Autor |
Mensagem |
Mr HtK Membro Novato |
# out/14
Olha, toco faz quase ou pouco mais de um ano. Durante esse + ou - um ano praticando, ainda não treinei a maldita palhetada alternada. No meu começo, eu fazia a batida e tudo mais só usando o polegar.
Passado um tempo aprendi a tocar com os cinco dedos, normalmente, dedilhado e batida. Mas, não consigo solar com os cinco dedos e me atrapalho bastante na palhetada, mesmo que só descendo (não-alternada).
Gostaria de saber se tem algum problema em tocar solos só com o polegar, e alguém mais toca desse jeito?
|
LeandroP Moderador |
# out/14
· votar
Só com o polegar pode te limitar. Mas não deixa de ser interessante tocar utilizando o polegar. Pratique com o polegar e com os outros dedos também. Mesmo que você não tenha um resultado imediato, pode ser de muita utilidade mais adiante.
|
rcorts Veterano |
# out/14
· votar
Mr HtK
Tocar usando só o polegar pode te limitar bastante, a não ser que você seja esse cara aqui ó:
De um modo geral, guitarra elétrica se toca com palheta. Tem as exceções. Mark Knopfler por exemplo sempre tocou e muito com os dedos. Vários guitarristas de blues geralmente tocam sem palheta também. Outro que recentemente parece ter abandonado a palheta e adotado a prática de solar na guitarra com os dedos foi o Richie Kotzen.
Nada impede que se use os dedos também, mas devido às próprias características do instrumento tocar com palheta oferece várias vantagens.
Mas se você tem dificuldade com a palheta precisa de treino aplicado, como escalas, sweep picking, treino rítmico de tercinas, sextinas e semicolcheias (com as cordas abafadas ou numa nota fixa) etc...
E não tem nada de errado nisso, toco há algum tempo já e até hoje tenho dificuldade com a palheta pra executar algumas coisas.
|
Rachmaninoff Veterano |
# out/14
· votar
Este tipo de dúvida é bastante comum em iniciantes, que acham dificuldade em determinada técnica e ficam procurando contornar de outras formas, ao invés de encarar o problema de frente e praticar até corrigir a deficiência.
Essencialmente não existe nada de errado em tocar com os dedos, mas os que o fazem também sabem usar a palheta, e escolheram o que melhor se adaptava ao estilo. Mas se você é um iniciante, tente aprender o correto primeiro.
Pratique, pratique, pratique. E, acima de tudo, não desanime!
|
Filippo14 Veterano |
# out/14
· votar
Mr HtK
Aprender a tocar com os dedos é tão importante quanto com a palheta, mas só com o dedão é complicado, te limita demais. Um lance legal para te ajudar nos dois é pegar dois dedos da sua mão e tratá-los como se fosse a palheta, um você só desce (muitas pessoas usam o polegar) e outro dedo só sobe ( muita gente usa o indicador, mas eu gosto de usar o médio). Isso te ajuda a ter uma técnica de palhetada só com os dedos, se você conseguir fazer isso, a palheta pode se tornar desnecessária para você.
Outra técnica que você tem que ter é a de conseguir tocar com uns 3 ou 4 dedos e cada um em uma corda. Fazer um solo normal onde cada dedo toca uma ou duas cordas, fazendo com que frases que tenham salto de corda, pedalpoint, arpejos com sweep sejam simples de serem realizados.
Uma técnica legal que você pode tentar se focar desde o começo é a chamada Chicken Picking, você utiliza a palheta e os dedos ao mesmo tempo. O bom dela é que cada dedo fica em uma corda e você usa a palheta para tocar o alternado. Parece que é besteira sabendo as outras duas que eu falei, mas ela te dá uma sonoridade e uma velocidade maior.
Se você continuar querendo tocar apenas com o dedão, velocidade será algo realmente complicado de ter, mas existem caras espetaculares que tocam apenas com o dedão.
Abração
|
entamoeba Membro Novato |
# out/14
· votar
Mr HtK,
Não tenho muito a acrescentar ao que já foi dito, mas sugiro que você faça as duas coisas: 1. continue tocando com o dedão e aprimore sua técnica e 2. persista para tentar aprender a tocar nas demais técnicas.
|
Lelo Mig Membro
|
# out/14
· votar
Mr HtK
De palheta, sem palheta, com dedão, com dedão do pé... o que importa é o resultado final.
Claro, que se você domina as variadas técnicas, tem mais propriedade e opções para chegar a sonoridade que imagina e se expressar de forma mais autêntica.
Compõe um música dessas e compro teu CD, e nem quero saber que técnica você usou, apenas ouvir com uma garrafa de Villa Fabrizia Prosecco gelado ao lado.
|
rcorts Veterano |
# out/14
· votar
Lelo Mig Compõe um música dessas e compro teu CD, e nem quero saber que técnica você usou, apenas ouvir com uma garrafa de Villa Fabrizia Prosecco gelado ao lado
[2]
|
FBlues_rock Veterano |
# out/14 · Editado por: FBlues_rock
· votar
Lelo Mig De palheta, sem palheta, com dedão, com dedão do pé... o que importa é o resultado final. Matou a pau!
É legal treinar palhetada, dependendo o repertório, etc., mas tem quem faz muito, muito mais sem palheta do que eu com uma. Um dos grandes mestres do jazz só tocava com o polegar (e com a parte macia):
|
clebergf Veterano
|
# out/14
· votar
Mr HtK
A técnica é importante, porém ela é o meio e não fim... Como bem disse o Lelo Mig!! É interessante ter diversas técnicas, pois assim fica mais fácil passar aquilo que vc está pensando como som, mas no começo entra de cabeça em uma para dominar ela e deixa que o tempo te diga se vc precisa mudar...
Entrei para postar um video do Wes, mas o FBlues_rock mandou bem e representou a parada...
|
Mr HtK Membro Novato |
# dez/14
· votar
Entendi, irei aperfeiçoar essa técnica, e, se julgar necessário em algum momento de meus treinos, irei melhorar na palheta também.
Graças a esse tópico pratiquei e tirei Sultans of Swing, é um magnífico exercício, e acho que evolui bastante desde que aprendi o segundo solo...
|