BUFFER Ativo dentro da Guitarra, Vale apena montar?

    Autor Mensagem
    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Alex guitar man


    Galera, tudo bem com vocês?
    Vamos primeiro explicar o porque da vontade:

    1- Um buffer dento da guitarra cortaria a perda de sinal a partir do jack, isso iria permitir o uso de cabos longos, 5, 8 metros sem aquela perda de agudos.

    2- Não iria ter perda de sinal entre os pedais true-bypass

    3- a impedância seria baixa, podendo ligar em entradas genéricas.

    Não sei se colocado antes do pot de volume iria criar uma resistência a perda de agudos ao abaixar o volume, mas mesmo assim seria inviável pra mim que gosta de 2 volumes e 2 Tones.

    Conheci o seguinte Esquema:

    http://www.diale.org/img/buffer.sch.jpg

    Vamos ao que importa

    Parece ser bem simples, sem segredo algum, mas não sei se daria certo se fosse dentro da guitarra, ele não poderia ser alimentado diretamente pela bateria de 9 volts, precisaria ser desligado quando a guitarra não estivesse em uso, e talvez, um pot push pull de emergência pra mandar o sinal dele por cima do buffer em caso de a bateria acabar em uma hora desnecessária, pois não tem como saber exatamente a duração dela...

    Alguém acha viável?
    Pois não adianta fazer um buffer pra evitar a perda de sinal e antes dele ter um cabo de metragem infinita pra andar pelo palco, pois o sinal estaria degradado entre a guitarra e o buffer, mas se fosse "deployed" na guitarra...

    Outro medo, é a saida dele ser muito baixa e transformar distortion em overdrive..

    Eai?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Sobre ligar em entradas genericas, falo especificamente em ligar a guitarra diretamente em uma mesa de som, ou em uma caixa ativa, pra impedância ficar "Malemá casada" e dar aquele timbrinho que todos conhecem.... é dificil usar assim, mas eu uso raramente....

    Mas essa não é a prioridade. :)

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Up

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Uma pergunta: você manja de eletrônica?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    jaboticaba

    É dificil dizer, sei o básico, polarizar transistores, calcular filtros, bolar alguns circuito, mas não sei como funciona exatamente os mosfet,

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    No mosfet, a impedância de entrada é infinita, tipo, não passa corrente e chega a ser maior que o BJT e a ideia do Buffer, pelo menos teoricamente, é pegar uma tensão correspondente a um sinal que tem uma certa impedância, colocar numa entrada de impedância infinita e na saída ter o mesmo sinal com uma impedância baixa na saída.

    Eu acho que isso aí não vai mudar muita coisa não, por que o sinal continua sendo atenuado pelo cabo, porque a ideia seria: vindo um sinal elétrico com uma corrente elétrica, há uma atenuação por causa da impedância do cabo que ocasiona uma queda de tensão, se tu coloca na entrada do dispositivo um buffer, então tu coloca uma impedância infinita que zera a corrente e suga toda a tensão do sinal.

    A solução, pelo menos pra mim, não seria colocar o buffer no equipamento gerador do sinal e sim no receptor.

    Bom... enfim, eu sei um pouco disso mas não cheguei a estudar muito aplicações pra som

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    jaboticaba

    Mas então porque existe os pedais de buffer com esse intuito:

    http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/buffer/


    O mosfet não tem a historia de polarização com divisor de frequencia na entrada? Como se acha a zona ativa de um mosfet?

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: jaboticaba
    · votar


    O Buffer funciona dessa forma: ele pega toda tensão de entrada pela sua alta impedância, como assim: a ideia é, considere dois resistores em série conectados em uma fonte de tensão, evidentemente o que terá maior tensão nos seus terminais é aquele que tem maior resistência, agora imagine que você tem a resistência proveniente do cabo com a resistência de entrada do buffer que é infinitamente superior, quem fica com praticamente toda a tensão? O buffer! A entrada do Buffer é justamente o o gate do MOSFET que tem impedância infinita, tanto é que nas análises se despreza a corrente no gate do Mosfet.
    A tensão de saída tem uma impedância muito baixa, então quando tu manda a tensão para outro equipamento, então o sinal que chega é descontado dos cabos e etc.
    E porque não tem sentido, pelo menos pra mim, colocar um buffer na guitarra? Porque o que "salva" o sinal é justamente a impedância de entrada dele, que não deixa vestígios de tensão nos cabos. Então... o ideal seria usar um pedal Buffer como esse e deixá-lo bem pertinho do seu amp.


    Acerca do divisor de frequencia... a ideia é tirar o nível DC do sinal de entrada e pelo que tenho visto o pessoal faz isso com o circuito RC, e isso acaba filtrando o sinal, então se estabelece limites de frequencia de atuação de acordo com o sinal de entrada.

    Sobre a zona ativa de um mosfet eu fico devendo... eu agora não lembro suficientemente bem pra explicar

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man

    Assiste a partir dos 2:20, ou inteiro se quiser..



    subgrave
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: subgrave
    · votar


    Acho mais prático usar um pedal BOSS no início da pedalboard. Muita gente mesmo não gostando dos efeitos BOSS usa ao menos o afinador da BOSS justamente para servir de buffer por causa do bypass eletrônico.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    jaboticaba

    A explicação fez muito sentido, então, vou construir o buffer como um pedal, e vou testa-lo como você falou. Você aprova o esquema do buffer acima?

    Iversonfr

    Cara, que vídeo interessante, pelo visto confirma ainda mais oq o jaboticaba falou não?

    subgrave

    Sempre achei o Bypass melhor que true-bypass

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar




    Acabei achando esse video.. Pelo jeito ojaboticaba tem razão ;)

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    é um circuito tão simples, sendo assim eu acho que vale a experiência. monte e veja os resultados, depois se gostar da ideia, pode elaborar outros circuitos com amp op. para resolver o problema de não deixar o circuito ligado com a guitarra desplugada, pode trocar o plug da sua guitarra e colocar aqueles jacks com uma chave que é acionada quando conecta o plug, não sei o nome dela mas existe(acho que chama conector p10 com chave neutrik). outra solução é trocar o potenciômetro de tone por um de mesmo valor mas com chave push pull.

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Alex guitar man
    Cara, que vídeo interessante, pelo visto confirma ainda mais oq o jaboticaba falou não?

    Pelo que entendi ele disse que buffer se coloca perto do amp, enquanto o vídeo que te mostrei ele tem o buffer num loop programável e mostra diversos tipos de combinação, mas com o buffer sempre logo após a guitarra, e esse é o lugar padrão que sabia para colocar buffer, primeiro de tudo. Também mostra o buffer com 0m de cabo, ou seja, com o buffer embutido na guitarra. Eu acho que muda bastante sim e a perda de agudos e definição é grande como você pode ver no vídeo. Mesmo sendo youtube com baixa qualidade e gravado, dá pra perceber uma diferença enorme. Lógico que a comparação é para cabos de 90', mas mesmo assim. Eu acho que vale a pena montar sim um igual o dele por um pushpull. Tenta encaixar a bateria dentro da cavidade já existente da guita, aí se você gostar, depois recorta um slot pra ela se quiser. E posta os resultados aqui, obviamente rs. Abs!

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Bom, sobre perda de agudos.... eu não acho que a guitarra perde agudos por causa do cabo longo e sim ganha agudos por causa do(s) transistor(es) usados. Eu não tenho certeza disso não, mas a forma que o transistor é modelado dá a entender isso.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Iversonfr

    Eu nao entendi algumas coisas que ele disse, na verdade, varias coisas, vou ver o video pela segunda vez e ver se pego melhor a coisa...

    Vocês viram o segundo video? Eu achei muito interessante...

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    jaboticaba
    eu não acho que a guitarra perde agudos por causa do cabo longo e sim ganha agudos por causa do(s) transistor(es) usados.

    Essa teoria eu nunca tinha escutado, é interessante. Mas como ficaria então o exemplo do video abaixo que ele testa sem buffer, apenas somando comprimento de cabos por um looper TBP? Da pra escutar claramente perda de agudos conforme ele vai somando cabos pelo loop. Pra mim não faz diferença pois uso cabo de 3m, mas queria saber sua opinião.




    Alex guitar man
    Vocês viram o segundo video? Eu achei muito interessante...

    Eu já tinha visto esse, é legal mesmo. Coloquei um outro pra você ver do mesmo cara, é uma série de vídeos na verdade, olha o canal dele.

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: jaboticaba
    · votar


    Cara, eu li um texto na internet onde tem um modelo de circuito pros cabos e que entre os terminais positivos e negativos existe uma capacitância que aumenta conforme o tamanho do cabo. Quanto maior capacitancia, a faixa de frequencia dos agudos que se perdem nele aumenta, então então se perde mais agudos

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    acho que se o cabo retirar agudo da guitarra é porque não presta ou tem quilômetros de extensão. se não me engano a guitarra trabalha ma faixa de frequência de 700Hz a 5kHz, um cabo coaxial podem trabalhar até 3GHz, segundo meu livro de telecomunicações.

    jaboticaba
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: jaboticaba
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Teu livro fala a partir de que frequencia ele começa a trabalhar como deveria pra telecomunicações e das dimensões dele (dielétrico entre os terminais, distancia, etc)? Eu acho que deve ter diferenças entre os coaxiais de teleco e de áudio, mas enfim, eu teria que estudar isso um pouco mais, porque realmente existe perda de agudos, como eu também já vi que coaxiais podem trabalhar em radio frequencia.

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    jaboticaba
    Só existe frequência máxima de trabalho, no caso 3GHz segundo o livro. para cabo coaxial não tem frequência mínima, tanto que ele pode transmitir sinal DC(frequência = 0).
    Certamente há diferenças para a aplicação do cabo, características técnicas só no manual do fabricante.
    Essa perda de agudo que fala, eu acho que se deve a qualidade do cabo. Esses cabos baratos detonam o sinal, quando montei o meu com cabo cristal, que conheci porque mexi com uma câmera instalada num elevador, o som a´te ficou com mais volume. tenho esse cabo ha 10 anos.

    edit: acho que fabricantes não costumam disponibilizar um manual, seguem normas ABNT.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a BUFFER Ativo dentro da Guitarra, Vale apena montar?