A Imagem da Guitarra

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14


    Para aqueles que não acham que a música se limita ao que pode ser ouvido: Como as guitarras contribuem para a constituição da imagem de uma banda? Ficaria muito estranho tocar um blues com uma dessas flyng v modernas ou com uma guitarra em forma de machado?

    O que me motivou a querer trocar uma ideia sobre isso foi essa imagem:
    http://gearpipe.com/i/TrustworthinessOfGuitarsFull1.jpg

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    entamoeba
    Vou parecer muito filho da puta falando isso, mas para mim faz uma diferença visual absurda ahahhaha.

    É um preconceito que eu tenho muito dentro de mim. Se um cara for tocar blues e não estiver uma guitarra mais clássica (SG, Les Paul, Tele, Strat ou Semi) eu já olho diferente.

    Da mesma forma que se um cara subir para tocar power metal e colar com uma Les Paul Honeyburst não serve para mim.


    Eu vou ouvir, mas admito que meus ouvidos irão agir diferente.

    É um problema, eu sei que é errado, mas admito que isso acontece comigo e atrapalha.

    SkyHawk
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    Kkkkkkkkkkkkkk !!!!!
    Eu toco metal de telecaster !!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Explica, pq eu não entendi kkk

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    entamoeba

    No geral, a maioria dos modelos, se adaptou a um estilo e não o inverso.

    Daí, um ou outro, que gosta muito de um modelo, mas de outro estilo, acaba trazendo pro seu.

    Muitas vezes, para tal propósito, ele precisará mexer na guitarra ou, pelo menos, adaptar a sua forma de tocar.

    Mas, se o resultado final é bom.....acho até legal de ver.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    ADa mesma forma que se um cara subir para tocar power metal e colar com uma Les Paul Honeyburst não serve para mim.

    Então... a guitarra sozinha tem uma imagem. Mas ela, inserida em outro contexto, subverte de alguma maneira esse contexto, e isso também pode ser interessante!

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    existe guitarra em forma de machado?

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Você não entendeu a imagem? Ela fala da confiabilidade das guitarras (dos guitarristas, na verdade). É como se o instrumento revelasse algo sobre a personalidade de quem o toca.

    Lelo Mig
    Sim, na maioria dos casos os estilos adotaram os instrumentos que melhor se encaixaram. Mas algumas formas, sobretudo essas com pontas, são nitidamente dirigidas ao metal - tipo a Warlock e as B.C.Rich em geral...

    SkyHawk
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo plenamente, eu gosto tanto de Tele e de alguns riffs de metal que acabei trazendo a teleca para a praia do metal, claro que dei uma adaptada com captadores de hot rails de saida alta, raio 12 na escala, 6 saddles, e cordas 011, e para ser bem polêmico mantive o visual vintage em fiesta red com uma PinUp no escudo e uma correia country.... Rsssss

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    daimon blackfire
    Sim, existe. Aliás, já vi guitarras em forma de tudo que se pode imaginar. De Pokemon ao corpo de mulheres nuas enroscadas com serpentes...

    SkyHawk
    Uma das guitarras que uso para tocar metal tem captador de tele, apesar da aparência ser outra. Já vi banda de metal usando tele! Acho que fica bem!

    renatocaster
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Uma coisa é certa: A strat é um modelo "universal"! o/

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    entamoeba
    Acho meio vago... Está mais para o estilo que para o guitarrista...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    SkyHawk
    Não é que eu vou achar ruim, mas iria olhar diferente. Agora que você disse que deu uma modificada nela e tal, deu para sacar que a onda dela mudou, mas se olhasse você tocando de longe iria fazer uma careta inicial ahahhaa. Se o som fosse bom eu não ligaria mais tanto em um segundo momento, mas ainda pensaria "Po, esse cara com uma ESP iria deixar esse som melhor ainda hahaha".

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    entamoeba

    Sim...mas estas marcas foram expertas (na época), entraram visando um mercado que não concorressem com Fenders e Gibsons.

    Ambas apareceram no início dos 80. Era do Metal.

    Metaleiro nessa época (a maioria) usava Strato. Alguns adotaram as Explorer e Flying V, pelo visual, mas ambas são guitarras antigas.

    As Jacksons, as Ibanez, as Kramer e etc, visaram um meio termo. Eram algo como "super stratos".....uma strato com design modernizado, Humbuckers no lugar de singles, em algumas delas, captação ativa, pontes flutuantes e etc.

    As Warlock, Dean e as BC Rich, entraram, neste período, visando o metal......usando design mais agressivo e características mais "high gain".

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah
    Explica, pq eu não entendi kkk

    isso me fez lembrar de certa vez que estavam vendendo minha banda e perguntaram se o tecladista tocava em pé ou sentado, o contratante só queria tecladista que toca em pé porque esses tem um repertório mais "da hora"

    Rachmaninoff
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ah velho, eu acho esse lance de visual x estilo musical uma babaquice sem tamanho... só que também faz sentido pra mim !!!

    Quando eu vejo uma banda de death metal onde o guitarrista tem uma semiacústica, ou uma banda de forró onde o cara tem uma flying V, automaticamente algo na minha cabeça me diz que este sujeito não sabe o que está fazendo.

    O fato é que temos em nossas memórias os grandes guitar heroes, seus estilos, e suas guitarras associadas a eles. Se algo foge dos padrões, nosso "sexto sentido" de guitarrista nos reporta que há algo errado.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Rachmaninoff

    Na prática, uma fly no forró tem mais sentido, que uma semi no metal.

    A fly é aguda - como geralmente é a guitarra no forró, enquanto a semi, tem graves problemas de microfonia.

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Tem a história do The Edge quando apareceu no ensaio com a Explorer. É bem na linha de discussão deste tópico.

    Batema
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Interessante esse fato de que as guitarras mais utilizadas em cada estilo ficam marcadas na nossa mente como "obrigatórias" para aquilo. Lembro da primeira vez que ouvi Cacophony e vi o Jason Becker segurando uma Strato na capa do Speed Metal Symphony... aquele som metal mesclado à imagem daquela guitarra bugaram meu cérebro em condições interestelares... até hoje sinto que tenho problemas mentais por causa disso.

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    erico.ascencao

    Links?

    SkyHawk
    Membro
    # dez/14
    · votar


    erico.ascencao
    Eu vi uma entrevista com o The Edge onde ele conta a história da compra da Explorer e como foi a reação da banda quando ele chegou com a guitarra.... Rsssssss. Ele diz que é completamente fiel a guitarra até hoje, e conta que ela já passou por alguns acidentes graves, tem vários consertos e até uma quebra de headstock se eu não me engano.

    rcorts
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Cheguei tarde neste tópico, mas..... resumindo, é como naquele antigo comercial da Sprite "imagem não é nada, sede é tudo".

    nivekk
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Sei lá, não ligo pra aparência, por mim o cara pode ate usar uma wangcaster (eu não usaria), mas se soar legal e o cara gostar da coisa ta valendo...

    Bom, enquanto vcs discutem vou ouvir o Albert King desossando sua flying V :)


    Casper
    Veterano
    # out/18
    · votar


    Como as guitarras contribuem para a constituição da imagem de uma banda?

    Negativamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A Imagem da Guitarra