Posso ficar mudando a afinação de uma guitarra com MICROAFINAÇÃO?

    Autor Mensagem
    Danteguh
    Membro
    # mar/15


    Olá!
    Comprei uma Jackson JS32 Dinky (Preta) e ela tem microafinação com floyd.
    Tiro muitas músicas em Mi, mas agora estou tocando com uns amigos que tiram músicas em Dó.
    Queria saber se é 'saudavel' ficar trocando a afinação dela toda hora, não vou trocar todo dia, mas pelo menos uma ou duas vezes por semana sim.
    O que vocês manjadores pensam?

    Obrigado!!!

    Slash_1989
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Danteguh
    Uma ponte flutuante tem esse nome justamente porque a única coisa que mantém ela estável é a tensão das cordas versus a tensão da mola. Não tem mais nada que segura a ponte, por isso ela "flutua".

    Se você mudar uma notinha que seja, você vai desequilibrar a força entre as cordas e a mola, e como resultado, a guitarra vai se desafinar por completo, além da ponte inclinar pra cima ou pra baixo.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Danteguh
    Queria saber se é 'saudavel' ficar trocando a afinação dela toda hora, não vou trocar todo dia, mas pelo menos uma ou duas vezes por semana sim.
    O que vocês manjadores pensam?


    Não é saudável para a sua paciência. Eu, particularmente, levo pelo menos uma hora pra regular uma ponte tremolo flutuante depois que coloco cordas novas. Você teria este mesmo trabalho toda vez que trocasse a afinação da guitarra, mesmo que fosse de E pra Eb. Agora, de E pra C, é muitíssimo pior. A solução para o seu problema é ter uma segunda guitarra afinada em C ou deixar a sua única guitarra afinada em C e usar um capotraste para as músicas em E (isso se o número de casas for suficiente para os solos).

    Ramsay
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Danteguh

    E também não é saudável para a guitarra.
    Se quer mudar de afinação o ideal é usar um capotraste, nada mais que isso...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    erico.ascencao
    Não é saudável para a sua paciência.

    Exatamente. Pra guitarra não tem problema nenhum, mas eu acho que os microafinadores nem chegam nessa diferença toda de 2 tons que você quer. Para uma mudança tão extrema de afinação, eu recomendaria duas guitarras, ou se você não pode comprar duas, bloqueie a ponte da sua Jackson para "transformá-la" em fixa e retire as travas.

    guitarfilth
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Danteguh
    Rapaz, o jeito é tu comprar outra guitarra, porque ficar trocando afinação de uma guitarra com floyd é um inferno!!

    krixzy
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    guitarfilth
    Rapaz, o jeito é tu comprar outra guitarra, porque ficar trocando afinação de uma guitarra com floyd é um inferno!!

    Exato, floyd rose depois de bem regulada e travada é perfeita, a afinação fica segura mesmo, mas ficar mudando afinação o tempo todo não é nada recomendável, principalmente com uma diferença grande de tensão onde tem que refazer toda a regulagem e estabilizar a ponte novamente.

    william_1985
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: william_1985
    · votar


    Usei anos entre E e drop D so pela micro afinação, nunca tive problemas. Atualmente eu colei um pedaco de madeira no backbox (alavanca so funciona p cima) ai consigo baixar pra Eb e drop D so usando a micro, o nut fica travado.

    Obs: vc nao vai chegar a D standard so pela micro, caso n use mais a alavanca existe outras formas de travar

    Danteguh
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Obrigado pelas informações!!!
    Vou deixar ela em E mesmo, provavelmente vou comprar uma outra guitarra para deixar em C.
    Devia ter visto isso antes de comprar uma com floyd, mas valeu a pena, gosto muito dela!

    Mais uma vez obrigado a todos!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Posso ficar mudando a afinação de uma guitarra com MICROAFINAÇÃO?