Base teórica pra essa música

    Autor Mensagem
    araujo22
    Membro Novato
    # jul/14


    Na intro e no refrão eles tocam como se estivesse em Am.
    Mas a guitarra no verso está em G e valoriza e foca nos semitons (3-4 e 7-8) assim como o teclado na intro e no verso.
    Já a voz também está em G e predomina a pentatônica ou seja EVITA os semitons (4ª e 7ª).
    Contudo no solo ele não fica nem em G ou A, mas passa pra Ab pra depois voltar pra Am (ou G) =P
    Queria saber qual a lógica, a ideia, o objetivo ou os metodos em que se baseia todo esse sinuosidade musical. Valeu pra vcs!

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    araujo22

    To por essa resposta também... Até Boate Azul tem essa divergências, de um ser maior agora e menor depois e/ou vice versa...

    araujo22
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    upando o tópico

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Intro 2x: C9 Am

    C9 Em
    Quando nada tem razão
    D/F# C9
    O dia passa sem se ver
    Em Am G D C9
    Parece estar tudo contra mim
    Riff:

    G F
    E|-------------------|
    B|-------------------|
    G|--5/7---7-7/09-09--|
    D|--x/x---x-x/xx-xx--|
    A|--3/5---5-5/07-07--|
    E|-------------------|


    C9 Em
    Quando nada tem razão
    D/F# C9
    O dia passa sem se ver
    Em
    Parece estar tudo contra mim
    Riff:

    E|--------------------|
    B|--------------------|
    G|----5-4-------------|
    D|--------5-5/7-------|
    A|--------------------|
    E|--------------------|


    C9 Em
    Quando me encontro em aflição
    D/F# C9
    Correndo sem ter direção
    G
    Eu penso que chegou meu fim

    Am C9
    Quero sentir a Tua mão
    Am C9 D
    Segurando a minha mão

    Am G C
    Ouvir a tua voz a me chamar

    Riff: Em G D
    E|--------------------|
    B|--------------------|
    G|--------------------|
    D|--------------------|
    A|--3-2---------------|
    E|------3-0-5-3-2-3-0-|


    C9 D
    Vem apagar esta solidão
    Em G
    Me tirar dessa escuridão
    C9 D Em
    Quero ter pra sempre a Tua paz
    Riff:

    E|--------------------|
    B|--------------------|
    G|-5-4----------------|
    D|------5-5/7---------|
    A|--------------------|
    E|--------------------|


    C9 D Em
    Nessa tempestade eu posso ver
    G C9
    A Tua presença e o Teu poder
    D G G G G G
    Me sustentando em Teu querer

    Am C9
    Quero sentir a Tua mão
    Am C9 D
    Segurando a minha mão
    Am G C9
    Ouvir a Tua voz a me chamar
    Am G
    Ouvir a Tua voz

    Ab D# Fm C# Ab D# C# Bbm Bbm C G
    a me chamar

    Solo (ta meio simplificado):


    E|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------|
    B|-11-13-13---11-13-13----14-13-11-13------16----14----13----11---11/1 3-13-13--------------16-13-11--9-9------|
    G|----------8----------13---------------13----13----12----10----8----- ---------------13-15--------------------|
    D|-------------------------------------------------------------------- ---------13-15--------------------------|
    A|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------|
    E|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------|



    E|-------------------------------------------------------------------- -------------|
    B|-------------------------------------------------------------------- -------------|
    G|-10-8-10\12-------8------------------------------------------------- -------------|
    D|-------------8-10---8-10-10-8-6-6/8--T15-8p6--T14-8p6--------------- -------5-----|
    A|------------------------------------------------------T15-8p6------- ----7--3--5--|
    E|--------------------------------------------------------------T15-8p 6---5-----3--|

    A5 C5 G5

    Am C9
    Quero sentir a Tua mão
    Am C9
    Segurando a minha mão
    Am G C9 Am
    Ouvir a Tua voz a me chamar

    C9
    Quero sentir a Tua mão
    Am C9 D
    Segurando a minha mão
    Am G C9
    Ouvir a Tua voz a me chamar
    Am G C9
    Ouvir a Tua voz a me chamar

    Am G C
    Ouvir a tua voz a me chamar
    Riff: Em G D

    E|--------------------|
    B|--------------------|
    G|-5-4----------------|
    D|------5-5/7---------|
    A|--------------------|
    E|--------------------|


    ( C9 Am ) (2x)


    A musica eh em G maior. Um tom bem proximo de G maior eh o de C maior, a unica diferenca eh que em C tem a nota Fa e nao Fa sustenido.

    O Riff de PASSAGEM ele passa por um F natural. Cara, eh meio que uma aproximacao, uma nota soh diferente, nada demais, nao tem muita explicacao.

    Mudancas tonais repentinas em algumas musicas eh comum, uma pessoa que nao tem nada a ver com eles, mas faz isso demais eh a Laura Pausini, toda musica o ultimo verso ou refrao eh em outro tom. Essa mudanca de 0,5 tom eh bem tradicional, voce sobe aproveitando os cromatismos e isso chama a atencao. Ele fez isso para marcar o solo mesmo. Do Bbm para o C eh onde ocorre a mudanca tonal de novo, pensando em proximidade mesmo. Acho que essa musica, da para ser muito bem explicada com Emprestimos modais, pq a musica fica o tempo todo em G maior e usa-se acordes de tons parecidos para pequenas partes. Musica bem simples, nao tem muito o que explicar sobre ela

    araujo22
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Filippo14
    Emprestimo modal e Laura Pausini? Não conhecia. Era isso cara valeu.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    araujo22

    A Laura Pausini usa muito mudanca tonal durante a musica. Emprestimo modal eh o lance de usar acordes de outros campos harmonicos no meio de uma parte tonal da musica.

    eduardodff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Emprestimo "modal" é quando você pega um acorde emprestado de outro "modo"!
    Por exemplo, a música está em G Jônio, mas o F e Ab não pertencem ao G jônio, mas pertencem ao G frígio (Ab) e o F vem do G eólio!
    Esses empréstimos diferenciam tom, de tonalidade, visto que tonalidade de G, leva em conta não só o campo harmônico jônico e sim de todos os modos de G , do jônio ao lócrio!

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    eduardodff

    Bem que meu progessor diz que modos gregos o buraco é mais embaixo...

    Já vi esses empréstimos modais... Alguns duetos de trompete usam...

    araujo22
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Aproveitando que o tema surgiu, esses modos gregos não são tipo você tocar em um tom dizendo está ou começando em outro? vou ler mais sobre isso e usar a busca sim, só queria a opinião de vcs.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Uma música famosa, The Phantom of The Opera, muda de tom umas 860 vezes.

    Se a "Nota estranha" ocorrer apenas em uma passagem, creio que seja apenas uma ponte dissonante. E não tem muita explicação para isso além da vontade do músico, que achou a sonoridade disso legal.

    Mas estude empréstimo modal e dissonância.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    araujo22
    Não é que está começando em outro.

    O campo harmônico de um tom contém várias notas e todas elas podem ser usadas sem dissonância. Não importa em qual comece ou termine. Se está dentro do campo harmônico, soará harmonicamente.

    Acontece que existem as relativas.
    Am é a relativa de C. Isso significa que tanto a escala maior de C quanto a escala menor de A terão exatamente as mesmas notas.

    É a MESMA escala, apenas começando por notas diferentes (a primeira no C e a segunda em A).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Base teórica pra essa música