Braço da Guitarra Rosewood Sem Verniz, Cordas Enferrujando

    Autor Mensagem
    JeanMuller
    Membro Novato
    # set/15


    Olá, se alguém souber e poder me ajudar, minha dúvida é a seguinte,

    ( Antes de começar, Tomo todos os cuidados possíveis no manuseio da minha guitarra, limpo as cordas, uso cordas coated, lavo bem as mãos antes de tocar, minhas mãos quase não suam, e mantenho a minha guitarra fora do case em lugar seco e arejado, longe de umidade, e moro em MG, longe de mar.)

    Tenho uma Stratocaster, e na parte da frente da madeira do braço, onde ficam os trastes (a escala), a madeira é em Jacarandá (Rosewood), aquela madeira escura, e atrás é em Maple. E notei que as cordas que coloco, sempre enferrujam rápido, as primas são as que sempre enferrujam primeiro. Já troquei as cordas e coloquei cordas Coated, Elixir, e o caralho a 4 e sempre é a mesma coisa.
    Porém também notei que as cordas enferrujam só na área do Rosewood, até nas áreas da escala mais próxima aos captadores, onde eu dificilmente eu coloco os dedos, também enferruja. Mas fora da área do Rosewood, não enferruja!
    Então notei que pode ser o Rosewood que esta enferrujando as malditas cordas, pois não tem mais envernização, não tem nehuma proteção, e as cordas ficam muito próximas. Talvez a madeira crua sem verniz possa atrair humidade, não sei, é o que pensei, então estou pensando em hidratar a escala e depois Envernizar, pra ver se esse problema acaba!

    Isso é plausível? Já aconteceu com alguém? Estou enganado?
    Obrigado!

    Soultunes
    Membro
    # set/15
    · votar


    JeanMuller

    Provavelmente vão fechar teu tópico, posta no fixo de luthiers logo acima.

    Estou enganado?

    Sim.

    Madeira não causa ferrugem a nada.

    Tens comprado corda aonde ? Mude de fornecedor e talvez até de marca de cordas.

    O mercado esta infestado de falsificações, infelizmente.

    JJJ
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Nunca ouvi falar em madeira enferrujar cordas.

    Mas vendo pelo lado da retenção de umidade na madeira de alguma forma "passando" para as cordas, parece ter alguma plausibilidade...

    lavo bem as mãos antes de tocar

    Hummm... Tem que secar bem também.

    mantenho a minha guitarra fora do case

    Hummmm (2)... Não sei se é uma boa... Talvez fosse melhor deixar dentro do case com alguns saquinhos de sílica gel.

    E, depois de tocar, passar aquele paninho básico, bem passado.

    Quanto às cordas. Podem ser falsas, sim, como o Soultunes sugeriu. De repente, você pensa que está usando Elixir e é Elichina... rs

    rafamoraes
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Acho dificil a madeira causar ferrugem, Cordas enferrujam mesmo, dependendo de vários fatores. Me parece que vc está meio "grilado" com esse assunto, dados os vários cuidados que vc diz tomar. Não esqueça de SEMPRE limpar as cordas com flanela após tocar.

    Hitman
    Veterano
    # set/15
    · votar


    So enferruja onde tem rosewood, certo?

    ...Exatamente o mesmo lugar onde tem contato com seus dedos, correto?
    Voce seria o primeiro caso que vejo que a madeira causa a oxidacao e nao o proprio guitarrista ou seu ambiente.

    marcelosz
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    JeanMuller
    Talvez a madeira crua sem verniz possa atrair humidade, não sei, é o que pensei, então estou pensando em hidratar a escala e depois Envernizar, pra ver se esse problema acaba!
    Não. Rosewood possui um "óleo" natural, mas nada que cause oxidação. Se fosse assim os trastes viveriam enferrujados pelo contato direto 100% do tempo. E outra: nunca evernize uma escala de rosewood. Hidratação sim, se possível com certa frequencia.

    Concordo com a galera, o problema provavelmente é não limpar as cordas apos ter tocado, e possivelmente cordas ruins (experimente outra marca?).

    EduBluesMan
    Veterano
    # set/15 · Editado por: EduBluesMan
    · votar


    JeanMuller
    Concordo em afirmar que não deve ter nada a ver com a escala em rosewood, mas sim com suas mãos (ou a alcalinidade e ph do seu suór) ou memso com as cordas eventualmente falsificadas e/ou mal estocadas.
    Vou com o JJJ. .... troque de marca ou fornecedor.
    Tenho várias guitarras e já usei diversas marcas de cordas e nunca tive esse problema de ferrugem.
    Toco sem lavar as mãos quando chego do trabalho, bebendo uma cerveja e mesmo um encordoamento NIG não dá problemas comigo.
    Provavelmente deve ter algo a ver com o suor de cada indivíduo.

    JeanMuller
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Vlw pessoal por esclarecer minhas dúvidas!
    JJJ
    rafamoraes
    Hitman
    Soultunes
    marcelosz
    EduBluesMan
    Obrigado mesmo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço da Guitarra Rosewood Sem Verniz, Cordas Enferrujando