Som estranho na corda E grave (6ª corda) - Diagnóstico

    Autor Mensagem
    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14


    Bom dia.

    Gostaria de relatar aqui com mais detalhes um probleminha que estou tendo com uma recém-comprada Stagg G-300.

    A guitarra está perfeita em todos os outros aspectos. Muito boa, inclusive.
    Mas esse problema isolado está começando a me tirar a paciência.

    Obviamente, sei que devo, e vou, levá-la em um luthier para uma geral. Mas como só farei isso semana que vem, então se até lá eu conseguir desvendar o que ocorre, seria muito bom.

    Vou tentar explicar de uma forma que dê pra entender:

    Sabe quando fazemos um powerchord simples (tônica e quinta)? Então. Quando a afinação das duas cordas está perfeitamente e milimetricamente exata, o som do powerchord sai "inteiro", sem oscilações. Límpido e claro. Certo?

    Ok. Se uma das cordas está afinada, mas um pouquinho que seja acima ou abaixo do ponto, o powerchord ainda soa afinado, porém, não soa mais tão límpido e inteiro. Ele apresenta certa oscilação que diverge entre a frequência de uma corda e da outra. Está afinado, mas não está perfeito. Ok.

    Na minha guitarra, a relação entre todas as cordas consegue chegar a essa perfeição. 1 com 2, 2 com 3, 3 com 4 e 4 com 5. O problema está quando vou fazer powerchords que pegam a 5 e 6 cordas. Eles nunca ficam completamente cristalinos, nunca. Sempre apresentam oscilações (até demais, bem mais que o normal).

    Então, ao tocar a mizona solta, percebi que o som dela por sis só não está normal. Todas as outras cordas, soltas ou pressionadas em qualquer casa do braço, soam maravilhosamente limpas e claras. Mas a 6ª soa ruim. É como se, junto com o som normal da corda, saísse um ruído estranho que "embola" o som. Um som meio de "fundo do mar", uma oscilação persistente, um som meio de "trastejamento".

    Aí veio a minha primeira suspeita. Trastejamento. Mas não é.
    Chequei todas as outras cordas e nenhuma apresenta o mínimo sinal de trastejamento (seja com ação baixa ou alta, testei com as duas). Chequei a própria 6ª corda e ela não apresenta trastejamento em nenhum traste. Aliás, fiz o teste de pressioná-la na última casa para que, assim, a ação dos trastes anteriores fosse descartada. O som estranho continua lá. Sim, apenas entre o último traste e a ponte, o som continua.

    Já pensei em várias coisas que possam estar causando isso, mas a maioria delas faria isso com todas as cordas (ou com pelo menos mais de uma). E não é o caso.

    Já pensei em curvatura no braço (será que pode causar esse tipo de coisa, em uma corda só e sem apresentar trastejamento nenhum?), posição do nut (que, a princípio parece normal), altura da ponte (já regulei em todas as alturas e o problema persiste), captador (testei em ambos e o problema persiste), etc...

    Gostaria de saber se alguém aí já experimentou tal inconveniente e se imagina o que posso fazer para saná-lo.

    Informações gerais:

    Madeira: Nato (mogno asiático)
    Calibre das cordas: 0.009

    WROliveira
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Pelo seu relato, você poderia verificar o saddle da ponte correspondente a essa corda.

    Ou a corda mesmo pode estar com algum problema, tem alguma avulsa que possa colocar no lugar???

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    WROliveira
    Já mexi no saddle pra frente e pra trás e nada. Vou colocar outra corda pra ver.

    Jube
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Leva no luthier mesmo man, quando eu comprei a minha g300, tava uma bosta mas depois que o luthier regulou, ficou linda de tocar.

    WROliveira
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Tive um problema de "buzz" com minha telecaster, depois que troquei o encordoamento de 0,09 para 0,10 o buzz acabou.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Jube
    Sim sim, vou levar. É que passar uma semana com esse problema vai me tirar do sério hehe.
    Aliás, o único problema da minha mesmo foi esse. Eu consegui deixar a ação muito baixa, mas muito baixa mesmo. Absurdamente baixa. Sem trastejamento nenhum, em nenhuma corda e em nenhuma casa. Nem em guitarras mais caras eu vi tal possibilidade (não sendo superstrato).

    WROliveira
    Vou trocar o encordoamento pra 0.010 pra ver se o problema some. Até porque uso mesmo 0.010 e ela veio com 0.009. Iria trocar de qualquer jeito.

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    WROliveira
    Tive um problema de "buzz" com minha telecaster, depois que troquei o encordoamento de 0,09 para 0,10 o buzz acabou.

    Há uma grande chance que seu problema era correto ajuste do tensor.

    T. Forge

    Como voce já mexeu em tudo que eu iria sugerir, voce já tentou mexer na altura do captador do lado das cordas mais espessas? acho que é a única coisa que não li voce tentar. Abs!

    Jube
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Jube
    · votar


    Iversonfr
    Como voce já mexeu em tudo que eu iria sugerir, voce já tentou mexer na altura do captador do lado das cordas mais espessas? acho que é a única coisa que não li voce tentar. Abs!

    Muito bem lembrado, quando comprei a minha passei por algo parecido, agora que você tocou no assunto eu lembrei que a corda tava pegando no captador da ponte, eu abaixai ele no parafuso e ficou filé

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Iversonfr
    Jube

    Realmente, não mexi na altura dos captadores. Eles estão baixos. Assim que chegar em casa vou subir eles um pouco pra ver se melhora. Vai que é algum problema "magnético".

    krixzy
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Pode ser corda muito frouxa, o que resolveria colocando uma 0.10, ou a corda que é de má qualidade mesmo.

    Só me tira umas dúvidas:

    As oitavas dela tá batendo certinho?

    O problema acontece no som limpo sem drive?

    O problema acontece em qualquer volume, alto ou bem baixo?

    Fora do amp vc consegue perceber o problema?


    Esse problema geralmente é causado quando há trastejamento, ou com cordas velhas, mas já tive um problema assim com as notas mais agudas, o som ficava estranho, dai fiz uns testes e percebi que o problema era o alto falante.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    krixzy
    As oitavas dela tá batendo certinho?

    Sim.

    O problema acontece no som limpo sem drive?

    Não, apenas com drive. Porém não é o restante do equipamento porque com minha outra guitarra tudo fica perfeitamente normal. E mesmo com o som limpo, a dinâmica do som da E fica diferente das demais cordas.

    O problema acontece em qualquer volume, alto ou bem baixo?

    Sim. O volume não influencia.

    Fora do amp vc consegue perceber o problema?

    Não é perceptível.

    Renato F
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    A guitarra é nova? Cordas de fábrica ainda?

    Se sim, talvez quando vc trocar, esse problema acabe. É comum principalmente na 6ª corda.

    Outra possibilidade é que as oitavas estejam desreguladas. Dependendo do tipo de ponte, é bem fácil regular.

    Abraço!

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Renato F
    É nova sim. Encordoamento de fábrica. Vou agora mesmo colocar uma outra 0.010 pra ver se o problema se resolve.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Mistério resolvido. Troquei a corda por uma 0.010 e o problema se foi.

    Aproveitei e coloquei a corda problemática na minha LP e tá lá, o mesmo problema. Menos que na SG, mas tava lá. Deve ser uma corda muito, mas muito vagabunda essa que vem de fábrica.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge

    E não seria o tensor? As cordas de maior calibre, tensionam muito mais...

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Ismah
    O que eu estranho é que o problema era ESPECIFICAMENTE na 6ª corda. As outras estavam perfeitas. E também não creio que fosse o tensor porque não há o menor sinal de trastejamento, o menor mesmo. Como já disse ali, me surpreende até agora como consegui uma ação ultra baixa nela sem o mínimo (nem mínimo mesmo) trastejamento.
    Era a corda vagabunda mesmo. Agora o porquê de só a 6ª ter dado esse buzz, continua um mistério.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Era a corda vagabunda mesmo. Agora o porquê de só a 6ª ter dado esse buzz, continua um mistério.


    Vai saber... Eu tô com uma strato aqui que tá com um buzz esquisito na 1ª corda, claramente perceptível quando tocada solta. Sai um som morto, sem brilho nenhum, abafado. Trocarei para 010 mais tarde pra ver.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    A causa mais comum pra isso é trastejamento sem dúvida. Foi justamente por isso que estranhei tanto o meu caso, pois não estava trastejando. Cheque aí na sua. Se tiver, só dar uma regulada.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge

    Um traste com o canto elevado pode ser culpa disso, bastaria rebater ele.

    E é possível uma torção do braço (raro de acontecer, mas não impossível)

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Ismah
    Mas veja bem. Eu, suspeitando, coloquei a corda que estava dando o problema em minha outra guitarra e o problema estava lá. Sendo que com uma outra corda, não estava.

    Tudo leva a crere que seja mesmo a qualidade do encordoamento. Ou algum defeito nessa corda, especificamente.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge
    Não é trastejamento.

    As duas opções para isso creio que sejam ou corda ruim, ou o nut ruim, com espaçamento inadequado para a espessura da corda.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    T. Forge

    Ok, não tinha assimilado esse detalhe. Perdão.

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Então pode ser a corda mesmo. Troca e vê se resolve pra tu também.

    WROliveira
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho

    Dá uma limpada no saddle, mais especificamente na parte onde a corda repousa. Pode ser acúmulo de sujeira / fiapos de flanelas que amortecem a corda e impedem a vibração. Daí o som morto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som estranho na corda E grave (6ª corda) - Diagnóstico