quero fazer heavy metal com musica classica

    Autor Mensagem
    Ozzy Moraes
    Membro Novato
    # set/14


    galera quero fazer uma musica e no solo quero colocar o trecho de uma musica classica igual angels cry do angra, onde o solo eh o 24 caprice do paganini.
    se eu colocar seria plagio?e se seria pq o angra colocou?

    INNARELLI
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    usou as mesmas notas em alturas diferentes.

    Ozzy Moraes
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    INNARELLI
    mas se eu usar seria plagio?

    INNARELLI
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    em altura diferente, pode usar que nao configura plágio. digite no google, suposto plágio de tom jobim.

    ------------------
    ------------------
    ------------------
    -----------------
    --1---3---------
    ---------0-------


    ------------------
    ---3---------------
    --------0----3---
    ------------------
    ------------------
    -------------------

    makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Ozzy Moraes

    Se você usar a música tomando-a como sua, sem os devidos créditos é sim plágio (além de absolutamente lamentável do ponto de vista moral). Claro que é possível fazer um arranjo seu da mesma (que se encontra em domínio público), uma citação dentro de outra música e uma execução da peça na forma que o compositor a fez. Mas tudo isso com a devida citação ao autor original.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    makumbator
    nao tinha pensado nisso, nao se copia melodia. é isso?

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Ozzy Moraes
    Se você copiar, na íntegra, e distribuir a tal música sem citar o autor, configura plágio, tecnicamente. Mas, geralmente, colocar um motivo ou intenção, uma frase de algum estudo clássico, principalmente nesse tipo de som que você fizer, é hoje em dia algo corriqueiro; todos os grandes guitarristas já tiveram essa brilhante ideia, como o Blackmore, Malmsteen. Ainda mais Paganini, o suprassumo dos guitarras de metal de hoje.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # set/14 · Editado por: PguitarMaxx
    · votar


    Cara, o makumbator e o AtalaBukas disseram tudo. Essas musicas geralmente são dominio publico, apenas dê os devidos créditos que não tem problema não. Manda bala, vai ficar bem legal!

    Ozzy Moraes
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    então se eu fizer, devo dizer q o solo é uma obra de tal artista?

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ozzy Moraes
    então se eu fizer, devo dizer q o solo é uma obra de tal artista?

    Lógico. Ou você acha justo fingir que a ideia original foi sua, quando na verdade pertence a outra pessoa?

    INNARELLI
    nao tinha pensado nisso, nao se copia melodia. é isso?

    Pode até copiar, mas não se deve. É plágio.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Esse papo de mesma sequência em "altura diferente" não têm nada a ver...é mito!

    O que define um plágio não são exatamente as "notas musicais", a partitura e todo o conjunto de notação representado nela e sim a "assinatura" musical identificável.

    Um exemplo prático, para ficar mais óbvio:

    Dó, Dó, Ré, Dó, Fá, Mi, Dó, Dó (etc), configuram o famoso "Parabéns a Você", se você tocar de maneira idêntica, todas as características, porém alterar o tom, ex: Sol, Sol, Lá, Sol, Dó, Sí, Sol, Sol (etc), continua sendo "Parabéns a Você" e qualquer "não músico" identifica a "assinatura" como tal. Portanto plágio!

    Obs: Não no caso de Parabéns a Você, porque o exemplo é de domínio público. Usei-a apenas para exemplificar porque todos a conhecem.

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lelo Mig

    Não no caso de Parabéns a Você, porque o exemplo é de domínio público. Usei-a apenas para exemplificar porque todos a conhecem.

    Mesmo sendo domínio público seria plágio, pois o que caduca com o tempo é a questão da "exploração econômica" da peça. A proteção da autoria continua válida por todo o sempre, e nem o próprio autor tem poder de alterá-la.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator

    Tá certo! Bem lembrado, explicado e corrigido! Obrigado.

    Até porque, no caso de meu exemplo, uma vez li (não lembro onde), que "Happy Birthday To You", não só têm autor conhecido, como foi registrada na época!

    makumbator
    Moderador
    # set/14
    · votar


    Lelo Mig
    não só têm autor conhecido, como foi registrada na época!

    Sim, e apesar de algumas disputas de autoria ao longo dos anos, ela está em domínio público há décadas.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Happy_Birthday_to_You

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/14
    · votar


    então se eu fizer, devo dizer q o solo é uma obra de tal artista?
    sim, senão o paganini vem puxar o seu pé a noite
    claro que deve!!!!!!!!!!!!!

    música: tal tal tal
    musica de: fulano e beltrano, letra de: ciclano
    musica incidental: 24 caprice do paganini

    cite como música incidental
    segundo a wikipedia:
    O termo também pode ser usado quando uma música possui notas ou acordes que "coincidentemente" se encaixam com a de outra música. Permitindo ser cantado trechos das letras simultaneamente, uma sobre a melodia da outra
    embora o termo seja usado também pra música de fundo, mas é isso que se usa, já vi em vários CDs e LPs

    veja esse caso aqui:


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a quero fazer heavy metal com musica classica