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araujo22 Membro Novato |
# jul/14
Na intro e no refrão eles tocam como se estivesse em Am. Mas a guitarra no verso está em G e valoriza e foca nos semitons (3-4 e 7-8) assim como o teclado na intro e no verso. Já a voz também está em G e predomina a pentatônica ou seja EVITA os semitons (4ª e 7ª). Contudo no solo ele não fica nem em G ou A, mas passa pra Ab pra depois voltar pra Am (ou G) =P Queria saber qual a lógica, a ideia, o objetivo ou os metodos em que se baseia todo esse sinuosidade musical. Valeu pra vcs!
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Ismah Veterano |
# jul/14
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araujo22
To por essa resposta também... Até Boate Azul tem essa divergências, de um ser maior agora e menor depois e/ou vice versa...
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araujo22 Membro Novato |
# jul/14
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upando o tópico
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Filippo14 Veterano |
# jul/14
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Intro 2x: C9 Am
C9 Em Quando nada tem razão D/F# C9 O dia passa sem se ver Em Am G D C9 Parece estar tudo contra mim Riff:
G F E|-------------------| B|-------------------| G|--5/7---7-7/09-09--| D|--x/x---x-x/xx-xx--| A|--3/5---5-5/07-07--| E|-------------------|
C9 Em Quando nada tem razão D/F# C9 O dia passa sem se ver Em Parece estar tudo contra mim Riff:
E|--------------------| B|--------------------| G|----5-4-------------| D|--------5-5/7-------| A|--------------------| E|--------------------|
C9 Em Quando me encontro em aflição D/F# C9 Correndo sem ter direção G Eu penso que chegou meu fim
Am C9 Quero sentir a Tua mão Am C9 D Segurando a minha mão
Am G C Ouvir a tua voz a me chamar
Riff: Em G D E|--------------------| B|--------------------| G|--------------------| D|--------------------| A|--3-2---------------| E|------3-0-5-3-2-3-0-|
C9 D Vem apagar esta solidão Em G Me tirar dessa escuridão C9 D Em Quero ter pra sempre a Tua paz Riff:
E|--------------------| B|--------------------| G|-5-4----------------| D|------5-5/7---------| A|--------------------| E|--------------------|
C9 D Em Nessa tempestade eu posso ver G C9 A Tua presença e o Teu poder D G G G G G Me sustentando em Teu querer
Am C9 Quero sentir a Tua mão Am C9 D Segurando a minha mão Am G C9 Ouvir a Tua voz a me chamar Am G Ouvir a Tua voz
Ab D# Fm C# Ab D# C# Bbm Bbm C G a me chamar
Solo (ta meio simplificado):
E|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------| B|-11-13-13---11-13-13----14-13-11-13------16----14----13----11---11/1 3-13-13--------------16-13-11--9-9------| G|----------8----------13---------------13----13----12----10----8----- ---------------13-15--------------------| D|-------------------------------------------------------------------- ---------13-15--------------------------| A|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------| E|-------------------------------------------------------------------- ----------------------------------------|
E|-------------------------------------------------------------------- -------------| B|-------------------------------------------------------------------- -------------| G|-10-8-10\12-------8------------------------------------------------- -------------| D|-------------8-10---8-10-10-8-6-6/8--T15-8p6--T14-8p6--------------- -------5-----| A|------------------------------------------------------T15-8p6------- ----7--3--5--| E|--------------------------------------------------------------T15-8p 6---5-----3--|
A5 C5 G5
Am C9 Quero sentir a Tua mão Am C9 Segurando a minha mão Am G C9 Am Ouvir a Tua voz a me chamar
C9 Quero sentir a Tua mão Am C9 D Segurando a minha mão Am G C9 Ouvir a Tua voz a me chamar Am G C9 Ouvir a Tua voz a me chamar
Am G C Ouvir a tua voz a me chamar Riff: Em G D
E|--------------------| B|--------------------| G|-5-4----------------| D|------5-5/7---------| A|--------------------| E|--------------------|
( C9 Am ) (2x)
A musica eh em G maior. Um tom bem proximo de G maior eh o de C maior, a unica diferenca eh que em C tem a nota Fa e nao Fa sustenido.
O Riff de PASSAGEM ele passa por um F natural. Cara, eh meio que uma aproximacao, uma nota soh diferente, nada demais, nao tem muita explicacao.
Mudancas tonais repentinas em algumas musicas eh comum, uma pessoa que nao tem nada a ver com eles, mas faz isso demais eh a Laura Pausini, toda musica o ultimo verso ou refrao eh em outro tom. Essa mudanca de 0,5 tom eh bem tradicional, voce sobe aproveitando os cromatismos e isso chama a atencao. Ele fez isso para marcar o solo mesmo. Do Bbm para o C eh onde ocorre a mudanca tonal de novo, pensando em proximidade mesmo. Acho que essa musica, da para ser muito bem explicada com Emprestimos modais, pq a musica fica o tempo todo em G maior e usa-se acordes de tons parecidos para pequenas partes. Musica bem simples, nao tem muito o que explicar sobre ela
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araujo22 Membro Novato |
# jul/14
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Filippo14 Emprestimo modal e Laura Pausini? Não conhecia. Era isso cara valeu.
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Filippo14 Veterano |
# jul/14
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araujo22
A Laura Pausini usa muito mudanca tonal durante a musica. Emprestimo modal eh o lance de usar acordes de outros campos harmonicos no meio de uma parte tonal da musica.
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eduardodff Veterano |
# jul/14
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Emprestimo "modal" é quando você pega um acorde emprestado de outro "modo"! Por exemplo, a música está em G Jônio, mas o F e Ab não pertencem ao G jônio, mas pertencem ao G frígio (Ab) e o F vem do G eólio! Esses empréstimos diferenciam tom, de tonalidade, visto que tonalidade de G, leva em conta não só o campo harmônico jônico e sim de todos os modos de G , do jônio ao lócrio!
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Ismah Veterano |
# jul/14
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eduardodff
Bem que meu progessor diz que modos gregos o buraco é mais embaixo...
Já vi esses empréstimos modais... Alguns duetos de trompete usam...
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araujo22 Membro Novato |
# jul/14
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Aproveitando que o tema surgiu, esses modos gregos não são tipo você tocar em um tom dizendo está ou começando em outro? vou ler mais sobre isso e usar a busca sim, só queria a opinião de vcs.
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Headstock invertido Veterano |
# jul/14
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Uma música famosa, The Phantom of The Opera, muda de tom umas 860 vezes.
Se a "Nota estranha" ocorrer apenas em uma passagem, creio que seja apenas uma ponte dissonante. E não tem muita explicação para isso além da vontade do músico, que achou a sonoridade disso legal.
Mas estude empréstimo modal e dissonância.
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Headstock invertido Veterano |
# jul/14
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araujo22 Não é que está começando em outro.
O campo harmônico de um tom contém várias notas e todas elas podem ser usadas sem dissonância. Não importa em qual comece ou termine. Se está dentro do campo harmônico, soará harmonicamente.
Acontece que existem as relativas. Am é a relativa de C. Isso significa que tanto a escala maior de C quanto a escala menor de A terão exatamente as mesmas notas.
É a MESMA escala, apenas começando por notas diferentes (a primeira no C e a segunda em A).
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