Regular Guitarra LP Sozinho

    Autor Mensagem
    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14


    Preciso de uma ajuda ficarei eternamente grato ! Usei a busca e fiquei bastante confuso achei bons materiais mas n consegui compreender direito.
    É o seguinte estou com uma Shelter Nashville Les Paul.
    Quero regula-la pra ter uma boa tocabilidade se possível ação das cordas baixa, mas é o seguinte, Luthier é fora de questão, pois tenho certeza q eles tem noção igual ou menos que eu, e irão cobrar um absurdo, tem várias cidades que são assim. E claro também quero aprender o básico, sim vou colocar minha conta em risco, mas creio q se fizer com atenção os procedimento da pra ficar um trabalho razoável.

    Obs: Está toda desregulada com trastejamento, quero ajuda com tensor, e os parafusos da ponte (altura), regular oitavas eu sei...
    Ficarei muitíssimo grato a quem puder me ajudar!
    Qual os procedimentos ?

    krixzy
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Caminhoneiro1

    Segue tudo que vc precisa saber, as partes estão separadas por vídeo:




    Retífica, provavelmente vai precisar, poucos tem coragem, mas é exatamente como nesse vídeo, vc só não vai ter como arredondar os trastes, mas deixando quadrado, não atrapalha em nada tbm, pra mim é só estética.

    https://www.youtube.com/watch?v=D431X7NVhH8

    Filippo14
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1

    Primeiro você tem que mexer no tensor e deixa-la com o braco reto, nunca mexi nisso, mas tem que usar a chavinha certa e dar 1/4 de volta ou para a esquerda ou para a direita até acertar o braco.

    Depois disso você tem que abaixar as cordas da guitarra. Para fazer isso voce deve mexer nos parafusos que ficam na ponte tune-o-matic. Ficam nos cantos da parte mais perto dos captadores (a que fica os carrinhos)

    Depois voce usa uma chave philips para regular as oitavas nos carrinhos. O problema eh que isso pode acabar gerando trastejamentos, entao voce tem que mexer na altura e nas oitavas meio que juntas. Quando a altura ficar boa e as oitavas quase estiverem perfeitas ai eh soh ter paciencia ate todas ficarem certinhas. Cada carrinho que voce mexe desregula o outro.

    regulgem santo angelo

    Agora, PESQUISE no forum que existem MILHARES de topicos sobre esse assunto.

    Se voce nao sabe nem regular uma oitava, como vc pode se colocar no mesmo nivel que um luthier. O pior dos luthieres sabe fazer isso, po.

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Vlw velho verei agora! Eu n quis ver este video por se tratar de uma Superstrato com outra ponte no thumbnail mas verei agora!

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Filippo14
    Regular oitavas eu consigo. Cara é sempre dificil pra gente q mora longe de um Luthier! Perco muito tempo lendo tutoriais mas é a unica maneira né! Numa dessas li como regular oitavas, isso eu acho q aprendi maneiro ! Como percebo se o braço está reto ? No olho ? No olho eu acho mt jogado kkk. Com uma régua né ?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1
    Compreendo você, cara. Comigo era um pouco pior... quando eu era moleque, eu não tinha dinheiro pra levar a guitarra em luthier, por isso acabei aprendendo a regular minhas guitarras "na marra", perguntando a um e a outro. E olha que minha primeira guitarra tinha uma ponte Floyd Rose barata, impossível de se regular... e eu regulava!

    O lado bom foi que, hoje em dia, eu desmonto, monto e regulo todas as minhas guitarras de forma minuciosa, com precisão milimétrica, pra ficarem do jeiro que eu quero. Regulo melhor que luthier, porque sei exatamente o que quero.

    Pra te ajudar, recomendo este vídeo. O cara faz uma regulagem completa:



    Boa sorte!

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Vi as partes do tutorial que o krixzy indicou. É perfeito justamente do que preciso, fica uma regulagem maneira e não é um bicho de 7 cabeças, exatamente o que preciso, só n tinha visto pq era uma SuperStrato e achei q n se adequava ao meu caso!

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Rachmaninoff
    kkkkkkk. Nada vem fácil nao é mesmo....Obrigado velho ! Cara na minha opinião você tem que saber o mínimo e dar uma fuçada vc mesmo de vez em quando! É só uma guitarra claro que se fosse uma Gibson Goldtop eu sequer afinava mas nao é...Entao vamos mecher um pouquinho né poxa, da pra fazer varias regulagem, o que não vou arriscar é retifica de trastes..... Eu procurei bastante aqui no forum e o que vi praticamente foi "LEVE AO LUTHIER" (só tem passivo no forum hahaha) Verei seu video parece ser bem completo e pelo visto vou dar uma gastada no meu english kkkkk

    DoisUm
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Nao vê esses videos de luthier que a galera ta postando não, pois tenho certeza q eles tem noção igual ou menos que voce.

    raphael.rui
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    DoisUm
    acho que eles quis se referir aos luthiers da cidade dele, por isso ele nao quer levar em nenhum.

    Caminhoneiro1
    eu tambem no começo futriquei a guitarra, hoje sei fazer uma regulagem basica legal (talvez nao tao milimetrica quanto um bom luthier), mas suficiente pra ficar com boa tocabilidade. o problema é quando tem algo mais serio tipo traste pra mexer, ai levo no luthier mesmo, como farei semana que vem.

    nao é um bicho de 7 cabeças cara, da pra aprender sem maiores problemas. é so voce nao sair limando traste nem dando voltas sem limites no tensor, vai aprendendo aos poucos.

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    DoisUm
    hahaha quem sou eu k
    Mas confio em mim mesmo, se eu errar a responsabilidade é minha, mas n entrego minhas coisas pra qualquer um, sem recomendações de jeito nenhum, da pra perceber quando o cara realmente entende (ex: esses videos), ja penso se eu entrego pra um "luthier" desses da vida e minha guitarra volta igual um berimbau....

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    raphael.rui
    Com certeza velho, tanto é que aprendi muito bem, obvio que não fica igual um trabalho de um luthier, mas vc pega uma noção e da pra fazer um trabalho razoavel.

    DoisUm
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1
    Penso exatamente da mesma forma.

    Caminhoneiro1
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Caminhoneiro1
    · votar


    Mas pessoal vi no vídeo uma altura base de 0,25mm, foi o grande problema sem ele n da pra continuar.... Onde consigo uma lamina de calibragem (Calibre de folga), qual é o custo em média? Da pra substituir (medir) com outra coisa ?

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1

    Pra medir sempre usei só o olho mesmo... faz um careta que dá certo.

    krixzy
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1

    Cara, talvez vc encontre uma palheta 0.25 ou 0.30...

    Eu nesse caso, pra deixar um angulo ideal pra mim, faço diferente, de um jeito que aprendi na prática, mas só fica bom mesmo se os trastes estiverem todos alinhados.

    Eu faço da seguinte forma, deixo o braço reto, ai da pra perceber que ele vai dar umas trastejadas nos primeiros trastes, mas depois da metade do braço não trasteja, dai eu vou dando umas folgas de leve até sair esse trastejamento das primeiras casas, parando de trastejar nas primeiras casas, ta perfeito, afinal esse é o objetivo de regular o tensor. Agora é como eu disse, todos os trastes tem que está alinhados pra fazer dessa forma, se não quando o braço tiver reto, vai dar umas trastejadas tanto no inicio do braço como nas últimos trastes onde estiverem desnivelados, ai complica...

    Já vi um vídeo que o cara usava um pedaço de papelão de uma caixinha de cordas d'addario, mas não sei se mede os 0.25.

    vintagentleman
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Caminhoneiro1

    Na verdade, acho mais indicado para o seu caso "estar adquirindo" esse curso aqui ó:

    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/curso-de-mecanica-pesada-caminhao -pickup-onibus-10-dvds-8O7MZQMEPU#rmcl

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regular Guitarra LP Sozinho