O que uma guitarra deve ter pra aguentar o tranco na estrada?

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14


    Tenho notado cada vez mais como é diferente os equipamentos de um músico que toca na noite dos equipamentos de um músico hobbysta como eu. Antes eu via os equipamentos dos músicos da noite com aquele olhar de inveja branca, mas hoje vejo que na verdade os caras buscam usar coisas boas, simples e que acima de tudo aguentem o tranco da estrada.

    No âmbito de guitarras, já vi de tudo: Gibsons e Fenders tops (com cara de novas e até vintages), guitarras de luthier, guitarras não tão caras porém com cara de personalizadas... Mas e aí, o que vocês acham que torna uma guitarra pronta pra sobreviver à rotina de um, dois ou até três shows por semana rodando por aí?

    PS.: Se este tópico vingar, até merece uma versão no fórum de amplificadores e de efeitos.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    O que elas precisam ter são coisas que guitarras de estudo não tem:

    1- Tarrachas boas (não é legal desafinar após um bend)
    2-Ponte (se movel) boa, o mesmo que acima
    3- Captadores bem construídos, acredite, em alto volume de um show, captadores magnéticos podem dar microfonia, principalmente aquele apito
    4- componentes de alta qualidade, não é legal a chave seletora falhar, ou o som parar sair ou então uma solda romper por pancadas, sem falar em pots, femea, e etc

    O timbre não fara tanta diferença ao vivo, ou seja, no show, se for uma fender ou squier, ninguem vai notar a diferença

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    erico.ascencao

    Acho muito pessoal, só posso falar de minha experiência, toquei em bares, casas noturnas, danceterias e na noite em geral por mais de 15 anos.

    1- Um bom instrumento, em termos de construção, afinação. Que esteja perfeito em parte elétrica, ferragens e captação. Mas não precisa ser nada TOP. As "frankensteins" são ótimas para esta empreitada. Porque existe alto risco de acidentes, tanto nos palcos da vida, como nos trajetos (já sofri colisão traseira indo tocar, com um violão Ovation no porta malas).

    2- Nada de Bags! Case para os instrumentos, amplis e pedais. E cases de verdade, com resistência a impactos. É pior e mais pesado para carregar, mas como disse acima, o risco de equipos na estrada é alto.

    3- A noite é frequentada por todo tipo de gente. Então a incidência de brigas, bêbados e alterados, folgados em geral é alta. Ladrões também, inclusive em lugares de alta classe. O que não falta é playboy prá pegar uma guitarra dando sopa e trocar por farinha... então toda atenção é bem vinda. Por isso, as Franks são boa opção no lugar de uma top.

    4- Qualidade de timbre, e demais frescuras esqueça! A maioria dos lugares o som é uma bosta, então não fará diferença entre uma Top Vintage e uma comum. Repito, precisa ser boa, bem construída, sem chiados, e que segure afinação....e se possível leve, e por favor, deem atenção especial a esquecida "CORREIA"... usem a mais confortavel e segura que puderem, porque já varei noites de guitarra em punho.

    5- Como disse, toquei por mais de 15 anos e nunca tive maiores problemas, contudo sempre fui prudente.

    MMI
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao

    Mas e aí, o que vocês acham que torna uma guitarra pronta pra sobreviver à rotina de um, dois ou até três shows por semana rodando por aí?

    Essa é fácil. Case, pedestal bom, prudência.

    Tiso
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Na minha opinião, baseado no que já passei:

    * Tarraxas de qualidade. Não necessariamente as que seguram a afinação são as caras, mas as caras costumam segurar melhor, no geral, claro.

    * Se o uso da alavanca não for primordial pra você, opte por pontes fixas. Muita dor de cabeça vai ser poupada nisso.

    * Use pots, switches e um jack de qualidade, revisados por um luthier. Ruídos e mau contatos nestes componentes dão um problema absurdo ao vivo.

    * Use captadores noiseless, ou humbuckers para tua guitarra da estrada. Eles podem não ter o timbre que mais te agrada, mas mantém um som limpo e "disciplinado" no palco.

    * Evite guitarras do tipo Les Paul e SG, de headstock angulado e/ou braço colado. A chance de elas ficarem inutilizáveis no primeiro tombo é MUITO maior se comparadas com as do tipo Strato, Tele, Superstrato... Em um tombo à partir de um suporte de chão, ou da altura da correia, as guitarras "tipo Gibson" têm grandes chances de terem o headstock trincado ou até mesmo partido, além de uma pane no encaixe do braço. Minha Tele genérica já caiu de bunda no concreto quando a correia soltou. O que aconteceu com ela? Absolutamente nada.

    * Use strap locks. Correias são objetos maliciosos e traiçoeiros.

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    Independente do modelo de guitarra e das peças que as compõem, o essencial pra guitarra aguentar "os trancos" na estrada é ter um bom acondicionamento.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Eu particularmente não tenho muita experiência de apresentações como guitarrista, mas algumas coisas que eu já pratico nas idas a ensaios:

    Lelo Mig
    2- Nada de Bags! Case para os instrumentos, amplis e pedais. E cases de verdade, com resistência a impactos. É pior e mais pesado para carregar, mas como disse acima, o risco de equipos na estrada é alto.

    Tiso
    * Use strap locks. Correias são objetos maliciosos e traiçoeiros.

    erico.ascencao
    Veterano
    # out/14
    · votar


    LeandroP
    Usei o termo "aguentar o tranco" de maneira mais abrangente, não só incluindo o transporte mas também o próprio uso sistemático da guitarra.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/14
    · votar


    PS.: Se este tópico vingar, até merece uma versão no fórum de amplificadores e de efeitos.

    Ja vingou, inclusive é um assunto muito importante, é aquela pergunta de iniciante até intermediário, o que minha guitarra não tem que a dele tem se o "timbre é o mesmo".

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    Sim, erico.ascencao, eu entendi o que você quis dizer e até por isso coloquei "entre aspas". É natural, ao menos pra mim, que a guitarra precisa ser bem construída, com componentes de qualidade e regulagem adequada. De qualquer forma, uma vez ou outra ela precisará de algum reparo, que vai desde reapertar alguma porca ou parafuso até coisas mais complexas.

    MMI
    Veterano
    # out/14 · Editado por: MMI
    · votar


    LeandroP

    É natural, ao menos pra mim, que a guitarra precisa ser bem construída, com componentes de qualidade e regulagem adequada.

    Exato. Para mim se não for bem construída, não tiver tarraxas, pots, switches, jack de qualidade, captadores bons e com o menor ruído possível, revisada e regulada, cordas em bom estado, então não serve nem para tocar no banheiro de casa, quanto mais num palco. A única ressalva dessa lista toda é o strap lock: eu costumo tocar em casa sentado atualmente e não preciso, mas quando treinava de pé, então precisava de um para tocar em casa também (correia = strap lock, seja na estrada ou em casa).

    A guitarra pode ser barata, mas se não é bem construída, se não segura afinação, se os componentes são ruins, se os captadores são uma mer**, não é regulada, não tem cordas minimamente tocáveis, que me desculpe mas isso nem é guitarra, deve ser um berimbau qualquer, dos ruins. Pior que já passei por isso...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    erico.ascencao
    O principal é vc ter grana para pagar roadies/técnicos.....
    Se vc não tem isso... Umas dicas:
    1) Construção com materiais (madeiras) de qualidade.
    2) Peças de qualidade (tarrachas e ponte e "jack" de saída - de preferência estereo), simples e robustas.
    3) Capts bons, trastes bons.
    4) Cases com opção de tranca ou cadeado.
    5) "Strap-lock" e correia da qualidade.
    6) Cabos de qualidade, com reservas.
    7) Pedaleira limpa, frugal (o necessário apenas) e sem complicações (é chegar, plugar os cabos, o fio da fonte... e pronto).
    8) Uma pequena maleta de ferramentas para qualquer eventualidade, incluindo um daqueles voltímetros simples.
    9) Jôgo de cordas novas e avulsas.
    10) Organização e limpeza. Faça um "mapa" de sua posição no palco e organize suas coisas aí.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Sem querer desmerecer as dicas dos colegas - todas valiosas -, mas eu já toquei com cada tranqueira de equipo e de cada jeito e em condições tão esdrúxulas que ninguém acreditaria... kkkkkk

    Uma coisa fundamental hoje, pra mim, seria equipamentos de backup - coisa que eu, quando tocava, nem sonhava! Naquela época era um exemplar de cada equipo. E olhe lá!

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    MMI

    Eu também utilizo strap lock na correia. O meu é daqueles metálicos.
    Também prezo por componentes de qualidade, porque de nada adianta ter uma guitarra com o corpo bem feito, captadores de primeira e o potenciômetro, por exemplo, for uma porcaria.

    Até por isso frisei o case. A guitarra deve ter as condições mínimas pra você tocar seu som, conforme as técnicas que você costuma empregar e os timbres que deseja extrair dela. Porém, estando a guitarra do jeito que você quer, mas sem um case, é um risco enorme.

    Sir Vinex
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Boas tarraxas. O resto é gosto pessoal...

    renatocaster
    Moderador
    # out/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Não sei se alguém já mencionou aqui no tópico, mas acho que usar cabos de qualidade também é um aspecto primordial. Um dos principais produtores de chiados indesejáveis em apresentações ao vivo são cabos de má qualidade.

    EDIT: Observei que o Mauricio Luiz Bertola já tinha mencionado sobre cabos ali no post dele. Então apenas reforço o que ele já havia dito.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/14
    · votar


    JJJ

    "eu já toquei com cada tranqueira de equipo e de cada jeito e em condições tão esdrúxulas que ninguém acreditaria... " (2)

    Cara, entre tantas peripécias, eu já acompanhei um cover de Elvis (que achava que era o próprio) num inferninho, que era um nome simpático que se dava para "zona com pista de dança"...kkkk

    INNARELLI
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Lelo Mig
    boa!

    Delson
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Tiso
    Evite guitarras do tipo Les Paul e SG, de headstock angulado e/ou braço colado. A chance de elas ficarem inutilizáveis no primeiro tombo é MUITO maior se comparadas com as do tipo Strato, Tele, Superstrato

    Até concordo com essa chance, mas se o cara tiver cuidado, não tem problema nenhum. Não é a chance de se acontecer algo assim que vai te levar a questionar a utilização desse tipo de guitarra.

    Galera

    Creio que um ponto primordial seria a manutenção do instrumento. Não resolve nada ter a melhor tarraxa, por exemplo, se o cara não sabe instalar as cordas, não lubrifica o nut. Ou o melhor potenciômetro se ele não checa as soldas e o aperto das porcas periodicamente, o mesmo vale para o jack e demais peças.

    O melhor instrumento sem manutenção pode dar dor de cabeça, e fazer você perder o tesão em tocar (a guitarra... a GUITARRA).

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Delson
    Não resolve nada ter a melhor tarraxa, por exemplo, se o cara não sabe instalar as cordas, não lubrifica o nut. Ou o melhor potenciômetro se ele não checa as soldas e o aperto das porcas periodicamente, o mesmo vale para o jack e demais peças.
    O melhor instrumento sem manutenção pode dar dor de cabeça, e fazer você perder o tesão em tocar


    Concordo integralmente! Muito bem lembrado.
    Abç

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Um bom músico, com bastante cuidado. Já sofri muito com músicos que não sabem cuidar da própria arma.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que uma guitarra deve ter pra aguentar o tranco na estrada?