No Pain No Gain na guitarra?

Autor Mensagem
GugaRuimDeSolo
Membro Novato
# ago/14


Galera, sei que na internet há pessoas bem intencionadas, mas também há aquelas mal intencionadas... Gostaria de saber o seguinte:
estava eu, outro dia, procurando exercícios de palhetada alterada na internet, até que encontrei um vídeo no youtube e que o cara dizia que para que se tenha um desenvolvimento considerável na técnica, teríamos que fazer os exercícios até os músculos se cansarem, ou seja, até doer. Fiquei encucado com isso, e procurei sobre o assunto também em outros sites, e achei alguns tópicos falando a mesma coisa. ( fora do FCC ).
Então, com isso, gostaria de saber a opinião de vocês a respeito disso, pois, em contrapartida, achei também a informação de que não é legal forçar tanto na hora de treinar/tocar, para evitar tendinites e/ou outras lesões ( até o momento, creio nesta ).

E então, o que me dizem?

SuicideGuy
Membro
# ago/14 · Editado por: SuicideGuy
· votar


Não acho legal esse lance de fazer até doer não. Por causa de coisas assim eu arrumei uma tendinite. Eu já sou adepto da filosofia de que o segredo é não ficar tenso e fazer de forma leve e relaxada, se doer parar. Chega a ser algo fisiológico. A dor nada mais é do que seu corpo te avisando que algo está errado ou não está indo bem. Por que contrariar esse incrível dom que a natureza te deu?
;)
OBS: Não acho que seja o caso de alguém ser mal intencionado. Acho que na verdade se tratam de pessoas com conhecimentos em diferentes áreas. Pode ser que o cara tenha muito conhecimento em guitarra e nenhum sobre o corpo humano e suas limitações e pode ser que outros tenham conhecimento sobre o corpo e não tanto sobre guitarra. Enfim, acho que cada um aprendeu de um jeito e procura passar do jeito que aprendeu.

GugaRuimDeSolo
Membro Novato
# ago/14
· votar


SuicideGuy
Gostei da resposta!! Acho que esse é o ponto, buscar fazer os exercícios de forma relaxada. Quanto à intenção das pessoas, não tinha pensado por este lado. Faz sentido sim, as vezes o q a pessoa passou ( fazer até doer ) resolveu pra ela, então ela quis passar adiante. às vezes não é má intenção, mas é dificil distinguir isso, por isso perguntei aqui no fórum.
Seu comentário foi de grande valia, muito obrigado. Abç ;D

Nefelibata
Veterano
# ago/14
· votar


GugaRuimDeSolo

Acho que o que a intenção da pessoa com o "treinar até doer" seja "treinar muito", pois assim treinou bastante e como teve a dor, associou a melhora da técnica com a dor, quando na verdade foi a dedicação e o tempo gasto que surtiu o efeito.

Pra ele, treinar muito foi até doer, mas isto não é saudável e pode trazer uma tendinite. É perfeitamente possível e mais saudável treinar bastante sem dores e sem risco de se lesionar.

Abraço

NeoRamza
Veterano
# ago/14
· votar


Nefelibata
Não creio que tenha dito em sentido figurado não. Isso ficou bem claro.

Lelo Mig
Membro
# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


GugaRuimDeSolo

Meu estes caras falam muita bosta nesse Youtube.

Têm de treinar o quanto se sentir confortável, antes de virar um tédio, antes de ficar chato, antes de querer quebrar a guitarra na cabeça do seu mano.

Cada um têm seu ritmo, seu jeito......Vocês querem ser guitarristas ou fazer parte do BOPE?

Rock, guitarra é diversão....nada mais desagradável que os inventores desta disciplina militar na guitarra.

Que galera doida.......isso prá mim é coisa de nazista......."que meda".

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Definição de dor na Wikipedia: "Dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e/ou emocional."

Você toca por prazer? E precisa sentir dor? Hum... tem algo errado nisso. kkkkk

Brincadeiras à parte, impossível um cara que toque bem que nunca sentiu dor com a guitarra. A ergonomia da guitarra/violão é péssima, perfeita para uma tendinite, LER etc. Por mais que o cara seja treinado, se pega uma música num tom pouco favorável para a guitarra, tipo F#, se for fazer a base de uma música de 3 minutos só com pestanas, vai sair com dor invariavelmente. Isso sem falar nos calos nos dedos, unhas (para os violonistas), ombro e pescoço para quem toca de pé etc. Não tem jeito, guitarra e violão doem. Mas vai do bom senso o quanto o cara se submete a isso.

Tiso
Veterano
# ago/14
· votar


MMI

Perfeita a observação sobre pestana. O braço da minha segunda guitarra, a de maior sustain, é como se fosse uma borda de smartphone, um colchete arredondado. Tocar com ela músicas só de pestana é um diabo, a parte de cima da minha mão esquerda tava ficando literalmente musculosa. Senti que as minhas trocas de acordes foram ficando mais lentas, mesmo com repouso. É bom pisar no freio mesmo - e em caso de shows fazer umas acochambradas do bem com músicas de pestana, tipo usar aquele desenho de fá que você não faz a pestana e não toca nem minzinha e nem mizão, fazer o desenho do si com sétima abafando a sétima, etc.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14
· votar


Lelo Mig
Têm de treinar o quanto se sentir confortável, antes de virar um tédio, antes de ficar chato, antes de querer quebrar a guitarra na cabeça do seu mano.


Aqui eu não concordo. Tem coisas que tem que conseguimos pela força e pela violência, ainda mais quando se quer atingir um nível técnico e teórico mais avançado. Quem quer ser um profissional da música ou um músico conhecedor do que faz, tem que tirar esse mito da cabeça de que música é só prazer... é só prazer pra quem ouve, pro músico é muita ralação também!

Agora, se for um hobbista ou um Odion da vida, esse comentário meu não serve.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
cara, música é prazer e estudo. duvido que não sente prazer no estudo. e pode ser encarado como hobby ou trabalho.
te dou um conselho, procure na biblioteca ou na net o livro "Manifesto contra o trabalho"; ou "Guerrila Psíquica".

MMJr
Veterano
# ago/14
· votar


>

http://www.mangore.com/player-anatomy-3-15-56


<

Nefelibata
Veterano
# ago/14
· votar


NeoRamza

Eu não quis dizer que ele falou no sentido figurado de propósito, mas que ele treinou bastante, até sentir dor, e atribuiu o sucesso à dor, ao invés de perceber que na verdade ele evoluiu por ter praticado muito.

Uma estupidez e irresponsabilidade, pois é possível treinar bastante sem se machucar. Basta estruturar esse treino todo de maneira saudável fisiologicamente.

Abraços

Rednef2
Veterano
# ago/14
· votar


cafe_com_leite
Aqui eu não concordo. Tem coisas que tem que conseguimos pela força e pela violência, ainda mais quando se quer atingir um nível técnico e teórico mais avançado. Quem quer ser um profissional da música ou um músico conhecedor do que faz, tem que tirar esse mito da cabeça de que música é só prazer... é só prazer pra quem ouve, pro músico é muita ralação também!


Se bem que Sid Vicious era um merda e deixou o nome dele na história da música.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Lelo Mig
o que ele quis dizer que pra treinar até sentir o gosto dos calos nos dedos.

AtalaBukas
Membro Novato
# ago/14
· votar


No estudo de técnica, tanto no violão como guitarra, é impossível que não ocorram desconfortos. A questão é que, todo guitarrista é advertido, antes de começar a tocar, a fazer os exercícios de alongamento, e, após, de relaxamento. Não é uma musculação, mas tocar um instrumento exige certo vigor físico, sim. O negócio é praticar e administrar seu tempo de estudo de técnica, não pode passar mais que duas horas detonando a guitarra. preferível que você estude de tudo um pouco.

Alex guitar man
Veterano
# ago/14
· votar


>>>>>GALERA<<<<<<<

Quando os músculos começam a Doer por esforço, esta acontecendo algo conhecido como "quebra de fibras", então com as fibras quebradas, nosso organismo começa a trabalhar para recupera-las, assim aumentando os músculos em tamanho e força (assim tendo chances de diminuir até a agilidade), é assim que funciona a musculação.

Talvez o que ele quis dizer é que até doer é o limite, ou seja, treine muito, na hora que doer, você treinou o bastante, o doer é o Tempo de treino, uma medida, que poderia ser substituida como "o máximo que conseguir" ou "15 minutos"

Porque se ele relacionou com a musculação ele esta errado.

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


Alex guitar man
ae véio que isso? o negócio é que não existe músculo na mão, apenas tendão. é o que entendo de medicina. o cara lá falou que deu tendinite nele. se existisse músculo na mão a gente tava com os dedos hipertrofiados. não existe músculo nas extremidades, se existisse o homem teria poder de regeneração. o que nunca vai acontecer pois o homem é um ser degenerado. hehe

MMI
Veterano
# ago/14
· votar


Alex guitar man

Talvez o que ele quis dizer é que até doer é o limite, ou seja, treine muito, na hora que doer, você treinou o bastante, o doer é o Tempo de treino, uma medida, que poderia ser substituida como "o máximo que conseguir" ou "15 minutos"

Porque se ele relacionou com a musculação ele esta errado.

Exatamente. Talvez pudesse ser traduzido como "obrigatoriamente vai doer, mas respeite a dor e não ultrapasse esse sinal". A mão é extremamente complexa e especial, não é exatamente o caso de musculação nem resistir à dor. A musculatura da mão agradece.

Abs

INNARELLI
Membro Novato
# ago/14
· votar


MMI
em relação aos músculos do corpo, a mão tem muitos músculos. bom saber.

RastafariPai
Veterano
# ago/14
· votar


Gostei do que o Lelo Mig falou, cara... as vezes eu me pegava nesse método militar pra treinar e as muitas vezes que não treinava ficava até com peso na consciência por estar fazendo outra coisa enquanto deveria estar treinando.. agora to nem ai; se for pra ser um guitarrista virtuoso, respeitado, legal! se não for, dane-se, tem mais coisa legal pra fazer nesse quintal chamado terra.

Lelo Mig
Membro
# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Cara, tudo é questão de ponto de vista......o meu é sempre a favor da "arte e criatividade" e outras capacidades extra disciplina à favor da música.
(mas é claro que isso é pessoal, é um ponto de vista subjetivo, baseado em preferências pessoais).

Desta feita, me aponte algum destes "virtuoses tecnicamente perfeitos e xiitas" que estudam feito militares e se auto flagelando, que fez um trabalho superior aos "vagabundos drogados"?

Não confundam as coisas, nem levem para o radicalismo. Eu não estou dizendo que NÃO É PARA ESTUDAR, e o quanto mais puder melhor.....mas por favor, fora da música erudita, onde as necessidades são distintas e a sofisticação técnica exigida para tocar as grande obras são absurdas, na música popular isso é doença.

Um violinista precisa tocar muito para tocar Paganinni, mas para que um guitarrista precisa tocar mais que o Jimi Hendrix, para fazer cover de Jimi Hendrix?

E se ele toca mais que o Jimi Hendrix, porque o trabalho solo dele é irrelevante?

Estas coisas eu não enxergo em música popular. Não estou certo, é apenas como penso, e que minhas algumas décadas de vida até hoje me mostrou, ou seja, o número de guitarristas perfeitos fazendo música ruim é o mesmo dos guitarristas toscos, mais ou menos, e vice-versa.

Doer tocando? Normal....já senti dores insuportáveis, por querer tocar algo. Agora, treinar, exercitar, estudar até sentir dores? Prá mim é masoquismo!

De boa, prá mim este preciosismo elitista em música vulgar (não erudita) foi uma grande piada!

A música popular vem perdendo sua espontaneidade de "feita pelo povo, para expressar seus sentimentos", para querer se tornar um "sangue azul fake".

Manja filho bastardo não reconhecido? É assim que me parece...

Sou um anarquista de nascença meu amigo, essas regras prá mim são elitistas, castradoras e inibidoras da livre expressão.

Ainda defendo que cada músico estude o que necessita estudar, mesmo que sua necessidade pessoal, suficiente para dar o seu recado, seja miníma.

krixzy
Veterano
# ago/14 · Editado por: krixzy
· votar


GugaRuimDeSolo

Não é preciso sentir dor.

Pra ganhar habilidade, precisão e velocidade na guitarra, é treinar sempre com metrônomo, e "SEMPRE" começar numa velocidade confortável, e ir acelerando conforme vai ficando fácil pra você até chegar na velocidade que você precisa. No final, você vai estar tocando rápido, preciso, e sem esforço algum, será como se estivesse tocando devagar.

Você deve treinar bastante, isso leva muitas horas, mas sempre que começar a cansar o dedos, ou doer, pare, dê um descanso, continuar tocando com dores não vai ajudar em nada.

Agora nada adianta tu se matar de treinar com uma guitarra mal regulada com ação alta, vc vai precisar fazer muita força nas cordas, e não vai te deixar tocar relaxado como se deve. A guitarra deve estar bem regulada, e confortável, de um jeito que só de encostar o dedo na escala, sem fazer força, já comece a soar a nota.


Edit:
Nunca esqueça de alongar os dedos e mãos antes de começar a maratona de exercícios.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig
Tu acha mesmo que David Gilmour, Garry Green, Steve Howe, John Petrucci aprendeu tudo usando drogas e dormindo o dia inteiro?


Doer tocando? Normal....já senti dores insuportáveis, por querer tocar algo. Agora, treinar, exercitar, estudar até sentir dores? Prá mim é masoquismo!



Não disse isso, disse que nem tudo é prazer, há coisas que são tediosas, são chatas. Ninguém gosta de treinar pestanas até aprende-las.

De boa, prá mim este preciosismo elitista em música vulgar (não erudita) foi uma grande piada!


Tu é muito extremista, existe um meio termo nesse técnica x feeling seu.A música popular vem perdendo sua espontaneidade de "feita pelo povo, para expressar seus sentimentos", para querer se tornar um "sangue azul fake".

Manja filho bastardo não reconhecido? É assim que me parece...

Sou um anarquista de nascença meu amigo, essas regras prá mim são elitistas, castradoras e inibidoras da livre expressão.



Quanta bobagem....

MMI
Veterano
# ago/14 · Editado por: MMI
· votar


Lelo Mig

Acho que você foi mal nessa...

Olha um texto recente do Matheus Starling, parece feito para você.

O tempo passa mas pouca coisa muda.

Sempre terão aqueles que vão chegar para você e dizer que para aprender musica tem que ser tudo na inspiração, tocando com o vizinho, tem que ser igual a Hendrix ou igual aos Beatles, se for diferente sua música não é boa, não vem do coração ou da alma.

Tem que ser tudo na orelhada, qualquer outra experiência é maligna, vai te transformar em um burocrata, vai te colocar dentro de uma caixa.

Se você fizer qualquer coisa que lembre em algum momento “estudo” isso vai te transformar em um mauricinho da guitarra, sua arte será fria e matemática.

Ai você acredita nisso piamente e os anos vão passando e depois de 30 anos você melhorou muito pouco, fez quase nada de significativo na música, mas a premissa fica lá no âmago, só que você não pode ser um exemplo de um grande músico que aprendeu sem estudar para servir de exemplo para vender a sua teoria. Você vai sempre apontar para alguma referência de músico que aprendeu sem estudar, como se eles fossem reais.

Resumindo:

Resultado final importante é igual a música de qualidade.

Meios para se chegar ao resultado final? Tocar com amigos, tocar com professores, tocar na escola, tocar na faculdade, aprender com métodos, aprender com videos, aprender com o tio, aprender com os álbuns, aprender sozinho, aprender em grupo e etc...

Muitos meios levam ao resultado final, uns foram afortunados por terem nascido em um tempo da historia onde o movimento musical acontecia bem ali do lado, outros nasceram em um lar onde os pais, primos, amigos ou tios eram grandes músicos, outros tiveram que caminhar muitas milhas para encontrar informação de qualidade.

No fim das contas vai ficar o que se ouve e não onde se aprendeu.

Todos os meios são válidos se eles te levam a um resultado de excelência.



Obs.: não me entenda mal, não quis dizer que você não fez nada de significativo. Me referi que é preciso sim muita ralação, muita dedicação. É uma profissão igual às outras, para se ter destaque o requisito mínimo é ralar de sol a sol - este é o segredo do sucesso, essa que o cara se deu bem porque nasceu de c.. virado para a Lua eu não acredito.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14
· votar


Técnica é repetição pura. E repetição também é o princípio básico para a musculação. A diferença é que, na musculação, o objetivo é desenvolver os músculos em tamanho e força. Na técnica de guitarra o objetivo é desenvolver os músculos em agilidade e precisão. São coisas completamente diferentes e talvez até um pouco opostas.

O princípio para se chegar a ambos os objetivos é exatamente o mesmo: repetição. O tempero é que muda.

Para aumentar tamanho e força, o tempero é a repetição com esforço extremo, conseguido através de peso. Isso vai quebrar o músculo, literalmente. No processo de reconstrução, ele fica maior e mais forte.

Para aumentar a agilidade, o tempero é a repetição com velocidade e o esforço empregado no processo anterior só vai atrapalhar. Aqui, o importante é a repetição por is só, de forma confortável e que não quebre os músculos, apenas os 'acostume' àqueles movimentos.

O que eu creio que o rapaz quis dizer no YouTube é que a dor é justamente o sinal pra parar. Ele não disse: "treine até doer e depois continue treinando". Ele quis dizer que treine até que comece a dor. Então você terá a garantia de que deu o máximo que podia dar.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Headstock invertido

O que eu creio que o rapaz quis dizer no YouTube é que a dor é justamente o sinal pra parar. Ele não disse: "treine até doer e depois continue treinando". Ele quis dizer que treine até que comece a dor. Então você terá a garantia de que deu o máximo que podia dar.

Foi exatamente o que eu entendi desde o início, não consigo entender o motivo para tanto alarde que criaram neste tópico. Eu acho que o rapaz do vídeo só não soube se expressar melhor. Aí deu a entender (para alguns) que para alcançar o nível exigido, o treinamento em questão tem de ser realizado na base do sofrimento.

Seria melhor se ele dissesse algo do tipo: " Para aprimorar a técnica de palhetada alternada, é necessária uma dedicação especial, pois exige a realização de um treinamento baseado em movimentos repetitivos e contínuos. Então, uma hora seus músculos e articulações irão se cansar, então vc para e vai realizar outra atividade".

Biomachine.
Membro Novato
# ago/14
· votar


Galera, sou recém-cadastrado no fórum, mas como estudo medicina, achei prudente comentar nesse tópico pra desmistificar algumas idéias que, a meu ver, são equívocos.

Em primeiro lugar: não existe, até onde sei, evidência nenhuma de que "tocar até doer é fazer musculação pra mão". Dor, na verdade, pode acontecer em decorrência de muita coisa, mas nem em medicina nem na prática de esportes dor é tida como um subproduto desejável do que se pretende realizar. Qualquer treinador físico competente irá dizer que exercício físico bem executado não objetiva a dor - na verdade, o desconforto característico nem é um bom parâmetro pra sabermos se o exercício realmente está exigindo determinado grupamento muscular ou não. Em alguns exercícios o esforço é sentido em um ponto enquanto OUTRO grupamento muscular é trabalhado.

Musculação tampouco é simplesmente realizar um monte de repetições com cargas altas, existe muito mais do que os olhos enxergam - o próprio intervalo de descanso entre uma série e outra é muito importante. Realizar alguma atividade simplesmente até sentir dor NÃO é benéfico, NÃO é uma forma eficaz de melhorar o preparo muscular e pode ser perigoso.

O que quero dizer com tudo isso é que simplesmente o fato de sentirmos dor ao tocar guitarra não implica dizer que estamos melhorando os músculos envolvidos. Claro, nem todo desconforto que sentimos é sinônimo de lesão muscular, e muitas vezes realmente a dor é só a expressão física da fadiga muscular, mas a dor é sim um sintoma importante que pode indicar uma série de lesões, dentre elas a famigerada tendinite. Ignorar dores crônicas é pedir pra agravar uma lesão que pode fazer o músico precisar de repouso total, medicações, fisioterapia, etc.

jprpfera
Veterano
# ago/14
· votar


Eu faço o seguinte....treino por meia hora alguma musica, depois dou um descanso, vou beber uma agua e até ouvir uma musica para relaxar não só os musculos mas a mente tambem.
Quando você volta aos treinos voce esta renovado, e aí faz isso de novo.

Lelo Mig
Membro
# ago/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite
MMI

Caras, não é questão de "foi mal"..... é questão de opinião pessoal, deixei claro isso, é a forma como vejo e que ninguém me convenceu do contrário até hoje.

"Olha um texto recente do Matheus Starling, parece feito para você."

Em nada meu texto difere ao que o Matheus diz no dele......

"Tu acha mesmo que David Gilmour, Garry Green, Steve Howe.... aprendeu tudo usando drogas e dormindo o dia inteiro?"

Não!....e não digo isso em momento algum.

Mas, eles aprenderam tocando, tocando direto, tocando muito. Com amigos, colegas, em festas, bares, eventos na faculdade e etc.

E esta é uma escola muito diferente da de ficar fazendo 1,2,3,4 no quarto 10 horas por dia.

Caras, esta é minha opinião, até hoje, arraigada na experiência e pela observação dos álbum feitos pelos "estudiosos" da guitarra.......só bosta, com raras exceções. Podem até serem para meu gosto, ok, mas entramos no subjetivo.


Caras, em momento algum falo de não ralar........vocês não me conhecem, não sabem quantos anos EU RALEI com música, não foi pouco não!

O tópico fala de "estudar" de "treinar até sentir dor"......isso é outra coisa!

Isso é fruto da "nova escola" que prega que se você tocar até sair sangue você vai ser um Malmsteen........o que é uma mentira, porque o professor que prega isso é um ilustre desconhecido, na maioria das vezes, vai ser um fanático da guitarra até cansar, se casar, ter um emprego comum, ficar barrigudo e virar guitarrista frustrado com o mesmo discurso de sempre: "O mercado só tem porcaria, toco prá caramba, ralei prá cacete e quem faz sucesso é o Chimbinha, o Brasil... e os velhos mimimis desta cambada de frustrados "injustiçados".

E finalizo repetindo:

"defendo que cada músico estude o que necessita estudar, da forma que deseja estudar, mesmo que sua necessidade pessoal, suficiente para dar o seu recado, seja miníma."

"Quanta bobagem......."

Subjetivo....."suas convicções" prá mim são bobagens.


Ahhh......Ia esquecendo........em momento algum falei em técnica vs feeling e estas tolices adolescentes!

Rednef2
Veterano
# ago/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Lelo Mig
MMI
cafe_com_leite

Sobre essas questões eu prefiro pensar como a galera que vai ouvir a musica - "leigos".

Vocês acham mesmo que eles pensam "Porra, que foda!!! Brian May usou aqui uma hexafonica e logo em seguida mandou um riff alternando compasso 7/8 com um 4/4 e depois prossegue num 6/4"?

Que nada. Sendo boa pra eles, é o que importa.

MMI
Obs.: não me entenda mal, não quis dizer que você não fez nada de significativo. Me referi que é preciso sim muita ralação, muita dedicação. É uma profissão igual às outras, para se ter destaque o requisito mínimo é ralar de sol a sol - este é o segredo do sucesso, essa que o cara se deu bem porque nasceu de c.. virado para a Lua eu não acredito.

Eu acredito. Pode ter poucos, mas tem.
O proprio Gilmour aprendeu tudo no ouvido, ele até conta que achava engraçado o pessoal dizer "nessa parte tu usou a escala tal ne?" e ele ficava voando.

Sid Vicious>> esse nem sabia tocar direito.

Kurt Cobain>> dizia abertamente que era anti-teoria.

Duff Mckagan>> começou como guitarrista e foi fazer um bico como baixista numa banda recem-formada chamada Guns N' Roses.

Deve ter outros exemplos. Mas claro, são poucos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a No Pain No Gain na guitarra?