Afinal, os pivôs são de extrema relevância ou não?

    Autor Mensagem
    Nell Melo
    Veterano
    # fev/15


    Fala galera, tempos atras comprei uma ponte gotoh pra minha arrow 2, apenas troquei a ponte, molas e trava, e deixei os pivôs originais. Vendi a ponte original tagima com os pivos que vieram com a gotoh e depois um amigo meu me disse que fui imprudente, pois os pivôs gotoh também são melhores e que influênciam nas oitavas. Nunca tive problemas com relação a ponte depois da troca, mas realmente existe tanta diferença entre pivôs?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Nell Melo
    Não, desde que eles estejam corretamente alinhados e o material seja adequado.
    Abç

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    Nell Melo

    Pensei só na possibilidade de haver alguma diferença de medidas e isso influenciar na eficiência da alavanca, com relação a afinação de oitavas, acho que nada a ver.

    Mas se o Mauricio Luiz Bertola tá dizendo que não têm problema é porque não têm.

    Nell Melo
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Lelo Mig
    Realmente achei bem ilógico a questão das oitavas... Segundo meu amigo foi um luthier que falou isso, por isso criei esse tópico.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Nell Melo

    Acho que você fez besteira.

    Toda a tensão das cordas estão diretamente neste pivô. A medida que você movimenta a ponte, gera um atrito na área de contato entre a ponte e os pivôs. Ocorre que em pontes baratas o material muitas vezes não tem uma resistência maior ao atrito, o que acaba deformando. Mesmo que seja milimétrica a deformação é suficiente pra ponte enroscar e parar no lugar errado; com isso a sua afinação fica instável.

    Observe com atenção se está em ordem o canal dos pivôs onde se apoia a ponte. Acredito que os pivôs originais que acompanham a ponte Gotoh seja de qualidade bem superior à sua original Tagima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal, os pivôs são de extrema relevância ou não?