Acorde moveis possuem mesma formula ?

    Autor Mensagem
    Healt
    Membro Novato
    # ago/15


    http://i.imgur.com/rlkxjiV.jpg

    Esse acordes moveis foram me passados como acordes moveis tanto pra 6° quanto pra 5°, no livro fala que eles sao acordes iguais e moveis mais se vc aplicar a formula a eles, vc ver que tem algo esquisito ou errado.

    O primeiro é 1-#3-5-#6
    O segundo é 1-4-5-b7

    Acordes que são moveis tanto na 5º como na 6º tem a mesma formação quanto a formula certo ?

    No livro fala que os 2 são suspensos e móveis, procurando na net o primeiro nem existe e o segundo fala que é 7/4 ou 7sus4

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Healt

    Ambos são acordes 4/7 ou 7sus4 .

    Eu não entendi muito bem a sua dúvida.

    O que eu notei é que se trata de duas formas de formar os acordes 7sus4, sendo a primeira forma com a tônica no bordão e a segunda forma com a tônica na 5a corda. Já viu o CAGED? O primeiro formato se apoia do desenho do acorde E, e o segundo formato se apoia no desenho de acorde A. Observe no CAGED.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Healt

    Que fique claro... Todos os SHAPES são móveis, os ACORDES, fixos rs

    O primeiro é um F7sus4: F, C, D, F#, C F (I V IV )
    O segundo um B(7b)sus4: B, F#, A, E, F# (I V VII IV V).

    Healt
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Healt
    · votar


    Obrigado LeandroP e Ismah pelas respostas

    O primeiro é um F7sus4: F, C, D, F#, C F (I V IV )
    O segundo um B(7b)sus4: B, F#, A, E, F# (I V VII IV V).


    http://i.imgur.com/Dj3gsqC.jpg
    O primeiro F,C, D#,A#,C,F ou 1-#3-5-#6
    1-5-6#-3#-5-1

    O segundo B, F#, A, E, F# ou 1-4-5-b7
    1-5-b7-4-5

    Naõ conhecia esse CAGED to dando uma olhada agora, mais a duvida foi como podem ser acordes iguais se as formulas estão diferentes, e outra o primeiro nem parece ser um acorde, n encontrei nenhuma formula com esse formato..

    A duvida surgio tb pq no livro os 2 shapes se referem a SUS, quando vc coloca na internet vc ve que SUS ou SUS4 se refere a 1-4-5, SUS2 1-2-5 e 7sus4 1-4-5-b7.

    O primeiro shape eu nem encontro em lugar algum, vou dar uma estuda no CAGED não curti muito esse video do CIFRA vou ver se ter um mais elaborado.

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Healt

    Está correto o que você disse, eu viajei aqui...

    O primeiro é um F(7)sus4: F, C, D#, A#, C F (1 5 4 7 5 1)
    O segundo um B(7)sus4: B, F#, A, E, F# (1 5 7 4 5)

    7b foi um erro de escrita meu que começou a confusão aqui rs
    Não existe 7b apenas 7 e 7M (ou 7+). Desculpe

    como podem ser acordes iguais se as formulas estão diferentes, e outra o primeiro nem parece ser um acorde, n encontrei nenhuma formula com esse formato..

    Considere que o estudo ideal desses acordes só se dá em instrumentos como o piano/harpa, órgão etc. Nas 6 cordas, se está limitado pela mecânica do instrumento e pela quantidade de polifonia ser só 6 notas, razão pela qual se omite notas.

    É sim um acorde, pois a definição de acorde é "um grupo de notas que soam ao mesmo tempo".

    A duvida surgio tb pq no livro os 2 shapes se referem a SUS, quando vc coloca na internet vc ve que SUS ou SUS4 se refere a 1-4-5, SUS2 1-2-5 e 7sus4 1-4-5-b7

    É o que falei acima...

    O primeiro shape eu nem encontro

    Curioso que consultei dois dicionários de acordes e ambos contém os acordes.

    vou dar uma estuda no CAGED não curti muito esse video do CIFRA

    Basicamente é você formar acordes a partir dos chapes sem pestana.
    Vai estudar guitarra swingadas, que fará mais sentido que qualquer outra coisa...

    Esse carinha aí trás bastante qualidade no vídeo, vários estilos de música regional, e fica bem claro o uso do CAGED em acordes.



    Healt
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Healt
    · votar


    percebi que cometi uma erro na formula de quebra achei um site legal pra achar os acordes http://chord-c.com/

    Escala de F
    1- F
    2-G,
    3-A
    4-B♭
    5-C
    6-D
    7-E

    como o primeiro shape tinha as seguinte notas:
    F,C, D#,A#,C,F

    Eu ficava teimando que D# era a 6 da escala de F com sharp =6#

    Em resumo a formula são iguais por isso o mesmo nome do acorde, mesmo assim como o livro abreviou o nome para SUS confundiu ainda mais.

    Na hora de fazer a contagem segunda a escala quando vou contar como # (sharp) ou ♭(flat) como falei acima

    D# dentro da escala de F pode ser tanto #6 quanto b7 ?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Sharp? Flat? Que isso rapaz?

    Não sei dizer, mas não lembro de ter escutado ou visto, se usar o termo de 6aum (VI aumentada), para. Deve haver uma lógica para tal, ou talvez simples convenção.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/15
    · votar


    Healt

    Creio que você está confundindo os intervalos que compõe o acorde com os números das casas nos desenhos.

    Um único acorde pode ter várias formações (desenhos) ao longo do braço. E a sua tônica pode partir do bordão, da 5a corda e da 4a corda, formando desenhos diferentes. A imagem que você postou representa isso.

    Veja na tablatura um exemplo em Dó:


    e----3----------8-----------13----
    B----6----------8-----------11----
    G----3----------10----------12----
    D----5----------8-----------10----
    A----3----------10----------------
    E---------------8-----------------


    Os intervalos deste acorde são: tônica, quarta justa, quinta justa e sétima menor. Chama-se "sus" (suspenspo) porque o intervalo de 4a justa suspende a terça maior.

    Healt
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Sharp? Flat? Que isso rapaz?
    hahahah :) desculpa é pq estudo musica em inglês dai alguns termos musicais são diferentes, Sharp seria Sustenido e Flat seria bmol.

    minha pergunta foi D# não esta na escala de F:
    1- F
    2-G,
    3-A
    4-B♭
    5-C
    6-D
    7-E

    para indentificar o D# dentro da formula 1-4-5-b7 eu estava indentificando como 6 sustenido e na verdade era um 7 bemol......dai a pergunta se numa situação dessa em que se pode tanto ser um sustenido quanto um bemol se opta pelo que ?

    imagino que seja o Bemol pq quando eu estava procurando formula 1-4-5-6# não achava nada e quando se coloca 1-4-5-b7 se acha 7sus4, tambem percebi que parece que # ou sustenido so se usa na formula quando o acorde eh acrescentado, deve ser algum tipo de convenção...vou dar exemplos de formulas:

    maj7(#5) - 1-3-#5-7
    maj7(#9) - 1-3-5-7-#9
    7(#5) - 1-3-#5-b7

    todas as outras formulas usam bemol na hora de representar a formula para a formação do acorde. dai a duvida sobre quando usar bemol ou sustenido visto que na situação que eu sitei, poderia ser tanto sexta sustenido quanto setima bemol.

    Chama-se "sus" (suspenspo) porque o intervalo de 4a justa suspende a terça maior.
    Em outras palavras o que era pra ser um intervalo de terça é um intervalo de quarta justa ? por isso o nome sus ?

    Ismah
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Em outras palavras o que era pra ser um intervalo de terça é um intervalo de quarta justa ? por isso o nome sus ?

    Por aí...

    numa situação dessa em que se pode tanto ser um sustenido quanto um bemol se opta pelo que ?

    Provavelmente segue o que a armadura usa...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acorde moveis possuem mesma formula ?