu vou preferir um humbucker....

e com relação a ligação de tudo isso, em vezes de ter que ficar ligando pedal eu prefiro o amplificador multi canal com suas variações de compressão e distorção pra ligar direto e timbrar no amp mesmo.... me dou melhor assim, sou muito feliz ha muito tempo com esse sistema.... é fácil, rapido, isento de falhas e caro apenas uma vez na vida (quando voce tem que comprar o amp) depois é só alegria....

com relação a boosters acho que o amplificador é capaz de sanar.... e com relação a efeitos acho legal delay, reverb, wahwah..... mas não acho que eu seria mais feliz comprando esses pedais, por isso uso só o amp e meu cabo tecnoforte high clear que é um cabo que ja esta em seu terceiro ano de vida funcionando perfeitamente....

e o amplificador, claro, a amplificador á valvula tende a ser muito legal, mas isso é muito relativo, porque tem amplificador que da muita dor de cabeça pra timbrar, adoro os fenders, soam bem e sao faceis mas não servem pra mim, tenho um marshall que eu consigo fazer soar bem mas com dificuldade pois o seu equalizador é timido demais, parece que não faz muito efeito, oranges, custom audios (maravilhoso) e hoje to numa bateria de testes aqui em casa com um engl e uma caixa roadie king da mesa boogie que ficou literalmente espetacular, eu timbro qualquer coisa com o desgraçado em menos de 10 segundos com a guitarra ligada direto nele em altissimo nível.... a area de timbragem que ele cobre é a maior possível, o eq dele parece com um parametrico, o controle de presence é brutal.... é um cabeçote gigante que soa bem no meu quarto com uma 4x12 em volume de estudo.....

então sou fã de high gains de alto nivel (como este amp por exemplo) conectados direto com uma boa strato de single ou humbucker.....

não acredito que eu seria mais feliz com algo que fuja deste conceito....

e o que eu toco?
bom, eu acho que posso falar que sou guitarrista de rock de anos 70 e 80......
e me aventuro bem nas coxas em jazz fusion blues e musica brasileira

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P
Acredito que ha um culto por elementos com características vintage. Não vejo moda de modificações, pelo contrario, olha quanta guitarra com características vintage a fender e a gibson lançaram já ha um bom tempo.
Eu tenho só stratocaster, uma delas toda moderna com noiseless, rolernut e ponte de 2 pinos. Prefiro coisas mais modernas, mais ergonomia, facilidade pra regular e menos ruido. Essa ponte vintage da fender eu odeio, aqueles "carrinhos" onde passa a corda não tem uma cavidade para deixar ela fixa. a corda fica com distancias sem uniformidade pra regular oitava tive dificuldade.

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Se tem uma coisa que não consigo me dar bem é strato. Mas strato vintage tem sua mágica...

Ismah
Veterano
# jan/16
· votar


Luiz_RibeiroSP

Nada que uma serra de cortar ferro, e uma lima não resolvam rs

vintagentleman
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

Eu entendo bem isso. Essa experiência "pura" de strato. É um ideal mesmo.

Faz minha cabeça, mas não consigo ficar exclusivamente nisso.
Eu pego a Fender, plugo ela num AC4TV da VOX. Não dá para aumentar muito o volume. Tem que ser no máximo 2/5 na posição 4 W no seletor. E o tone na metade. Esse amplificador tem pouco headroom e crunsha rápido, descaracterizando aquele som limpo de Sultans of Swing, por exemplo.

Essa é a experiência de strato mais ortodoxa, na minha opinião.

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


Primeiro, obrigado a todos pelos comentários =]... Sempre produtivo conversar aqui...
Ismah
Realmente não conheço..vou procurar pra conhecer..obrigadoo!

boblau
Muito bom...apoio a stratocaster novamente kkkk
Essa combinação pequena..de uma boa strato num bom ampli é lindo!

Drinho
Muito bommm... eu uso um vox Ac15c1 nos singles coils... acho fantastico...

Luiz_RibeiroSP
É em relação há alguma mudanças como ponte, pintura..algumas modernizações é bem frequente mesmo e trazendo vantagens é sempre bom.. Eu fiz esse tópico pq raramente vejo alguem usam single purinhoo hoje... Quando vou pesqusiar um som legal tipo Thomas blug, descubro que ele usa algum tipo de cancelamento de hum... Até clapton já usou noiseless...etc... David gilmour tb..e por ai vai.. Acho que muitos ( a maioria) que gostam de stratos com single coil estão hoje em dia mais pro lado dos noiseless mesmo..ou alguma alternativa de dimarzio, seymour duncan com captadores em paralelo.


MMI
SIm kkkk... na mão de quem manja..tipo Steve ray kkkk


vintagentleman
Showw...imagino que fique perfeito mesmo....


Por isso fiz esse tópico... Eu hoje em dia depois de experimentar muitas coisas...o meu gosto pessoal claro é Single coil...e um bom single coil num bom amplificador..o ruído é muito baixo..mesmo com ganho alto..
O ruído se torna desagradavel quando enche uma cadeia de pedal de ganho, ou pedalerais digitais e por ai vai...
E eu particularmente odeio por um noise gater ou coisa do tipo na cadeia...não toco metal...etc etc nem preciso..|
O som mais lindo que existe pra mim é um bom single coil plugado direto num bom amplificador ( no máximo um boos low gain tipo LTD Barber, e um delay) e pronto....

Eu pelo menos nunca achei um som legal mesmo usando uma boa fender com pedaleira, ou com pedalboards gigantes, acho que isso combina com humbucker ou algo com saida maior e sem ruído...
Se eu não pudesse ter um valvulado e uma strato bacana...e tivesse que usar alguma pedaleira mais simples..provavelmente eu usaria um humbucker... não consigo mentalmente combinar single coil com pedaleira...ou com cadeias grandes de pedal..perde muito o brilho..aumenta o ruído...
Talvez isso que tenha feito eu reparar que a maioria dos guitarristas de hoje que usam stratocaster SSS...tem algum sistema de "noiseless" ou algum humbucker camuflado... kkkkkk

Mas pra quem tem oportunidade de ter um bom amplificador valvulado, e não precisar de mil efeitos pra copiar todo tipo de musica em uma banda ou algo... A famosa combinação single coil + valvulas é o som mais lindo que já...
Hoje uso uma fender com blackface lollar..e uma com Blonde lollar num vox ac15c1...é extremamente a coisa mais linda que existe...
Mas se eu por uma pedaleira no meio..ou uma cadeia imensa de pedal..perde todo encanto...! hehehe

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


Isso que citei aí em cima...é hoje em dia..estou com 28 anos..
uns 10 anos atrás..eu já postava algumas coisas aqui no forum antes de ir pra faculdade e ficar bastante tempo sem tocar..e sem participar aqui...
10 anos atrás...eu cheguei a ter uma fender mex com tex-mex e um Meteoro cristalino (valvulado)..e um V amp...
Toda vez que eu plugava a fender no meteoro cristalino..e equalizava ele..dava um ganho no canal clean...nossa..som fantasticooo...
Toda vez que eu me atrevia a por o v amp no meio ou até meio no loop....parece que estragava tudo...e na epoca eu tinha uma washburnzinha com humbucker...ela se combinava até que bem com o v amp...podia por várias distorçoes e "brincar"...não era lindo..mas aceitavel...
MAs os singles coils sempre deixou os efeitos do v amp bem fracos, feios, sem graça e as vezes com ruido....
Quando eu desligava tudo...e plugava o single coil direto..eu voltava a viver...kkkk

Como hoje meu gosto pessoal..é single coil e um ampli... por isso pus esse título no tópico..dificilmente eu encontro alguem que usa pouca coisa...
Quando pareceeee que usa pouca coisa...o rack de efeitos está escondido..e o single coil não é um verdadeiro single coil kkkkkk!!!!
Acho que até eric johson modificou seus singles neh?

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

SIm kkkk... na mão de quem manja..tipo Steve ray kkkk

Não, não era isso que eu queria dizer. Claro, na mão de um Gilmour, Clapton, Mark Knopfler (para ficar nos vivos...) o negócio é monstruoso.

A questão é que é um modelo que eu não curto muito. As Fender strato e tele para mim são guitarras que só me servem (na verdade só "aturo") se for para tirar um som muito strato e tele, bem característico. Caso contrário uso uma PRS, por exemplo. Então para mim strato e tele TEM que ser com singles, com hum, senão não serve. Mais ainda, essas são guitarras melindrosas, quase todas não me agradam. Demorei mais de 20 anos para achar umas 4 ou 5 stratos legais (tele também), só uma estava a venda. Dessas aí quase todas eram vintage, mais de 30 anos nas costas - na verdade, beirando os 50 na maioria. Eu sei que você se refere a modelos vintage, com singles puros (somente isso), não à guitarras vintage...

E isso aí realmente fica bom com um bom amp somente, talvez com um TS ou similar no meio. Não precisa mais.

Drinho
Veterano
# jan/16
· votar


eu uso um vox Ac15c1 nos singles coils... acho fantastico...

é muito bonito, a strato é meio chata de timbrar, ela sempre quer soar magra, morta, é um saco.....
os cabras que tiram sonzão disso aí normalmente tocam que só a porra e geralmente abrem o bico do amplificador até dizer chega..... mas quando o som vem é impressionante a sensação..... eu fico até emocionado....

fico lembrando do Vaughan que é um dos nomes dos quais dedico minhas orações antes de dormir todo dia.....

Toda vez que eu plugava a fender no meteoro cristalino..e equalizava ele..dava um ganho no canal clean...nossa..som fantasticooo...

é isso ai mesmo... você pluga lá e fica 5 horas mexendo até chegar naquele som maldito.... dá trabalho mas vale a pena!



E isso aí realmente fica bom com um bom amp somente, talvez com um TS ou similar no meio. Não precisa mais.


MMI é dos meus.... direto e sem frescura kkkkk!

raphael.rui
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P

Me chamou? euheuhuehe
So uso strato com single coils. ja experimentei mini humbucker, humbucker, les paul, SG etc.. nenhuma me agrada, eu sinto total falta daquele estalo e twang que so essas guitarras tem, quando vejo fotos de stratos dos anos 50 e 60 so fico babando e quando vejo uma com humbucker acho um pecado hahahahahha

Sempre set pequeno, uso 3 pedais atualmente, 2 overdrives e um chorus, falta um compressor que em breve estara aqui. nao tem muito mais o que mudar.

Quero mais pra frente pegar um trio de 57/62, foram os captadores que mais gostei ate hoje.

Hitman
Veterano
# jan/16
· votar


Strat = SSS

O resto eh falsificacao!

Juliano P
Veterano
# jan/16
· votar


Hitman
kkkkk isso é um strateiro vintageee..kk showw

Drinho
Isso mesmo..acho que as stratos com single coil tem uma magia...por isso passam anos e anos..e elas nunca sumirãoo! kkkk

raphael.rui
Showww..achei um igual a mim kkkkkkkkkkkkk... achei que eu estava ficando doido.... porque procuro procuro..ouço..vejo youtube... equipamentos de artistas..de amigos..de todos... são raros os que nao usam algo "noiseless"hoje pra dar conta de um tapete de pedais....
Achei um dos meus...viva os singles coils e as valvulas fritandoooo! =]]]]]]]]]]]]]]

Hitman
Veterano
# jan/16
· votar


Juliano P
kkkkk isso é um strateiro vintageee..kk showw
Sinto lhe dizer que sou o cara menos strateiro que voce vai conhecer na vida. hahaha

Estou com o MMI.

Pelo menos ele diz que tolera. Nem isso eu consigo! haha
No entanto, escutar uma strato sendo bem tocada por quem manja tocar esse tipo de guita, aprecio pra caramba!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jan/16
· votar


Cara...

Eu particularmente não me considero um "strateiro" autêntico. Sou mais pra o lado da LP, modelo que sempre me despertou paixão e arrepios desde que comecei a tocar guitarra.

Porém...

Algum tempo depois que comprei minha Vintage V100 AFD (tipo LP), acabei adquirindo uma Vintage V6 (tipo strato), pra ter um timbre de single.

Vou te contar... Apesar de não ser uma guitarra top, ela é bem decente; e eu fiquei apaixonado pelo timbre de strato graças à ela. Eu acabo usando de vez em quando com pedaleira, com aqueles delays entupidos de reverb, com muitos efeitos e tal. Mas realmente o melhor dela é espetada direto no amp e só...

MMI
E isso aí realmente fica bom com um bom amp somente, talvez com um TS ou similar no meio

Um fuzz também fica animal...

Snakepit
Veterano
# jan/16
· votar


Não me considero vintage, mas depois que eu botei o SSL-5 na ponte acho que cheguei perto do timbre que eu sonhava, pelo menos no momento (isso vai mudando todo ano hahaha).

Som limpo excelente, com distorção fica fenomenal, estalado, "levemente pesado"... tocando da pra descobrir pq o Gilmour gosta tanto dele.

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


MMI

Penso de maneira semelhante, existem características dos modelos fender q eu não consigo me adaptar, principalmente nas stratos, e não são apenas os caps, ou raio da escala q me incomoda, e sim todo conjunto... Strato não "
encaixa" em mim....

Mas existem situações q pedem um timbre fender...Eu tenho vontade de ter uma boa tele, mas sempre fico na duvida entre seguir as especificações originais ou buscar um modelo mais moderninho e adequado às minhas preferencias, desde q isso não descaracterize muito o timbre ....

6Strings
Membro Novato
# jan/16
· votar


Po, a galera aqui é conservadora mesmo! rs

acho as stratos H-S-S convencionais legais pra caramba também, sonzera e versatilidade!

Javé
Veterano
# jan/16 · Editado por: Javé
· votar


eu tenho uma fender Am Standard sss com custom 50 para tocar jimi hendrix SVR clapton stones purple entre outros clássicos fica ao meu ver perfeito , tenho uma ibanez rg 320 com hh777 e esta encostada ao meu ver para timbre low gain a ibanez não timbra bem, até por isso que acabei comprando a fender
Uso ela com um Duovox 100b jogo no canal dois e " jampeio " pro canal 1 e ligo a chave de brilho do canal 1 e equalizo os canais a meu gosto , tenho dois pedais de drive um clone do plexi tone e um organic drive da landscape os dois regulados para low gain e um clone de fuzz face, coloco fuzz od e o plexi na sequencia , uso o fuzz ou o od para dar um boost no plexi tone , chego perto de todos os timbres citados a cima só no purple que tenho que aumentar o ganho do plexi tone para distorcer mais
até agora só alegria
tenho aquele som estalado e crunchado que sempre sonhei
aquele fuzz estilo hendrix que só com uma boa strato se consegue sujo e ao mesmo tempo bem definido
e aquele drive low gain dos stones que é uma maravilha

AndreLCA
Membro Novato
# jan/16 · Editado por: AndreLCA
· votar


Uso uma Fender Stratocaster American Standard (SSS - Custom 50´s) 60th Anniversary ligada em um TC Electronic Mojo Mojo Overdrive e no input de um Mesa Mini Rectifier. No loop eu ligo um MXR Carbon Copy.

Setup: Guitarra -> Overdrive -> Input do Amp
Loop -> Mxr Carbon Copy <- Loop

Bem simples! :-)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/16
· votar


AndreLCA
E nem precisa mais...
Abç

MMI
Veterano
# jan/16
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Um fuzz também fica animal...

Não consigo achar legal. :(

Luis A.

eu tenho vontade de ter uma boa tele, mas sempre fico na duvida entre seguir as especificações originais ou buscar um modelo mais moderninho e adequado às minhas preferencias, desde q isso não descaracterize muito o timbre ....

Cada um tem suas razões. Um timbre de tele meio descaracterizado, para dar uma enganada, outras guitarras fazem, não preciso de uma tele ou uma strato. Aquele som "puro sangue" não dá para fazer concessão, é single, com hum, numa guitarra mais que bem feita. Para mim não tem sentido uma guitarra com humbuckers (ou noiseless, stack, Lace Sensor..), tipo strato ou tele, já que para isso eu prefiro outros modelos.

Sabe o argumento que usam, falando que um dos timbres mais lindos de Les Paul e Marshall já gravados foi gravado pelo Jimmy Page com tele e um Supro pequeno? Pois é... Nessa praia eu não vou de tele, vou de Les Paul e Marshall mesmo. kkkkkk

SkyHawk
Membro
# jan/16
· votar


Estou com 3 stratos, duas SSS (custom texas special e a outra custom 54) e uma escalopada, floyd gotoh e seymour hot blade na ponte e dois malmsteen meio e braço. Gosto mais das SSS.

Lelo Mig
Membro
# jan/16
· votar


Juliano P

Já fui bastante purista... Telecaster Puro Sangue, Strato Puro Sangue, Les Paul Puro Sangue e etc...

Hoje, não sou mais. Depois que amadurecemos, conhecemos métodos de gravar e studios, macetes de palco, sabemos que nossos ídolos não gravaram aquele solo com a guitarra que imaginávamos.... esse "purismo" passa a não ter nenhuma relevância.

Uma época toquei muito ao vivo.... muito mesmo. De quinta à domingo, das 20:00 as 04:00 hs. Essa escola da noite, foi me fazendo optar por equipo enxuto e "coringa", que pudesse soar como "qualquer equipo" que eu desejasse.

Fui vendendo tudo que eu tinha.......sobrou uma Fender Strato HSS, que é a única que mantive até hoje.

Luis A.
Membro Novato
# jan/16
· votar


MMI

Eu tenho as mãos pequenas, então o modo mais tradicional de se parafusar um braço fica um pouco desconfortável para mim... acho q os neck plates mais modernos e arredondados iriam ajudar...

O local onde o braço direito descansa em uma tele me incomoda um pouco, talvez eu tmb optaria por um corpo com desenho mais ergonómico nesta área...

Nada q altere a essência da guitarra.

Eu nao consigo nem imaginar uma guitarra da família fender como minha numero 1.... mas preciso de uma guitarra boa com singles...

Luke Strat
Veterano
# jan/16
· votar


Legal o tópico, eu me considero um Strateiro mais purista heheheh
Fender + amp all tube + 1 drive simples + phaser short delay e wah hehehe
Cada guitarrista têm uma necessidade, e eu mesmo me considerando um purista me curvo bastante pras Gibsons, (estou quase me desfazendo de uma das minhas Strats para pegar uma heheh)
Hoje em dia tbm têm muitos recursos interessantes, vejo resultados surpreendentes em videos com programas tipo amplitube e guitar rig, melhor até do que gravar em casa com um valvulado, e mesmo eu gostando do velho estilo de tocar eu quero me aprofundar mais nessa onda digital, dependendo da proposta e do que for fazer creio que é muito válido.

Veja os videos desse rapaz tocando Hendrix no amplitube,


O Floydniaco daqui do FCC tbm grava uns sons do David Gilmour usando Guitar Rig que fica sensacional, veja ae:


MMI
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.

Mas aí fica tranquilo, dá para arrumar uma, né? rs

boblau
Veterano
# jan/16
· votar


Luis A.
Eu tenho as mãos pequenas, então o modo mais tradicional de se parafusar um braço fica um pouco desconfortável para mim... acho q os neck plates mais modernos e arredondados iriam ajudar...

O local onde o braço direito descansa em uma tele me incomoda um pouco, talvez eu tmb optaria por um corpo com desenho mais ergonómico nesta área...

Nada q altere a essência da guitarra.

Eu nao consigo nem imaginar uma guitarra da família fender como minha numero 1.... mas preciso de uma guitarra boa com singles


Dá uma olhada nas Fender Deluxe. Tanto as americans quanto as custom shop. Elas resolvem basicamente este problemas que vc citou.

OU

Fala com o Cassias, e enfrente a espera como se fosse um nenezinho que está para chegar....

A segunda opção, sem dúvida, é a melhor....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em busca dos strateiros vintages,,,