Autor |
Mensagem |
Guitarra_01 Membro Novato |
# jun/15
Galera é o seguinte, ha pouco tempo abri um fórum sobre uma Guitarra Giannini Strotossonic que estou reformando. Bom acontece que quando ela voltou do Luthier estava com duas roscas do braço espanada, não aceitando aperto do parafuso, aquela que parafusa no corpo. Existe uma resina ou outro material para recuperar esta rosca? Desde já agradeço.
|
Alex guitar man Veterano |
# jun/15
· votar
Guitarra_01
É na própria Madeira que você esta falando?
|
JJJ Veterano
|
# jun/15 · Editado por: JJJ
· votar
Rosca do braço? Você fala aquele parafusinho pequeno que segura as tarraxas por trás do headstock?
Se for isso, tira a tarraxa e o parafuso, coloca um palito no buraco (é... esses de dente mesmo, de madeira) bem apertado com um pouco de cola, corta o excesso de madeira (cuidado pra não riscar a guitarra), limpa o excesso de cola, espera secar bem e parafusa de novo.
|
strinbergshredder Veterano
|
# jun/15
· votar
JJJ Pelo que entendi, são 2 dos 4 parafusos que prendem o braço ao corpo mesmo.
Guitarra_01 Siga as dicas do JJJ. Isso vai resolver!
|
JJJ Veterano
|
# jun/15
· votar
strinbergshredder
Ah, tá...
Bom... se forem os parafusões entre o corpo e o braço, a técnica é semelhante, mas não dá pra usar palitinho de dente...
Eu uso espetos de churrasco ou aqueles talheres chineses de madeira. De resto, é igual: lixar até caber bem justo, encher de cola madeira, enfiar no buraco bem enfiado (eita...), limpar a cola, esperar secar, lixar e pronto.
|
LeandroP Moderador |
# jun/15
· votar
Se for a rosca por onde se prende o braço ao corpo da guitarra eu recomendo um método mais delicado.
Você pega um pouco de farelo de madeira (quanto mais fino este farelo, melhor). Isso você deve arranjar em alguma serraria. Provavelmente o pó de madeira que fica em torno da máquina de corte seja o mais fino.
Faça uma mistura deste farelo com cola branca ou cola pra madeira. A mistura deve ser bem homogênea.
Aplique esta mistura nos furos do braço preenchendo completamente, e remova o excesso antes de secar.
Aguarde a mistura secar (algumas horas) e parafuse o braço novamente.
Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso.
A mistura deverá ter o aspecto parecido com o da imagem abaixo (clique em "abrir em outra janela" pra não bagunçar o layout da página):
http://roledecasal.com/wp-content/uploads/2015/05/MG_7136.jpg
|
Will Bejar Veterano |
# jun/15
· votar
LeandroP Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso. Pq não? Eu já usei e funcionou!!! Inclusive pra parafuso de roldana (ou straplock), parafusos de escudo, de tarraxas e até de captadores!!! hehehehehe PS. Lembre-se que minha Frankenstrat chama-se Gambiarrocaster!!!
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/15
· votar
LeandroP Will Bejar O ideal para esse míster é um palito de madeira mais dura e consistente introduzido o furo anterior com cola. Abçs
|
LeandroP Moderador |
# jun/15 · Editado por: LeandroP
· votar
Will Bejar Mauricio Luiz Bertola
Em parafusos de escudo, dos captadores, coisa mais leve, eu não me importo em utilizar palito com cola. Em se tratando da junção do braço com o corpo, eu fico mais "preciosista".
|
|
# jun/15
· votar
LeandroP Correto. Abç
|
JJJ Veterano
|
# jun/15
· votar
LeandroP Não recomendo a utilização de palito de dente neste caso.
Nem eu. O palito de dente era pro parafusinho da tarraxa. Pra junção braço/corpo eu sugeri palito de churrasco ou talher chinês, muito mais grossos, sempre com cola junto e depois de bem secos e atochados (esse papo tá esquisito... eu hein... hehehe).
|
LeandroP Moderador |
# jun/15
· votar
JJJ
kkkkkkk bota logo um taco de sinuca :p
|
MMJr Veterano |
# jun/15 · Editado por: MMJr
· votar
Facil e rapido....
Professional...
>>>...
|
JJJ Veterano
|
# jun/15
· votar
LeandroP bota logo um taco de sinuca :p
Haja lixa... kkkkkkkkk
|
# jun/15
· votar
(Só lembrando é para os quatros furos do braço que parafusa no corpo da guitarra). Bom, ontem eu usei resina de encapsulamento. É uma resina que parece com cola Araldite mas é usada em equipamentos elétricos como capacitor. Se mistura é ela seca ficando como se fosse um teflon. Consegui em uma oficina de materiais elétricos com amigo meu, por enquanto está secando e se funcionar eu falo depois.
|
JJJ Veterano
|
# jun/15
· votar
Guitarra_01
Cara, que vai tapar o furo eu não duvido. Mas será que é o material mais indicado para fazer outro furo por cima?
|
|
# jun/15
· votar
JJJ Exatamente..... Abç
|
# jun/15
· votar
É realmente a resina não funcionou. Usei um pedaço de madeira do diâmetro do furo e colei com cola branca mesmo, não é que funcionou.
Bom, valeu pela dica, o segundo vídeo ajudou bastante.
|