Braço de guitarra com rosca espanada.

    Autor Mensagem
    Guitarra_01
    Membro Novato
    # jun/15


    Galera é o seguinte, ha pouco tempo abri um fórum sobre uma Guitarra Giannini Strotossonic que estou reformando. Bom acontece que quando ela voltou do Luthier estava com duas roscas do braço espanada, não aceitando aperto do parafuso, aquela que parafusa no corpo. Existe uma resina ou outro material para recuperar esta rosca? Desde já agradeço.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Guitarra_01

    É na própria Madeira que você esta falando?

    JJJ
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: JJJ
    · votar


    Rosca do braço? Você fala aquele parafusinho pequeno que segura as tarraxas por trás do headstock?

    Se for isso, tira a tarraxa e o parafuso, coloca um palito no buraco (é... esses de dente mesmo, de madeira) bem apertado com um pouco de cola, corta o excesso de madeira (cuidado pra não riscar a guitarra), limpa o excesso de cola, espera secar bem e parafusa de novo.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    JJJ
    Pelo que entendi, são 2 dos 4 parafusos que prendem o braço ao corpo mesmo.

    Guitarra_01
    Siga as dicas do JJJ. Isso vai resolver!

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    strinbergshredder

    Ah, tá...

    Bom... se forem os parafusões entre o corpo e o braço, a técnica é semelhante, mas não dá pra usar palitinho de dente...

    Eu uso espetos de churrasco ou aqueles talheres chineses de madeira. De resto, é igual: lixar até caber bem justo, encher de cola madeira, enfiar no buraco bem enfiado (eita...), limpar a cola, esperar secar, lixar e pronto.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Se for a rosca por onde se prende o braço ao corpo da guitarra eu recomendo um método mais delicado.

    Você pega um pouco de farelo de madeira (quanto mais fino este farelo, melhor). Isso você deve arranjar em alguma serraria. Provavelmente o pó de madeira que fica em torno da máquina de corte seja o mais fino.

    Faça uma mistura deste farelo com cola branca ou cola pra madeira. A mistura deve ser bem homogênea.

    Aplique esta mistura nos furos do braço preenchendo completamente, e remova o excesso antes de secar.

    Aguarde a mistura secar (algumas horas) e parafuse o braço novamente.

    Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso.

    A mistura deverá ter o aspecto parecido com o da imagem abaixo (clique em "abrir em outra janela" pra não bagunçar o layout da página):

    http://roledecasal.com/wp-content/uploads/2015/05/MG_7136.jpg

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso.
    Pq não?
    Eu já usei e funcionou!!! Inclusive pra parafuso de roldana (ou straplock), parafusos de escudo, de tarraxas e até de captadores!!! hehehehehe
    PS. Lembre-se que minha Frankenstrat chama-se Gambiarrocaster!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    Will Bejar
    O ideal para esse míster é um palito de madeira mais dura e consistente introduzido o furo anterior com cola.
    Abçs

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Will Bejar
    Mauricio Luiz Bertola

    Em parafusos de escudo, dos captadores, coisa mais leve, eu não me importo em utilizar palito com cola. Em se tratando da junção do braço com o corpo, eu fico mais "preciosista".

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    Correto.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso.

    Nem eu. O palito de dente era pro parafusinho da tarraxa. Pra junção braço/corpo eu sugeri palito de churrasco ou talher chinês, muito mais grossos, sempre com cola junto e depois de bem secos e atochados (esse papo tá esquisito... eu hein... hehehe).

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    JJJ

    kkkkkkk bota logo um taco de sinuca :p

    MMJr
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: MMJr
    · votar


    Facil e rapido....






    Professional...




    >>>...

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    bota logo um taco de sinuca :p

    Haja lixa... kkkkkkkkk

    Guitarra_01
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    (Só lembrando é para os quatros furos do braço que parafusa no corpo da guitarra). Bom, ontem eu usei resina de encapsulamento. É uma resina que parece com cola Araldite mas é usada em equipamentos elétricos como capacitor. Se mistura é ela seca ficando como se fosse um teflon. Consegui em uma oficina de materiais elétricos com amigo meu, por enquanto está secando e se funcionar eu falo depois.

    JJJ
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Guitarra_01

    Cara, que vai tapar o furo eu não duvido. Mas será que é o material mais indicado para fazer outro furo por cima?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    JJJ
    Exatamente.....
    Abç

    Guitarra_01
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    É realmente a resina não funcionou. Usei um pedaço de madeira do diâmetro do furo e colei com cola branca mesmo, não é que funcionou.

    Bom, valeu pela dica, o segundo vídeo ajudou bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Braço de guitarra com rosca espanada.