Autor |
Mensagem |
Al_Ardanuy Veterano |
# jan/04
Aqui vou botar algumas dicas pra quem tá no begin e tá meio sem destino no seu aprendizado, neste primeiro post vou citar os 24 exercícios cromáticos que são muito bons pra desenvolver a interdependência dos dedos, agilidade, força nos dedos, palhetada alternada e troca de cordas. Devem ser executado em palhetada alternada e com o auxílio do metrônomo, começe numa velocidade baixa, para acostumar seus dedos a cada exercício, e vá aumentando a velocidade conforme notar sua evolução, tomando sempre cuidado para as notas saírem nítidas, e para a palhetada não ser superficial, sua palhetada deve ser firme, e não utilize ligaduras(hammer ons e pull offs.... explicados num futuro post). Dica: Cada exercicio pode ser executado pulando-se cordas, exemplo:pulando da corda 1 para a 3 depois voltando para a corda 2 e indo para a 4 voltando para a 3 e indo para a 5 voltando para a 4 e indo para a 6... entre outras possibilidades, faça as suas próprias formas.
os exercícios devem ser executados da seguinte forma:
exemplo:
1234: -1-2-3-4----------------------------------------
---------1-2-3-4--------------------------------
-----------------1-2-3-4------------------------
-------------------------1-2-3-4----------------
---------------------------------1-2-3-4--------
-----------------------------------------1-2-3-4
aí vão eles:
1234
1243
1324
1342
1423
1432
2134
2143
2314
2341
2413
2431
3124
3142
3214
3241
3412
3421
4123
4132
4213
4231
4312
4321
é isso aí, até a próxima dica.
|
VRock Veterano |
# jan/04
· votar
cara...vai para o primeiro tópico lah tem todos os exercícios q jah foram postados no Fórum
|
Tomcat Veterano |
# jan/04
· votar
Al_Ardanuy
Já tem uma porrada de exercícios desses nesse tópico aqui:
http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=3&topic=21206
Só não aprende quem não quer mesmo.
|
Fencer Veterano |
# jan/04 · Editado por: Fencer
· votar
Al_Ardanuy
Cara... iniciativa legal essa aí. Apesar de haver vários tópicos com exercícios é sempre bom lembrar que o pessoal tem uma rejeição enorme a usar a busca. O tópico que reúne todos os exercícios postados também é muito bom, mas pode ser um pouco agressivo para os iniciantes, que vêem tantos exercícios juntos e não sabem bem por onde começar.
Um tópico novo desse tipo sempre entusiasma o povo a estudar um pouquinho.
E tem mais... antes exercícios do que fofocas de comadres, disputas de egos ou listas inúteis de melhor isso, melhor aquilo.
Keep rocking!
|
Al_Ardanuy Veterano |
# jan/04
· votar
E aí galera, agradeço os comentários, e quanto a questão de este exercício já ter sido divulgado antes não me impede de divulga-lo novamente pois muitas pessoas ainda não o conheçem, como um amigo meu que a ano passado foi apresentado por mim a estes tão famosos e eficientes 24 exercicios e desde então não para de me agradeçer eu sei que parace aquelas testemunho de comercial de emagrecedor mas é isso aí... hoje vou falara de arpejos. Bem pra construir arpejos é necessário o conhecimento de formação de acordes, não vou explanar formação de acordes agora, se alguém tiver alguma dúvida sobre isso é só postar.
Bem um arpejo é uma sequência de notas ordenadas por altura, derivada de algum acorde, as vezes tendemos a complicar o conceito de arpejo, mas na realidade é realmente bem simples. Por exemplo um acorde maior é formado por tônica, terça maior e quinta justa, por exemplo o acorde de D maior é formado por D (1ª), F#(3ªM) e A(5ª), portanto o seu arpejo é parte da tônica e a partir dela toca-se a próxima nota dentre estas três que no caso é um F# a terça maior, logo após a próxima nota localizada é o A a quinta justa, na prática ficaria assim:
---------2----5------------
-------3-------------------
-----2---------------------
---4-----------------------
-5-------------------------
---------------------------
a partir deste princípio poderemos formar o arpejo de qualquer acorde para isso basta que saibamos os intervalos de tal acorde. Outro exemplo: O acorde de F13, é formado por:F(1ª), A(3ªM), C(5ª), Eb(7ªm), G(9ªM), D(13ªM), neste exemplo vemos que na execução de um arpejo suas notas não estao ordenadas por grau mais por altura, por exemplo se fossemos executar este arpejo sequenciando suas notas pelo seu grau na escala, fariamos F->A->C->Eb->G->D, parece certo, mas se olharmos bem lembraremos que temos duas notas que fogem do âmbito da oitava, que seriam a 9ªM e a 13ªM, que equivalem respectivamente a 2ªM e a 6ªM, portanto sem querer pulamos algumas notas que viriam antes delas, no caso existe uma repetição da fundamental entre a setima e a nona, e existe a terça maior e a quinta justa entre a 9 e a 13, portanto por isso devemos ordenar as notas por altura e não por grau, finalmente nosso arpejo ficaria assim:
F->G->A->C->D->Eb->F na prática ficaria assim:
-----------------------1-3--
-----------------1-3-4------
-------------0-2------------
---------0-1-3--------------
-----0-3--------------------
-1-3------------------------
é isso aí galera qualquer erro é só comunicar!
|
Al_Ardanuy Veterano |
# jan/04
· votar
e aí galera vacilei só na ultima tab oh... esqueçi de dar um espaçamento, mas aí vai o certo:
--------------------------1-3--
--------------------1-3-4------
----------------0-2------------
----------0-1-3----------------
-----0-3-----------------------
-1-3---------------------------
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
E aí galera, aqui vai uma correçãozinha da dica anterior, não é 13ª Maior não! é menor. Ou seja vai ser um Db.
Hoje vou mandar alguns padrões que são muito úteis no fraseado de improviso e criação de solos a maioria deles transcrevi das video-aulas do Vinnie Moore:
os padrões estão na tonalidade de C Maior
Ex1)
E--------------------------------------------------------------------- -------------------7----7-8-7-8-10-
B--------------------------------------------------------------------- --8----8-10-8-10----10-------------
G-----------------------------------------------7-----7-9--7-9-10-9-10 ----10-----------------------------
D---------------------------7----7-9-7-9-10-9-10--10------------------ -----------------------------------
A------7----7-8-7-8-10-8-10---10-------------------------------------- -----------------------------------
E-8-10---10----------------------------------------------------------- -----------------------------------
Ex2)
E ---------------------------------------------------------------------- --------7----8-7-10-8--
B --------------------------------------------------------------------8- ---10-8---10-----------
G ------------------------------------------------7------9--7--10--9---- 10---------------------
D ------------------------------7----9--7--10--9-----10----------------- -----------------------
A ------------7----8--7--10--8----10------------------------------------ -----------------------
E -8-7--10--8---10------------------------------------------------------ -----------------------
Ex3)
E -8-10-----10---------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------
B ------7-8----7-8-10-7-8-10---8-10-----10------------------------------ -------------------------------------------------------
G ---------------------------7------7-9----7-9-10-7-9-10---9-10-----10-- ------------------------------------------------------
D -------------------------------------------------------7------7-9----7 -9-10-7-9-10---9-10------10----------------------------
A ---------------------------------------------------------------------- -------------8------8-10----8-10---8-10-----10---------
E ---------------------------------------------------------------------- ---------------------------------7------7-8----7-8-10-
Ex3)
E -8---10--------------------------------------------------------------- ---------------------------------
B ---7----8-7-10-8---10------------------------------------------------- ---------------------------------
G -----------------7----9-7-10-9---10----------------------------------- ---------------------------------
D -------------------------------7----9-7-10-9---10--------------------- ---------------------------------
A ---------------------------------------------8---10-8---10------------ ---------------------------------
E ------------------------------------------------------7----8-7-10----- ---------------------------------
Ex4)
E ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------
B ---------------------------------------------------------------------- -------------------------------------------------------
G ---------------------------------------------------------------------- ------7-------------7-9-7---------7-9-10-9-7----7-9-10-
D ---------------------------7-------------7-9-7---------7-9-10-9-7----7 -9-10---10-9-7-9-10-------10-9-10------------10--------
A ------7-8-10-8-7----7-8-10---10-8-7-8-10-------10-8-10------------10-- -------------------------------------------------------
E -8-10------------10--------------------------------------------------- -------------------------------------------------------
continuação
E -----------------------------------7--------------7-8-7---------7-8-10 ------------------------------
B -8-------------8-10-8---------8-10---10-8----8-10-------10-8-10------- ------------------------------
G ---10-9-7-9-10--------10-9-10-------------10-------------------------- ------------------------------
D ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
A ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
Ex5)Padrão melorítimico em arpejo
E -------------------2---2-5-2-5---5------------------------------------ ------------------------------
B -------------3---3---3---------3---3---3------------------------------ ------------------------------
G -------2---2---2---------------------2---2---2------------------------ ------------------------------
D -----4---4---------------------------------4---4---------------------- ------------------------------
A ---5----------------------------------------------5------------------- ------------------------------
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
Ex6) Esse lick é legal
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
B ----8---8---8---8---8------8---8-------------------------------------- ------------------------------
G --7---5---4--------------4---5---7------------------------------------ ------------------------------
D --------------7---5---7----------------------------------------------- ------------------------------
A ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------
Próxima dica vou trazer mais uns padrões e licks procês... vlw gnt!! fuiizz
|
the_paranoid Veterano |
# fev/04
· votar
Al_Ardanuy
passa desenhos dos modos gregos
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
Blz, modos gregos, aí vão:
Estão todos em C:
C Iônico, Ou escala maior
E --------------------------------7-8-10-----------
B ---------------------------8-10------------------
G --------------------7-8-10-----------------------
D -------------7-9-10------------------------------
A ------7-8-10-------------------------------------
E -8-10--------------------------------------------
C Dórico
E ----------------------------------6-8-10---------
B ---------------------------6-8-10----------------
G --------------------7-8-10-----------------------
D -------------7-8-10------------------------------
A ------6-8-10-------------------------------------
E -8-10--------------------------------------------
C Frígio
E --------------------------------6-8-9------------
B --------------------------6-8-9------------------
G -------------------6-8-10------------------------
D ------------6-8-10-------------------------------
A -----6-8-10--------------------------------------
E -8-9---------------------------------------------
C Lídio
E -------------------------------7-8-10------------
B ------------------------7-8-10-------------------
G --------------------7-9--------------------------
D -------------7-9-10------------------------------
A ------7-9-10-------------------------------------
E -8-10--------------------------------------------
C Mixolídio
E ----------------------------------6-8-10---------
B ---------------------------6-8-10----------------
G --------------------7-9-10-----------------------
D -------------7-8-10------------------------------
A ------7-8-10-------------------------------------
E -8-10--------------------------------------------
C Eólio
E ---------------------------------6-8-10----------
B ---------------------------6-8-9-----------------
G --------------------7-8-10-----------------------
D -------------6-8-10------------------------------
A ------6-8-10-------------------------------------
E -8-10--------------------------------------------
C Lócrio
E -------------------------------6-8-9-------------
B -------------------------6-7-9-------------------
G ------------------6-8-10-------------------------
D -----------6-8-10--------------------------------
A -----6-8-9---------------------------------------
E -8-9---------------------------------------------
é isso...
se eu errei alguma coisa me manda correção, é que eu fiz nas pressas, mas acho que estão todos certos.
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
E esse aqui é um trecho de uma das músicas do Vinnie Moore, que ele ensina na sua video aula(não lembro se foi na 1 ou na 2), tem uma forte influência clássica, pra quem não conheçe Vinnie Moore(o que é uma pena), muitas de suas composições tem forte apelo clássico, algumas bem "a la Malmsteen", se bem que ainda prefiro mil vezes o Vinman(é o apelido de Vinnie Moore), acho ele um instrumentista bem eclético, suas composições são muito bem elaboradas e não são apenas escalas rolando pra cima e pra baixo, inclusive tem um ótimo conhecimento de improvisação, inclusive com a utlização de modos gregos(quem já viu a video-aula Vinnie Moore 2 conferiu), fora a sua técnica super "ESPLÊNDIDA"! aí vai.
E -7-------7-12-7-------7-12-8-12h-8p-----------------------5--------5-1 0-5-------5-10-7-10h-7p-------------------
B ---8---8--------8---8---------------10--------10------------7---7----- ----7---7---------------8-------8---------
G -----9------------9--------------------9----9----9------------7------- ------7-------------------7---7---7-------
D -----------------------------------------10--------10----------------- ----------------------------9-------9-----
A ------------------------------------------------------12-------------- --------------------------------------10--
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------
continuação
E -3-------3-8-3-------3-8-5-8h-5p-----------------5-8-7-5---7-5-----5-- ------------------------------------------
B ---5---5-------5---5-------------7-------7---------------8-----8-7---8 -7-5-8-7-5--------------------------------
G -----5-----------5-----------------5---5---5-------------------------- -----------7-5-4---5-4--------------------
D -------------------------------------7-------7-4---------------------- -----------------7------------------------
A ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------
E ---------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
aí mando dois licks de blues, o primeiro eu peguei de uma música do Oficina G3, o segundo é muito legal pra dar aquele gran finale na sua Jam Session... Let's go...
E------------------------------------------------
B--------8---------------------------------------
G-7-9h-9---9-7-----------------------------------
D--------------9-8-7---------------5-------------
A--------------------10-7\5-5-7h-7---7-5---------
E----------------------------------------7-6-5-3-
E-----7-8-9-10-6/7----------------------------
B-7/8--------------8---------7/8--------------
G--------------------6-5-4--------------------
D--------------------------3------------------
A---------------------------------------------
E---------------------------------------------
|
guitar_nan Veterano |
# fev/04
· votar
obrigado cara pessoas q tiram o tempo para faser isso q faz esse forum tao bom o/\/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
E aí galera não sou nenhum gênio da música, mas no que eu puder ajudar estou pronto a colaborar, se tiverem alguma duvida e eu souber resolve-la, com certeza responderei, então proponham assuntos, enviem dicas e sugestões. Agradeço a o apoio.
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04 · Editado por: Al_Ardanuy
· votar
Como prometi no primeiro post, vou falar de ligaduras: hammer-on(lig. acendente), pull-off(lig. descendente).
Ligadua consiste numa técnica utilizada para executar uma nota aproveitando a vibração da corda, não sendo necessária uma nova palhetada a cada nota, devido a diminuição(ou até eliminação) de palhetadas quando se utiliza esta técnica, é muito comum o seu uso para execução rápida de solos, dando maior velocidade e agilidade, dependendo da mão esquerda a maior parte do trabalho, ficando para a mão direita somente a função de abafar a sujeira quando utiliza-se distorção, e quando for necessário palhetar uma corda para que ela volte a soar.
O hammer-on é bem simples de explicar e executar, basta palhetar a corda e depois martelar a casa desejada com o dedo, como faria normalmente se estivesse palhetando, porém como não há palhetada, deve-se martelar a corda com força e firmeza, num movimento seco.
O pull-off, já é mais difícil de executar, mais não é o fim do mundo, vamos exemplificar: ponha os dedos indicador e médio nas duas primeiras casas da corda E aguda, agora retire o dedo 2, porém não levante apenas, mas antes de levanta-lo deve-se puxar levemente a corda para baixo com esse mesmo dedo, como se a estive-se dedilhando com o dedo que está sendo retirado, procure notar se a nota da casa 1 está sendo ouvida, se não estiver muito clara, talvez você não esteja puxando a corda com força suficiente, cuidado quando estiver tocando na corda B pra cima, pois se retirar o dedo muito bruscamente pode tocar acidentalmente as cordas de baixo. Aí vão alguns exercises:
E-1-2h-------------------------------------------
B-------1-2h-------------------------------------
G------------1-2h--------------------------------
D------------------1-2h--------------------------
A------------------------1-2h--------------------
E------------------------------1h-2--------------
E-2-3h-------------------------------------------
B------2-3h--------------------------------------
G-----------2-3h---------------------------------
D----------------2-3h----------------------------
A---------------------2-3h-----------------------
E--------------------------2-3h------------------
E-3-4h-------------------------------------------
B------3-4h--------------------------------------
G-----------3-4h---------------------------------
D----------------3-4h----------------------------
A---------------------3-4h-----------------------
E--------------------------3-4h------------------
E-1-2h-3h-4h------------------------------------------------------
B------------1-2h-3h-4h--------------------------------------------
G-----------------------1-2h-3h-4h---------------------------------
D----------------------------------1-2h-3h-4h----------------------
A--------------------------------------------1-2h-3h-4h------------
E-------------------------------------------------------1-2h-3h-h
E-2p-1-------------------------------------------
B------2p-1--------------------------------------
G-----------2p-1---------------------------------
D----------------2p-1----------------------------
A---------------------2p-1-----------------------
E--------------------------2p-1------------------
E-4-3p-2p-1p--------------------------------------------------------
B------------4-3p-2p-1p---------------------------------------------
G-----------------------4-3p-2p-1p----------------------------------
D----------------------------------4-3p-2p-1p-----------------------
A---------------------------------------------4-3p-2p-1p------------
E-------------------------------------------------------4-3p-2p-1p
aí vai uma idéia pra ser aplicada com ligaduras, tirei da video-aula do Vinnie Moore, é bem legal.
E-5-7h-8h-5p-7h-5p---------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- --------------------
B------------------------8h-6p-5p-6h-8h-5p-6h-5p---------------------- ---------------------------------------------------------------------- ----------------------
G-----------------------------------------------------7h-5p-4p-5h-7h-4 p-5h-4p- ---------------------------------------------------------------------- -------------
D--------------------------------------------------------------------- -------------7h-5p-3p-5h-7h-3p-5h-3p---------------------------------- ---------------------
A--------------------------------------------------------------------- ------------------------------------------7h-5p-3p-5h-7h-3p-5h-3p----- -------------------
E--------------------------------------------------------------------- ---------------------------------------------------------------------- -7h-5p-4p-7h-4p-5h----
See ya...
|
frlipe Veterano |
# fev/04
· votar
Al_Ardanuy
Cara manda searching for light, heheheh, valeu
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
nothing else matters Veterano |
# fev/04
· votar
Al_Ardanuy
calma n se extresse................nem pricisa mandar tantas....mais boa "iniciativa"....apesar d eu n fazer mais isso q fiz...um dia fiz veiu um monte falandu merda...intaum...sei laj......n faco mais....tomara q u seu d certo;.....flo
|
VRock Veterano |
# fev/04
· votar
Visitem o tópico: "Relação dos Exercícios Postados no Forum". lah tem uma boa quantidade de exercícios bons para iniciantes!
|
Al_Ardanuy Veterano |
# fev/04
· votar
E aí galera desculpe eu ter demorado a reponder, mas é que... na miha casa a conta de telefone tá com o plano d limitação de pulsos e eu tenho direito a 100 pulsos por mês, e o do mês de fevereiro foi pro buraco, e agora só dia 27 eu vou ter internet novamente, tô postando aqui da casa de um amigo meu.... então paciência negada.... como eu tô fora de casa, usando o computador dos outros(porque o meu provavelmente pifou de ontem pra hoje, e pro meu azar eu creio que foi processador...aff), e morrendo de sono(acordei cedinho....)tô sem condições de postar algo....
vou ficar devendo pro próximo post, a tab daquela musica Clean do Edu. Ardanuy, que tem na fita.. não mando hoje porque aqui não tô com a guitarra, e tem partes que eu só sei tablar tando com a guitarra, mas quando voltar pra casa vou tabla-la e arranjo um jeito de mandar por algum computador aí.... valeu pessoal....
frlipe
e quanto a searching for light, eu não tenho o mp3, eu tenho uns 10 mp3 do dr. sin, mas não tenho searching for light, quando consertar meu pc, se for possível gostaria que você me enviasse o mp3 dela, que eu vou tentar tablar(não posso dar certeza de sucesso pois nunca ouvi a música)...
|