Autor |
Mensagem |
ZecaPunk Membro Novato |
# set/14
Opa! Meu primeiro tópico aqui FCC, então um olá a todos. Estou começando no mundo da guita, já tocava batera, mas como to morando em ap, comprei uma guita pra brincar. O objetivo é apenas me divertir, não pretendo tocar em banda nem nada assim, porém sou um pouco exigente com a qualidade do som.
Gostaria de saber a opinião da galera que usa VSTs, vale a pena investir pra tocar em casa? Consigo um som legal? Lembrando que já tenho um pc bom(I5 4670k + 8GB de mem.), porém a placa de som é onboard, uma realtek... Ela suporta 24bits 192k, porém instalei o asio4all, liguei a guita no pc, instalei o GR5, mas não curti o resultado final... Achei o som bem ruim... Se eu comprar uma interface de áudio, a qualidade melhora significativamente? Lembrando que um ponto positivo pra mim usando VSTs, é o espaço(vou ligar tudo no meu quarto).
Um abraço!
"1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."
Além do conteúdo na busca, há tutorias nos tópicos fixos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/
|
entamoeba Membro Novato |
# set/14 · Editado por: entamoeba
· votar
Não posso afirmar que a falta de qualidade é por causa da sua placa onboard. Talvez, para corrigir a latência ela esteja trabalhando com uma taxa de amostragem muito baixa. Se for o caso, a interface certamente sanará teu problema.
VST são ótimos! É esse o caminho. Bom, provavelmente vão fechar o teu tópico, já que existem outros parecidos. Procure outros tópicos para obter mais informações!
|
ZecaPunk Membro Novato |
# set/14
· votar
Configurei 512 samples no asio, e mesmo assim achei ruim...
EU li vários tópicos sobre o assunto antes de postar, inclusive sobre os softwares e configurações. Inclusive fiz alguns testes, peguei um cubo MG15CD, pluguei a guita nele, peguei a saída do fone de ouvido e coloquei no line in, mas o problema são as distorções. Achei tudo muito embaralhado, sem definição. To com um overdrive SD-1 da Boss aqui, e a combinação dele com o cubo fica um som MUITO melhor... Agora não sei se é a placa de som que é ruim, se estou fazendo algo errado, ou realmente não se compara um pedal/cubo com o som dos VSTs...
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
ZecaPunk vsts não reagem muito bem com pedais externos,não sei explicar o porque...simplesmente fiz varios testes e não reagem.
mas vc pode conseguir um resultado muito legal com vsts.
gravei essa recentemente,apenas o audio do amplitube.
https://soundcloud.com/lucascampagnolo/alguem-quer-cantar
o que ta faltando ai pra você é provavelmente um interface mesmo, pra deixar a latencia em pelo menos 128 ou quem sabe 64.
eu gosto muito dos timbres que tiro no amplitube,mas de fato, esses programas não são plug and play, tem que explorar um pouquinho pra achar um resultado legal.
se você gostou mais do som de um marshall mg que do guitar rig,vc ta fazendo alguma coisa errado.
|
ZecaPunk Membro Novato |
# set/14
· votar
Pois é, as modulações do guitar rig eu achei legais, não consegui um som bom com as distorções mesmo. E o ganho do marshall é muito ruim, mesmo. Mas com ele no clean e o pedal, sai um som razoável...
Agora, por exemplo, pegando o guitar rig, com a rack limpa, coloco só um fuzz... Cara, fica péssimo... uma sujeira só.. mesmo com o fuzz no mínimo...
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/14
· votar
ZecaPunk acho que é uma questão muito mais de vc entender melhor como os amps simulados funcionam.
Agora, por exemplo, pegando o guitar rig, com a rack limpa, coloco só um fuzz... Cara, fica péssimo... uma sujeira só.. mesmo com o fuzz no mínimo...
vai ficar horrivel pq precisa de uma das simulações de amp depois da simulação de fuzz... se não é a mesma coisa que vc ligar um pedal em distorção em linha em um PA. e ainda sim nem todo amp do guitar rig vai casar com o pedal. amps valvulados não ficam boms com qualquer pedal,os simuladores emprestam com sucesso essa caracteristica. vou te dar um exemplo. Comprei a algum tempo um fire distortion, pedal super bem falado,mas ele não casa de jeito nenhum no meu voxac15,estou querendo me desfazer dele por conta disso. vc tem que achar o pedal certo e a regulagem certa do pedal certo pra cada amp simulado.
|
SkyHawk Membro |
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar
ZecaPunk Os garalos dos vst são de duas naturezas, a primeira é da entrada do sinal da guitarra até o software, isso aparece na latência e clipagem do áudio. Latências de 10 milisegundos ou menos são imperceptíveis ao ouvido humano, e isso equivale em termos grosseiros a um buffer de 256 samples. A configuração do seu PC aguenta isso fácil !!! Se não estiver conseguindo é um erro de configuração ou realmente é problema da placa de som, aí uma interface resolve. O segundo garalo é a saida do sinal até uma fonte de reprodução, fones de ouvido são plug and play, mas quando se trata de som de verdade é que as dificuldades começam a aparecer. Como não gosto de fones tentei mil formas de amplficar o áudio do VST, caixinhas do PC ou monitores de referência para mim nunca foram uma opção, gosto de som de verdade, a forma mais barata é um amplificador transistorizado com um ótimo clean a volumes adequados para seu objetivo, aí vc pluga a saída do PC na cara do Amp e o resto serão horas e horas de diversão configurando os VSTs para chegar nos timbres ideais.
VST como já falaram aqui não são plug and play, tem que gastar horas para começar a entender cada coisinha dele, por outro lado são um excelente laboratório de timbragem e reagem exatamente igual aos equipamentos reais. Vc precisavestudar a cadeia de sinal a ordem dos efeitos e a calibragem detalhada de cada um deles.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
SkyHawk não é só a latencia, a entrada que ele ta usando por ser com adpator não é hi-fi, e um input hifi é coisa que qualquer interface simples tem e...muda tudo.
|
SkyHawk Membro |
# set/14
· votar
rhoadsvsvai Verdade, um simples iRig HD ou uma Apogee JamUp muda completamente o resultado. As interfaces com conectores P2 analógicas já ficaram no passado mas ainda são melhores do que plugar a guitarra direto na entrada MIC do PC.
|
ZecaPunk Membro Novato |
# set/14
· votar
Pois é, a minha dúvida é se com esforço, e alguns investimentos, eu vou conseguir um som satisfatório. Como não tenho os equipamentos necessários, (interface, minha guta é uma tagima chumbrega), queria saber se vale o investimento.
Só pra constar, atualmente eu to ligando a saida em um fone de ouvido MDR ZX300, não sei se isso é grande problema...
Aproveitando, o objetivo é apenas tocar em casa, pra mim mesmo... Porém vi essa interface, M-audio M-track, e gostei das possibilidades. Será que é muito?
Valeu!
|
krixzy Veterano |
# set/14
· votar
ZecaPunk Gostaria de saber a opinião da galera que usa VSTs, vale a pena investir pra tocar em casa? Consigo um som legal?
Sim, e nem precisa gastar muito, dê uma lida, tem samples no final pra vc ouvir:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/313727/
|