Direitos autorais no Soundcloud (Mais alguém teve esse problema? )

    Autor Mensagem
    VoidOfSympathy
    Membro
    # set/14


    Bom, desde o ano passado venho tendo problemas com direitos autorais da mesma musica (Nightmare - Avenged sevenfold) sempre que posto um cover dessa musica, o Soundcloud bloqueia a musica no meu perfil, e manda uma mensagem dizendo coisas sobre direitos autorais e tals..
    E isso não acontece com uma Backing track em específico, já tentei com outras backing tracks diferentes e o problema continua o mesmo, não tenho certeza se eles identificam como "instrumental muito parecido" ou algo do tipo, já que o q eles alegam é q o "sistema automático de detecção" mostrou q a musica tem direitos autorais e tals...
    Mas como eu venho com esse problema desde o ano passado e eu quero muito postar o cover, desta vez eu decidi "Clamar direitos autorais", aleguei q eles tinha se equivocado quanto à semelhança da musica (isso é mentira, mas vou chegar ao ponto) e q eu tenho um motivo para explicar do porque. e para reclamar isso como 'feito por mim'.
    Na justificativa, eu disse "It's just a guitar cover". uma justificativa bem podre, na minha opinião, mas q é a verdade.
    O ponto mesmo é que, antes de pedir os direitos, aceitei uns termos dizendo algumas coisas das quais não me recordo, uma delas era "Você assume o risco de exclusão da sua conta por meio do Soundcloud." e é aí q eu queria chegar.
    O q vcs acham dessa situação no geral, e o q pensam q vai acontecer ?
    Quero saber a opinião do povo, e ver se mais alguém teve problemas com isso..
    Vlw

    goonies
    Veterano
    # set/14
    · votar


    estão barrando o conteúdo do arquivo? ou o nome do arquivo?

    Se você fizer o upload com outro nome de arquivo, é barrado?

    Headstock invertido
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Não tem muito o que fazer. A música é deles.

    O que pode estar acontecendo é que você pode estar fazendo um cover muito fiel. Ao ponto de o sistema automático não conseguir distinguir a diferença entre o original e o seu cover.

    Isso pode ser pela timbragem parecida dos instrumentos ou utilização de backingtracks "ripadas" da música original.

    Faço covers para meu canal do Soundcloud há muito tempo e raramente tenho esse problema, pois sempre tento me distanciar um bocado das versões originais. Pelo menos na timbragem. E também sempre procuro eu mesmo fazer minhas próprias backingtracks do zero, pra não ter problema com isso.

    Já aconteceu algumas vezes e não tive muito o que fazer a não ser aceitar a exclusão da música e pronto.

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    VoidOfSympathy
    Na justificativa, eu disse "It's just a guitar cover". uma justificativa bem podre, na minha opinião, mas q é a verdade.

    Tal justificativa não é aceitável. Infelizmente, o fato de ter sido você a tocar não dá direito a postar a música (uma vez que ela pertence a terceiros). E isso é algo além do Soundcloud, eles só aplicam as condições impostas pelos detentores da obra em questão (que podem não se importar com covers (e até gostar), ou ter uma política totalmente restrita, querendo impedir a qualquer custo que os mesmos sejam exibidos).

    O q vcs acham dessa situação no geral, e o q pensam q vai acontecer ?

    Bem, se eles quiserem podem excluir sua conta. Simples assim. Eu já vi eles deletarem contas por causa disso, mas obviamente não acontece em todas as ocasiões. Imagino que não seja um procedimento automático, e portanto dependeria da apreciação de uma pessoa.

    Em geral eu evito postar músicas protegidas no Soundcloud. Só posto obras em domínio público que lanço em arranjos feitos por mim mesmo (e que portanto eu tenho o controle legal sobre os mesmos).

    No caso do youtube a maioria das minhas música também é de domínio público, e as que não são eu reconheço imediatamente no gerenciador de vídeos, de forma que os detentores dos direitos recebam a monetização no meu vídeo (com isso há um acordo tácito, em que eles permitem que eu exiba a obra em troca do retorno financeiro).

    Como o soundcloud não possui um sistema semelhante (em que detentores podem lucrar com anúncios) eu mantenho nele apenas obras minhas e ou de domínio público arranjadas por mim (e algumas em que o compositor autorizou que eu postasse).

    VoidOfSympathy
    Membro
    # set/14 · Editado por: VoidOfSympathy
    · votar


    goonies
    Estão bloqueando só a musica, o nome do arquivo não interfere nessa caso..

    Headstock invertido
    Cheguei a pensar no caso de ser um cover muito fiel, talvez seja isso mesmo, considerando que a backing track não importa, o cover é sempre bloqueado.

    makumbator
    Acredito eu q o caso será avaliado por um ser humano (pelo menos eu espero..) e então será do bom senso dele, não tenho certeza quanto a politica deles sobre covers, mas acredito q não há mal algum. Sim, a musica não é minha, mas é apenas um cover, não existe nada de ruim nisso, não há mal nenhum.
    E o Soundcloud não recebe lucro com anúncios agora, mas recebi recentemente uma mensagem dizendo q eu poderei lucrar com anúncios nas minhas musicas a partir do ano que vem (não tenho certeza da data), mas se o problema for lucro, não há justificativa, pois venho tendo o problema desde o ano passado (Reforço q é apenas com essa música em específico, outras musicas não estão com problema).

    makumbator
    Moderador
    # set/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    VoidOfSympathy
    e então será do bom senso dele,

    Dependeria do bom senso e diretrizes da empresa sobre como agir em certos casos.


    E o Soundcloud não recebe lucro com anúncios agora, mas recebi recentemente uma mensagem dizendo q eu poderei lucrar com anúncios nas minhas musicas a partir do ano que vem (não tenho certeza da data),

    Sim, todos receberam esse anúncio. Mas a princípio será apenas para grandes usuários (e com planos pagos).

    não tenho certeza quanto a politica deles sobre covers, mas acredito q não há mal algum.

    Isso não depende exclusivamente da política deles, mas também das diretrizes que os detentores dos direitos exigem dos provedores de conteúdo (como o Soundcloud) e das leis em vigor. Mas se você for ler as políticas do site quanto aos covers, vai ver que eles não permitem essa prática. Isso está explícito textualmente nas regras para os usuários.

    Cada detentor age de uma maneira. Há os que não enxergam nenhum mal nisso (fazendo vista grossa) e outros que exigem a derrubada imediata da música. Lembre-se que do ponto de vista legal eles possuem o direito de exigir a retirada do conteúdo, não importa se é sem visar lucro, se é cover, se é uma homenagem de um fã. Isso não interessa.

    O Soundcloud respeita as diretrizes dos reclamantes pois quer se manter como um serviço legítimo, sem ter problemas com a justiça (assim evitam que eles mesmos sejam processados por dar guarida a essa prática de seus usuários).

    mas se o problema for lucro, não há justificativa, pois venho tendo o problema desde o ano passado (Reforço q é apenas com essa música em específico, outras musicas não estão com problema).

    Você não entendeu. O problema não é você (ou o Soundcloud, ou ainda o detentor dos direitos) ter ou não lucro com isso. O lance é que os detentores dos direitos podem exigir a derrubada do conteúdo. Simples assim.

    É diferente dependendo da música pois além de algumas não serem identificadas pelo sistema automático, cada editora fonográfica age de uma maneira diferente. Por isso há músicas na sua conta que ficam anos sem serem incomodadas (podendo ser até do mesmo artista), enquanto outras causam o problema quase que imediatamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Direitos autorais no Soundcloud (Mais alguém teve esse problema? )