Dificuldade em gravar/tocar no tempo; dicas pf

    Autor Mensagem
    vitim.guitarrista
    Veterano
    # jul/14


    Fala galera, gostaria de umas dicas pra tocar mais certinho em relação ao tempo quando estou fazendo melodia(solando), e as vezes fica dificil treinar com metronomo com frases de tempo composto(acho que é assim que chama), sem ser os classicos 5/4 6/8 e outros que ja vem nos metronomos medianamente sofisticados. Gostaria de saber como fazem pra treinar e o tempo ficar legal. Ex: https://www.youtube.com/watch?v=PCGUcoI6QrQ

    Creio que este problema seja de um mal habito de pegar a guitarra e tocar sozinho, sem metronomo ou backing track quase sempre. Ultimamente tenho feito meus exercicios no metronomo, mas ainda não tenho certeza do quanto melhorou desde então.

    Eu nunca tinha percebido que tocava levemente, só agora que estou começando a fazer minhas primeiras gravações. Sou extremamente criterioso quanto a gravação certa porque não tenho paciencia nem muito conhecimento pra ficar editando o que errar. Além do mais eu quero ser o mais perfeito possivel...

    Gostaria de perguntar a todos que ja tem o costume de gravação, quanto tempo voces levam pra gravar uma musica instrumental/solo com duração de 1 a 2 min(sem edição depois) pra ficar perfeito dentro do metronomo? Têm o costume quebrar em algumas partes para facilitar?

    Grande abraço!

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/216002/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/160967/

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Metrônomo. Não tem segredo.

    Gostaria de perguntar a todos que ja tem o costume de gravação, quanto tempo voces levam pra gravar uma musica instrumental/solo com duração de 1 a 2 min(sem edição depois) pra ficar perfeito dentro do metronomo?

    Depende da complexidade da música/solo e do nível da síndrome do REC naquele dia. Mas diria que, em média, levo de 30 a 40 min pra gravar todas as partes de guitarra de uma música e uns 15 minutos pra gravar um solo de 1 a 2 minutos.

    Têm o costume quebrar em algumas partes para facilitar?

    Sempre tento de um take, mas se uma parte mais complicada acaba comprometendo todo o resto já gravado, divido em vários takes e junto depois. É o procedimento dos estúdios. Isso poupa MUITO tempo.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Exato, é puro treino. Pega um tempo 11/8 por exemplo. Comece tocando 11 notas dentro do compasso, depois 22, se der 44, ai começa a dificultar tudo,

    vitim.guitarrista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Sindrome de REC era o nome q eu procurava pra minha doença kkkkkkk eu toco de boa até me falar que vai gravar, ai eu cago em cima da musica com pressão.

    T. Forge Mano, tu grava/toca a quanto tempo? Teve também esse impacto quando começou de sentir o tempo meio fora? Eu demoro tipo 30 min a 1 hora pra gravar 1 min; pra ficar perfeito. Isso se ficar. Vai passando de 1 hora eu ja começo a ficar improdutivo.

    Thorin o Hobbit
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    vitim.guitarrista
    Cara, uma coisa que me ajudou quando eu tava de caso cheio do metrônomo, eu pegava uma musica que gostava, pegava o solo e ia tocando junto com a musica, sem ser BT só para ir acertando no tempo, isso me ajudou muito a ter um controle mais espontâneo nas atenuações de velocidade dentro de uma musica.

    vitim.guitarrista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Thorin o Hobbit

    Valeu pela dica, estarei tentando assim que pegar na guitarra !

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: T. Forge
    · votar


    vitim.guitarrista
    Eu toco há cerca de 11 anos e gravo desde que comecei, praticamente. Foi uma coisa que sempre gostei de fazer. Mas no começo sentia muita dificuldade também. Ainda sinto, na verdade.

    Mas tem uma coisa. Eu geralmente gravo rápido pois sou o oposto de perfeccionista. Sou o cara do "Tá ruim? Não? Então já é o suficiente." Porque eu acredito mais no expressar do momento, uma coisa mais orgânica e menos 'artificial', que é como tudo soa pra mim quanto há muita repetição em busca da perfeição.

    E também, claro, porque sei das minhas limitações técnicas e tem coisas que eu sei que eu poderia ficar tentando a vida inteira e não iria sair melhor do que já está, então deixo quieto e uso o que já tenho mesmo.

    Sem contar que sou aficionado por edição, mixagem e pós-produção. Ou seja, se errei algo ou errei a mão no timbre na hora de gravar algo eu me pergunto duas coisas:

    1ª - Eu conseguiria gravar a parte que eu errei sem errar? Ao vivo eu conseguiria fazer ela certinha?

    Se não, eu regravo até conseguir. Se não consigo, não gravo, pois seria injusto comigo mesmo e com quem vai ouvir meu som. Se sim, passo para a segunda pergunta.

    2ª - Dá pra corrigir o erro/timbre no DAW com plugins?

    Se sim, já coloco a guitarra no suporte e passo para a parte divertida hehe.
    Se não, o jeito é regravar. Mas geralmente sempre dá.

    Enfim. Apesar de eu achar um absurdo passar 1 hora pra gravar 1 minuto, eu entendo que muitas sessões de gravação profissional são assim mesmo e que isso vem do perfeccionismo que eu não sigo, mas entendo que outras pessoas sim. O Rush chegava a levar 11h pra gravar um único trecho de uma música na época do Hemispheres. E olhe que eles não são humanos, imagine nós mortais.

    Mas é isso. Treine muito até cansar. Quando não aguentar mais, treine mais um pouco. Música é espírito, mas técnica é repetição muscular pura.

    Se estiver muito mecânico o treino com o metrônomo, a dica Thorin o Hobbit é válida. Tira um solo com uma complexidade técnica que exija o máximo de suas habilidades atuais e fique treinando ele tocando junto com a musica original ao ponto de você conseguir reproduzir cada nota dele exatamente em cima da nota da música original. Nem antes e nem depois. Isso vai dar uma precisão legal, mas de uma forma mais orgânica.

    Acho que é isso. Boa sorte.

    JJJ
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/160967/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/216002/

    vitim.guitarrista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    T.Forge Eu gosto de fazer(lê-se tentar) humanamente perfeito pra não ter que editar pq além de me sentir escravo da edição e eu fico achando q se eu tiver q apresentar isso ao vivo vai sair tao zuado quanto na gravação. E quanto a ideia de momento, eu meio que faço o momento e gravo mentalmente o que eu quero expressar, entao eu nao sinto tão artificial porque era aquilo mesmo que gostaria de gravar

    JJJ Mano, eu ate vi esses topicos meio rapido e achei q não era o que estou procurando, eu consigo fazer os exercicios no tempo e desenvolver velocidade normalmente, o problema é conectar pra fazer a musica. é parecido mas é diferente... mas valeu de qualquer jeito

    Jube
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    vitim.guitarrista
    Um tempo atrás eu tava compondo orquestras, eram vários e vários canais, uns eu só jogava o midi, humanizava e sampleava, outros eu tocava para ajeitar particularidades.
    E sempre tive a sindrome de rec, tenho que passar e repassar a limpo várias vezes, li em algum lugar que não devemos praticar até conseguir e sim praticar até não errar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Dificuldade em gravar/tocar no tempo; dicas pf