Mateus Starling - Brazilian Funk ao vivo (guitarra fusion)

    Autor Mensagem
    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15


    Ola amigos do cifra club, como vocês estão?
    Acabei de lançar meu terceiro álbum solo com meu quarteto e estou divulgando a música de trabalho que se chama brazilian funk.
    É um fusion groove com algumas influências brasileira. Gravado ao vivo no fim do ano passado.
    usei um oitavador no inicio do solo e por isso o som ficou super encorpado, depois eu tiro o oitavador e desenvolvo o solo.
    Grande abraço a todos.


    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Muito top eim cara. Altíssima qualidade. Apesar de dispensar comentário. haha. Curti muito toda a parte ritmica, bem quebrada e suingada. Dispensa comentário os solos também. Você coloca idéias bem elaboradas que da inveja de ver. Tá bricando com a guitarra. haha. Muito foda.

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Olha cara, não senti muito as tais brasilidades. Para mim parece coisa de gringo, 90 %. Quer saber? Está bom DEMAIS. Não faltou nada, não sobrou nada. Mas é um lance elitista pra cacete, na vibe de todo bom jazz e adjacentes estilos.

    Você vai vender uma cópia pro Ed Mota, com certeza!!! Kkkkkkkkkkk

    Fazer o quê? Você estudou, tem bom gosto, mas mora num país de apedêutas. Bem, o Carnaval está aí... Chama alguma bateria de escola, põe umas mulatas, monta o teu bloco, vai para a rua e a grana jorra!

    Agora, o teu som atual... É um negócio elegante. Para iniciados, para quem tem sensibilidade para distinguir nuances, variações tonais. É que nem o Crimson para a galera do progressivo. A massa ignara vai no Floyd...

    É isso.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Wuju Wu Yi Muito obrigado irmão pelo seu comentário, fico muito agradecido.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    vintagentleman Obrigado por ter comentado amigo. Bem, as tais brasilidades acontecem a todo tempo no tema, principalmente porque o tema tem elementos fortes no contra tempo, na parte B vai para um partido alto, enfim, os elementos estão todos lá. O nome da música é brazilian funk exatamente porque ela é um funk mas que tem estas linhas rítmicas particulares da nossa cultura.
    Este é o meu terceiro trabalho instrumental que lanço, nunca foi uma pretensão minha alcançar o público maior, meu foco sempre foi um nicho pequeno que esta disposto a ouvir um tipo de música mais elaborado.
    Grande abraço e fico feliz que tenha curtido.

    makumbator
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Muito legal. O que mais gostei foi aquele solo "espasmódico" do sax. Mas a banda toda está ótima.

    P.S. Não sei se entendi direito, mas no CDbaby só tem o seu CD Free Fusion (que já tenho, comprado direto contigo). O CD novo tem versão física ou apenas download?

    Vi ele no itunes:
    https://itunes.apple.com/us/album/free-form/id965051986

    Se só tiver a versão digital não tem problema, nesse caso eu compraria direto da Apple, mas se tiver o CD físico prefiro.

    Valeu!

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    makumbator E ai meu irmão, tudo bem? Obrigado por comentar.
    Eu tenho cd físico mas não coloquei para vender na cdbaby, apenas no meu site.
    Se vc quiser o cd físico + digital eu estou vendendo por 25 reais já com o frete incluso. Só me enviar um email que te passo a conta para deposito, ou então deixa seu email aqui.
    mateusstarling@gmail.com
    abs e paz.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Ficou demais, cara!
    Parabéns e sucesso!

    Soultunes
    Membro
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Demais a sonzera cara, você manda demais, pelo amor de Deus.

    A banda toda é muita boa, estendo aqui o parabéns a todos.

    Senti musica brasileira em algumas partes da composição, principalmente em grooves do batera e baixo, bão demais.

    Gosto muito da tua forma de solar, é tudo muito fluido e com "respiros", não fica aquela maçaroca/dezenas de notas ao mesmo tempo (confesso que também gosto disto hahaha).

    Um pouco da tua palhetada, em algumas frases, me remeteram ao Scofield. Aquela lance sttacato, com o decay da nota caindo antes dela, teoricamente, terminar de soar toda hehehe Demais isto.

    Estou tentando tirar algumas coisas daquele disco Gospel dele, mas é perto do impossível para mim, entendo a frase mas não consigo reproduzir a mesma mecânica.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    PguitarMaxx Muito obrigado.

    Soultunes Valeu irmão. A galera da banda é do primeiro time.
    Eu gosto muito de construir o improviso devagar, de contar uma historia, deixar o solo respirar mesmo.
    O Scofield é uma referencia para mim, aquela maneira dele de tocar para trás (lay back).
    Sucesso nas transcrições, ele é um cara que vale muito a pena tirar.
    abs e paz.

    makumbator
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    entrei em contato através do e-mail. Valeu!

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Olha cara, não senti muito as tais brasilidades. Para mim parece coisa de gringo, 90 %. Quer saber? Está bom DEMAIS. Não faltou nada, não sobrou nada. Mas é um lance elitista pra cacete, na vibe de todo bom jazz e adjacentes estilos.
    vintagentleman

    Meu caro, onde tu não sentiu as brasilidades? Tá bem nítido, tem hora até que vira um samba!

    Parabéns mateusstarling, grande som, grande musicalidade!

    O cara do baixo toca pra cacete, quem é?

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Jabijirous

    Meu caro, onde tu não sentiu as brasilidades? Tá bem nítido, tem hora até que vira um samba!

    Sabe a história da Bossa Nova, que todo mundo pensa que é um negócio brasileiro, mas é um negócio altamente americano, inclusive com profundas influências jazzísticas? Pois é. Achei que foi nessa linha. Muito predominantemente gringo. 90 % como eu disse.

    Alguém citou Scofield. Acho que vai por aí. Opinião...

    makumbator
    Moderador
    # fev/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Jabijirous

    O baixista é o Berval Moraes, que começou a tocar há muitos anos aqui em Juiz de Fora (mas acho que ele é carioca). Inclusive tenho um disco dele bem legal. Se não me engano ele está baseado no Rio há algum tempo, mas morou e tocou durante muitos anos aqui em Juiz de Fora.

    Jabijirous
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    makumbator

    Conhecia esse baixista não, toca pacas mesmo!

    makumbator
    Moderador
    # fev/15
    · votar


    Jabijirous

    Sim, ele é muito bom! E bastante simpático. Gente fina.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Alto nível!

    Mateus alto nível, banda alto nível, música alto nível, arranjos idem!

    Gostei de mais de te ver "solto" ao vivo.... você é bastante disciplinado e ver um certo "relaxo" (no sentido positivo), e mais experimental, foi uma grande surpresa.

    Teu solo dos 4:20, as progressões dos 4:40, ficaram demais (me remeteram a Robert Frip, não comparando, mas na intenção). "Colírio para as orelhas"!

    Parabéns a você e a banda!...

    sobrevivente
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Top demais essa música, e todos os músicos são excelentes. Parabéns, Mateus!

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Jabijirous Valeu irmão. O baixista é o Berval Moraes, groove da pesada.

    vintagentleman Nenhum estilo musical nasce no vácuo, a Bossa nova é a harmonia do jazz com o ritmo do samba com uma levada de dinâmica mais sutil, assim como o jazz nasceu do blues swingado, o samba tem influências africanas, portanto, todo o estilo tem influencia de um outro, se isso não for levado em consideração não tem como separar por estilos.
    O som que eu faço é fusion, uma mistura de propostas estilística, tanto que o nome da música é brazilian funk, ou seja, misturando o groove do funk americano com influências rítmicas brasileiras.

    makumbator O Berval é de Juiz de Fora, ele esta aqui no Rio a uns anos mas vire e mexe faz algum trabalho em JF.

    Lelo Mig Muito obrigado Lelo. Eu busquei uma diciplina para estudar música porque por muitos anos estudei de forma aleatória e pouco fui beneficiado neste sentido, mas as pessoas tendem a confundir diciplina com robotização, calculismo, frieza. Pesquisando os grandes mestres percebi que aqueles que elevaram a matéria improvisação para um nível mais elevado tiveram disciplina no estudo e que isso so beneficiou a musicalidade.

    sobrevivente Muito obrigado.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    mateusstarling

    Só um adendo: Este "você é bastante disciplinado" a que me referi não foi pejorativo não, viu?

    Assim como o "relaxo" ao vivo, também foi no sentido positivo.

    Acontece, somente, que este Mateus mais "relaxado" eu não tinha o prazer de ter visto ainda.

    vintagentleman
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Nenhum estilo musical nasce no vácuo, a Bossa nova é a harmonia do jazz com o ritmo do samba com uma levada de dinâmica mais sutil, assim como o jazz nasceu do blues swingado, o samba tem influências africanas, portanto, todo o estilo tem influencia de um outro, se isso não for levado em consideração não tem como separar por estilos.
    O som que eu faço é fusion, uma mistura de propostas estilística, tanto que o nome da música é brazilian funk, ou seja, misturando o groove do funk americano com influências rítmicas brasileiras.


    Compreendo. É bacana o fórum justamente para podermos ter contato com caras que estudaram e mais, são professores como é o seu caso. Obrigado pela explicação.

    Abraços

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig Não vi dessa forma irmão, alias, temos uma longa historia de boas conversas por aqui.

    vintagentleman Verdade, o que vale a pena do Forum é poder conversar com maturidade e aprendendo um com o outro.

    Gasparzim
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Caramba, até os coments são de alto nível!!

    Show cara, parabéns!

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Gasparzim Pode crer, bem legal isso.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Tava ouvindo de novo e lembrei de comentar algo que deveria ser óbvio, mas infelizmente a galera mais jovem costuma "passar reto" no assunto:

    A Dinâmica!!

    Ahhh, eu sempre falo da dinâmica.......ela me impressiona muito mais que qualquer velocidade ou acorde enjoado.

    Você e a banda dão uma aula de dinâmica neste tema e execução! demais!

    ALF is back
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling
    fantastico cara!
    tempos todos quebrados e com muita musicalidade! mto dificil soar musical sob estas circunstancias!
    parabens a todos do grupo!

    Broderick
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Coisa fina, nível altíssimo! Acompanho seu trabalho há algum tempo, e esse certamente foi o vídeo que mais gostei.

    Continue postando!

    Marcelo Sobral
    Membro
    # fev/15
    · votar


    mateusstarling

    Muito Top! Que bom saber que na "Terra Brasilis" temos musicos desse quilate, parabens e sucesso!!

    Rednef2
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Além dos pontos já citados, outros que gosto no fraseado de Mateus é que em certo momentos parece fraseado de instrumento de sopro.
    Muito louco.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    Lelo Mig Obrigado irmão, sim realmente a dinâmica acaba sendo ignorado por muitas pessoas mas ela precisa estar presente junto com os outros ingredientes, uma musica toda comprimida fica dificil de aturar.

    ALF is back Muito obrigado pelo seu comentário Alf.

    Broderick Muito obrigado. Eu vou soltando 1 video por mês da gravação ao vivo do album.

    Marcelo Sobral Valeu Marcelo, fico honrado com o comentário.

    Rednef2 Obrigado irmão, eu tenho realmente muito influência de sopro e de piano, são grande parte da minha audição.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mateus Starling - Brazilian Funk ao vivo (guitarra fusion)