Vale a pena modificar minha Shelter Nashville?

    Autor Mensagem
    Sherminator
    Membro Novato
    # jul/14


    E aí galera, estou com uma tremenda dúvida e gostaria da opinião de vcs...
    a uns 5 anos atrás comprei minha primeira guitarra, uma Shelter Nashville. Como o modelo é mais para iniciantes, acabei evoluindo, coloquei um cap. Sérgio Rosar na ponte ( é um cap muito bom por sinal, mas não sei se foi uma idéia mto inteligente na época.k) e como deixou de suprir minhas necessidades, acabei comprando uma LTD EX-50.
    Acontece que esses dias desenterrei minha velha guita e senti um grande prazer em toca-la, apesar da grande diferença entre minha EX-50 em questão de timbre, conforto, etc. Sem falar que a Nashville ainda possui um sustain que minha atual guitarra não possui.

    Então, eu pensando com meus botões, comecei em levá-la a um luthier para dar uma geral, tentar dar um jeito o problema de afinação na corda G (praxe dessas guitarras mais baratas) quem sabe trocar o cap do braço, que ainda está o original, quem sabe até dar uma "relicada" nela, etc. Pra utiliza-la como uma segunda guita, e não deixar mais ela mofando guardada.

    A grande pergunta é se essa reforma valeria a pena. Sei que não vou deixar a guitarra com uma "timbreira", até por causa da madeira e tals.
    Mas queria uma guita com um timbre mediano, q não me incomodasse mais com problemas de afinação.
    Será que eu acabaria gastando muito mais q uns R$350,00 nessa reforma??
    E será q ela ficaria numa qualidade equivalente a essas guita q vc paga R$800 na loja hoje em dia?

    GAT621988
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Sherminator
    Olá!
    Nenhuma Customização Nestas Guitarras É Compensatório, Devido Ao Baixo Valor Da Guitarra E Alto Valor Da Customização. O Valor Gasto Para A Customização Seria Superior A Quantia, Ambos Por Você Citados.
    Estes Modelos São De Simples Finalidades, Ou Seja, Aprendizado E Visual.
    É Compensatório Levá-Las Periodicamente Ao Luthier Para Ajustes, Com Isto Mantendo Sua Boa Funcionalidade.
    Se Ainda Pretender Customizar Uma Guitarra, Não Realize Com Estas.
    Tchau!

    elmagoslash
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu não tenho experiência como guitarrista para ser o dono da verdade, porém, não compactuo da opinião de que não valha a pena "tunar" uma guitarra de baixo custo. Admito que é loucura gastar muito dinheiro em uma guitarra de baixo custo, porém, acredito que a guitarra pode e VAI melhorar muito se fizer modificações de baixo custo, como captadores, por ex. Óbvio que muitos irão dizer: - Você trocou o motor mas continua tendo um fusca, concordo, mas se levarmos em conto valor sentimental e o apego, vale a pena sim dar uma tunada para dar aquele UP nos estudos.

    Lucaster
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Sherminator
    Vale sim cara,mas mantenha a relação custoxbenefício,troca as tarraxas e coloca um malagoli do teu gosto no braço.
    Abç

    Rafael A.
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Reformar ou customizar guitarras de baixo custo nunca compensa, a não ser que o instrumento tenha um valor sentimental muito grande, e olhe lá.

    Mas vc já havia trocado o captador da ponte há algum tempo atrás e quer trocar o do braço. A troca de captadores é um up reversível, pois vc pode vendê-los separadamente, ou retirá-los e voltar com os originais para vender a guitarra mais pra frente.

    E o problema de desafinação vc resolve com a própria regulagem do luthier. Talvez seja só o caso de dar um aperto na tarracha, ou o jeito de trocar as cordas. Vc pode aproveitar para pedir pra fazer um Nut de osso pra ela.

    Em resumo, trocar os captadores guardando os antigos (não jogue fora!), ainda mais os nacionais que tem bom custo benefício - como rosar, malagoli - e mandar pra dar um geralzinha no luthier vale a pena.

    Se esse reformar ou customizar envolver uma nova pintura, ou algo extremo, melhor vender e comprar outra mais top.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Sherminator
    uma Shelter Nashville.
    A grande pergunta é se essa reforma valeria a pena.

    Não!

    Eric 146
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu tenho uma Shelter Nashville e coloquei caps Seymour Duncan do Slash, digo que melhorou muito. Mas não faz milagre não.
    Comprei depois uma Epiphone Les Paul Honey Burst e aí sim os Seymour Duncan brilharam, ficou demais.
    Não recomendo mexer nessa guitarra, melhor comprar uma melhor.

    krixzy
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: krixzy
    · votar


    Sherminator
    o grande problema é que o dinheiro gasto nunca vai ser recuperado, mesmo que vc gaste muito nela o valor de venda sempre será baixo, o que vc pode fazer com ela é manter regulada e usa-la numa afinação diferente da sua outra guitarra, assim vc não fica preso só a uma afinação.

    Agora só pra compartilhar minha experiencia, eu tbm tenho um guitarra vagabunda, minha primeira guitarra, uma memphis MG32, sempre achei a guitarra um lixo, muito chiado, conforto zero, passado alguns anos sofridos consegui comprar uma guitarra descente, uma Jackson, e quando troquei o captador da jackson, passei o que veio nela pra minha MG32, dai o chiado foi embora e o som melhorou 100%, mas o desconforto ainda estava lá, recentemente resolvi arriscar fazer uma retifica de trastes pra aprender, e usei a MG32 de cobaia, resultado, a retifica ficou 100%, conforto ficou top, não devendo nada pra minhas outras guitarras em conforto, ação baixinha, só encostar o dedo já sai o tapping, não xega a superar minhas outras guitarras em questões de sonoridade, mas melhorou muito, e sem gastar nada com ela, talvez se vc fizesse uma regulagem boa na sua LP, vc teria muito mais conforto, sem gastar muito, dispensando até o upgrade que vc ta pensando.

    Segue um sonsinho que gravei com minha MG32, estou pegando a música tema de top gear com ela, pretendo fazer um vídeo em breve, acabei gravando esse sonsinho pra ver como ta ficando os arpejos, pelo som nem parece uma guitarra barata qualquer.

    https://soundcloud.com/krixzy/top-gear

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: T. Forge
    · votar


    Vale.

    Sei que não vou deixar a guitarra com uma "timbreira", até por causa da madeira e tals.

    Besteira.
    Pra você ter uma ideia, babam um bocado o ovo da G-400 da Epiphone. Assim como da SSG da SX. Já a Stagg G-300, apesar de falarem bem, não chega perto dos elogios às duas primeiras e a preferência é unânime. Mas adivinha só, as três são feitas com a mesma madeira.
    Esse lance é muito complicado. O mesmo tipo de madeira, da mesma árvore, pode sofrer variações dependendo do tratamento que recebeu e do tipo de secagem.
    Outra coisa é que, em guitarras na faixa de até uns 1500, 1700 reais, esse lance de madeira pouco vai importar, já que a grande maioria delas ainda é feita em grandes fábricas asiáticas e o controle de qualidade em relação ao tratamento da madeira lá não tem nenhuma excelência.
    Se preocupar com madeira é um luxo para se dar quando se discute guitarras top, lá pra faixa dos 3000, que são geralmente americanas e a madeira é selecionada a dedo.
    Outra coisa: em um "teste cego", a maioria do pessoal que baba nesse lance da madeira não saberia identificar absolutamente nenhuma nuance dada exclusivamente pela madeira de uma guitarra.
    ________________

    A Nashville é feita em basswood, que é um ótimo tipo de madeira para um modelo Les Paul, além de ser abundante, ou seja, barata. A construção é legal e não vai diferir muito da construção de guitarras um pouco mais caras que ela, fabricadas também na Ásia.

    E o principal: você gosta dela.

    esses dias desenterrei minha velha guita e senti um grande prazer em toca-la,

    Isso responde sua pergunta.

    Os captadores vão influenciar mais na mudança de timbre perceptível que a madeira. Desencana disso.

    Coloca um bom par de captadores nela, refaz a elétrica toda blindada, coloca pots de qualidade, coloca um bom jogo de tarraxas, manda o luthier dar uma regulada legal e uma retífica nos trastes e você terá uma bela guitarra em mãos.
    _________________

    Imagine que a Nashville viesse já de fábrica com tarraxas Grover com trava, captadores top de linha da Seymour Duncan, ferragens Gotoh, trastes Dunlop e elétrica Gibson.

    Meu amigo, ia ser tanta babação de ovo pra essa guitarra aqui nesse fórum que não ia estar no gibi.

    Enfim. Se tem valor sentimental e, principalmente, se ela te agrada, se você gosta dela, faça o upgrade. Você não vai se arrepender.

    SuicideGuy
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Não. Se ela não tiver valor sentimental pode vender. É a pior guitarra que já toquei na minha vida, não vale nem a compra, muito menos a customização. Não entendo o motivo de tanta gente falar bem dela aqui no fórum. No seu lugar venderia e usaria o dinheiro dela mais o da customização pra comprar outra guitarra. Foi exatamente o que eu fiz com a minha e foi a melhor coisa que eu fiz

    erico.ascencao
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Sherminator
    Trocar o captador do braço até que vale a pena, desde que não seja caro - um Malagoli ou GFS pode atender bem por menos de R$200. O processo de relic não vale a pena pois vai quase matar a possibilidade de revenda da guitarra.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    SuicideGuy
    É a pior guitarra que já toquei na minha vida, não vale nem a compra, muito menos a customização.

    Só que ela sevirá a ele, não a você. E, se leu o enunciado e não somente o título, a guitarra lhe é agradável. Pessoas e pessoas.

    erico.ascencao
    revenda da guitarra

    Nesse caso, a revenda sim, é que eu acho que não compensa. Veja bem. É uma guitarra barata, antiga e, principalmente, foi a primeira guitarra do cara. Compensa mesmo se desfazer da 'história', se tratando de uma guitarra barata que, se conseguir vender hoje (e original), não vai pegar mais que 400 reais?

    SuicideGuy
    Membro
    # jul/14
    · votar


    T. Forge
    Só que ela sevirá a ele, não a você. E, se leu o enunciado e não somente o título, a guitarra lhe é agradável. Pessoas e pessoas.

    Sim, servirá a ela e não a mim. Porém acredito que com o fórum buscamos diversas opiniões sobre nossas dúvidas. Não pretendo que outras pessoas concordem, mas partilhei a experiência que eu tive com a guitarra em questão. Porém concordo que existem pessoas e pessoas. Basta o cara pesar todas as opiniões que ele teve aqui com a experiência que ele próprio teve sobre a guitarra para chegar a uma conclusão final.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    SuicideGuy
    Se eu tenho uma guitarra e eu adoro tudo nela, não é ler que alguém a considera o pior lixo do mundo que vai mudar isso.
    Esse tipo de opinião, no caso, é irrelevante. Importam opiniões considerando as informações que ele deu. E, dentre elas, está a de que ele gosta da guitarra e tem prazer ao tocá-la.

    Opiniões em relação a fatores paupáveis, ok. Mas sobre gostos, nesse caso, são irrelevantes.
    Mas entendi seu ponto.

    SuicideGuy
    Membro
    # jul/14 · Editado por: SuicideGuy
    · votar


    T. Forge
    Ok, talvez eu tenha me expressado mal. Mas o que quis dizer ao afirmar que não vale a compra nem o upgrade é o fato de que mesmo tendo valor sentimental, existem equipamentos superiores na mesma faixa de preço e por este motivo, o melhor seria apenas conservá-la. Já que não é melhor compra, também não será o melhor upgrade. Agora, música é individualidade, o vermelho pra mim pode ser tão bonito quanto o amarelo é pra você. Sempre, toda vez, que alguém disser algo sobre algum equipamento vai ser uma opinião pessoal. Você tem todo o direito de discordar, quando você falou que no teste cego as pessoas não conseguem distinguir, eu não concordo por exemplo. Já fiz vários testes cegos em diversos equipamentos e noto a diferença enter eles. Assim como existem gostos e gostos existem ouvidos e ouvidos. Nem por isso vou me dar ao trabalho de postar dizendo que não concordo com você. Acho que cada um posta as próprias experiências com o equipamento em questão e o cara decide o que fazer no final. Ele pode amar a guitarra e dar um upgrade feliz da vida como pode amar a guitarra e notar que o upgrade não vale a pena devido a qualidade do instrumento.

    EDIT: Certa vez insatisfeito com essa mesma guitarra (sim eu tive uma Shelter Nashville) eu gastei uma grana nela. Coloquei captadores Malagoli e mandei blindar. O resultado é que notei que mesmo com uma carroceria de ferrari, meu fusca continuava sendo um fusca. Não valeu a pena. Acho que o amigo vai ter a mesma frustração que eu tive. Se o valor é apenas sentimental, ainda sou da opinião que é melhor apenas conservar. Se o valor sentimental não for tão grande assim, melhor vender e investir em outro equipamento.

    elmagoslash
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: elmagoslash
    · votar


    As vezes é melhor um fusca na mão do Ayrton Senna do que uma Ferrari na mão do Felipe Massa...
    Deixa ela do jeito e seja feliz !!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vale a pena modificar minha Shelter Nashville?