As rosas não falam (Cartola) / Intermezzo Op.9 n.1 (Glière)

    Autor Mensagem
    makumbator
    Moderador
    # jun/15


    As rosas não falam - (Cartola) com guitarra

    A primeira peça é um dos maiores clássicos da música brasileira. As rosas não falam foi composta pelo sambista Cartola (1908-1980) em 1974, e lançada em disco em 1976 (está presente no álbum Cartola II, que é um dos maiores do gênero em toda a história).

    A melodia é expressiva e a harmonia dá muita campo para improvisação (inclusive coloquei as cifras nas partes de guitarra para facilitar a vida de quem deseja usar a base como recurso para improvisar).

    https://www.youtube.com/watch?v=ZtnG7SaeBgg


    Apenas o áudio (mp3):
    https://app.box.com/s/wmbgb8itg5z5dkv5cxehdquh046vspl7

    Partitura e partes(guitarra com e sem tab, cifras inclusas):
    https://app.box.com/s/cpqff8g4uq1paildsc7wm4k8b23xagv8

    Backing track - mp3:
    https://app.box.com/s/ttil9cq37v8e6zu1emdl4f9yw35rn8wp

    Equipo:
    Guitarra: Jackson DX 10D FS / Prodrive II / Wha-wha Dunlop Classic GCB95F / Ibanez Tube screamer TS 7 / Recabinet 4 / Delay PSP Audioware PSP lexicon 42 / Reverb Lexicon LXP
    Contrabaixo: Stagg upright elétrico (babybass) EDB 3/4 / Reverb Steinberg Reverence
    Piano (VSTi): VI Labs Ravenscroft 275
    Percussão (VSTi): XLN audio Addictive drums 2 (session percussion)
    Synth (VSTi): Steinberg Halion Sonic 2

    Intermezzo Op.9 n.1 - (Glière) guitarra e piano

    Peça originalmente escrita para contrabaixo e piano (contrabaixo com arco). Apesar de tocar essa peça no contrabaixo acústico há muitos anos (é tradicional no repertório do instrumento), resolvi fazer uma versão para guitarra e piano. Gosto muito da melodia do solo, mas aprecio principalmente a parte do piano (que mantive inalterada, sendo a original do autor).

    Foi composta por Reinhold Glière (1875-1956), compositor russo de nascimento (em Kiev, na Ucrânia, que na época fazia parte do território russo), mas de pai alemão e mãe polonesa que haviam migrado para a Ucrânia.

    As obras de Glière são muito variadas em estilo e formação (tem peças instrumentais, vocais, óperas, e inclui até trilhas para cinema e teatro). Apesar de pouco conhecido, não é de todo esquecido nos repertórios de orquestras, grupos de câmara e solistas ao redor do mundo.

    https://www.youtube.com/watch?v=znPxqj_IG50&


    versão em mp3:
    https://app.box.com/s/5tccql18hncikrq26qvil2le2bbw6ha3

    Partes em PDF das guitarras (com e sem tab):
    https://app.box.com/s/fj4ghcslbon3ulkyc3ttz3ii0j23vxtr

    BT em mp3 com 1 compassos de contagem:
    https://app.box.com/s/brupt2lduavf8ht5d4n7a1zz4cf13s4g

    BT em mp3 com metrônomo:
    https://app.box.com/s/tbxrtb7n1xmdms0hxe5y2g83tkwoemqa

    Equipo:
    Guitarra: Jackson DX 10D FS / Prodrive II / Ibanez Tube screamer TS 7 / Ibanez delay Ds7 / Recabinet 4 / Reverb Lexicon LXP / PSP 608 Multi-delay
    Piano (VSTi): VI Labs Ravenscroft 275 / Reverb Lexicon LXP

    EduJazz
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Clap clap clap.

    Como sempre, uns 40 níveis acima da maioria.

    Muito obrigado por compartilhar essas maravilhas! Fizeram minha noite mais bonita.

    jnninho
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    que sonzeira cara, altas produção
    essa musica é muito bonita, tanto a letra quanto a melodia tb
    parabéns \o

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    Como querer makumbear o que há de bom.
    E deixou o melhor pro final. Gostei pacas!

    makumbator
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    EduJazz
    jnninho
    LeandroP

    Muito obrigado galera! Fico feliz que tenham gostado.

    Floydniaco
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    Que delicia esse som do Cartola !
    O mundo é um moinho é uma das que mais gosto do mestre !


    Excelente como sempre cara, merece cada troféuzinho que tens junto ao nick !

    abraço

    makumbator
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Floydniaco

    Que delicia esse som do Cartola !

    Valeu!

    O mundo é um moinho é uma das que mais gosto do mestre !

    Também gosto dela.

    Excelente como sempre cara, merece cada troféuzinho que tens junto ao nick !

    abraço


    Obrigado!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    makumbator
    Que foda cara. Ambas ficaram show de bola. Você usou um timbre bem cremoso na guitarra, a combinação ficou perfeita. A melodia perfeitamente expressa sem remeter a guitarrices e valorizando a melodia. O intermezzo ficou maravilho. E preciso resaltar o quanto gostei das Rosas Não Falam. rsrs. Demais.

    MMI
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    Ambas muito boas, no seu padrão de qualidade. Mas a do Cartola é sensacional, já gravei essa, ela tem a marca a música brasileira estampada.

    Valeu!

    makumbator
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Muito obrigado pelos comentários!

    MMI

    E aí, beleza? Agradeço por ter ouvido e comentado. Essa música do Cartola é sensacional!

    Valeu!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Opa! Dando uma marcada básica aqui para ouvir mais tarde!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator
    Excepcional!
    Abç

    alexandrecoppo
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator
    Lindas as músicas cara, principalmente a do Cartola, parabéns cara.

    makumbator
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    renatocaster

    Opa! No aguardo.

    Mauricio Luiz Bertola

    Obrigado Bertola!

    alexandrecoppo

    Valeu! Fico contente que tenha gostado.

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Não costumo palpitar nesse tipo de tópico - que não quer dizer que não escute. Mas vou deixar minha marca aqui.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    Não há o que reclamar na questão qualidade, capricho, execução e etc. Você é o cara nestes quesitos e sempre me emocionam, seus trabalhos.

    Então, vou dar meu pitaco, apenas na questão gosto, ok camarada?

    Não gostei muito do timbre da guita no início. Na verdade, não é que não gostei do timbre, mas a combinação, a guitarra tão cremosa e com bastante sustain (você é muito influenciado pelos arcos, né?), com o piano "salpicado". No entanto, quando entra a batera, lá pros 1:35, e o wah, aí tudo muda! A síncope/pulsação que meu senso estético sentia falta, aparece com força, e dá um colorido especial e muito agradável. Gostei muito desta parte.

    Já na segunda, é seu DNA. Ficou perfeita!

    Parabéns!

    renatocaster
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    Opa, finalmente consegui ouvir, rsrsrsrs!

    Sobre a gravina, o que dizer? Excelente, pra variar? Hahaha!

    A do Cartola especialmente, ficou simplesmente foda! Parabéns!

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    A do Cartola tá perfeita! Muito bom, parabéns!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Opa.
    Só vi hoje, mas tá muito legal, o Cartola é um dos grandes compositores do Brasil.

    makumbator
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Ismah

    Valeu cara!

    Lelo Mig

    Obrigado!

    Não gostei muito do timbre da guita no início. Na verdade, não é que não gostei do timbre, mas a combinação, a guitarra tão cremosa e com bastante sustain (você é muito influenciado pelos arcos, né?), com o piano "salpicado". No entanto, quando entra a batera, lá pros 1:35, e o wah, aí tudo muda! A síncope/pulsação que meu senso estético sentia falta, aparece com força, e dá um colorido especial e muito agradável. Gostei muito desta parte.


    Sim, o meu ideal de sustentação é o som do arco. Inclusive, meu uso de drive na guitarra é mais por causa do ganho de sustain do que por causa do timbre. Infelizmente o ganho de sustentação com drive trás junto de si uma perda de dinâmica. O meu som perfeito seria a dinâmica da guitarra limpa com a sustentação da guitarra com drive!

    Na música do Cartola eu cheguei a pensar em colocar wha, baixo e percussão desde o começo, mas achei que ficaria cansativo, e perderia a surpresa da entrada do baixo e percussão na metade da peça. Mas concordo que é bem mais legal nessa parte.

    Em geral eu gosto mesmo de colocar entidades com contrastes, e por isso acho que a guitarra cremosa combina mais com o piano salpicado, justamente por serem opostos! Ao invés de se oporem, vejo-os se complementando. É aquela velha história de tentar o contraste não apenas no nível de arranjo, mas também com o timbre. Claro que isso pode ser visto como algo positivo ou não.

    Mas compreendo totalmente suas colocações, e agradeço seus comentários detalhados!


    renatocaster
    Jabijirous
    Adler3x3


    Muito obrigado por ouvirem e comentarem galera!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/15
    · votar


    makumbator

    "Em geral eu gosto mesmo de colocar entidades com contrastes..."

    Também gosto. Mas, analisei tua obra apenas pelo critério gosto (já que tecnicamente seu trabalho é sempre impecável)... o que senti de bate e pronto!

    E, neste quesito, a sensação emocional inicial, pediu uma "pulsação", senti falta dela... mas eis que ela entra depois, para minha alegria....hehehe.

    Por isso mesmo, deixei bem claro a posição subjetiva do comentário. Manja receita culinária, onde a quantidade dos ingredientes são detalhadamente descritas, mas a pimenta é "a gosto"?

    É exatamente isso, apenas gosto pessoal......e voce colocou a pitada à mais que senti falta... então, tudo certo!

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a As rosas não falam (Cartola) / Intermezzo Op.9 n.1 (Glière)