Debate - Guitarras - O que falta?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren

Cara, só pra manter o "padrão" do FCC, quando você responder a alguém, coloque o nick da pessoa antes da citação. Não precisa escrever, basta clicar no nick dela, que ele vai direto para o texto, já em negrito.

renatocaster
Moderador
# mai/15
· votar


O QUE AINDA FALTA FAZER?

Como representante da classe dos guitarristas canhotos, o que ainda falta fazer são os fabricantes e marcas disponibilizarem todos os modelos de guitarra desenvolvidos para destros também na versão left handed!

Queremos direitos iguais! \o/

JeffCardona
Veterano
# mai/15
· votar


Bom acho que a minha opinião valeria mais para um empresário do ramo de instrumentos musicais do que para um luthier, mas como toda opinião é bem vinda, aqui vai:


1 - Recursos regionais. Uso de madeiras nacionais(permitidas é claro), a Tagima meio que está fazendo isso, usou Marupá nos braços de stratos, além é claro de produção em território nacional(isso faz uma diferença no preço que infelizmente inviabiliza mercado).

2 - Opções. Muito foi falado sobre inovações, concordo que elas são necessárias, porém não utilizamos nem oque ja foi inventado, vou dar um exemplo; a ponte Kahler, eu gosto MUITO de ponte Kahler, e prefiro infinitamente ela à Floyd Rose, contudo, ela é extremamente rara no Brasil, nunca fui em uma loja da Teodoro e encontrei uma guitarra com ponte Kahler(talvez a Dean venda algumas peças). Bom a ponte foi um exemplo, existem mais uma infinidade de combinações de materiais e instrumentos já desenvolvidos que podem ser combinados, mas que nunca foram vistas.


3 - Acabamento de primeira. As guitarras vendidas no Brasil possuem um acabamento bem feio, principalmente as nacionais, inovações em acabamento são bem vindas, mas já existe um padrão estético imortalizado aos modelos existentes, 99% das pessoas gostariam de ter uma guitarra tão bela quanto uma Gibson LP Custom, ou uma Fender EUA.


Bom, foram 3 itens bem generalizados, mas foi oque consegui pensar de imediato. Acompanhando o tópico!

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren
Basicamente, o que vocês estão sugerindo seria uma guitarra 100% eletrônica com um sistema open source

Não 100% eletrônica. Por isso que lá atrás eu falei de a guitarra ter 2 saídas, o que possibilitaria o uso do som mais "orgânico" da guitarra. Quanto ao sistema open source, sim para uma possível placa de efeitos. Isto eliminaria o problema que o Makumbator citou de se tornar obsoleta.

Eu não havia pensado a coisa nessa magnitude ainda, até porque eu não manjo de programação pra criar o software... :/

Este obstáculo pode ser facilmente contornado através de parcerias. Creio que tecnologia suficiente para tirar isto do papel hoje já exista.

Abç.

pedropohren
Membro Novato
# mai/15
· votar


JJJ

Mal ai por isso, eu sei e vejo o padrão constantemente, só não fiz anteriormente porque acabei de conseguir (depois de meses tentando) entrar no fórum, e ainda não conheço todos os recursos. Mas valeu pela dica ^^

renatocaster

Cara, uma das coisas que estou contemplando em um dos meus projetos atuais (projetos por cujo aperfeiçoamento resolvi lançar esse debate) é justamente criar não uma versão canhota do instrumento, mas um instrumento que respeite tanto a simetria que mencionei antes, que baste inverter as cordas para que se torne naturalmente um instrumento para canhoto, e vice-versa. Seria uma enorme economia para o fabricante, no caso eu :P e funcionaria de maneira que eliminaria o conceito de "demanda" para a orientação do instrumento, se o cara fosse canhoto bastaria comprar o instrumento, inverter as cordas a la Hendrix e tocar normalmente. ^^

JeffCardona

Também AMO as Kahler, mas já são caras mesmo lá fora, imagine importando? O preço do instrumento ficaria muito alto, algo que vai diretamente contra um dos meus objetivos...

Quanto aos padrões de acabamento, os "imortalizados" que tu mencionaste alçaram essa posição por uma boa razão, na minha opinião: são, mais uma vez vou bater nessa tecla, simétricos. É como uma mulher com um vestido fino, ou com jóias. Sem elas ela é naturalmente bonita, mas quando ela coloca tais adereços vc percebe características nela que são bonitas mas que vc nem tinha visto antes... (Falando agora da diferença entre, por exemplo, o acabamento de uma LP standard e uma custom...) Pra criar novos padrões, como eu disse, seria possível, tanto é que eu já vi muitos instrumentos com padrões, algumas vezes até bizarros, quando trabalhava com meu mestre, mas que apesar de tudo eram bonitos porque seguiam essa simetria essencial ao instrumento. Quanto às madeiras nacionais, amigo, experiência própria, aqui no BR vc pode tirar timbre de madeiras que eu duvido vc esperar... :P

rcorts

Eu não sei... Eu pelo menos não sou muito fã de misturar... Se for pra ela ser eletrônica, que seja ELETRÔNICA. Se for pra ser elétrica, que seja ELÉTRICA. Foi o pensamento da Line6 quando lançaram as Variax...

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


Desculpem a franqueza, mas fora isso que o pessoal disse, manter a tradicionalidade da guitarra é fazer mais do mesmo. É possivel a guitarra ser tanto organica quanto eletronica. É o mesmo quando dizemos de um pedal pode soar vivo e puro quando ele é digital.

Até hoje se critica o fato de existirem guitarras de 7, 8 ou 9 cordas. Concordo em partes, já que foge um pouco do tradicional conceito que temos de guitarra. Porem, é invegavel que ela veio como um adendo e criou novos tipos de musica. Foi relativamente bem aceita. E porque? Ela inovou um conceito fechado de que guitarra tem 6 cordas e pronto.

Acredito que o que falta na guitarra é ela ter o que nao tem hoje: uma das coisas é: eletrônica avançada. A tecnologia está ai, temos internet ampla, smartphones, tablets, computadores, gadgets de sobra, e a guitarra continua sendo tradicionalmente feita de madeira, de 6 cordas, com 2 ou 3 captadores magneticos e não mais que 4 knobs standard.

Eu amo a guitarra do jeito que é, mas que ela poderia evoluir nesse ponto, acredito que sim. Porque nao, uma guitarra que com oitavador? Porque nao, uma com eq de 32 bandas? Porque nao, uma com booster, drive ou uma setzinho de efeitos dentro? Uma guitarra com looper? Ou ainda, uma guitarra que grave?

Enfim, tem de tudo por ai no quesito perifericos de guitarra, racks, pedais, pedaleiras, etc, mas nada disso tem na guitarra. Até amp ja tem tudo isso, vide os rolands da vida. Mas a guitarra nao vi nada de anormal.

MauricioBahia
Moderador
# mai/15 · Editado por: MauricioBahia
· votar


pedropohren: Mas um apelo que eu gostaria de fazer: Pouquissimos até agora falaram dos aspectos estéticos do instrumento. Como vocês preferem? Mais curvas, menos curvas, Mais alongados, mais gordinhos, cutaways, visual clássico... Ou mesmo algo que esteja na cabeça de vocês, mas que ainda não tenha sido feito? Evoco seu conhecimento!!! :P

Bem vindo. :D

Cara, gosto é algo tão subjetivo e, "pior", MUTANTE! Eu nem saberia te responder com certeza o que eu levaria pra casa hoje, vamos dizer assim. hehe

Creio que seria mais proveitoso, neste caso, uma enquete direcionada do que opiniões num fórum de debates, apesar de todas serem válidas, como num brainstorming.

É isso! Boa sorte na sua "busca"!

Abs

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


Buja
Eu amo a guitarra do jeito que é, mas que ela poderia evoluir nesse ponto, acredito que sim. Porque nao, uma guitarra que com oitavador? Porque nao, uma com eq de 32 bandas? Porque nao, uma com booster, drive ou uma setzinho de efeitos dentro? Uma guitarra com looper? Ou ainda, uma guitarra que grave?

Tem umas com captação ou circuitos ativos que, se botar no talo, é mais ou menos como se tivesse booster ou até drive... Guitarra que grave?... Acho que a Casio já fez algo assim, e com midi, coisas eletrônicas...

Tem muita coisa que já foi feita nesse sentido e simplesmente não "pegou". Porque "guitarra tem 6 cordas e pronto"... rs

Buja
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
É verdade, guitarra a priori tem 6 cordas e pronto. E eu gosto disso. Mas falta algo? Faltar nao, mas pode ter opcionais.

É igual carro. Tem que ter basicamente motor, volante, painel, 4 rodas, cambio e os itens basicos para se dirigir. Mas, faltaria algo? Faltar algo pra dirigir nao falta, mas quando tem opcionais é bem melhor.

Dai colocaram airbag, controle de tracao, cambio automatico, computador de bordo, bluetooth, som, direcao hidraulica/eletrica, gps, farois auto regulaveis, de led, rodas de liga leve, etc etc etc .... Nada disso é essencial pra dirigir, mas que é melhor dirigir um land rover que um fusca é...

Entende o que quero dizer?! Muita gente, mas muita gente mesmo, hoje toca fusca (fender, gibson, etc ... ) que tem motor, cambio, 4 rodas e pronto (ou tem madeira, 6 cordas, tarrachas, ponte e captadores) e pronto.

Se houvesse algo bom na guitarra que se popularizasse, bom mesmo e principalemente util, nao firulas (iguais aquelas misa guitars), mas algo como o que teclados sao para pianos, acho que seria uma inovacao guitarristisca para este seculo, algo que BB King nem Hendrix iram ver, mas se vissem, tocariam.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


Buja

dizer o que falta em uma guitarra e o que inovar nela seria dizer, se a máxima de dizer que guitarra é como uma mulher, que daqui a pouco vamos pedir para o papai do céu colocar o bumbum pra frente, os seios para trás para aumentar o prazer de dançar com elas.... rsrsrsrsrsrsrs

pedropohren

O mercado de instrumentos musicais é tão fechado e quadrado que quase nenhuma novidade pega.

A gente morre de vontade de ter vivido no passado, sonha em comprar instrumentos velhos, entra em êxtase raspando uma guitarra na guia da calçada e chamar de Relic, vai feliz para o hospital com tétano da ferrugem de pedais, a luz que nos ilumina vem de válvulas e outras esquisitices .

E não é só guitarrista não.

Eu achei por exemplo, quando visitei o Luthier Cassias, que ele inovou para muito melhor o design das Les Paul. Melhorou o balanceamento de peso, deixou as linhas mais suaves, etc. Ele me disse que tem guitarrista que deu risada da cara dele dizendo que ele era louco de mudar uma Les Paul.

Portanto, o que eu acho, é que falta no Brasil, guitarra que incorpore brasilidade ao instrumento, madeiras nacionais, timbres sensacionais. Temos tudo aqui; madeiras, captadores, empresas de altíssima tecnologia em usinagem, fundição, cromeação que fariam as ferragens com um pé nas costas a bom preço, e principalmente luthiers com talento, que coloquem sua arte no instrumento acima de tudo. O exemplo da Music Maker é digno de nota. Instrumentos bem feitos, utilizando madeiras nacionais (não somente) e sucesso nacional e internacional.

Em suma, na minha opinião, deveríamos começar a copiar os orientais: Não invente nada, melhore o que já foi inventado.

Meu pai costuma dizer que um empresário quebra de três maneiras clássicas:

1- Da forma mais gostosa - gastando dinheiro com mulheres

2- Da forma mais rápida - gastanto dinheiro em cassinos

3- Da forma mais segura - contratando um inventor. jCom mulheres, pode-se encontrar uma milionária, nos cassinos pode-se ganhar uma bolada, mas com um inventor a falência é certa....

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


É igual carro. Tem que ter basicamente motor, volante, painel, 4 rodas, cambio e os itens basicos para se dirigir. Mas, faltaria algo? Faltar algo pra dirigir nao falta, mas quando tem opcionais é bem melhor.

Os opcionais estão nos pés (pedais e pedaleiras) e nos pcs (gravação, mix, simuladores, etc). Não precisa embutir isso no instrumento. Quem quer o "som de fusca" liga a guitarra direto no amplificador valvulado e é feliz e quem quer um som mais tecnológico usa essas coisas que já citei.

f14gomes
Membro
# mai/15
· votar


pedropohren
Esse é o corpo de guitarra ideal !

Mas você pode desenhar um modelo que levante os dois (. )( .)

cafe_com_leite
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren
Guitarras podem ser instrumentos, música, transcendência,

A guitarra é um instrumento que pode fazer música e pode levar à transcendência.

competindo apenas com o corpo de uma mulher

Ahuahuahua
Véi,…

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: EuFemismo
· votar


pedropohren
Mas um apelo que eu gostaria de fazer: Pouquissimos até agora falaram dos aspectos estéticos do instrumento. Como vocês preferem? :P

Cara, eu estava pensando em uma guitarra com o formato de um corpo de baixo porém na proporção de uma guitarra

Esse modelo

Ou uma strato com o shape do jazz bass.

rcorts
Veterano
# mai/15 · Editado por: rcorts
· votar


Bom, esse tópico tomou um caminho do tipo:

O que podemos inovar na guitarra?

- Podemos fazer uma "que flutue e lance raios lasers".
- Podemos ter guitarras com diferentes materiais.

Oh herege! não se pode fazer isto com uma guitarra! quando muito fazer uma pintura 3 tone sunburst ou colar uma chapinha de spalted maple no headstock.

Se for pra mexer só na parte estética de uma guitarra eu vou num luthier e falo pra ele a loucura que tá na minha cabeça naquele momento.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


EuFemismo
Ou uma strato com o shape do jazz bass.

Rapaz, até que a ideia foi interessante, hein? Ficaria algo entre Strato e Jaguar... Na verdade, uma Jaguar com chifres de Strato e ponte de Jazz Bass... Gostei.

MMI
Veterano
# mai/15
· votar


boblau

Meu pai costuma dizer que um empresário quebra de três maneiras clássicas:
1- Da forma mais gostosa - gastando dinheiro com mulheres
2- Da forma mais rápida - gastanto dinheiro em cassinos
3- Da forma mais segura - contratando um inventor. jCom mulheres, pode-se encontrar uma milionária, nos cassinos pode-se ganhar uma bolada, mas com um inventor a falência é certa....


Sabedoria... +1 para seu pai. :)

Eu achei por exemplo, quando visitei o Luthier Cassias, que ele inovou para muito melhor o design das Les Paul. Melhorou o balanceamento de peso, deixou as linhas mais suaves, etc. Ele me disse que tem guitarrista que deu risada da cara dele dizendo que ele era louco de mudar uma Les Paul.

Para mim tem grandes méritos. É a diferença entre quem cria e quem copia. Como em quase tudo na vida, primeiro é preciso aprender a copiar o que foi foi feito antes. Uma vez dominado e estudado a história para não repetir os erros passados, se inova. Por isso que ele está um passo à frente, já estudou e pesquisou, está partindo para seu modelo próprio.

EuFemismo
Membro Novato
# mai/15
· votar


Outra ideia que eu tenho é uma guitarra com o corpo no tamanho e no formato de um escudo de Strato. Vai lembrar uma Steinberg.

pedropohren
Membro Novato
# mai/15
· votar


EuFemismo

Também já pensei nisso. E ninguém me tira da cabeça que o escudo da strato foi inspirado na forma da Tele.

boblau
Eu achei por exemplo, quando visitei o Luthier Cassias, que ele inovou para muito melhor o design das Les Paul. Melhorou o balanceamento de peso, deixou as linhas mais suaves, etc. Ele me disse que tem guitarrista que deu risada da cara dele dizendo que ele era louco de mudar uma Les Paul.

Pior que é bem isso cara... E tem quem crie essa noção não ó pros modelos, como também pras madeiras. O meu mestre uma vez atendeu ao pedido de um cara que chegou pra ele com dois caibros de pinus pra montar um corpo de Tele. Ele, nesse caso, quase riu da cara do cliente, e de acordo com ele, qualquer um teria rido. Todo mundo acha que o pinus é uma péssima tonewood, as ele tem um som formidável. Faz brilhar até o som de Dirty Fingers ou Invader, pro cara que curte tirar um som jazz com ganho alto, é simplesmente a tonewood perfeita. Fora também a questão de peso, que o pinus não tem, o que torna a guita de pinus absolutamente mais confortável pra se tocar... Eu, pelo menos, me apaixonei pelo som de duas madeiras que eu pretendo usar em larga escala: pinus e pinho. A combinação dos dois seria o equilíbrio perfeito entre um grave profundo e um brilho vintage.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren

Cara... pinus e pinho acho que é a mesma coisa. Se não me engano, pinus é o nome científico.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ
Cara... pinus e pinho acho que é a mesma coisa. Se não me engano, pinus é o nome científico.

Tem diversos tipos de "Pinus", Elliottii e Taeda são alguns e mais comuns no Brasil.

Temos no Brasil ainda pinheiros de outras famílias como a Araucária.

Pinho é a madeira do pinheiro. E cada tipo é diferente.

Mas as pessoas costumam mesmo diferenciar "Pinho" de "PInus".

Fernando de almeida
Veterano
# mai/15 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


pedropohren
Debate - Guitarras - O que falta?

Oi fera, eu havia pensado em citar isso, mas não achei conveniente, mas creio que é uma opinião válida:

O que falta >>>> Termos acesso ao que já existe de melhor nas guitarras ( seja madeira, captadores, circuitos, acessórios, timbres, tipo de montagem, formato de corpo, hardware e tudo mais o que se tiver de TOP) porém à PREÇOS POPULARES ...

pedropohren
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: pedropohren
· votar


JJJ

boblau

Não são a mesma coisa. E sei disso porque já toquei uma guitarra de pinus e tenho uma de pinho. O pinho é uma madeira levemente mais pesada, tem com a dureza comparável à de madeiras como o maple um grave tão profundo quanto ou até mais do que o do mogno, enquanto que o pinus, com peso comparável a uma folha de papel, te, um som mais brilhante que qualquer strato jamais sonhou em ser.

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren

foi exatamente o que eu disse. São tipos diferentes, porque as pessoas costumam diferenciar Pinho de Pinus.

Pinho é a madeira do pinheiro. E cada tipo é diferente.

Mas as pessoas costumam mesmo diferenciar "Pinho" de "PInus".


A única coisa é que, ao pé da letra, pinus também é pinho. Mas em nenhum momento eu afirmei que são madeiras iguais.

Vc tocou em duas guitarras feitas de pinho (a madeira do pinheiro), uma de Pinus "sei lá qual" e outra de Araucária, por exemplo. São madeiras totalmente diferentes, apesar de serem pinheiros e sua madeira chamar pinho no Brasil.

Luis A.
Membro Novato
# mai/15
· votar


Ta faltando palhetas q enviam sinal pro GPS.....

Tiso
Veterano
# mai/15
· votar


Tenho um projeto de Strato que levaria várias modificações.

* A primeira seria o corpo, de algum material sintético resistente e com o mesmo peso que o braço. A madeira tem uma "mística" incrível, fazendo com que cada guitarra seja absolutamente única - e eu entendo o apelo disso. Mas instrumentos sólidos não carecem tanto de material natural quanto instrumentos com caixa de ressonância.

* O escudo seria feito de uma chapa de metal fina, mas resistente, como o tampo de um Dobro.

* A elétrica: um kit HSS + um piezzo de cristais prensado no bloco do tremolo + um piezzo circular de contato apertado no tróculo, bem entre o braço e o corpo mesmo.

* Os controles ficariam assim: um pup dial deslizante no lugar do switch, como o de uma Gibson Marauder. Três knobs concêntricos estilo Danelectro: na base deles os volumes, um para cada captador magnético. No topo um knob para o volume do piezzo de rastilho, outro para o piezzo circular e o último para o tom geral. Do outro lado do escudo, dois botões com a mesma aparência: um kill switch do tipo "funciona enquanto aperta" e o coil splitter.

* Uma trava de alavanca como a das Fender Performer.

Essa é a minha visão de uma máquina de timbres.

JJJ
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren
boblau

Mas aí tem que dar o nome científico pra saber de que raio de pinho vocês estão falando... Porque todo "pinho" é Pinus Algumacoisófolus! uhauhauhauha

pedropohren
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: pedropohren
· votar


Tiso

Cara, de tudo isso que tu falou, a maioria das coisas eu achei interessante e talvez venha a testar, mas o que eu não concordo é que instrumentos sólidos não precisam tanto de madeira natural. Cara, eu particularmente não curto muito a idéia de instrumentos com materiais sintéticos, mas isso é gosto meu. Mas quanto à questão timbral da madeira, cara, é exatamente o contrário. Afinal, as ondas geradas pela vibração da corda, no instrumento com caixa, dividem sua propagação material entre a madeira do corpo e o ar. Já no caso do instrumento sólido, ele SÓ TEM A MADEIRA para fazer isso, os captadores apenas têm seu campo magnético distorcido por essa vibração já absorvida pelo corpo. Então, sou obrigado a dizer que a madeira no corpo de uma solidbody faz MAIS diferença do que num instrumento com caixa acústica. E afirmo isso por experiência, porque nos meus trabalhos com meu mestre, já vi ele fazer instrumentos com caixa e tampo de compensado e outras madeiras menos nobres soarem tão bem quanto guitarras feitas com madeiras como mogno e afins. ^^

boblau
Veterano
# mai/15
· votar


JJJ

Mas aí tem que dar o nome científico pra saber de que raio de pinho vocês estão falando... Porque todo "pinho" é Pinus Algumacoisófolus! uhauhauhauha

Não. Todo Pinus Algumaciosófolus é pinho. Mas o contrário não é verdadeiro. Araucária (Araucaria angustifolia) não é Pinus, mas é Pinho....

hahahahahahaha

Tiso
Veterano
# mai/15
· votar


pedropohren

Interessante, bom saber dessa propriedade. Muitas vezes nossas impressões intuitivas nos traem, é sempre muito bom ouvir uma opinião mais experiente. Imagino que deva existir algum material sintético com características acústicas desejáveis, ou seja, com uma equalização própria bem interessante. Mas não estou certo disso. Mas a questão da perda de identidade de cada instrumento ficaria impossível de contornar também. Na dúvida eu aplicaria ao projeto uma madeira leve então, com um bom destaque de médios agudos (já que o piezzo de rastilho já tende a emitir um som absurdamente grave).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Debate - Guitarras - O que falta?