Dúvidas em Estudo/Progressão

    Autor Mensagem
    Galidan
    Membro Novato
    # jul/15


    Fala pessoal, beleza?
    Então, eu comecei a tocar guitarra MESMO a uns 5/6 anos atrás...(talvez seja até 7, mas não me recordo mais).
    Eu acho que simplesmente cheguei em um ponto que não estou mais progredindo...mas sei que é falta de estudo mesmo...Eu nunca tomei uma aula de guitarra sequer...Somente no inicio mesmo quando estava começando com o violão (os primeiros acordes...)
    Eu basicamente "aprendo" coisas novas tirando novas músicas e por ai vai...
    Só que parece que não consigo absorver mais nada...Simplesmente estou travando.

    Eu tenho bastantes influências de metalcore/post hardcore/deathcore e tal. Eu tenho uma banda que mistura um pouco desses estilos e até agora estou dando conta.

    Mas ai aparecem pessoas que do nada começam a tocar e simplesmente executam tecnicas melhores do que eu...Principalmente quando se trata de velocidade e arpejo/sweep. Eu fico sem entender...fico me perguntando se essa pessoa treina horas por dia e estuda com algum professor mestre. Mas acho que não...

    Pois bem, falei demais demais demais mas o foco desse tópico é que eu queria que vocês me ajudassem a me informar qual melhor material para mim. Eu pretendo estudar e praticar muito principalmente quando se trata de arpejos/sweep e velocidade. Mas o unico jeito que consigo treinar isso são em músicas que já possui....ai acaba que fico muito limitado a uma única execução. http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/122579/

    Mas enfim! Qual material vocês me recomendam? Pode ser videos até apostilas!

    Obrigado pela paciencia galera!


    Abraço

    gL.
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Começa do começo!! Teoria... não tente pular nada! desde a postura até o estudo mais avançado. Isso é muito importante, velocidade vem com o tempo(você treinando, colocando a teoria em prática)

    Galidan
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    É isso! mas eu não sei como "começar do começo!" eu sinto falta de materiais...eu só acho coisas avulsas... Mas sim...mesmo eu nunca tendo aula eu já tenho certa prática e conhecimento de diversas coisas...você indica um professor particular?

    gL.
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Com certeza!
    Ele vai te mostrar por onde começar.

    rcorts
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Galidan

    Um bom professor vai te mostrar detalhes para melhorar a execução das técnicas que talvez você não perceba, e podem estar te travando tecnicamente.

    No mais, se técnica e velocidade são seu único foco, saiba de duas coisas:

    A) treinamento regular diário, com muita disciplina, e feito corretamente é imprescindível.

    B) assim como nos esportes, alguns indivíduos conseguem realizar proezas que outros não conseguem. Há muitos corredores com muita técnica e velocidade acima da média dos seres humanos comuns, mas se soltar Usain Bolt na pista, a pista já é dele.

    Então o que você pode fazer é buscar o seu melhor e não ficar se comparando com os virtuoses da vida.Às vezes é uma tortura desnecessária e nada saudável.

    rcorts
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ah, mais uma ajuda que eu acho que posso te oferecer:

    Os objetivos que você deve perseguir para melhorar sua técnica são:

    A) precisão;
    B) coordenação dos movimentos de ambas as mãos;
    C) compreensão e domínio dos grupos rítmicos;
    D) redução do atrito entre palheta e cordas;
    E) domínio (vertical e horizontal) das notas, escalas, arpejos e padrões de fraseado (licks) por todo o braço do instrumento;
    F) consciência postural global, o que abrange desde como você posiciona suas mãos na guitarra até mesmo altura da correia, relaxamento das articulações (ombros, cotovelos, punho);

    E, não menos importante, não basta treinar as mãos. É preciso também o treino visual e auditivo. Porque eu digo isso? Pense bem, na medida que você for ganhando velocidade e se propondo movimentos mais ousados (arpejos, tapping, grandes saltos de corda e de casas) isso exigirá também muito da sua visão. Seus olhos precisam ser capazes de acompanhar o movimento das mãos. O segredo de lutadores de artes marciais é a agilidade tanto em executar os golpes quanto de perceber rapidamente os movimentos do oponente, assim como a posição espacial relativa de ambos.

    E porque falei da percepção auditiva? Tocar rápido aumenta as chances de errar. Se os olhos ou os dedos vacilarem é o momento crucial em que o ouvido vai te dizer em frações de segundo para avançar ou retroceder mais uma ou duas casas e "chegar na nota".

    Converse com seu futuro professor sobre estas coisas. Já é um bom começo.

    batataguitar
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Estou com o mesmo problema, toco há mais de 10 anos, e teve um tempo que parei de estudar e de desenvolver, hoje estou muito frustado mas conformado, hehehe...

    rcorts

    gostei muito das dicas e vou usa-las também, valeu.

    sidguitar1
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Galidan
    fala brother, bom mesmo e pegar um bom professor de guitarra(q tenha experiencia e q toque no estilo q vc procura aprender,no caso vc citou sweep , velocidade, etc)algum professor q execute e aplique bem as tecnicas q vc tem prioridade vai lhe fazer ganhar tempo,a aula e fundamental pelo menos nos primeiros anos de estudos, depois vc vai poder aproveitar muito mais oq tem na net, mais vou passar algumas coisas q acho q pelo menos devem ser estudadas numa ordem certa(minha opiniao)

    teoria
    escala diatonica(como achar as notas no braço da guitarra) notas naturais e alteradas(escala cromatica)
    classificaçao de intervalos(quantitativa e qualitativa)
    ciclo de quartas e ciclo de quintas
    tons relativos
    triades,tetrades(tetrades eu passo depois de ch, essa ordem na minha opiniao pode ser mudada de acordo com o professo, exemplo.. eu ja passo a pentatonica nas primeiras aulas, mesmo sem explicaçao, ja passo penta e alguns licks pro aluno ja ir tentando intuitivamente criar algo, depois a teoria fica mais facil)
    campo harmonico maior/menor natural



    importante vc estudar pelo menos o mais basico das figuras ritmicas, subdivisao(semibreve, minima, seminima, colcheia ,semicolcheia , formula de compasso, quialteras(pelo menos tercina e sextina e obrigatorio ja q aparecem e muitos exercicios do paul gilbert, malmsteen, vinnie moore, kiko loureiro, etc, etc, etc
    essa parte de ter uma noçao de divisao ritmica e importante pra vc realmente conseguir usar o metronomo pra estudo tecnico senao ele acaba nao servindo pra nada ok

    tecnica
    estude exercicios cromaticos(pelo menos no começo) todo professor vai passar pra vc aqueles 1234, 1243,1324, etc
    estude ornamentos especificos da guitarra, bend, vibrato, unisonbend,inerval bend,etc
    depois padoes de escala pentatonica e maior, esses sao muito importantes pra vc adquirir fluencia e tecnica
    sweep, tapping,palhetada hibrida, e afins eu encaro como tecnicas especificas, nao e todo mudo q curte, entao deve ser estudado especificamente conforme seu interesse, no caso do sweep procure materiais dq vc precisa(sweep procure frank gambale q esse e referencia no sweep(q nao e usado somente em arpejos, mais em escalas, frases, etc), se for mais voltado pra metal, pega material do malmsteen, kiko loureiro, vinnie moore,etc
    se tua prioridade e palhetada alternada procure materiais do paul gilbert, do petrucci, etc
    se for ligados procure do kotzen, etc

    vc vai achar na net varias aulas desses assuntos(ate desse pobre anonimo q vos fala) entao se precisar da um grito q passo links por aqui, mais acho q o mais importante mesmo e um professor no começo, sabendo q vc tem pelo menos esse cronograma q passei pela frente como prioridade, nao vai fazer aula pra ficar so tirando musica(tambem acho importante tirar musicas q tem tecnicas q vc esta aprendendo, mais so tirar as musicas nao resolvem) senao a coisa em pouco tempo encalha denovo e ai vc ja vai ter jogado dinheiro fora,abraçao

    Jube
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Eu acho que um professor é a salvação. Quando resolvi começar a fazer aulas depois de muito tempo estudando sozinho, logo de cara o professor já me chamou atenção em alguns vícios e me direcionou ao caminho certo e estou gostando bastante do resultado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em Estudo/Progressão